Bíblia: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo Coelho (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Leonardo Coelho (discussão | contribs)
Linha 299: Linha 299:
* "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
* "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
:- ''João 8:36''
:- ''João 8:36''

* "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".
:- ''[[Jesus Cristo]] aos [[w:Fariseus|fariseus]]''
:- ''João 8:44''


* "Eu e o Pai somos um".
* "Eu e o Pai somos um".
Linha 392: Linha 396:
* "Deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus".
* "Deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus".
:- ''II Pedro 1:20-21''
:- ''II Pedro 1:20-21''

* "Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza — ainda que sejas rico — e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás".
:- ''Apocalipse 2:9''


==Sobre a Bíblia==
==Sobre a Bíblia==

Revisão das 03h04min de 30 de agosto de 2021

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Bíblia.
O Wikisource tem texto original relacionado a:
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Bíblia.

A palavra Bíblia significa "livros" (do grego βιβλια), sendo, na versão católica, uma coletânea de 73 livros e, na protestante, 66 livros divididos entre Antigo e Novo Testamento.[1]



Antigo Testamento

  • "No princípio, Deus criou os céus e a terra.
A terra, entretanto, era sem forma e vazia. A escuridão cobria o mar que envolvia toda a terra, e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas".
- Gênesis 1:1-2
  • "Deus disse: «Haja um domo no meio da água; que ele separe água de água». Deus fez o domo e separou a água acima do domo da água debaixo do domo; isso foi o que aconteceu, e Deus chamou ao domo Céu. Assim, houve tarde e manhã, o segundo dia".
- Gênesis 1:6-8
  • "Deus criou o homem à sua imagem".
- Gênesis 1:27
  • "Deus modelou o homem com a argila do solo, insuflou em suas narinas um hálito de vida e o homem se tornou um ser vivente".
- Gênesis 2:7
  • "Deus tinha plantado um jardim no Éden, do lado do oriente, e colocou nele o homem que havia criado".
- Gênesis 2:8
  • "Deus fez brotar da terra toda a sorte de árvores de aspecto agradável, e de frutos bons para comer; e a árvore da vida no meio do jardim, e a árvore da ciência do bem e do mal".
- Gênesis 2:9
  • "E O Senhor deu a seguinte ordem ao homem: «Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no jardim; contudo, não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda a certeza morrerás!»"
- Deus proíbe Adão de comer o fruto da Árvore da Ciência do Bem e do Mal
- Gênesis 2:16-17
  • "Deus fez cair um torpor sobre o homem, e ele dormiu. Tomou uma de suas costelas e fez crescer carne em seu lugar. Depois, da costela que tirara do homem, Deus modelou uma mulher e a trouxe ao homem".
- Gênesis 2:21-22
  • "Esta, sim, é osso de meus ossos e carne de minha carne! Ela será chamada `mulher`, porque foi tirada do homem!"
- Adão a respeito de Eva
- Gênesis 2:23
  • "O homem deixa a guarda de seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher, e eles se tornam uma só carne".
- Gênesis 2:24
  • "Porei hostilidade entre ti e a mulher, entre tua linhagem e a linhagem dela. Ela te esmagará a cabeça e tu lhe ferirás o calcanhar".
- Deus, dirigindo-se à serpente, põe inimizade entre ela e a mulher
- Gênesis 3:15
  • "Com o suor de tua fronte comerás o pão, até que voltes à terra, porque dela te tiraram; pois és pó e ao pó voltarás".
- Gênesis 3:19
  • "O homem chamou sua mulher `Eva`, por ser a mãe de todos os viventes".
- Gênesis 3:20
  • "O Senhor Deus o expulsou do paraíso, para que arasse a terra de onde o havia tirado. Expulsou o homem, e a leste do parque de Éden colocou os querubins e a espada flamejante que oscilava para fechar o caminho da árvore da vida".
- Gênesis 3:23-24
  • "Sela [uma das mulheres de Lamec] deu à luz Tubalcaim: ele foi o pai de todos os laminadores em cobre e ferro".
- Gênesis 4:22
  • "Eu sou o Senhor, teu Deus, que te fez sair da terra do Egito, da casa da escravidão. Não terás outros deuses diante de mim. Não farás para ti qualquer ídolo ou figura do que existe em cima nos céus, ou embaixo na terra, ou nas águas debaixo da terra. Não te prostrarás diante deles, nem os servirás, pois eu sou o Senhor, teu Deus, um Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos até a terceira e quarta geração dos que me odeiam, mas uso de misericórdia por milhares de gerações, para com os que me amam e guardam os meus mandamentos".
- Êxodo 20:2:6
  • "Farás dois querubins de ouro; e os farás de ouro batido, nas duas extremidades da tampa, um de um lado e outro de outro, fixando-os de modo a formar uma só peça com as extremidades da tampa. Terão esses querubins suas asas estendidas para o alto, e protegerão com elas a tampa, sobre a qual terão a face inclinada. Colocarás a tampa sobre a arca e porás dentro da arca o testemunho que eu te der. Ali virei ter contigo, e é de cima da tampa, do meio dos querubins que estão sobre a arca da aliança, que te darei todas as minhas ordens para os israelitas".
- Êxodo 25:18-22
  • "O Senhor enviou contra o povo serpentes ardentes, que morderam e mataram muitos. O povo veio a Moisés e disse-lhe: «Pecamos, murmurando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós essas serpentes». Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor disse a Moisés: «Faze para ti uma serpente ardente e mete-a sobre um poste. Todo o que for mordido, olhando para ela, será salvo». Moisés fez, pois, uma serpente de bronze, e fixou-a sobre um poste. Se alguém era mordido por uma serpente e olhava para a serpente de bronze, conservava a vida".
