Padre Antônio Vieira: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Gerbilo (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 13: Linha 13:
}}
}}


[[w:Padre Antônio Vieira|Padre '''Antônio Vieira''']] ''(ou ''Antonio Vieyra'', na grafia original) (Lisboa, 6 de Fevereiro de 1608 — Salvador, 18 de Julho de 1697), missionário, orador sacro e escritor português.''
[[w:Padre Antônio Vieira|Padre '''Antônio Vieira''']] ''(ou ''Antonio Vieyra'', na grafia original) ([[Lisboa]], [[6 de Fevereiro]] de [[1608]] — Salvador, [[18 de Julho]] de [[1697]]), missionário, orador sacro e escritor português.''
----
----




*"Para falar ao vento bastam palavras; para falar ao coração são necessárias obras."
*"Para falar ao [[vento]] bastam [[palavra]]s; para falar ao [[coração]] são necessárias obras."


* "Estamos às portas da [[Quaresma]], que é o tempo em que principalmente se semeia a palavra de Deus na Igreja, e em que ela se arma contra os vícios. Preguemos e armemo-nos todos contra os pecados, contra as soberbas, contra os [[ódio]]s, contra as ambições, contra as [[inveja]]s, contra as [[cobiça]]s, contra as sensualidades. Veja o [[Céu]] que ainda tem na [[terra]] quem se põe da sua parte. Saiba o [[Inferno]] que ainda há na terra quem lhe faça [[guerra]] com a palavra de Deus, e saiba a mesma terra que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto: Et fecit fructum centuplum."
* "Estamos às portas da [[Quaresma]], que é o [[tempo]] em que principalmente se semeia a palavra de [[Deus]] na [[Igreja]], e em que ela se [[arma]] contra os [[vício]]s. Preguemos e armemo-nos todos contra os [[pecado]]s, contra as soberbas, contra os [[ódio]]s, contra as ambições, contra as [[inveja]]s, contra as [[cobiça]]s, contra as sensualidades. Veja o [[Céu]] que ainda tem na [[terra]] quem se põe da sua parte. Saiba o [[Inferno]] que ainda há na terra quem lhe faça [[guerra]] com a palavra de Deus, e saiba a mesma [[terra]] que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto: Et fecit fructum centuplum."
:- ''Sermão da Sexagésima''
:- ''Sermão da Sexagésima''

*"Uma coisa é expor, outra é pregar; uma ensinar e outra persuadir"
*"As razões próprias nascem do entendimento, as alheias vão pegadas à [[memória]], e os homens não se convencem pela memória, senão pelo entendimento."
*"Uma coisa é expor, outra é pregar; uma [[ensino|ensinar]] e outra persuadir"
*"As [[razão|razões]] próprias nascem do entendimento, as alheias vão pegadas à [[memória]], e os homens não se convencem pela [[memória]], senão pelo entendimento."


==Ligações externas==
==Ligações externas==

[[Image:Pav historia futuro.jpg|100px|right]]
[[Image:Pav historia futuro.jpg|100px|right]]
* [http://www.biblio.ufpe.br/libvirt/vieira/ Comemoração 300 anos de falecimento de Antônio Vieira]
* [http://www.biblio.ufpe.br/libvirt/vieira/ Comemoração 300 anos de falecimento de Antônio Vieira]

Revisão das 17h56min de 11 de fevereiro de 2008

Padre Antônio Vieira em outros projetos:

Padre Antônio Vieira (ou Antonio Vieyra, na grafia original) (Lisboa, 6 de Fevereiro de 1608 — Salvador, 18 de Julho de 1697), missionário, orador sacro e escritor português.



  • "Estamos às portas da Quaresma, que é o tempo em que principalmente se semeia a palavra de Deus na Igreja, e em que ela se arma contra os vícios. Preguemos e armemo-nos todos contra os pecados, contra as soberbas, contra os ódios, contra as ambições, contra as invejas, contra as cobiças, contra as sensualidades. Veja o Céu que ainda tem na terra quem se põe da sua parte. Saiba o Inferno que ainda há na terra quem lhe faça guerra com a palavra de Deus, e saiba a mesma terra que ainda está em estado de reverdecer e dar muito fruto: Et fecit fructum centuplum."
- Sermão da Sexagésima
  • "Uma coisa é expor, outra é pregar; uma ensinar e outra persuadir"
  • "As razões próprias nascem do entendimento, as alheias vão pegadas à memória, e os homens não se convencem pela memória, senão pelo entendimento."

Ligações externas