Fé Bahá'í: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Linha 92: Linha 92:


*<b>Tenhamos amor e mais amor.<br>Um amor que dissolva toda a oposição, que derrube todas as barreiras;<br>Um amor que tenha em abundância e caridade a generosidade e o esforço nobre.<br>Um amor que triunfe sobre todos os obstáculos.<br>Um amor ilimitado, irresistível e predominante.<br>Ah! Cada um deve ser um sinal de amor!<br>Um mar de amor!<br>Um centro de amor!<br>um Sol de amor!<br>Tens tu amor?<br>Então teu poder será irresistível.</b>
*<b>Tenhamos amor e mais amor.<br>Um amor que dissolva toda a oposição, que derrube todas as barreiras;<br>Um amor que tenha em abundância e caridade a generosidade e o esforço nobre.<br>Um amor que triunfe sobre todos os obstáculos.<br>Um amor ilimitado, irresistível e predominante.<br>Ah! Cada um deve ser um sinal de amor!<br>Um mar de amor!<br>Um centro de amor!<br>um Sol de amor!<br>Tens tu amor?<br>Então teu poder será irresistível.</b>

*A arte da música é divina e efetiva. É o alimento da alma e do espírito. Através do poder e encanto da música o espírito do homem é elevado. Possui maravilhosa ascendência e efeito nos corações das crianças, porque seus corações são puros e melodias têm grande influência sobre eles. Os talentos latentes com os quais os corações destas crianças estão imbuídos encontrarão expressão por meio da música. Portanto, deveis vos empenhar para torná-las proficientes; ensinai-as a cantar com excelência e efeito. Incumbe a cada criança saber alguma coisa sobre música, pois, sem o conhecimento desta arte, as melodias dos instrumentos e da voz não podem ser adequadamente apreciadas. Da mesma forma, é necessário que as escolas as ensinem a fim de que as almas e os corações dos alunos tornem-se vivificados e revigorados e suas vidas sejam iluminadas por contentamento.
----
----



Revisão das 05h21min de 22 de junho de 2006

Casa de adoração Bahá'í, Nova Deli, Índia

A Fé Bahá´í é uma religião independente fundada por Bahá´u´lláh (1817-1892) na Pérsia (atual Irã). Bahá´u´lláh é um título que significa "A Glória do Senhor" ou "A Glória de Deus". Os seguidores de Bahá´u´lláh são chamados de bahá´ís.


Bahá´u´lláh (1817-1892)

Unidade

  • Não se vanglorie o Homem em amar a sua pátria, antes tenha ele glória em amar a sua espécie. A terra é um só país e os seres humanos são seus cidadãos.
  • Tão forte é o poder da unidade, que pode iluminar a Terra inteira.
  • É verdadeiramente um Homem aquele que hoje se dedica ao serviço de toda a raça humana.
  • Convivei com todas as religiões em amizade e concórdia para que se inale de vós a doce fragrância de Deus. Vigiai para que a chama da tola ignorância não vos domine quando entre os homens. Tudo procede de Deus e a Ele retorna. Ele é a origem de tudo e n'Ele todas as coisas findam.”
- Kitáb-i-Aqdas # 144 p.57
  • Todo Homem foi criado a fim de levar avante uma civilização destinada a evoluir para sempre.
  • Desejamos somente o bem do mundo e a felicidade das nações... que todas as raças se unam e uma só Fé e que todos os homens sejam como irmãos; que os laços de afeição e união entre os filhos dos homens sejam reforçados, a diversidade de religião cesse e as diferenças de raça sejam anuladas.
  • Não há tempo a perder. Não há lugar para vacilação. As multidões estão famintas pelo Pão da Vida. O cenário está preparado. A firme e irrevogável promessa está dada. O próprio Plano de Deus foi posto em andamento. Adquire impulso a cada dia que passa. Os poderes do céu e da terra misteriosamente ajudam em sua execução. Tal oportunidade é insubstituível. Permite ao que duvida levantar-se e por si mesmo verificar a verdade de tal afirmativa. Trabalhar, perseverar é assegurar a vitória completa e final.
  • Uni-vos, ó reis da terra, pois assim a tempestade da discórdia se aquietará entre vós, e vosso povo encontrará sossego - se sois dos que compreendem. Se alguém dentre vós lançar mão de armas contra outro, levantai-vos todos contra ele, pois isso nada mais é que justiça manifesta.
- Gleanings from the Writings of Bahá´u´lláh # p.254
  • Bem-aventurado quem se associa a todos os homens em espírito de perfeita bondade e amor.