- Números 21:6-9
  • "Eu sou o Senhor, vosso Deus. Vós vos santificareis e sereis santos, porque eu sou santo".
- Levítico 11:44
  • "Não se deve vender assim como se vende um escravo. Não deveis espezinhá-lo com tirania, mas tende temor de te Deus. Quanto aos escravos ou às escravas que chegares a possuir, das nações que estiverem ao redor de vós, é delas é que os comprareis."[2]
- Levítico 25:43-44
  • "Que entre o teu povo não se encontre alguém que queime seu filho ou filha, nem que faça presságio, oráculo, adivinhação ou qualquer tipo de magia, ou que pratique encantamentos; nem que seja médium, consulte os espíritos ou invoque os mortos".
- Deuteronômio 18:10-11
  • "Pois o senhor, por causa do seu grande nome, não desamparáo seu povo, porque aprouve ao senhor fazer-lo o seu povo. Quanto a mim, longe de mim que eu pegue contra o senhor, deixando de orar por vós."[3]
- I Samuel 12:22 e 23
  • "Davi crescia em poder e o Senhor dos exércitos estava com ele. Hiram, rei de Tiro, mandou uma embaixada a Davi com madeira de cedro, carpinteiros e pedreiros para lhe construir um palácio. Assim Davi compreendeu que o Senhor o engrandecia como rei de Israel e que engrandecia seu reino por causa de seu povo Israel".
- II Samuel 5:10-12
  • "Quando Hiram, rei de Tiro, soube que Salomão [filho de Davi] sucedera a seu pai no trono, mandou-lhe uma embaixada, pois Hiram sempre tinha sido aliado de Davi".
- I Reis 5:15
  • "O rei [Salomão] mandou extrair grandes blocos de pedra de qualidade para com eles fazer os alicerces do templo. Os trabalhadores de Salomão, os de Hiram e os de Biblos lavravam a pedra e preparavam a madeira e a pedra para construir o templo".
- I Reis 5:31-32
  • "Hiram fez também dez suportes de bronze. Cada qual tinha quatro côvados de comprimento, quatro de largura e três de altura. Eram feitos com painéis que eram presos entre travessas. Sobre os painéis, entre as travessas, havia leões, touros e querubins; e sobre as travessas pendiam guirlandas, acima e abaixo dos leões e dos bois".
- I Reis 7:27-29
  • "Quando subia pelo caminho, haviam jovens que saiam da cidade para o humilhar, gritando, "Vai Careca! Vai Careca!" mas, virando-se ele para trás, os viu, e os amaldiçoou em nome do Senhor. Então duas ursas saíram do bosque, e despedaçaram quarenta e dois daqueles meninos".
- II Reis 2:24
  • "Bem sei eu que tudo podes e nenhum dos teus pensamentos pode ser impedidos".
- Jó 42:2
  • "Ó Senhor Deus, lavo as mãos para mostrar que estou inocente. Com os que te adoram, ando em volta do Teu altar cantando um hino de gratidão e falando de Tuas obras maravilhosas."
- Salmos 26:7
  • "O choro pode durar a noite inteira, mas de manhã vem a alegria."
- Salmos 30:5
  • "Mil cairão ao teu lado, e dez mil à tua direita, mas tú não serás atingido."
- Salmos 91:7
  • "Porque aos seus anjos dará ordem a teu respeito, para te guardarem em todos os teus caminhos."
- Salmos 91:11
  • "Ele me invocará, e eu lhe responderei."
- Salmos 91:15
  • "A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se a pedra angular".
- Salmos 117:22
  • "É melhor confiar no SENHOR do que confiar no homem."
- Salmos 118:8
  • "No dia seguinte, Judas e seus companheiros foram tirar os corpos dos mortos, como era necessário, para depô-los na sepultura ao lado de seus pais. Ora, sob a túnica de cada um encontraram objetos consagrados aos ídolos de Jâmnia, proibidos aos judeus pela Lei: todos, pois, reconheceram que fora esta a causa de sua morte. Bendisseram, pois, a mão do justo juiz, o Senhor, que faz aparecer as coisas ocultas, e puseram-se em oração, para implorar-lhe o perdão completo do pecado cometido. O nobre Judas falou à multidão, exortando-a a evitar qualquer transgressão, ao ver diante dos olhos o mal que havia sucedido aos que foram mortos por causa dos pecados. Em seguida, organizou uma coleta, enviando a Jerusalém cerca de dez mil dracmas para que se oferecesse um sacrifício pelos pecados. Belo e santo modo de agir, decorrente de sua crença na ressurreição! Pois, se ele não julgasse que os mortos ressuscitariam, teria sido vão e supérfluo rezar por eles. Mas, se ele acreditava que uma belíssima recompensa aguarda os que morrem piedosamente, era esse um bom e religioso pensamento. Eis por que ele pediu um sacrifício expiatório para que os mortos fossem livres de suas faltas".
- II Macabeus 12:39-46
  • "Assim como alguém defende o seu amigo, eu preciso quem defende o meu direito diante de Deus."
- Jó 16:21, Ntlh.
  • "De tudo o que se tem ouvido, a suma é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque isto é o dever de todo homem."
- Eclesiastes 12:13
  • "O próprio Senhor vos dará um sinal: uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e o chamará ‘Deus Conos­co’".
- Isaías 7:14
  • "Circuncidai-vos [homens de Judá e Jerusalém] em honra do Senhor, tirai os prepúcios de vossos corações, para que meu furor se não converta em fogo, e não vos consuma, sem que ninguém possa extingui-lo, por causa da perversidade de vossos atos".
- Jeremias 4:4
  • "Assim diz o Senhor: Maldito o homem que confia no homem, e faz da carne o seu braço, e aparta o seu coração do Senhor!"
- Jeremias 17:5
  • "Porventura oferecestes-me sacrifícios e oblações, casa de Israel, no deserto, durante quarenta anos? Levastes, sim, o tabernáculo de Sacut, vosso rei, e Caivã, a estrela de vosso deus, ídolos que fabricastes. Eu vos deportei para além de Damasco, diz o Senhor que se chama Deus dos exércitos".
- Amós 5:25-27

