Friedrich Nietzsche: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m revertendo
Linha 429: Linha 429:


*"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."
*"Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."

==Sobre Nietzche==
*"Blasfêmias pueris... genialidade imbecil."
:''[[George Santayana]]'', filósofo espanhol.



{{wikipédia}}
{{wikipédia}}

Revisão das 00h32min de 3 de setembro de 2006

(Nietzsche aos 38 anos.)

Friedrich Wilhelm Nietzsche (15.10.1844 - 25.08.1900), filósofo alemão.



Obras

O Crepúsculo dos Ídolos

  • "A moral não passa de uma interpretação - ou mais exactamente de uma falsa interpretação - de certos fenómenos".
  • "Há muitas coisas que quero, de uma vez por todas, não saber. A sensatez estabelece limites mesmo ao conhecimento".

Humano, demasiado humano

  • "Não é uma questão frívola perguntar se Platão, caso tivesse permanecido indiferente ao fascínio socrático, não teria encontrado um tipo mais elevado de humanidade filosófica, tipo que para nós se perdeu para sempre?"


  • "As mulheres podem se tornar facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física".


  • "Qual é amarra mais firme? Quais as cordas que são quase impossíveis de romper? Entre os homens de uma qualidade elevada e seleta serão os deveres: esse respeito, como convém à juventude, essa timidez e delicadeza diante de tudo o que é venerado há muito e digno, o reconhecimento pelo solo em que cresceu, pela mão que guiou, pelo santuário em que aprendeu a orar".


  • "Não se pode inverter todos os valores? E o bem é talvez o mal? E Deus nada mais é que uma invenção e uma astúcia do diabo? Talvez em última análise, tudo esteja errado? E se nós nos enganamos, não somos por isso mesmo também enganadores? Não temos de ser igualmente enganadores? - Esses pensamentos que o guiam e que o extraviam, sempre mais avante, sempre mais longe. A solidão o cerca e o envolve, sempre mais ameaçadora, mais estranguladora, mais pungente. Essa temível deusa e mater saeva cupidinum (mãe cruel das paixões) – mas quem sabe hoje o que é a solidão?..."


  • "Tudo evoluiu; não há realidades eternas: tal como não há verdades absolutas".


  • "A gente sóbria e industriosa, em que a religião está bordada como um laurel da humanidade superior: essa gente faz muito bem em continuar religiosa, isso a embeleza. Todos os homens que não entendem o ofício das armas – incluindo entre as armas a boca e a caneta – tornam-se servis: para esses. A religião cristã é muito útil, pois o servilismo toma então o aspecto de uma virtude cristã e fica estonteantemente embelezado. Pessoas, para quem sua vida cotidiana parece demasiado vazia e monótona, tornam-se facilmente religiosas: isto é compreensível e perdoável".


  • "Se o cristianismo tivesse razão com suas teses do Deus vingador, da propensão universal ao pecado, da predestinação pela graça e do perigo de uma condenação eterna, seria um sinal de fraqueza de espírito e falta de caráter não se fazer padre, apóstolo ou missionário e não trabalhar com o temor e tremor exclusivamente para sua própria salvação; seria absurdo perder assim de vista a vantagem eterna em troca da comodidade temporária. Supondo que tenha fé, o cristão de todos os dias é uma figura lamentável, um homem que realmente não sabe contar até três e que, de resto, justamente por causa de sua incapacidade mental de calcular, não mereceria ser castigado tão duramente como lhe promete o cristianismo".


  • "Enquanto um indivíduo reconhecer os pontos fortes e fracos de sua teoria, de sua arte, de sua religião, sua força ainda é escassa. O discípulo e o apóstolo que não tem olhos para a fraqueza da teoria, da religião e assim por diante, ofuscado pelo prestígio de seu mestre e por sua devoção para com ele, tem, por isso, habitualmente mais poder que o mestre. Sem os discípulos cegos, a influência de um homem e de sua obra nunca conseguiu ainda se difundir. Muitas vezes, ajudar no triunfo de uma idéia significa apenas associá-la tão fraternalmente com a estupidez, que o peso da última se torna também obrigatória a vitória da primeira".


