Utilizador Discussão:Sturm: diferenças entre revisões

O conteúdo da página não é suportado noutras línguas.
Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Bemel (discussão | contribs)
Bemel (discussão | contribs)
Linha 302: Linha 302:


:não se coloca na frase o que a pessoa é, como mariana ximenez, atriz. não é esse o estilo. vide [[Cláudia Raia]]. [[Usuário:Bemel|Bemel]] 02:52, 21 Abril 2006 (UTC)
:não se coloca na frase o que a pessoa é, como mariana ximenez, atriz. não é esse o estilo. vide [[Cláudia Raia]]. [[Usuário:Bemel|Bemel]] 02:52, 21 Abril 2006 (UTC)

:sim, estava menos ainda, já coloquei algumas coisas. como nos outros. o que não dá é pra ficar totalmente fora do estilo como vários que foram colocados por aquele ip. [[Usuário:Bemel|Bemel]] 02:54, 21 Abril 2006 (UTC)

Revisão das 02h54min de 21 de abril de 2006

Frase da semana / Página principal

vide anotações a respeito em Usuário Discussão:Chico#Sugestão4

--Chico 18:29, 15 Jun 2005 (UTC)

Vi um rascunho da página principal, na página de testes; imagino que tenha sido por você (apesar de estar registrado como anônimo). Está ficando boa; só que imaginei em mudar a página junto com a frase da semana/ou frase do dia.

Só que a frase da semana não está programada para ser automática.

Imagino que, para simplificar poderíamos escolher cerca de 31 frases (uma cada dia do mês); e implementar os códigos para a frase do dia.

Só que não estou tendo muito tempo para analisar e implementar estes códigos.

--Chico 17:41, 17 Jun 2005 (UTC)

Categorias

A propósito de suas sugestões, envolvendo as categorias

vide Usuário Discussão:Chico#Fala Sr Francisco.

--Chico 19:19, 5 Julho 2005 (UTC)

A propósito de suas manifestações de 29.12.2005, a respeito das categorias:
  1. confesso que não entendi direito as relações de proporcionalidade;
  2. mas confio em seu trabalho!
No mais, boas colaborações, e feliz ano novo!!
--Chico 15:42, 29 Dezembro 2005 (UTC)

identificação

Sturm escreveu:

Todos esses últimos IPs são meus. Fiquei de olho e não há vandalismos por enquanto. Sturm 22:07, 9 Julho 2005 (UTC)

sei que não são vandalismos, até porque tenho acompanhado os conteúdos; mas pode ser importante sua identificação, até mesmo numa possível eleição para administrador, por exemplo.

--Chico 22:12, 9 Julho 2005 (UTC)

Página principal

Não entendi sua informação e seu pedido , quanto a predefinições da página principal.

Por gentileza, esclareça-me a respeito de suas intenções.

A propósito, a versão da página principal vigente, é a mesma que você rascunhou em 9.julho

--Chico 16:20, 12 Julho 2005 (UTC)

IRC

estou lá no IRC neste momento.--Chico 18:08, 16 Julho 2005 (UTC)

verificação de artigos

Prezado Sturm, semana passada e esta semana estou muito atarefado no serviço, diminuindo assim minhas contribuições ao projeto. Mas farei o possível. --Chico 21:13, 28 Julho 2005 (UTC)

administração

Sturm, tendo em vista que já passou o período-padrão de 7 (sete) dias para votação, e considerando que houve manifestações favoráveis ao seu pedido, por gentileza providencie o seguinte: poste uma mensagem em meta:Request_for_permissions e espere até que um Steward o dê poderes de administrador.

--Chico 17:32, 17 Agosto 2005 (UTC)


Boas vindas

hehe, obrigado pelas boas vindas ; ). Não podia só ver a Discussão:Página principal e pôr a predefinição que lá consta em Predefinição:Frase1 E-roxo 22:19, 19 Agosto 2005 (UTC)


Veja Usuário:E-roxo/Testes. Ficou bem! E-roxo 22:33, 19 Agosto 2005 (UTC)


Ah, e já desprotegiam aquela página... Não faz muito sentido estar protegida... Ainda por cima só havendo poucos admnistradores... e-roxo -discussão- 22:35, 19 Agosto 2005 (UTC)

Em que servidor está o canal da wikipedia? (já agora) e-roxo -discussão- 22:42, 19 Agosto 2005 (UTC)

  • Obrigado pela boas vindas, gostaria ajudar, mas não sou falante de português, sou galego, e não poderia traducir trava-línguas ao português, sairía um português agalegado que não sei se teria sentido.--Rocastelo 23:21, 19 Agosto 2005 (UTC)

