Wikiquote:Portal comunitário: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
m reversão
Linha 1: Linha 1:
''(Agradeceria se alguém puder melhorar a aparência desta página)
__NOTOC__
== Wikiquote ==
* [[Wikiquote:Sobre|Sobre a Wikiquote]]
* [[Wikiquote:O_que_Wikiquote_não_é|O que Wikiquote não é]]
* [[Wikiquote:Bem-Vindo|Página de boas-vindas]]
* [[Wikiquote:FAQ|Perguntas freqüentes]]


== Comunidade ==
*[[Wikiquote:Frase do dia|Frase do dia]]
*[[Wikiquote:Esplanada|Esplanada]]


== Etiqueta ==
Segunda Guerra
* [[Wikiquote:Versões da língua portuguesa|Versões da língua portuguesa]]
Mundial




== Edição de páginas ==
* [[Wikiquote:Normas de conduta|Política]]
* [[Wikiquote:Direitos de autor|Direitos de autor]]
* [[Wikiquote:Coisas a não fazer|Coisas a não fazer]]
* [[Wikiquote:Princípio da imparcialidade|Princípio da imparcialidade]]
* [[Wikiquote:Modelos|'''Modelos de Páginas''']]
* [[:Categoria:Predefinições|Predefinições]]


=== Em Pauta ===
A 2° Guerra Mundial começou por causa do revanchismo alemão. No acabar da 1° Guerra quando a Alemanha e outros países sairam derrotados, a Alemanha foi o país que mais sofreu, foi imposto a ela pelos países vencedores o Tratado de Versalles que impossibilitava a Alemanha de ter um exército de mais de 100 mil homens, teve que indenizar os países vencedores em 33 bilhões de dólares, teve que ceder terras a França e etc, graças a esse tratado que os alemães se rebelaram.
* [[Wikiquote:Bem-Vindo#Traduzindo|Tradução, a partir de outras versões da Wikiquote]]
A Alemanha vivia uma crise econômica e social jamais vista até então, graças ao tratado de Versalles que já falamos, o Fouer (Presidente) não conseguia melhorar de nenhuma forma o País, até aparecer o famoso e tenebroso, Adolf Hitler, o grande salvador da pátria alemã, e realmente foi. Hitler conseguiu desenvolver a Alemanha de forma estrondosa através da indústria bélica. Hitler era um líder carismático que conseguia convencer o povo alemão a fazer coisas horríveis, apesar de ser um líder carismático, visto como um salvador ele era bastante totalitário, sua principal característica. Mas Totalitário? Isso mesmo totalitário, um grande ditador que apesar de conseguir tirar a Alemanha da sua crise, tinha suas propostas e imposições, Hitler tinha um discurso que era mais ou menos assim “Eu Hitler salvo o povo alemão da sua crise econômica e social mas vocês terão que aceitar minha forma de governo”.
* [[Wikiquote:Bem-Vindo#Editando|Editar as páginas de Wikiquote]]
* [[Wikiquote:Páginas com problemas|Páginas com problemas]]


***********
AS PRICIPAIS CAUSAS DA 2° GUERRA


********
JAPÃO: O Japão invadiu a região da Manchúria em setembro de 1931, essa invasão desencadeou uma guerra contra a China que começou em 1935.
[[Categoria:Wikiquote|Portal comunitário]]


ITÁLIA: A Itália invadiu a Etiópia em 1936. A sociedade da Nações embargou a Itália e foi aí que Hitler se aproximou de Munsolini. No ano de 1939 a Itália anexou a Albânia.


[[bg:Уикицитат:Портал]]
ALEMANHA: A Alemanha assinou o chanceler e tomou o governo austríaco, mais tarde através de um plebiscito o povo industriais confirmou o apoio ao governo alemão. Então, em março de 1939. a Alemanha invadiu a Tchecoslováquia. Com a integração da república Tcheca, a capacidade bélica da Alemanha cresceu de forma significativa.
[[de:Wikiquote:Portal]]

[[en:Wikiquote:Community Portal]]
FASES DA GUERRA
[[fr:Wikiquote:Accueil]]

[[it:Wikiquote:Portale Comunità]]
Como na 1° Guerra, foram formadas Alianças. São elas Potências do Eixo com Alemanha, Itália e Japão e a Potências Aliadas com Inglaterra, França, URSS e EUA.
[[ja:Wikiquote:コミュニティ・ポータル]]

[[nl:Wikiquote:Gebruikersportaal]]
1° Fase: 1935-1942, as Potências do Eixo se expandindo. De 1941 a abril de 1942 a Alemanha invadiu a Dinamarca, França, Holanda, Bélgica, Iugoslávia, Grécia, e URSS. O Italianos avançaram até o Egito e os alemães desembarcaram na África. Em dezembro de 1944, a aviação japonesa fez um ataque surpresa à base norte-americana de Pearl Harbor, no Havaí, só aí que os EUA acordaram para a guerra.
[[pl:Wikicytaty:Portal wikipedystów]]

[[sv:Wikiquote:Kollektivportal]]
2° Fase: 1943, as forças do Eixo foram contidas na Europa, Ásia e África. Foi então que os ataques americanos começaram. Em 1943 os russos partiram para o contra-ataque através da Batalha de Estalingrado.

3° Fase: 1943-1945, a fase final da guerra , nessa fase as forças do eixo foram derrotadas perdendo o Mediterrâneo. No dia 6 de junho de 1944, o dia D,os aliados desembarcaram na normandia. Alemanha foi cercada por todos os lados pelos aliados. Vendo que a situação para a Alemanha não era nada favorável Adolf Hitler no dia 30 de abril de 1945 se suicidou. No dia 7 de Maio, o alto comando alemão assinou sua rendição.

A guerra já estava no seu contexto final, mas os EUA quis mostra o seu poder bélico para o mundo, lançando duas bombas atômicas no Japão nas cidades de Hiroshima e Nagasaki.

CONSEQÜENCIAS DA GUERRA

Redefinição da Ordem Mundial em favor das superpotênicias: EUA que confirmam a sua hegemonia no bloco capitalista. A URSS crescendo ainda mais com o socialismo pelo mundo, isso mais a frente desencadeando a guerra fria. Um declínio da influência política, econômica e mesmo cultural da Europa. Os avanços das técnicas militares de destruição. Aos instrumentos tradicionais de guerra foram somados novos tanques, foguetes , aviões, submarinos e finalmente a bomba atômica.

A fundação da ONU em 1945 que tem por objetivo: servir de mediador nos conflitos entre países para evitar desfechos mais graves como a 2° guerra, manter a paz mundial, desenvolver a solidariedade entre as nações; estimular o pregresso mundial, e promover o respeito pela dignidade da pessoa humana. (Mas essa organização não serviu para nada e todos podemos ver isso nitidamente, isso em relação aos países de maior expressão internacional, recentemente na invasão dos EUA ao Iraque por causa do petróleo, mas americanos alegam que a invasão foi porque o Iraque fabricavam armas químicas).


























Este texto foi elaborado por
Wallace da Silva Cardoso
18 de Outubro de 2005.

Revisão das 18h36min de 15 de março de 2006