  • "Não há amor e bondade suficientes no mundo, para que ainda se possa oferecê-los a seres imaginários".


  • "Todo hábito tece em torno de nós uma teia sempre mais sólida de fios de aranha; e logo percebemos que os fios se tornaram lagos e que nós mesmos ocupamos o centro, como uma aranha que se prendeu a si e que deve viver de seu próprio sangue. É por isso que o espírito livre odeia todos os hábitos e regras, todo o duradouro, o definitivo, é por isso que recomeça sempre, com dor, a romper em torno dele a teia: embora deva sofrer em conseqüência de muitos ferimentos, pequenos e grandes – pois é dele próprio, de seu corpo, de sua alma, que deve arrancar esses fios. Deve aprender a amar onde odiava e vice-versa. Não deve até mesmo ser impossível para ele semear os dentes do dragão no campo onde recentemente fazia correr os chifres da abundância. Disso se pode concluir se ele é feito para a felicidade do casamento".


  • "Viver perto demais de um homem é a mesma coisa que retomássemos sempre uma bela gravura com os dedos nus: um belo dia teremos nas mãos um péssimo papel sujo e nada mais. A alma de um homem se desgasta também por um contato contínuo; pelo menos é o que nos acaba por parecer – nunca mais haveremos de rever sua figura e suas belezas originais. Sempre se perde no relacionamento demasiadamente íntimo com mulheres e amigos: e nisso se perde às vezes a pérola da própria vida".


  • "O espírito livre respirará sempre. Desde que finalmente se resolver a sacudir essa solicitude e essa vigilância maternas com as quais as mulheres o cercam. O que não pode causar uma corrente de um ar um pouco rude, que era afastada tão ansiosamente dele, o que significa uma vantagem real, uma perda, um acidente, uma doença, uma dívida, uma sedução a mais ou a menos em sua vida, comparados com a falta de liberdade do berço de ouro, dessa exibição pavão de cauda aberta e do sentimento penoso de dever ainda ser grato para ser vigiado e mimado como uma criança de peito? É por isso que o leite que a solicitude maternal das mulheres de seu meio lhe dão pode tão facilmente se transformar em fel".


  • "Os espíritos livres viverão com mulheres? Em geral acredito que, como os pássaros verídicos da antiguidade, sendo aqueles que pensam e dizer a verdade do presente, preferirão voar sozinhos".


  • "Sócrates encontrou uma mulher de que realmente precisava – mas ele próprio não a teria procurado nunca, se a tivesse conhecido bastante; o heroísmo desse espírito livre não teria ido de qualquer forma tão longe. O fato é que Xantipa o impeliu sempre mais em sua missão pessoal, tornando-lhe a casa e o lar inabitáveis e inospitaleiros: ela ensinou a viver nas ruas e em toda parte onde se pudesse conversar e ficar na ociosidade e fez dele o maior dialético das ruas de Atenas; ele teve finalmente de se comparar com um cabresto que um deus havia colocado no belo cavalo Antenas para não deixá-lo jamais em paz".


  • "Opinião publica – preguiças privadas".


  • " Uma convicção é a crença de estar, num ponto qualquer do conhecimento de posse da verdade absoluta.

Essa crença supõe, portanto, que há verdades absolutas; ao mesmo tempo que foram encontrados os métodos perfeitos para chegar a isso; finalmente, que todo o homem que tem convicções aplica esses métodos perfeitos.

Essas três condições mostram logo a seguir que o homem das convicções não é um homem do pensamento científico; ele está diante de nós na idade da inocência teórica, é uma criança, qualquer que seja o seu porte.

Mas séculos inteiros viveram nessas idéias pueris que jorraram as mais poderosas fontes de energia da humanidade. Esses homens inumeráveis que se sacrificavam por suas convicções acreditavam fazê-lo pela verdade absoluta.

(...) Não foi a luta de opiniões que tornou a história tão violenta, mas a luta da fé nas opiniões, isto é, nas convicções.