Educação, Conduta

  • Considerai o homem como uma mina rica em jóias de inestimável valor. A educação, tão somente, pode fazê-la revelar seus tesouros e habilitar a humanidade a tirar dela algum benefício.
  • A melhora do mundo pode ser realizada através de ações puras e boas, de conduta louvável e digna.
  • Uma língua bondosa é o imã dos corações dos homens, é o pão do espírito, veste de significado as palavras, é a fonte da luz da sabedoria e da compreensão...
  • Os Profetas e Mensageiros de Deus são enviados com o fim único de guiar a humanidade ao Caminho Reto da Verdade. É o intuito fundamental de Sua Revelação educar todos os Homens para que possam, na hora da morte, ascender ao trono do Altíssimo no grau máximo de pureza e santidade e com desprendimento absoluto.
- Gleanings from the Writings of Bahá´u´lláh # p.156-157
  • Cada indivíduo deve fazer sua própria e independente busca da verdade.
  • A fim de descobrirmos a verdade, devemos abandonar os nossos preconceitos, as nossas próprias noções pequenas e triviais; uma mente aberta e receptiva nos é essencial. Se o nosso cálice está cheio de egoísmo, não pode haver lugar nele para a água da vida.
  • Inclinai vossas mentes e vossas vontades à educação dos povos e raças da terra para que talvez sejam apagadas de sua face dissensões que a dividem.

Ciências, Artes e Religião

  • As artes, as ciências ou qualquer outro trabalho, são tidos como adoração. O homem que faz um pedaço do papel da melhor maneira que lhe é possível, conscienciosamente, concentrando todas as suas forças a fim de aperfeiçoá-lo, está dando louvores a Deus. Numa palavra, qualquer esforço ou trabalho levado a efeito com toda a sinceridade, é adoração, se for incentivado pelos motivos mais nobres e pelo desejo de servir à humanidade.

Alma

  • Dentre todas as coisas criadas, é a primeira a declarar a excelência de Seu Criador, a primeira a reconhecer Sua glória, aderir à Sua verdade e curvar-se em adoração em Sua Presença. Se for fiel a Deus, refletirá Sua Luz e para Ele, finalmente, se voltará.
- Bahá´í World Faith # p.195
  • Sabe tu, em verdade - a alma depois da sua separação do corpo, continuará a progredir até que atinja a Presença de Deus, num estado e condição que nem a revolução dos tempos e séculos mudará, nem os acasos, e as vicissitudes deste mundo poderão alterar. Durará enquanto durar o Reino de Deus... O movimento de Minha Pena cessa ao tentar descrever dignamente a sublimidade e a glória de tão excelsa condição.
- Op. cit., p.65

O Báb (1819-1850)

Báb, significa "A Porta", é a porta pelo qual anunciou a vinda d´Aquele ser o prometido de todas as eras. Báb é um Manifestante de Deus que veio preparar a humanidade para a vinda de Bahá´u´lláh.

  • O Senhor do universo jamais levantou um profeta, nem fez descer um Livro, a menos que tivesse estabelecido Seu convênio com todos os Homens, deles exigindo a aceitação da próxima Revelação e do próximo Livro, uma vez que as emanações de Sua generosidade são incessantes e sem limite.
  • Livra-te de todo apego que não seja a Deus, enriquece-te em Deus, dispensando tudo, salvo Ele, e recita tu esta oração:
    Dize: Deus é suficiente para todas as coisas acima de todas as coisas, e nada nos céus ou na terra ou em qualquer coisa que entre eles se encontre, a não ser Deus, teu Senhor, é suficiente. Em verdade, Ele, em Si, é o Conhecedor, o Sustentáculo, o Todo-Poderoso.
- Seleção dos Escritos do Báb pág. 126
  • No tempo do Primeiro Manifestante, a Vontade Primaz apareceu em Adão; no dia de Noé, se tornou conhecida em Noé; no dia de Abraão, n´Ele; e assim no dia de Moisés, no dia do "Ponto de Bayán", no dia d´Aquele que Deus haverá de tornar manifesto. Daí o significado interior das palavras pronunciadas pelo Apóstolo de Deus: "Eu sou todos os Profetas", pois aquilo que em cada um d´Eles resplandece, tem sido e para sempre continuará a ser um só e o mesmo sol.
- Seleção dos Escritos do Báb pág. 130
  • Desde que tens obedecido fielmente a verdadeira religião de Deus no passado, incumbe-te doravante seguir Sua verdadeira religião, já que toda religião procede de Deus, o Amparo no Perigo, O que Subsiste por Si Próprio.
- Seleção dos Escritos do Báb pág. 142

Abdúl-Bahá (1844-1921)

Abdúl-Bahá é um título designado ao filho mais velho de Bahá´u´lláh, significa "Servo da Glória". Abdúl-Bahá é o exemplo perfeito de um bahá´í e intérprete dos Ensinamentos de Bahá´u´lláh.

