Evento de Tunguska: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
 
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Tunguska.png|right|thumb|250px|Árvores caídas após a explosão. Foto tirada durante a expedição de Kulik, em [[1927]].]]
[[Image:Tunguska.png|right|thumb|250px|Árvores caídas após a explosão. Foto tirada durante a expedição de Kulik, em 1927.]]
'''Tunguska''' é uma região da [[Sibéria]] Central onde, às 7h15 da manhã de [[30 de junho]] de [[1908]], houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de [[meteoro|meteorito]] ou [[Bomba atômica|explosão nuclear]], causando uma onda de impacto que devastou toda a região do [[lago Baikal]], afetando em menor grau todo o norte da [[Europa]]. Este evento recebeu o nome desta região, '''evento de Tunguska'''.
'''Tunguska''' é uma região da [[w:Sibéria|Sibéria Central]] onde, às 7h15 da manhã de 30 de junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de [[W:meteoro|meteorito]] ou [[w:Bomba atômica|explosão nuclear]], causando uma onda de impacto que devastou toda a região do [[W:lago Baikal|lago Baikal]], afetando em menor grau todo o norte da Europa. Este evento recebeu o nome desta região, '''evento de Tunguska'''.
-----
-----


Somente depois de dez anos da [[Revolução russa]] aconteceu uma expedição rumo ao local do evento.
Somente depois de dez anos da [[W:Revolução russa|Revolução russa]] aconteceu uma expedição rumo ao local do evento.


Segundo literatura os relatos de testemunhas tiveram o seguinte teor:
Segundo literatura os relatos de testemunhas tiveram o seguinte teor:
Linha 9: Linha 9:
*''"...(sic) Logo pela manhã, houve uma explosão de todas as nossas tendas que foram jogadas para cima juntamente com todos os ocupantes. Ao caírem no chão, a família inteira de Ivan e Akulina sofreu pequenos ferimentos. Estavam desmaiados. Ao acordar ouviram um ruído e observaram que a toda a floresta à sua volta estava incendiando..."''
*''"...(sic) Logo pela manhã, houve uma explosão de todas as nossas tendas que foram jogadas para cima juntamente com todos os ocupantes. Ao caírem no chão, a família inteira de Ivan e Akulina sofreu pequenos ferimentos. Estavam desmaiados. Ao acordar ouviram um ruído e observaram que a toda a floresta à sua volta estava incendiando..."''


*''"...Pela manhã eu estava na entrada da estação comercial de Vanovara e olhava para o [[Norte]]. Neste momento, o céu se dividiu em duas partes na direção da floresta. De repente houve [[fogo]] por toda a parte, minha roupa parecia pegando fogo. Em seguida vi uma explosão no céu e logo depois um [[trovão]] muito forte. Fui jogado longe e caí no chão. Desmaiei, mas logo em seguida acordei. Fui levado para dentro de casa pela minha mulher. Enquanto isto, havia um forte barulho parecido com o de pedras caindo do céu. Juntamente com este barulho, o [[céu]] se abriu e veio um vento muito quente, parecido com o vento de um canhão vindo do norte."''.
*''"...Pela manhã eu estava na entrada da estação comercial de Vanovara e olhava para o Norte. Neste momento, o céu se dividiu em duas partes na direção da floresta. De repente houve fogo por toda a parte, minha roupa parecia pegando fogo. Em seguida vi uma explosão no céu e logo depois um [[trovão]] muito forte. Fui jogado longe e caí no chão. Desmaiei, mas logo em seguida acordei. Fui levado para dentro de casa pela minha mulher. Enquanto isto, havia um forte barulho parecido com o de pedras caindo do céu. Juntamente com este barulho, o céu se abriu e veio um vento muito quente, parecido com o vento de um canhão vindo do norte."''.


*''"...Ao começar a tomar [[café]] ao lado do [[arado]], escutei muitos [[tiro]]s. Meu [[cavalo]] caiu e do norte vi um fogo subindo da floresta. Em seguida a floresta vergou. Pensei que era um [[furacão]], pois precisei me segurar com as duas mãos ao meu arado para não ser levado.''
*''"...Ao começar a tomar café ao lado do arado, escutei muitos tiros. Meu cavalo caiu e do norte vi um fogo subindo da floresta. Em seguida a floresta vergou. Pensei que era um furacão, pois precisei me segurar com as duas mãos ao meu arado para não ser levado.''


''Por mim passavam torrões de terra levados pelo vento como se fossem pó. Em seguida caiu muita água, não era chuva, era uma parede de água que caiu sobre Angara..."''
''Por mim passavam torrões de terra levados pelo vento como se fossem pó. Em seguida caiu muita água, não era chuva, era uma parede de água que caiu sobre Angara..."''