Se no entanto, todos aqueles que faziam de sua convicção uma idéia tão grande, que lhe ofereceriam sacrifícios de toda a espécie e não poupavam a metade de sua força para procurar por qual direito se ligavam a essa convicção antes que a essa outra, por cujo caminho tinham chegado que aspecto pacífico teria tomado a história da humanidade!

Como teria sido muito maior o número de conhecimentos! Todas essas cenas cruéis que a perseguição dos herdeiros em todos os tipos oferece nos teriam sido poupadas por duas razões: em primeiro lugar, porque os inquisidores teriam dirigido antes de tudo sua inquisição para eles mesmos e com ela teriam terminado com a pretensão de defender a verdade absoluta; em segundo lugar, porque os próprios partidários de princípios tão mal fundados como são os princípios de todos os sectários e todos os “crentes no direito”, teriam cessado de compartilhá-los depois de tê-los estudado".


  • "As convicções são inimigas da verdade mais perigosas que a mentira".


  • "Vivemos num tempo em que civilização periga morrer por meio da civilização".


  • "Ninguém mais morre hoje de verdades mortais, há antídotos em demasia".


  • "A exigência de ser amado é a maior das pretensões".


  • "Um mantém sua opinião, porque imagina que chegou a ela por si mesmo, o outro porque a aprendeu com dificuldade e está orgulhoso por ter conseguido compreendê-la: ambos, em decorrência, por vaidade".

Aurora

  • "Só cabe aos que me reprovam refletir um pouco e depois pedir desculpas a si mesmos. Não preciso de uma palavra para a minha defesa".

O Anticristo (1888)

  • "A mulher foi o segundo erro de Deus"
  • "O homem perde o poder quando é contagiado pelo sentimento de piedade".
  • "A humanidade aprendeu a chamar a piedade de virtude, quando em todo o sistema moral superior ela é considerada como uma fraqueza".
  • "O cristianismo tomou o partido de tudo o que é fraco, baixo, incapaz, e transformou em um ideal a oposição aos instintos de conservação da vida saudável; e até corrompeu a faculdade daquelas naturezas intelectualmente poderosas, ensinando que os valores superiores do intelecto não passam de pecados, desvios 'tentações'. O mais lamentável exemplo: a concepção de Pascal, que julgava estar a sua razão corrompida pelo pecado original; estava corrompida sim, mas apenas pelo seu cristianismo!".
  • "A piedade opõe-se completamente à lei da evolução, lei da seleção natural".
  • "Para suportar a minha seriedade e a minha paixão é preciso ser íntegro nas coisas de espírito até as últimas conseqüências; estar acostumado a viver nas montanhas, a ver abaixo de si o mesquinho Charlatanismo actual da política e do egoísmo dos povos; e, finalmente, ter-se tornado indiferente e jamais perguntar se a verdade é útil, se chegará a ser uma fatalidade... Necessária é também uma inclinação para enfrentar questões que hoje ninguém se atreve a elucidar; inclinação para o proibido; predestinação para o labirinto".



Além do Bem e do Mal (1886)

  • "A maturidade do homem consiste em haver reencontrado a seriedade que tinha no jogo quando era criança".


  • "Os homens trataram até agora as mulheres como pássaros que, vindos das alturas, perderam-se e vieram refugiar-se ao pé deles. Enfim, como algo de mais delicado, mais vulnerável, mais selvagem, mais esquisito, mais doce, com mais alma - mas algo que se deve engaiolar, para que não fuja".


  • "Um filósofo é um homem que experimenta, vê, ouve, suspeita, espera e sonha constantemente coisas extraordinárias. (...) Um filósofo, ah, um ser que foge, muitas vezes para longe de si mesmo, muitas vezes tem medo de si mesmo, mas que é demasiado curioso para que não 'volte sempre a si'".


  • "(...) toda companhia e má, exceto a companhia dos iguais".


  • " O cinismo é a única forma sob a qual as almas vulgares se aproximam do que seja a honestidade; e o homem superior terá os ouvidos atentos para todo o cinismo grosseiro ou sutil e se felicitará toda vez que um bufão sem pudor ou sátiro da ciência prosear diante dele".