  • Pode a criação ser perfeita, e o criador imperfeito? Pode uma tela ser obra-prima, e o pintor ser imperfeito na sua arte, quando ela é criação sua? Além disso, a tela nunca vem a ser igual ao pintor, pois então teria criado a si mesma. Por mais perfeita que seja a tela, comparada com o pintor, está no grau máximo da imperfeição.
- O Esplendor da Verdade, pág. 24
  • Se uma pessoa amiga sentir amor por outra, não é natural que tenha vontade de lhe dizer? Embora saiba que esta não ignora o seu sentimento, contudo não terá vontade de lho dizer? ... Deus conhece os desejos de todos os corações, mas a prece é um impulso natural, provinda do homem a Deus.
  • É uma verdade, embora das mais obscuras, que o mundo da existência - este universo infinito, não teve começo.
- O Esplendor da Verdade - O Universo não teve começo - A origem do Homem.
  • Se quisermos negar tudo o que não seja perceptível, teremos de negar as realidades que indiscutivelmente existem. O éter, por exemplo, é imperceptível, embora se não possa duvidar de sua existência. O poder da atração é imperceptível, embora exista, certamente. Por que meios conhecemos essas existências? Por meio de seus sinais. Assim, esta luz é vibração do éter, e dessa vibração deduzimos a existência do éter.
- O Esplendor da Verdade - A diferença que existe entre o Homem e o animal.
  • O que queremos dizer é isto: a religião de Deus é uma só e é o meio de educar a humanidade, mas, ainda assim, deve necessariamente ser renovada. Quando plantas uma árvore, sua altura aumenta dia a dia. Nela aparecem folhas e flores e deliciosos frutos. Contudo, depois de longo tempo a árvore envelhece e não há mais qualquer frutificação. Então o Lavrador da Verdade retira a semente dessa mesma árvore e planta-a em solo puro, e - eis! - lá está a primeira árvore, assim como era antes.”
- Seleção dos Escritos de ‘Abdu’l-Bahá cit. 23.
  • Tenhamos amor e mais amor.
    Um amor que dissolva toda a oposição, que derrube todas as barreiras;
    Um amor que tenha em abundância e caridade a generosidade e o esforço nobre.
    Um amor que triunfe sobre todos os obstáculos.
    Um amor ilimitado, irresistível e predominante.
    Ah! Cada um deve ser um sinal de amor!
    Um mar de amor!
    Um centro de amor!
    um Sol de amor!
    Tens tu amor?
    Então teu poder será irresistível.
  • A arte da música é divina e efetiva. É o alimento da alma e do espírito. Através do poder e encanto da música o espírito do homem é elevado. Possui maravilhosa ascendência e efeito nos corações das crianças, porque seus corações são puros e melodias têm grande influência sobre eles. Os talentos latentes com os quais os corações destas crianças estão imbuídos encontrarão expressão por meio da música. Portanto, deveis vos empenhar para torná-las proficientes; ensinai-as a cantar com excelência e efeito. Incumbe a cada criança saber alguma coisa sobre música, pois, sem o conhecimento desta arte, as melodias dos instrumentos e da voz não podem ser adequadamente apreciadas. Da mesma forma, é necessário que as escolas as ensinem a fim de que as almas e os corações dos alunos tornem-se vivificados e revigorados e suas vidas sejam iluminadas por contentamento.

Shoghi Effendi (1897-1957)