Categorias

Olá! Começando pelo fim, Escritores da Itália, só mesmo no Brasil. Cá em Portugal é Escritores de Itália, de França, de Espanha e não da França ou da Espanha, como aí no Brasil. Aliás, da frança (ou espanha ou itália...), em portugal, é considerado apenas na fala oral e por pessoas não muito bem falantes. Quanto às categorias, penso que se podia, então, colocar tudo na categoria escritores, com uma predefinição como esta para facilitar, e categorizar cada um também na própria sub categoria. Sendo assim, ficavam todos em escritores e as sub categorias ficavam já criadas, pensando no futuro. Que acha? Talvez uma página semelhante a wikt:Wikcionário:Categorias fosse aconselhavel, para se saber como categorizar e se definir as regras. Peço desculpa por estar a burucratizar (ou a tentar) o wikiquote ; ) e-roxo -discussão- 11:17, 22 Agosto 2005 (UTC)

Ocupações por nacionalidade

Quero sua opinião a respeito: já que algumas ocupações estão sendo detalhados o nome no País (exemplo: Categoria:Escritores do Brasil, estender este procedimento a todas as outras, inclusive àquelas que tiverem apenas uma pessoa citada; por exemplo (não se é o caso, mas se tiver, Escritores do Curdistão e assim sucessivamente;

É tendência da wikiquote apenas crescer; talvez seja cedo, mas podemos imaginar que poderemos ver nos próximos anos 1.000.000 de artigos (alguém já comentou isso em outro projeto).

Este procedimento já está em vigor na wikipédia em português. E isto serviria para padronizar as atualizações entre os dois projetos.

Para preservar aquela intenção, que foi formatada ainda no projeto da wikiquote em inglês, de colocar em destaque a nacionalidade, poder-se-ia tomar as seguintes providências:

- no artigo, por exemplo, Fernando Sabino, incluir apenas a categoria:Escritores do Brasil; (ou seja, não incluir no artigo propriamente, a Categoria:Brasileiros;
- na Categoria:Escritores do Brasil é que colocaríamos a Categoria:Brasileiros
- Deste modo, ao clicar ou selecionar a Categoria:Brasileiros viria uma lista tipo: Escritores do Brasil, Poetas do Brasil, Políticos do Brasil, etc.

--Chico 13:12, 20 Setembro 2005 (UTC)

Provérbios curdos

A propósito da eliminação do artigo Provérbios curdos:

- considero que a justificativa de ter apenas uma citação não é suficiente para a eliminação; acredito que 90% dos artigos incluídos, tenham apenas uma citação, acreditando que serão acrescentados outros, no futuro...;
- pelo menos o yahoo demonstra uma cópia da citação em outro local (outras fontes):

http://www.braile.com.br/publicacoes/newsletter/informe11.pdf br.wrs.yahoo.com/;_ylt=AhRifOoKeT3o36oEwPXu0_jz6Qt.;_ylu=X3oDMTBjcWlmbGY5BGwDV1MxBHNlYwNzcg--/SIG=149sttlmn/EXP=1127306125/**http%3A%2F%2Fwww.braile.com.br%2Fpublicacoes%2Fnewsletter%2Finforme11.pdf%23search%3D%27perolas%2520mergulha%2520mar%27

--Chico 12:51, 20 Setembro 2005 (UTC)


Não precisa pedir desculpas; até porque não fui eu que inclui o artigo; foi apenas ponderações lendo o contexto.

No caso das categorias, acredito que possamos nos aproximar um pouco mais do padrão da wikipédia.

--Chico 18:31, 20 Setembro 2005 (UTC)

Opa! Eu estou colocando as quotes dos debates do forum de internet de SP. Me baseei na regra do My Neighbour Quote, que permite esse tipo de citação...

Comentários

Formatação de Orgulho

http://pt.wikiquote.org/w/index.php?title=Orgulho&curid=1654&diff=13198&oldid=13192

  • O nome dos autores em ordem direta (nome, seguido de sobrenome) considero viável.
  • Mas o negrito nas expressões autor e fonte dão uma aparência de destaque muito proeminente; o desejável é que as citações estivessem melhor destacadas.

Comentários em citação do dia

  • Considero viável; a propósito, a parte comentário foi até uma pequena modificação que introduzi no código, originalmente escrito pelo E-Roxo;
  • Mas os comentários tipo hoje faz 50 anos... poderia ser "2005: 50 anos de ....", pelo seguinte: se em 2006 (ano que vem) não mudar-se a frase, a quantidade de anos ficará incorreta;

o código desenvolvido pelo E-Roxo não varia de ano, para ano. --Chico 17:58, 26 Setembro 2005 (UTC)

Copyright x GNU

Continuo preocupado com implicações relacionadas ao direito autoral; volto a apresentar minha dúvida, depois da edição de Suetônio.