  • "O homem indignado, ou quem está sempre dilacerando e rasgando a si mesmo (ou, em seu lugar, o mundo, Deus, a sociedade) com os próprios dentes, pode ser moralmente superior ao sátiro sorridente e satisfeito, mas em qualquer outro sentido ele é o caso mais comum, mais irrelevante, menos instrutivo. E ninguém mente tanto quanto o indignado".


  • "Independência é algo para bem poucos: - é prerrogativa dos fortes. E quem procura ser independente sem ter a obrigação disso, ainda que com todo o direito demostra que provavelmente é não apenas forte, mas temerário além de qualquer medida. Ele penetra num labirinto, multiplica mil vezes os perigos que o viver já traz consigo; dos quais um dos maiores é que ninguém pode ver como e onde de extravia, se isola e é despedaçado por algum Minotauro da consciência. Supondo que alguém assim desapareça, isto ocorre tão longe do entendimento dos homens que eles não sentem nem compadecem: - e ele não pode voltar! já não pode retornar sequer para a compaixão dos homens!"


  • "Existem alturas da alma, de onde mesmo a tragédia deixa de ser trágica".


  • " Os sexos se enganam um a respeito do outro: no fundo, cada um deles ama e honra apenas a si mesmo (ou o seu ideal, para dizê-lo de modo mais agradável). Assim o homem quer a mulher tranqüila – mas a mulher, como o gato, é essencialmente intranqüila, por mais que tenha aprendido a dar-se uma aparência de paz".


  • "Na vingança e no amor, a mulher é mais bárbara que o homem."


  • "Quem combate monstruosidades deve cuidar para que não se torne um monstro. E se você olhar longamente para um abismo, o abismo também olha para dentro de você."


  • "(...) ainda hoje na inócua interpretação cristã-moralista que relaciona os eventos pessoais à glória de Deus” e “salvação da alma” – essa tirania, esse arbítrio, essa extrema e grandiosa estupidez educou o espírito; ao que parece, a escravidão é, no sentido mais grosseiro ou no mais sutil, o meio indispensável também para a disciplina e cultivo espiritual. Considere-se toda a moral sob esse aspecto: a “natureza” nela é que ensina a odiar o laisser aller, a liberdade excessiva, e que implanta a necessidade de horizontes limitados, de tarefas mais imediatas – que ensina o estreitamento das perspectivas, e em determinado sentido também a estupidez como condição de vida e crescimento".


  • "A diversidade dos homens se mostra não apenas na diversidade das suas tábuas de bens, isto é, no fato de quedos bem diversos como desejáveis e que estejam em desacordo quanto ao valor maior ou menor, quanto à hierarquia dos bens reconhecidos por todos – ela se mostra mais ainda no que consideram que é ter e possuir verdadeiramente um bem".


  • "Os pais fazem dos filhos, involuntariamente, algo semelhante a eles – a isso denominam “educação” -; nenhuma mãe duvida, no fundo do coração, que ao ter seu filho pariu uma propriedade; nenhum pai discute o direito de submeter o filho aos seus conceitos e valorações".


  • "E assim como o pai, também a classe, o padre, o professor, o príncipe continuam vendo, em toda a nova criatura, a cômoda oportunidade de uma nova posse".


  • "O ceticismo é a mais espiritual expressão de uma complexa constituição fisiológica, que na linguagem corrente chamam de neurastenia e debilidade; ele surge todas vez que se cruzam, de modo súbito e decisivo, raças por longo tempo separadas. A nova geração, como que herda no sangue medidas e valores diversos, nela tudo é inquietude, perturbação, tentativa, dúvida; as melhores forças inibem, as próprias virtudes não permitem uma à outra crescer e se fortalecer, no corpo e na alma faltam equilíbrio, gravidade, segurança perpendicular".


  • "O que se faz por amor sempre acontece além do bem e do mal".


  • "A loucura é algo raro em indivíduos – mas em grupos, partidos, povos e épocas é a norma".

