Ludwig von Mises: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dinybot (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 12: Linha 12:


* "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".
* "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".

* "A simples idéia de um salário mínimo é sinal de ignorância máxima".


{{wikipédia}}
{{wikipédia}}

Revisão das 02h52min de 24 de abril de 2007

Ludwig von Mises (29 de Setembro de 1881 - 10 de Outubro de 1973) foi um dos mais importantes economistas do século XX, normalmente associado à escola austríaca. Em um de seus livros Human Action apresentou os fundamentos metodológicos dessa escola e integrou a teoria austríaca. Ele desenvolveu uma teoria do ciclo de negócios baseada nas mudanças das relações do mercado de crédito. E uma teoria sobre a impossibilidade do cálculo econômico no socialismo.



  • "A economia não lida com coisas e objetos materiais tangíveis, trata dos homens, suas ações e propósitos".
  • "A história da humanidade é a história das idéias".
  • "O lucro é o prêmio dos que se afastam com sucesso dos tipos normais de procedimento; o prejuízo é a punição dos que, por preguiça, aderem a métodos obsoletos. O indivíduo é livre para mostrar o que pode fazer de modo melhor do que os outros".
  • "O progresso é precisamente aquilo não previsto pelas regras e regulamentos".
  • "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".
  • "A simples idéia de um salário mínimo é sinal de ignorância máxima".
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Ludwig von Mises.