Mesmo considerando que a legislação brasileira (link que você me indicou) autorizar citação de pequenos trechos, pode ser que outros países não autorizem.

No caso de imagens, é usual terem algumas na en:w marcadas como {{ faruse }}; se alguma imagem dessas é lançada no commons são deletadas rapidamente (já são marcadas automaticamente para eliminação). Uma explicação: o faruse só autoriza o uso nos EUA; mas o projeto commons não está limitado aos EUA.

Veja, por gentileza, a seguinte discussão na es:w:

--Chico 18:23, 7 Outubro 2005 (UTC)

Tabelas

Sturm, tendo em vista que você relatou precisar de códigos para produzir tabelas, vide o seguinte item: Ajuda:Como_editar_a_Wikiquote#Tabelas.

Aproveito para elogiar sua dedicação ao projeto de criar um artigo especial para a semana.

Mas a parte do código que segue: "Conhece alguma citação mais apropriada para o dia de hoje? Alguma baseada em efemérides, ou referenciando algum dia internacional, por exemplo? ; Faça sua sugestão aqui"

Poderia ficar simplesmente assim: "Faça sua sugestão aqui"; e o texto completo (detalhamento de qual tipo de sugestões que podem ser encaminhadas), poderia ficar na página de sugestões.

Este procedimento é para deixar a página principal mais limpa, já que o pedido de sugestões não precisa ocupar três linhas (na página principal).

--Chico 17:41, 20 Outubro 2005 (UTC)

Prêmio Nóbel

Sturm, para destacar os ganhadores do Prêmio Nobel, genericamente, como você sugeriu, poderia ser utilizado uma predefinição semelhante à abaixo com a seguinte sintaxe, que cumpre as seguintes finalidades, concomitantemente:

  1. Inclui automaticamente o artigo na Categoria: Ganhadores do Prêmio Nóbel;
  2. Inclui uma figura chamando a atenção (destacando o fato)

Assim sendo, não seria necessário incluir a Categoria (que seria incluída automaticamente) quando introduzida a predefinição: {{Prêmio Nóbel}}

A predefinição teria um código semelhante a este: <br clear=all> <div align="center"> {| id="toc" style="margin: 0 2em 0 2em;" ! align="center" style="background:#ccccff" width="100%" | '''[[w:Prémio Nobel|Ganhou um dos Prémios Nobel]] [[Imagem:NobelPrizeMedal.jpg|50px|Nobel]] |- |} </div> [[Categoria:Ganhadores do Prêmio Nobel]]

Este código tem alguns parâmetros utilizados em w:Predefinição:PremioNobel

OBS: existe uma variável de grafia da palavra Prêmio (br) e Prémio (pt)

--Chico 17:02, 25 Outubro 2005 (UTC)

Antiguidade clássica

Sturm, tendo em vista a seguinte modificação em Juvenal, venho propor a seguinte discussão: Roma está na Itália; então quem nasceu em Roma é Italiano.

Todavia, imagino que você queira destacar que o autor percente àquele grupo da "Roma Antiga" ou ainda pertence à "Antiguidade Clássica". Então considero que se for esta intenção, deveríamos criar então as categorias "Roma Antiga" ou ainda "Antiguidade clássica", nos moldes da wikipédia.

--Chico 12:22, 29 Outubro 2005 (UTC)

A propósito de algumas de adaptações no texto da Xica da Silva, para tornar o texto imparcial, tenho alguns comentários:

- Não entendi porque foram retirados os colchetes de pessoas citadas no texto; :- O programa não apresentado somente na Manchete. Atualmente é transmitida também no SBT. --~~~~

Novo visual

Parabéns pelo novo visual da página principal e implementações de novas templates, para temas comuns.

Sua colaboração servirá para elevar o nível de estruturação do wikiquote!

--Chico 17:11, 12 Dezembro 2005 (UTC)

A propósito desse dia especial... http://cartoes.terra.com.br/cartoes/cartoes.pl?cartao=800http://www.terra.com.br/cartoes/comemoracoes/aniversario01.swf
--Chico 18:33, 12 Dezembro 2005 (UTC)

Augusto Pinochet

No artigo de Augusto Pinochet foram retirados alguns colchetes, a exemplo do ocorrido em Xica da Silva (manifestação acima).

Observei que, em casos semelhantes, a própria citação serviu como começo de um novo artigo, da pessoa que citou.

Exemplo recente é o artigo de Maria Sharapova, que tinha uma citação feita por Rafael Nadal. A citação de Rafael Nadal a respeito de Sharapova serviu de início a novo artigo para Rafael Nadal.

Este procedimento já detectei em vários outros artigos iniciados, geralmente, com uma só citação (pelo menos no início). O mesmo procedimento poderia ser adotado para James Whelan, quando se referiu à Augusto Pinochet.