A Gaia Ciência (1882)

  • "A vida mais doce é não pensar em nada".
  • "Abandono muitas coisas, / Deixo-as correr ao acaso, / E por isso dizeis que sou desdenhoso. / Quando se bebe em copos muito cheios / Deixa-se cair muita bebida, / Nem por isso continueis a considerar o vinho pior".
  • "Áspero e suave, grosseiro e fino, / Familiar e estranho, impuro e puro, / Lugar de encontro dos loucos e dos sábios. / Tudo isso sou, tudo isso quero ser, / Ao mesmo tempo pomba, serpente e porco".
  • "É necessária a ferrugem: não basta ser afiado! Senão dizem sempre de ti: 'É muito novo!'".
  • "Não suporto almas estreitas: não têm nada de bom, tampouco nada de mau".
  • "Não te enchas de ar: a menor picadela te esvaziaria".
  • "Odeio seguir alguém, como também conduzir. / Obedecer? Não! E governar, nunca! / Quem não se mete medo não consegue metê-lo a ninguém, / Somente aquele que o inspira é capaz de comandar. / Já detesto comandar a mim mesmo! / Gosto, como os animais, das florestas e dos mares, / De me perder durante um tempo, / Permanecer a sonhar num recanto encantador, E forçar-me a regressar de longe ao meu lar, / Atrair-me a mim próprio... de volta para mim".
  • "É à glória que aspiras? Nesse caso consideres esta lição: renúncia a tempo e espontaneamente à honra".
  • "Siga as tuas melhores ou piores inclinações e, antes de mais nada, encaminha-te para a tua perdição; em ambos os casos favorecerás, provavelmente, de um maneira ou de outra, o progresso da humanidade".

Assim falou Zaratustra (1883-85)

  • "O homem é uma corda esticada entre o animal e o super-homem, uma corda por cima do abismo".
  • "Os aforismos devem ser cumeeiras, e aqueles a quem se fala devem ser homens altos e robustos."
  • "Há sempre o seu quê de loucura no amor; mas também há sempre o seu quê de razão na loucura."
  • "Há almas que nunca se descobrirão, a não ser que se principie por inventá-las."
  • "O nobre quer criar alguma coisa nobre e uma nova virtude. O bom deseja o velho e que o velho se conserve."
  • "Não vos aconselho o trabalho, mas a luta. Não vos aconselho a paz, mas a vitória! Seja o vosso trabalho uma luta! Seja vossa paz uma vitória!"
  • "O Estado é onde todos bebem veneno, os bons e os maus; onde todos se perdem a si mesmo, os bons e os maus; onde o lento suicídio de todos se chama "a vida"."
  • "É preciso honrar no amigo o inimigo."
  • "És escravo? Então não podes ser amigo. És tirano? Então não podes ter amigos."
  • "Acaso vos aconselho o amor ao próximo? Antes vos aconselho a fuga do "próximo" e o amor ao remoto!"
  • "Tema o homem a mulher, quando a mulher odeia: porque, no fundo, o homem é simplesmente mau; mas a mulher é perversa."
  • "Não é melhor cair nas mãos de um assassino do que nos sonhos de uma mulher no cio?"
  • "Vede, pois, esse supérfluos! Roubam as obras dos inventores e os tesouros dos sábios. Cultura, eis o nome que dão a essa rapina e para eles tudo se transforma em doença e incômodo."
  • "Não notaste como costumavam calar quando te aproximava deles e que sua força os abandonava tal como a fumaça de um fogo que se extingue? Sim meu amigo, és a má consciência de teus próximos porque são indignos de ti. Por isso te odeiam e bem que gostariam de sugar teu sangue."
  • "Onde acaba o estado começa o homem que não é supérfluo."
  • "Freqüentas as mulheres? Não te esqueças do açoite!"
  • "Mas mesmo o mais astuto compra sua mulher as cegas."
  • "Aquele era frio em suas relações e exigente em suas escolhas. Mas de um só golpe e para sempre estragou sua companhia. A isso chama seu casamento."
  • "Sim , gostaria que a terra entrasse em convulsões e começasse a tremer quando se acasalam um santo e uma pata."
  • "Os poetas, porém, são por demais mentirosos."
  • "O super-homem é o sentido da terra. Eu vos conjuro, irmãos meus, a que permaneçais fiéis ao sentido da terra e não presteis fé aos que falam de esperanças supraterrenas."