Provérbios de Salomão

  • "Não há sabedoria, nem inteligência, nem conselho contra o Senhor."
- Provérbios 21:30
  • "Todo caminho do homem é reto aos seus olhos, mas o Senhor sonda os corações."
- Provérbios 21:2
  • "Melhor é morar num canto de umas águas furtadas do que com a mulher rixosa numa casa ampla."
- Provérbios 21:9
  • "O que rejeita a correção menospreza a sua alma, mas o que escuta a repreensão adquire entendimento."
- Provérbios 15:32
  • "Melhor é o que se estima em pouco e tem servos do que o que se honra a si mesmo e tem falta de pão."
- Provérbios 12:9
  • "Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido."
- Provérbios 13:20
  • "Toda mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos."
- Provérbios 14:1
  • "O que oprime o pobre insulta aquele que o criou, mas o que se compadece do necessitado honra-o."
- Provérbios 14:31
  • "O que guarda a sua boca conserva a sua alma, mas o que muito abre os lábios tem perturbação."
- Provérbios 13:3
  • "O que retém a sua vara aborrece a seu filho, mas o que o ama, a seu tempo, o castiga."
- Provérbios 13:22
  • "Há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são os caminhos da morte. Até no riso terá dor o coração, e o fim da alegria é tristeza."
- Provérbios 14:12, 13
  • "Sobre tudo o que se deve guardar, guarda o teu coração, porque dele procedem as saídas da vida."
- Provérbios 4:23
  • "Como jóia de ouro em focinho de porca, assim é a mulher formosa que se aparta da razão."
- Provérbios 11:22
  • "Não repreendas o escarnecedor, para que te não aborreça; repreende o sábio, e amar-te-á."
- Provérbios 9:8
  • "As águas roubadas são doces, e o pão comido às ocultas é suave. Mas não sabem que ali estão os mortos, que os seus convidados estão nas profundezas do inferno."
- Provérbios 9:17, 18