*''"...Eu estava no [[rio Kan]]. De repente ouvi um barulho parecido com batida de asas de pássaros. Subindo o rio veio uma enchente... Em seguida ouvi uma explosão que jogou um trabalhador que estava perto na água...."''.
*''"...Eu estava no rio Kan. De repente ouvi um barulho parecido com batida de asas de pássaros. Subindo o rio veio uma enchente... Em seguida ouvi uma explosão que jogou um trabalhador que estava perto na água...."''.


*''"...Vi uma espécie de bola de fogo com uma cauda atravessando o céu. Ouvi um tiro muito forte. O fogo tinha a cor de fogo quando se vê ao dia.''
*''"...Vi uma espécie de bola de fogo com uma cauda atravessando o céu. Ouvi um tiro muito forte. O fogo tinha a cor de fogo quando se vê ao dia.''


''A bola era muito maior que o Sol, mas não tão brilhante. Depois do fogo, na cauda, havia [[poeira]], ou algo parecido. Atrás também haviam faixas azuis. Depois disto ouvi explosões e o chão tremeu. Um pouco depois as vidraças se quebraram..."''.
''A bola era muito maior que o Sol, mas não tão brilhante. Depois do fogo, na cauda, havia poeira, ou algo parecido. Atrás também haviam faixas azuis. Depois disto ouvi explosões e o chão tremeu. Um pouco depois as vidraças se quebraram..."''.


[[Categoria:Temas]]
[[Categoria:Temas]]

Revisão das 13h57min de 14 de dezembro de 2005

Ficheiro:Tunguska.png
Árvores caídas após a explosão. Foto tirada durante a expedição de Kulik, em 1927.

Tunguska é uma região da Sibéria Central onde, às 7h15 da manhã de 30 de junho de 1908, houve uma gigantesca explosão após uma bola de fogo ser vista atravessando o céu. Não foram encontrados vestígios de meteorito ou explosão nuclear, causando uma onda de impacto que devastou toda a região do lago Baikal, afetando em menor grau todo o norte da Europa. Este evento recebeu o nome desta região, evento de Tunguska.


Somente depois de dez anos da Revolução russa aconteceu uma expedição rumo ao local do evento.

Segundo literatura os relatos de testemunhas tiveram o seguinte teor:

  • "...(sic) Logo pela manhã, houve uma explosão de todas as nossas tendas que foram jogadas para cima juntamente com todos os ocupantes. Ao caírem no chão, a família inteira de Ivan e Akulina sofreu pequenos ferimentos. Estavam desmaiados. Ao acordar ouviram um ruído e observaram que a toda a floresta à sua volta estava incendiando..."
  • "...Pela manhã eu estava na entrada da estação comercial de Vanovara e olhava para o Norte. Neste momento, o céu se dividiu em duas partes na direção da floresta. De repente houve fogo por toda a parte, minha roupa parecia pegando fogo. Em seguida vi uma explosão no céu e logo depois um trovão muito forte. Fui jogado longe e caí no chão. Desmaiei, mas logo em seguida acordei. Fui levado para dentro de casa pela minha mulher. Enquanto isto, havia um forte barulho parecido com o de pedras caindo do céu. Juntamente com este barulho, o céu se abriu e veio um vento muito quente, parecido com o vento de um canhão vindo do norte.".
  • "...Ao começar a tomar café ao lado do arado, escutei muitos tiros. Meu cavalo caiu e do norte vi um fogo subindo da floresta. Em seguida a floresta vergou. Pensei que era um furacão, pois precisei me segurar com as duas mãos ao meu arado para não ser levado.

Por mim passavam torrões de terra levados pelo vento como se fossem pó. Em seguida caiu muita água, não era chuva, era uma parede de água que caiu sobre Angara..."

  • "...Eu estava no rio Kan. De repente ouvi um barulho parecido com batida de asas de pássaros. Subindo o rio veio uma enchente... Em seguida ouvi uma explosão que jogou um trabalhador que estava perto na água....".
  • "...Vi uma espécie de bola de fogo com uma cauda atravessando o céu. Ouvi um tiro muito forte. O fogo tinha a cor de fogo quando se vê ao dia.

A bola era muito maior que o Sol, mas não tão brilhante. Depois do fogo, na cauda, havia poeira, ou algo parecido. Atrás também haviam faixas azuis. Depois disto ouvi explosões e o chão tremeu. Um pouco depois as vidraças se quebraram...".