A Gaia Ciência

  • "O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar: "Para onde foi Deus?", gritou ele, "já lhes direi! Nós matámo-lo — vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizemos nós, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás para os lados, para a frente, em todas as direções? Existe ainda 'em cima' e 'embaixo'? Não vagamos como que através de um nada infinito? Não sentimos anoitecer eternamente? Não temos de acender lanternas de manhã? Não ouvimos o barulho dos coveiros a enterrar Deus? Não sentimos o cheiro da putrefação divina? — também os deuses apodrecem! Deus está morto! Deus continua morto! E nós matámo-los! Como nos consolar, nós assassinos entre os assassinos? O mais forte e mais sagrado que o mundo até então possuía sangrou inteiro sob os nossos punhais — quem nos limpará este sangue? Com que água poderíamos nos lavar? A grandeza desse acto não é demasiado grande para nós? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para ao menos parecer dignos dele? Nunca houve um acto maior — e quem vier depois de nós pertencerá, por causa desse acto, a uma história mais elevada que toda a história até então!"

Ecce Homo

  • "Alguns nascem póstumos (...) Eu estaria em completa contradição comigo mesmo se já esperasse hoje encontrar ouvidos e 'mãos' prontos para 'minhas' verdades; que hoje não se ouça nada de mim, que hoje não se saiba tirar nada de mim, isto não é apenas compreensível, mas me parece até mesmo normal".
- Por que escrevo livros tão bons
  • "A força da metáfora mais poderosa que já existiu até aqui não passa de miséria e bagatela ao lado deste retorno da língua à natureza da expressão figurada".
- Por que escrevo livros tão bons
  • "Quando o Dr. Heinrich von Stein se queixou honestamente de não entender nenhuma palavra de meu 'Zaratustra', eu lhe disse que isso me parecia natural: ter entendido seis frases desse livro, isto é, tê-las 'vivido', eleva os mortais a um grau superior ao que homens 'modernos' poderiam alcançar".
- Por que escrevo livros tão bons