Novo Testamento

  • "Maria, estava prometida a José, e antes do matrimônio engravidou por obra do Espírito Santo".
- Mateus 1:18
  • "Felizes os misericordiosos, porque serão tratados com misericórdia".
- Mateus 5:7
  • "Bem-aventurados os puros de coração, porque verão Deus!"
- Mateus 5:8
  • "Sede perfeitos como vosso Pai do céu é perfeito".
- Mateus 5:48
  • "Ninguém pode servir a dois senhores. Com efeito, ou odiará um e amará o outro, ou se apegará ao primeiro e desprezará o segundo. Não podeis servir a Deus e ao Dinheiro".
- Mateus 6:24
  • "Não andeis, pois, ansiosos pelo dia de amanhã, porque o dia de amanhã a si mesmo trará seu cuidado; ao dia bastam os seus próprios males".
- Mateus 6:34
  • "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e numerosos são os que por aí entram. Estreita, porém, é a porta e apertado o caminho da vida e raros são os que o encontram".
- Mateus 7:13-14
  • "Guardai-vos dos falsos profetas. Eles vêm a vós disfarçados de ovelhas, mas por dentro são lobos arrebatadores".
- Mateus 7:15
  • "Toda árvore boa dá bons frutos; toda árvore má dá maus frutos. Uma árvore boa não pode dar maus frutos; nem uma árvore má, bons frutos. Toda árvore que não der bons frutos será cortada e lançada ao fogo".
- Mateus 7:17-19
  • "Todo aquele que me repudiar perante os homens, eu também o repudiarei perante meu Pai que está no céu. Não penseis que vim estabelecer paz à terra; não vim trazer paz, mas espada".
- Mateus 10:34
  • "Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens, mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada".
- Mateus 12:31
  • "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja, e as portas do inferno não prevalecerão contra ela. Eu te darei as chaves do Reino dos Céus: tudo o que ligares na terra será ligado nos céus, e tudo o que desligares na terra será desligado nos céus".
- Mateus 16:18-19
  • "Se não vos converterdes e não vos tornardes como as crianças, de modo algum entrareis no Reino dos Céus".
- Mateus 18:3
  • “Se teu irmão tiver pecado contra ti, vai e repreende-o entre ti e ele somente; se te ouvir, terás ganho teu irmão. Se não te escutar, toma contigo uma ou duas pessoas, a fim de que toda a questão se resolva pela decisão de duas ou três testemunhas. Se recusa ouvi-los, dize-o à Igreja. E se recusar ouvir também a Igreja, seja ele para ti como um pagão e um publicano. Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu”.
- Mateus 18:15-18
  • "Passarão o céu e a terra. Minhas palavras, porém, não passarão".
- Mateus 24:35
  • "Pois eu estava com fome, e vocês me deram comida; estava com sede, e me deram água. Era estrangeiro, e me receberam na sua casa. Estava sem roupa, e me vestiram; estava doente, e cuidaram de mim. Estava na cadeia, e foram me visitar".
- Mateus 25:35-6
  • "Ide e ensinai a todos os povos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo".
- Mateus 28:19
  • "O reino de Deus é como quando um homem lança semente no solo, e dorme a noite e se levanta de dia e a semente brota e cresce alta e ele não sabe exatamente como".
- Marcos 4:26
  • "Quem vos der de beber um copo de água porque sois de Cristo, digo-vos em verdade: não perderá a sua recompensa". (Jesus Cristo)
- Marcos 9:41
- Lucas 1:28
  • "Eis aqui a serva do Senhor. Faça em mim segundo a tua palavra". (Maria)
- Lucas 1:38
  • "Bendita és tu entre as mulheres e bendito o fruto do teu ventre. Quem sou eu para que me visite a mãe de meu Senhor?" (Isabel exclamando a Maria)
- Lucas 1:42-43
  • "Minha alma glorifica ao Senhor, meu espírito exulta de alegria em Deus, meu Salvador, porque olhou para sua pobre serva. Por isso, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações, porque realizou em mim maravilhas aquele que é poderoso e cujo nome é Santo. Sua misericórdia se estende, de geração em geração, sobre os que o temem." (Maria)
