Betinho: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pinheiro (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
----
----


*"Muitas reformas se fizeram para dividir a terra, para torná-la de muitos e, quem sabe, até todas as pessoas. Mas isso não aconteceu em todos os lugares. A democracia esbarrou na cerca e se feriu nos seus arames farpados."

*"A alma da fome é política!"

*"Democracia serve para todos ou não serve para nada."


*"Quem fica na memória de alguém não morre."
*"Quem fica na memória de alguém não morre."
Linha 26: Linha 31:


*"Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se."
*"Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se."

*"É preciso olhar a propriedade da terra com o olhar da democracia, com o olhar da vida, e não com o olhar da cobiça, da cerca, da violência..."

*"A terra e a democracia aqui não se encontram. Negam-se, renegam-se. Por isso, para se chegar à democracia é fundamental abrir a terra, romper essas cercas que excluem e matam, universalizar esse bem, acabar com o absurdo, restabelecer os caminhos fechados, as trilhas cercadas, os rios e lagos apropriados por quem, julgando-se dono do mundo, na verdade o rouba de todos os demais."


*"A Globo informa o que quer e como quer, desde que isso não vá contra o pensamento oficial. Se existe um poder soberano neste país, ele é a Rede Globo de Televisão. E o mais importante é que ela exerce esse poder graças ao Governo Federal, e sem ter sido eleita por pessoa alguma. Só em uma ditadura poderia existir semelhante poder sem controle social."
*"A Globo informa o que quer e como quer, desde que isso não vá contra o pensamento oficial. Se existe um poder soberano neste país, ele é a Rede Globo de Televisão. E o mais importante é que ela exerce esse poder graças ao Governo Federal, e sem ter sido eleita por pessoa alguma. Só em uma ditadura poderia existir semelhante poder sem controle social."

Revisão das 16h02min de 18 de fevereiro de 2006

Herbert José de Souza, conhecido como Betinho, (3 de novembro de 1935 - 9 de agosto de 1997), sociólogo e ativista dos direitos humanos brasileiro; concebeu e dedicou-se ao projeto Ação da Cidadania contra a Miséria e Pela Vida.


  • "Muitas reformas se fizeram para dividir a terra, para torná-la de muitos e, quem sabe, até todas as pessoas. Mas isso não aconteceu em todos os lugares. A democracia esbarrou na cerca e se feriu nos seus arames farpados."
  • "A alma da fome é política!"
  • "Democracia serve para todos ou não serve para nada."
  • "Quem fica na memória de alguém não morre."
  • "Há mudança no Brasil. Ela não corre, mas anda. Não corre, mas ocorre."
  • "Temos sociólogos bons e medíocres. Os primeiros acabam como professores, os outros como presidentes da república"
- Clara alusão a Fernando Henrique Cardoso
  • "A tecnologia moderna é capaz de realizar a produção sem emprego. O diabo é que a economia moderna não consegue inventar o consumo sem salário."
  • "A fome e a miséria terão que estar em todos os debates, palanques e comícios."
  • "É um absurdo um país com tanta terra ociosa assistir sua população vegetar na periferia das grandes cidades."
  • "O Brasil tem fome de ética e passa fome em conseqüência da falta de ética na política."
  • "O jovem não é o amanhã, ele é o agora."
  • "Por conter as provas de um jogo injusto é que o orçamento é tão complicado, técnico, oculto, disfarçado, arredio."
  • "Só a participação cidadã é capaz de mudar o país."
  • "Solidariedade, amigos, não se agradece, comemora-se."
  • "É preciso olhar a propriedade da terra com o olhar da democracia, com o olhar da vida, e não com o olhar da cobiça, da cerca, da violência..."
  • "A terra e a democracia aqui não se encontram. Negam-se, renegam-se. Por isso, para se chegar à democracia é fundamental abrir a terra, romper essas cercas que excluem e matam, universalizar esse bem, acabar com o absurdo, restabelecer os caminhos fechados, as trilhas cercadas, os rios e lagos apropriados por quem, julgando-se dono do mundo, na verdade o rouba de todos os demais."
  • "A Globo informa o que quer e como quer, desde que isso não vá contra o pensamento oficial. Se existe um poder soberano neste país, ele é a Rede Globo de Televisão. E o mais importante é que ela exerce esse poder graças ao Governo Federal, e sem ter sido eleita por pessoa alguma. Só em uma ditadura poderia existir semelhante poder sem controle social."
- Fonte: "Revoluções de minha geração" (Moderna, 1996, p.65)
  • "Não cabe às ONGs brasileiras acabar com ou pretender substituir o Estado, mas colaborar para a sua democratização. Não cabe às ONGs produzir para o conjunto da sociedade os bens e serviços que o mercado não é capaz de produzir, mas propor uma nova forma de produzir e distribuir que supere os limites da lógica do capital."
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Betinho.