Atribuídas

  • "O esforço dos filósofos tende a compreender o que os contemporâneos se contentam em viver."
  • "O homem procura um princípio em nome do qual possa desprezar o homem. Inventa outro mundo para poder caluniar e sujar este; de facto só capta o nada e faz desse nada um Deus, uma verdade, chamados a julgar e condenar esta existência."
  • "A arte existe para que a verdade não nos destrua."
  • "A felicidade é mulher."
  • "Eu não sou um homem; sou dinamite."
  • "A potência intelectual de um homem se mede pela dose de humor que ele é capaz de usar."
  • "A vida vai ficando cada vez mais dura perto do topo."
  • "A mulher é o repouso do guerreiro."
  • "A mulher foi o segundo erro de Deus".
  • "Não há factos eternos, como não há verdades absolutas."
  • "Quanto mais inteligente a mulher, tanto mais se afasta o homem."
  • "'Bem e mal são os preconceitos de Deus', dizia a serpente".
  • "A nossa confiança nos outros revela quanto desejaríamos tê-la em nós mesmos."
  • "O filósofo é o homem de amanhã, aquele que recusa o ideal do dia, aquele que cultiva a utopia."
  • "Todo homem tem seu preço, diz a frase. Não é verdade. Mas para cada homem existe uma isca que ele não consegue deixar de morder."
  • "Eu também quero a volta à natureza. Mas essa volta não significa ir para trás, e sim para a frente".
  • "Quando o reconhecimento de muitos por um único afasta qualquer pudor, nasce assim a fama."
  • "Entre os ricos a liberdade é uma espécie de timidez."
  • "Odeio as almas estreitas, sem bálsamo e sem veneno, feitas sem nada de bondade e sem nada de maldade".
  • "A vaidade alheia só nos é antipática quando vai de encontro a nossa."
  • "Nunca odiamos aos que desprezamos. Odiamos aos que nos parecem iguais ou superiores a nós".
  • "As explicações místicas são consideradas profundas. Na verdade falta-lhes ainda muito para que sejam superficiais".
  • "O silêncio é pior. As verdades que calamos tornam-se venenosas."
  • "Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável."
  • "O que nós fazemos nunca é compreendido, mas é só elogiado ou condenado."
  • "Em uma grande vitória, o que existe de melhor, é que ela tira do vencedor o receio de uma derrota."
  • "A maneira mais pérfida de prejudicar uma causa é defendê-la propositalmente com más razões."
  • "O riso é um prazer com a miséria alheia, mas que se toma com uma boa consciência."
  • "A maturidade do homem consiste em ter reencontrado a seriedade que em criança se colocava nos jogos."
  • "A ideia do suicídio é um potente meio de conforto: com ela superamos muitas noites más."
  • "Quando se toma a resolução de tapar os ouvidos mesmo aos mais válidos argumentos contrários, dá-se indícios de caráter forte. Embora isso também signifique eventualmente a vontade levada até a estupidez."
  • "Temo que os bichos considerem o homem como um semelhante que se privou da razão animal sadia, como um animal no delírio, que ri e que chora, como um animal infeliz."
  • "O cristianismo perverteu a Eros; este não morreu, mas degenerou-se, tornou-se vicio."
  • "A moral é o melhor de todos os expedientes para levar a humanidade pelo nariz."
  • "Para muitos, pensar e escrever é uma tarefa fastiosa. Para mim, nos meus dias felizes, uma festa e uma orgia."
  • "O que é bom? Tudo que eleve no homem o sentimento de potência, a vontade de potência, a própria potência."
  • "Aquele que tem uma razão para viver pode suportar quase tudo."
  • "As mesmas paixões no homem e na mulher são diferentes em seu andamento e é por isso que o homem e a mulher jamais deixam de se desentender."
  • "O fanatismo é a única forma de força de vontade acessível aos fracos."
  • "Toda ambição requer renúncia."
  • "O que não me mata, deixa-me mais forte."
  • "Deus está morto."
  • "O mundo já foi por tempo demais um hospício."
  • "Amo o que não reserva para si uma gota do seu espirito, mas que quer ser inteiramente o espírito da sua virtude."
  • "As mulheres podem tornar-se facilmente amigas de um homem; mas, para manter essa amizade, torna-se indispensável o concurso de uma pequena antipatia física."
  • "Não há no mundo amor e bondade bastantes para que ainda possamos dá-los a seres imaginários."
  • "Eu jamais iria para a fogueira por uma opinião minha, afinal, não tenho certeza alguma. Porém, eu iria pelo direito de ter e mudar de opinião, quantas vezes eu quisesse."
  • "Você diz que acredita na necessidade da religião. Seja sincero! Você acredita mesmo é na necessidade da política."
  • "O ‘puro espírito’ é uma pura estupidez: retire o sistema nervoso e os sentidos, o chamado ‘envoltório mortal’, e o resto é um erro de cálculo – isso é tudo!..."
  • "Enquanto o padre, esse negador, caluniador e envenenador da vida por profissão for aceito como uma variedade de homem superior, não poderá haver resposta à pergunta: Que é a verdade? A verdade já foi posta de cabeça para baixo quando o advogado do nada foi confundido com o representante da verdade."
