Museu da Língua Portuguesa: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
da wikipédia. falta categorizar
 
m categoria
Linha 1: Linha 1:
[[Imagem:Estação da Luz.jpg|right|thumb|300px|'''Estação da Luz''', edifício onde está situado o '''Museu da Língua Portuguesa'''.]]
[[Imagem:Estação da Luz.jpg|right|thumb|300px|'''Estação da Luz''', edifício onde está situado o '''Museu da Língua Portuguesa'''.]]
O '''[[w:Museu da Língua Portuguesa|Museu da Língua Portuguesa]]''' ou '''Estação Luz da Nossa Língua''' é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz. É uma idéia inédita no mundo, sendo o primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).
O '''[[w:Museu da Língua Portuguesa|Museu da Língua Portuguesa]]''' ou '''Estação Luz da Nossa Língua''' ''é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de [[São Paulo (cidade)|São Paulo]] no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz. É uma idéia inédita no mundo, sendo o primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros). ''


----
----
Linha 15: Linha 15:


*"Isso mostra mais uma vez o importante papel do Brasil no quadro do desenvolvimento da língua portuguesa. É uma iniciativa extraordinária para o reforço da solidariedade entre os povos que falam português" — Antônio Isaac Monteiro, o Ministro das Relações Exteriores de Guiné-Bissau.
*"Isso mostra mais uma vez o importante papel do Brasil no quadro do desenvolvimento da língua portuguesa. É uma iniciativa extraordinária para o reforço da solidariedade entre os povos que falam português" — Antônio Isaac Monteiro, o Ministro das Relações Exteriores de Guiné-Bissau.



{{wikipédia}}
{{wikipédia}}

[[categoria:variadas]]

Revisão das 20h19min de 27 de março de 2006

Estação da Luz, edifício onde está situado o Museu da Língua Portuguesa.

O Museu da Língua Portuguesa ou Estação Luz da Nossa Língua é um museu interativo sobre a língua portuguesa localizado na cidade de São Paulo no histórico edifício Estação da Luz, no Bairro da Luz. É uma idéia inédita no mundo, sendo o primeiro museu totalmente dedicado a um idioma, concebido pela Secretaria da Cultura paulista em conjunto com a Fundação Roberto Marinho, tendo um orçamento de cerca de 37 milhões de reais (14,5 milhões de euros).


  • "A língua fala por si. A importância de tratar da língua seja através dos museus, dos programas, dos acordos ortográficos, seja através dos processos de liberalização das falas novas, a língua é importante. A língua é nossa mãe. O museu cuida de todos os aspectos da língua escrita, falada, da língua dinâmica, a língua da interação, a língua do afeto, a língua do gesto, e de tudo isso este museu vai cuidar" — Gilberto Gil, Ministro da Cultura.
  • "O Museu da Língua Portuguesa é importante para o Brasil e para os países da comunidade lusófona. O museu é educativo e as pessoas podem estudar toda a formação da língua portuguesa, em todos os tempos. O Eça de Queirós diz que os brasileiros falam português com açúcar. O português vai ser a disciplina mais gostosa da nossa escola. Como dizia o Caetano Veloso, 'minha pátria é minha língua', então isso vai estimular o estudo da língua portuguesa, vai ser muito importante para os estudantes, para a formação de professores e a preservação da nossa língua" — Geraldo Alckmin, Governador de São Paulo.
  • "É fundamental as pessoas se comunicarem. É preciso ter conhecimento da língua para se aprofundar em vários temas. E nesse espaço encontramos uma forma de dirigir as pessoas ao estudo, ao interesse pela língua e também de ter uma intersecção do mundo acadêmico para o dia-a-dia" — José Roberto Marinho, Presidente da Fundação Roberto Marinho.
  • "Este é um projeto inédito. Não existe no mundo um museu dedicado à língua" [...] "Durante muitas décadas, os imigrantes estrangeiros que chegavam a São Paulo desembarcavam nesta estação, um local, portanto, onde as outras línguas se encontravam com o nosso português" — Silvia Finguerut, Gerente de Patrimônio e Meio Ambiente da Fundação Roberto Marinho.
  • "Este museu é fundamental porque mostramos nossa identidade cultural, a expressão lingüística. É importante também chegar a acordos ortográficos, temos que tomar vantagem de sermos muitos milhões de pessoas com a mesma língua. O português é a quinta ou sexta língua do mundo, e temos que valorizá-la" — Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente brasileiro.
  • "Isso mostra mais uma vez o importante papel do Brasil no quadro do desenvolvimento da língua portuguesa. É uma iniciativa extraordinária para o reforço da solidariedade entre os povos que falam português" — Antônio Isaac Monteiro, o Ministro das Relações Exteriores de Guiné-Bissau.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Museu da Língua Portuguesa.