Vladimir Lenin: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dinybot (discussão | contribs)
m Bot: Adicionando: hr:Vladimir Lenjin
Sem resumo de edição
Linha 40: Linha 40:
[[en:Vladimir Lenin]]
[[en:Vladimir Lenin]]
[[es:Lenin]]
[[es:Lenin]]
[[fa:ولادیمیر لنین]]
[[gl:Lenin]]
[[gl:Lenin]]
[[hr:Vladimir Lenjin]]
[[hr:Vladimir Lenjin]]

Revisão das 12h02min de 9 de julho de 2007

Vladimir Lenin
Vladimir Lenin
Vladimir Lenin
Vladimir Lenin em outros projetos:

Vladimir Ilyich Lenin (russo: Владимир Ильич Ленин), nome original: Vladimir Ilyich Ulyanov (russo: Владимир Ильич Ульянов) (Simbirsk/Ulyanovsk, 10 de abril/22 de abril de 1870 - Gorki, 21 de janeiro de 1924); foi um revolucionário russo. Responsável em grande parte pela execução da Revolução Russa de 1917, líder do Partido Comunista, e primeiro presidente do Conselho dos Comissários do Povo da União Soviética. Influenciou teoricamente os partidos comunistas de todo o mundo. Suas contribuições resultaram na criação de uma corrente teórica denominada Leninismo.



  • "Os capitalistas chamam 'liberdade' a dos ricos de enriquecer e a dos operá-rios para morrer de fome. Os capitalistas chamam liberdade de imprensa a compra dela pelos ricos, servindo-se da riqueza para fabricar e falsificar a opinião pública."
  • "É preciso sonhar mas com a condição de crer em nosso sonho, de observar com atenção a vida real, de confrontar a observação com nosso sonho, de realizar escrupulosamente nossas fantasias. Sonhos, acredite neles."
  • "Enquanto o capitalismo e o socialismo existirem, não poderemos viver em paz. No fim, um ou outro terá de triunfar – um réquiem será cantado sobre a República Soviética ou sobre o mundo capitalista."
  • "Um imbecil pode, por si só, levantar dez vezes mais problemas que dez sábios juntos não conseguiriam resolver."