  • "Homens convictos são prisioneiros."
  • "Fé significa não querer saber o que é a verdade."
  • "Aquele que luta com monstros deve-se acautelar para não se tornar também um monstro."
  • "A melhor cura para o amor é ainda aquele remédio eterno: amor retribuído."
  • "A justiça é uma troca."
  • "Para a maioria, quão pequena é a porção de prazer que basta para fazer a vida agradável."
  • "A arte deve antes de tudo e em primeiro lugar embelezar a vida."
  • "Amamos o desejo, não o desejado."
  • "O inimigo mais perigoso que você poderá encontrar será sempre você mesmo."
  • "Retribui-se mal a um mestre, quando se continua a ser sempre aluno."
  • "Quem tem por que viver pode suportar quase qualquer como".
  • "Falta de sentido histórico é o defeito hereditário de todos os filósofos."
  • "O casamento põe fim a breves loucuras – sendo uma longa estupidez."
  • "Os maiores acontecimentos e pensamentos são os que mais tardiamente são compreendidos."
  • "O Estado tem medo da filosofia em geral."
  • "Na solidão, o solitário se devora a si mesmo; na multidão devoram-no inúmeros. Então escolhe."
  • "Aqui não fala nenhum 'profeta'. Aqui não fala nenhum fanático."
  • "Mesmo nos tempos de mais grave doença, nunca me tornei doentio."
  • "Derrubar ídolos - isso sim, já faz parte do meu ofício."
  • "O valor da vida não pode ser avaliado."
  • "Desgarrar muitos do rebanho - foi para isso que eu vim."
  • "As convicções são inimigas mais perigosas da verdade do que as mentiras."
  • "Falar muito de si mesmo pode ser também um modo de se esconder."
  • "Nada lhe pertence mais que seus sonhos."
  • "Não é a força, mas a constância dos bons sentimentos que conduz os homens à felicidade."
  • "Por que você se assusta? O que acontece para a árvore, acontece também para o homem. Quanto mais deseja elevar-se para as alturas e para a luz, mais vigorosamente enterra suas raízes para baixo, para o horrendo e profundo: para o mal."
  • "Ninguém pode construir em teu lugar as pontes que precisarás passar para atravessar o rio da vida. Ninguém, exceto tu, só tu. Existem, por certo, atalhos sem número, e pontes, e semideuses que se oferecerão para levar-te além do rio, mas isso te custaria a tua própria pessoa: tu te hipotecarias e te perderias. Existe no mundo um único caminho por onde só tu podes passar. Aonde leva? Não perguntes, siga-o!"
  • "Daquilo que sabes conhecer e medir, é preciso que te despeças, pelo menos por um tempo. Somente depois de teres deixado a cidade, verás a que altura suas torres se elevam acima das casas."
  • "Falando francamente, por vezes é necessário irritarmo-nos para que as coisas corram bem."
  • "No cristianismo nem a moral, nem a religião têm qualquer ponto de contado com a realidade. São oferecidas causas puramente imaginárias (‘Deus’, ‘alma’, ‘eu’, ‘espírito’, ‘livre arbítrio’ – ou mesmo o ‘não-livre’) e efeitos puramente imaginários (‘pecado’, ‘salvação’, ‘graça’, ‘punição’, ‘remissão dos pecados’). Um intercurso entre seres imaginários (‘Deus’, ‘espíritos’, ‘almas’); uma história natural imaginária (antropocêntrica; uma negação total do conceito de causas naturais); uma psicologia imaginária (mal-entendidos sobre si, interpretações equivocadas de sentimentos gerais agradáveis ou desagradáveis, por exemplo, os estados do 'nervus sympathicus' com a ajuda da linguagem simbólica da idiossincrasia moral-religiosa – ‘arrependimento’, ‘peso na consciência’, ‘tentação do demônio’, ‘a presença de Deus’); uma teleologia imaginária (o ‘reino de Deus’, ‘o juízo final’, a ‘vida eterna’)."
  • "O homem que vê mal vê sempre menos do que aquilo que há para ver; o homem que ouve mal ouve sempre algo mais do que aquilo que há para ouvir".
  • "O medo é o pai da moralidade".
  • "Os grandes intelectuais são cépticos".
  • "Os leitores extraem dos livros, consoante o seu carácter, a exemplo da abelha ou da aranha que, do suco das flores retiram, uma o mel, a outra o veneno".
  • "Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar".
  • "Em qualquer lugar onde encontro uma criatura viva, encontro desejo de poder."
  • "Há homens que já nascem póstumos."
  • "A diferença fundamental entre as duas religiões da decadência: o budismo não promete, mas assegura. O cristianismo promete tudo, mas não cumpre nada."
  • "A fé é querer ignorar tudo aquilo que é verdade."
  • "Uma visita ao hospício mostra que a fé não prova nada."

Sobre Nietzche

  • "Blasfêmias pueris... genialidade imbecil."
George Santayana, filósofo espanhol.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Friedrich Nietzsche.
O Wikisource tem texto original relacionado a:
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Friedrich Nietzsche.