  • A origem divina de todos os Profetas de Deus... tem o apoio firme e sem reservas de cada um que segue a religião bahá’í. É reconhecida claramente a unidade fundamental desses Mensageiros de Deus, afirmada a continuidade de Suas Revelações, admitida a autoridade divina, bem como o caráter correlativo de Seus Livros; é proclamada a uniformidade de Seus objetivos e propósitos, e acentuado o fato de ser inigualável Sua influência, enquanto se ensina e prevê a reconciliação final entre os ensinamentos de todos e os adeptos de todos. “Todos Eles” – segundo o testemunho de Bahá’u’lláh – ‘residem no mesmo tabernáculo, voam no mesmo céu, sentam-se no mesmo trono, pronunciam as mesmas palavras e proclamam a mesma Fé.
- Chamado as Nações p.28
  • A raça negra tem sido, e ainda é, vítima de preconceito injusto e é obviamente o dever de todo bahá’í, negro ou branco, fazer tudo que estiver em seu poder para destruir os preconceitos que existem de ambos os lados. Podem fazer isso não só através da exemplificação do verdadeiro espírito bahá’í em todos os seus relacionamentos e atos, mas também ao tomarem parte ativa em quaisquer movimentos progressistas, objetivando a melhoria da sorte daqueles que são desprivilegiados, com tanto que esses movimentos sejam absolutamente não-políticos e não-subversivos em todos os aspectos.
    Os movimentos para o progresso e justiça sociais, desde que estejam desassociados tanto do sectarismo político como religioso, devem ser apoiados por aqueles bahá’ís que se sentem impelidos a empreender tal trabalho. Conseqüentemente, não há razão pela qual não deva trabalhar pela melhoria de sua raça através de canais que de modo algum entrem em conflito com nossa atitude bahá’í.

Apreciações sobre a Fé Bahá´í

  • A Fé Bahá´í é um consolo para a humanidade.
- Gandhi
  • Calado, invadido pelo pensamento do Báb - o Arauto da Fé Bahá’í - revolvia comigo o confuso desejo de me aventurar nessa campanha espiritual... Por que não? Tinha a mocidade, tinha o entusiasmo... Via-me discípulo do Báb... E partia logo a pregar, a espalhar o verbo babista. Onde iria? A Portugal, certamente, levando de preferência a salvação às almas que me eram mais caras.
- Eça de Queiróz
  • Nós desperdiçamos nossas vidas tentando desvendar os mistérios do universo, mas havia um prisioneiro do governo turco, Bahá’u’lláh, em ‘Akká, Palestina, que possuía a chave.
- Leon Tolstoi
  • Há mais de cem anos Bahá'u'lláh proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. ... Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial...
- Ervin Laszlo
  • O Ensinamento Bahá´í é uma das forças espirituais hoje imprescindíveis para colocar em primeiro lugar o espírito nessa batalha contra as forças materiais... O Ensinamento Bahá´í é um dos maiores instrumentos para a vitória final do espírito e da humanidade.
- Eduardo Benes -antigo presidente da Tcheco-Eslováquia.
  • "Seus escritos são um grito pela paz, além de todos os limites de fronteira, acima de toda discursão sobre ritos e dogmas. É uma religião baseada no espírito do amor. Ensina que todos os ódios, intrigas, más palavras e patriotismo agressivo não pertencem à lei essencial de Deus. O coracão que bate com o amor divino não conhece nem tribo nem raca. É a mensagem do Cristo restituído, adaptada aos quase dois mil anos que separam um do outro. Ninguém poderia fracassar em ser melhor por causa deste Livro. E o recomendo. Se alguma vez o nome de Bahá'u'lláh ou o de 'Abdu'l-Bahá os chamar atencão, não os deixeis de lado. Investiguem. E deixem que suas palavras criativas se fundam em vossos coracões como se fundiram no meu. Busquem-as, e sereis mais felizes."
- Rainha Maria da Romênia - escreveu no "Daily Star" de Toronto, Canadá, em 4 de maio de 1926.
  • A Fé Bahá´í provoca o respeito e a boa-vontade de seus vizinhos."
- Sir Herbert Samuel - Alto comissário da Palestina sob o mandato Britânico, escreveu isso sobre a Fé em 1959
  • Bahá´u´lláh não pede a ninguém que aceite as Suas asserções cegamente. Ao contrário, dá grande importância à necessidade de rejeição da autoridade cega e exorta a todos que abram seus olhos e ouvidos e façam uso de seu próprio julgamento independente e intrepidamente, a fim de atingir a verdade. Aconselha a mais completa investigação, apresentando como as provas supremas de ser Profeta as Suas palavras e ações e o efeito na transformação da vida dos homens.
- Dr. J. E. Esslemont - Bahá´u´lláh and the New Era, J. E. Esslemont, p. 10 (título em português:Bahá´u´lláh e a Nova Era)
  • Se existiu algum profeta nos tempos recentes, é para Bahá´u´lláh que nos devemos voltar.
- Dr. T. K. Cheyne - Appreciations of the Bahá´í Faith, p. 18

Links externos


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Fé Bahá'í.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Fé Bahá'í.