--Chico 17:18, 20 Dezembro 2005 (UTC)

Citação do dia

alteração no campo citação do dia não foi erro. A intenção é dar mais destaque à citação do dia do que comentários relacinados à mesma. Não tem necessidade gastar 4 (quatro) linhas, num comentário que gasta apenas 2 (duas) linhas.

--Chico 16:14, 21 Dezembro 2005 (UTC)

Deleção

Gostaria de saber o por que do artigo Rafael Batista Pereira ter sido deletado. Por favor, fico agradecido com o esclarecimento. Obrigado.

--- Bsides 19:31, 12 Janeiro 2006 (UTC)

Sturm, muito obrigado pelo esclarecimento.

--- Bsides 03:01, 15 Janeiro 2006 (UTC)

Dúvida

Queria saber como colocar à fonte. Em outras palavras, aonde? Sou novato! Então, já viu! Muito Obrigado.

Dúvida 2

Mas nesse caso, eu já coloquei centenas de citações. Você viu, quantas contribuições em dei. Todavia, queria essas citações, só ven de uma fonte. E eu tenho, que colocar, em todas às citações? Me dê uma sugestão. Abraços!!!

Sturm, por favor!

Por gentileza, nobre Sturm. Aguardo respostas, sobre minha dúvida no último tópico: "Dúvida 2". Poderia esclarecer-me? Obrigado.

Agradecimentos

Muito obrigado pelas dicas. De agora em diante, colocarei às fontes. Se você quer me ajudar, porquê são muitas citações que coloquei e agradeceria muito. As outras citações, eu retirei do mesmo site: Coletânea de Pensamentos. Faço este trabalho, porquê adorei à idéia que foi colocada em prática. E quero, ajudar com o máximo que eu puder! Muito obrigado Strum, pelas dicas (foram muito bem-vindas!)- E colocarei, mais citações em breve. Abraços!

Predefinições temáticas

Ao me deparar com o artigo de João Baptista de Oliveira Figueiredo constatei que a predefinição temática, entre elas, a dos presidentes do Brasil seria melhor, se próxima à da wikipédia w:Predefinição:Presidentes do Brasil.

Não precisaria ficar igual, mas no essencial, colocar o título Presidentes do Brasil em fonte maior. Talvez também a bandeira e a moldura...

--Chico 16:58, 3 Fevereiro 2006 (UTC)

Administração

Lol... não sei ao certo, não li muito sobre as políticas daqui, mas se você acha que está bom assim... pode ser. Só não vou poder administrar nos dias a seguir pois entrarei em viagem. -- Schultz 20:32, 3 Fevereiro 2006 (UTC)

Quanto as fontes, a única coisa que tenho a citar é são urls, serve? -- Schultz 20:33, 3 Fevereiro 2006 (UTC)

Roberto Shinyashiki

Amigo, não entendi o motivo da eliminação do artigo de Roberto Shinyashiki, mesmo depois de uma votação há cerca de 6 meses, terminada empatada.

O Roberto é um escritor brasileiro, cuja relação de livros podem ser consultada em http://www.submarino.com.br/local/books/escritores/books_escritores_list.asp?Query=ProductPage&ProdTypeId=1&Top3rdRowKey=2094&PROMOID=11405&ST=SL2094

Parece-me que você também incentivou a eliminação na w:

É questão pessoal?

--Chico 17:59, 6 Fevereiro 2006 (UTC)

Não consegui localizar na wikipédia (nos relatórios de votações encerradas) nenhuma votação a respeito.
A única referência que tive, foi uma conversa do Glum com você em sua sua página de discusão, na w:pt
--Chico 18:15, 7 Fevereiro 2006 (UTC)

Re

Obrigada. Bemel 18:02, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Re: livros

Eu tenho várias citações dos livros que abri o tópico, é que não coloquei todas ainda. sempre quando leio um livro eu anoto o que gosto e sempre são várias citações. as que são poucas eu não abri. obrigada. Bemel 19:28, 10 Fevereiro 2006 (UTC)

Tema da Semana

Amigo, desde janeiro você não adiciou mais nenhum "tema da semana". Está de férias?

--Chico 16:45, 15 Fevereiro 2006 (UTC)

Re

vários não eram explicação e sim o que a pessoa é. há um estilo para falar o que a pessoa é e não são nas frases. Bemel 02:48, 21 Abril 2006 (UTC)

não se coloca na frase o que a pessoa é, como mariana ximenez, atriz. não é esse o estilo. vide Cláudia Raia. Bemel 02:52, 21 Abril 2006 (UTC)
sim, estava menos ainda, já coloquei algumas coisas. como nos outros. o que não dá é pra ficar totalmente fora do estilo como vários que foram colocados por aquele ip. Bemel 02:54, 21 Abril 2006 (UTC)