- Lucas 1:46-50
  • "Mas eu digo a vocês que estão me ouvindo: amem seus inimigos e faça o bem para os que os odeiam. Desejem o bem para aqueles que os amaldiçoam e orem em favor daqueles que os maltratam".
- Lucas 6:27-29
  • "O servo que, conhecendo a vontade do dono, não dispõe e não executa o que o dono quer, receberá muitos golpes; aquele que, não a conhecendo, comete ações dignas de castigo, receberá poucos golpes. A quem muito se deu, muito se pedirá; a quem muito se confiou, mais se exigirá".
- Lucas 12:47-48
  • "Quando fores com teu rival ao juiz, procura pelo caminho um acerto com ele; não aconteça que te arraste até o juiz, o juiz te entregue ao guarda e o guarda te coloque no cárcere. Eu te digo que não sairás daí enquanto não pagares até o último centavo".
- Lucas 12:58-59
  • "Jesus, fixando o olhar neles [príncipes dos sacerdotes e fariseus], disse-lhes: «Que quer dizer então o que está escrito: A pedra que os edificadores rejeitaram tornou-se a pedra angular? Todo o que cair sobre esta pedra ficará despedaçado; e sobre quem ela cair, este será esmagado!». Naquela mesma hora, os príncipes dos sacerdotes e os escribas procuraram prendê-lo, mas temeram o povo. Tinham compreendido que se referia a eles ao propor essa parábola. Puseram-se então a observá-lo e mandaram espiões que se disfarçassem em homens de bem, para armar-lhe ciladas e surpreendê-lo no que dizia, a fim de o entregarem à autoridade e ao poder do governador".
- Lucas 20:17-20
  • "Levou-o a Jesus, e Jesus, fixando nele o olhar, disse: «Tu és Simão, filho de João; serás chamado Cefas» (que quer dizer pedra)".
- João 1:42
  • "Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu filho unigênito para que todo aquele que n'Ele crê não pereça, mas tenha a vida eterna."
- João 3:16
  • "O pão de Deus é o pão que desce do céu e dá vida ao mundo".
- João 6:33
  • "Eu sou o pão da vida: aquele que vem a mim não terá fome, e aquele que crê em mim jamais terá sede".
- João 6:35
  • "Eu sou o pão da vida".
- João 6:48
  • "Eu sou o pão vivo que desceu do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão, que eu hei de dar, é a minha carne para a salvação do mundo".
- João 6:51
  • "Se não comerdes a carne do Filho do Homem, e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós mesmos".
- João 6:53
  • "A minha carne é verdadeira comida, e meu sangue é verdadeira bebida". (Jesus Cristo)
- João 6:55
  • "E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará".
- João 8:32
  • "Se Cristo vos libertar, verdadeiramente sereis livres".
- João 8:36
  • "Vós tendes como pai o demônio e quereis fazer os desejos de vosso pai. Ele era homicida desde o princípio e não permaneceu na verdade, porque a verdade não está nele. Quando diz a mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso e pai da mentira".
- Jesus Cristo aos fariseus
- João 8:44
  • "Eu e o Pai somos um".
- João 10:30
  • "Os judeus pegaram pela segunda vez em pedras para o apedrejar. Disse-lhes Jesus: “Tenho-vos mostrado muitas obras boas da parte de meu Pai. Por qual dessas obras me apedre­jais?” Os judeus responderam-lhe: “Não é por causa de alguma boa obra que te queremos apedrejar, mas por uma blasfêmia, porque, sendo homem, te fazes Deus”."
- João 10:31-33
  • "Muitos dos chefes creram nele, mas por causa dos fariseus não o manifestavam, para não serem expulsos da sinagoga".
- João 12:42
  • "O Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, irá ensinar-vos todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito". (Jesus Cristo)
- João 14:26
