Nicolau II da Rússia: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 13: Linha 13:
*"''Os primeiros dez anos do reinado de Nicolau são em grande parte a história de uma tendência a fuga dos trabalhos do cérebro de um homem ... que era desesperadamente incapacitado para compreender e controlar a Rússia''" ([[Alan Moorehead]]).
*"''Os primeiros dez anos do reinado de Nicolau são em grande parte a história de uma tendência a fuga dos trabalhos do cérebro de um homem ... que era desesperadamente incapacitado para compreender e controlar a Rússia''" ([[Alan Moorehead]]).


"''Os últimos dois Czares eram abertamente anti-semitas - ambos associavam os Judeus com a ameaça da cidade moderna, o capitalismo e o socialismo - e em círculos oficiais era moda repetir os seus preconceitos racistas. Em especial Nicolau II tendia mais e mais a ver os pogromas durante o seu regime como um acto de patriotismo e lealdade do 'bom e simples povo russo'''" ([[Orlando Figes]] - ''A tragédia de um povo'').
*"''Os últimos dois Czares eram abertamente anti-semitas - ambos associavam os Judeus com a ameaça da cidade moderna, o capitalismo e o socialismo - e em círculos oficiais era moda repetir os seus preconceitos racistas. Em especial Nicolau II tendia mais e mais a ver os pogromas durante o seu regime como um acto de patriotismo e lealdade do 'bom e simples povo russo'''" ([[Orlando Figes]] - ''A tragédia de um povo'').





Revisão das 01h41min de 15 de dezembro de 2006

Nicolau II da Rússia ou Nicolau II Romanov, pseudônimo de Nicolau Alexandrovich Romanov (significando Nicolau, filho de Alexandre Romanov), (Николáй Алексáндрович Ромáнов), (nasceu dia 18 de maio de 1868 - faleceu dia 17 de julho de 1918); foi o último Czar da Rússia. Governou desde a morte do pai, Alexandre III, em 1 de novembro de 1894, até à sua abdicação em 15 de março de 1917, tendo sido morto com toda a família imperial russa na cidade de Yekaterinburg, em 1918, durante a Revolução Russa.



Ficheiro:Nicholas II of Russia, photograph.jpg
  • "O que será de mim e da Rússia? Eu não estou preparado para ser Czar e nunca o quis ser. Não percebo nada dos negócios do Governo. Não sei nem sequer como hei de falar com os ministros" (logo ao assumir o governo da Rússia, após a morte de Alexandre III).
  • Nunca irei consentir uma forma de governo representativo, porque sou da opinião que ela é perniciosa para as pessoas que Deus me confiou".
- 1904, quando recusou as reformas propostas pelo seu ministro Mirski.
  • "Os primeiros dez anos do reinado de Nicolau são em grande parte a história de uma tendência a fuga dos trabalhos do cérebro de um homem ... que era desesperadamente incapacitado para compreender e controlar a Rússia" (Alan Moorehead).
  • "Os últimos dois Czares eram abertamente anti-semitas - ambos associavam os Judeus com a ameaça da cidade moderna, o capitalismo e o socialismo - e em círculos oficiais era moda repetir os seus preconceitos racistas. Em especial Nicolau II tendia mais e mais a ver os pogromas durante o seu regime como um acto de patriotismo e lealdade do 'bom e simples povo russo'" (Orlando Figes - A tragédia de um povo).


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Nicolau II da Rússia.