  • "Deixo-vos a minha paz. A minha paz vos dou". (Jesus Cristo)
- João 14:27
  • "O meu mandamento é este: amem uns aos outros como eu amo vocês."
- João 15:12
  • "Convém a vós que eu vá! Porque, se eu não for, o Paráclito não virá a vós; mas se eu for, vo-lo enviarei". (Jesus Cristo)
- João 16:7
  • "À tarde desse mesmo dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas onde se achavam os discípulos, por medo dos judeus, Jesus veio e, pondo-se no meio deles, lhes disse: «A paz esteja convosco!»"
- João 20:19
  • "Aqueles a quem perdoardes os pecados ser-lhes-ão perdoados; aqueles aos quais retiverdes ser-lhes-ão retidos". (Jesus aos seus discípulos)
- João 20:23
  • "Aceitastes a tenda de Moloc e a estrela do vosso deus Renfão, figuras que vós fizestes para adorá-las! Assim eu vos deportarei para além da Babilônia".
- Atos dos Apóstolos 7:43
  • "Portanto, ninguém vos julgue por questões de comida e de bebida, ou a respeito de festas anuais ou de lua nova ou de sábados, que são apenas sombra de coisas que haviam de vir, mas a realidade é o Corpo de Cristo. Ninguém vos prive do prêmio, com engodo de humildade, de culto dos anjos indagando de coisas que viu, inchado de vão orgulho em sua mente carnal, ignorando a Cabeça, pela qual todo o Corpo, alimentado e coeso pelas juntas e ligamentos, realiza seu crescimento em Deus".
- Colossenses 2:16-19
  • "Vós, mulheres, sede sujeitas a vossos maridos, como convém no Senhor. Vós maridos, persisti em amar as vossas esposas e não vos ireis amargamente com elas".
- Colossenses 3:18-19
  • "Se eu tardar, quero que saibas como deves portar-te na casa de Deus, que é a Igreja de Deus vivo, coluna e sustentáculo da verdade".
- I Timóteo 3:15
  • "Porque a raiz de todos os males é o amor ao dinheiro. Acossados pela cobiça, alguns se desviaram da fé e se enredaram em muitas aflições".
- I Timóteo 6:10
  • "O que de mim ouviste em presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis que, por sua vez, sejam capazes de instruir a ou­tros".
- II Timóteo 2:2
  • "Combati o bom combate, terminei minha carreira, guardei a fé".
- II Timóteo 4:7
  • "Todas as vezes que comeis desse pão e bebeis desse cálice lembrais a morte do Senhor, até que venha. Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor. Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma desse pão e beba desse cálice. Aquele que o come e o bebe sem distinguir o corpo do Senhor, come e bebe a sua própria condenação".
- I Coríntios 11:26-29
  • "O amor é paciente, o amor é prestativo; não é invejoso, não se ostenta, não se incha de orgulho. Nada faz de inconveniente, não procura seu próprio interesse, não se irrita, não guarda rancor. Não se alegra com a injustiça, mas se regozija com a verdade. Tudo desculpa, tudo crê, tudo espera, tudo suporta."
- I Coríntios 13:4-8
  • "Não fazemos como Moisés, que cobria o rosto com um véu para que os filhos de Israel não fixassem os olhos no fim daquilo que era transitório. Em consequência, a inteligência deles permaneceu obscurecida. Ainda agora, quando leem o Antigo Testamento, esse mesmo véu permanece abaixado, porque é só em Cristo que ele deve ser levantado. Por isso, até o dia de hoje, quando leem Moisés, um véu cobre-lhes o coração. Esse véu só será tirado quando se converterem ao Senhor".
- II Coríntios 3:13-16
  • "Todos vós que fostes batizados em Cristo, vos revestistes de Cristo. Já não há judeu nem grego, nem escravo nem livre, nem homem nem mulher, pois todos vós sois um em Cristo Jesus. Ora, se sois de Cristo, então sois verdadeiramente a descendência de Abraão, herdeiros segundo a promessa".
- Gálatas 3:27-29
  • "Há um só corpo e um só Espírito, como também fostes chamados em uma só esperança da vossa vocação; um só Senhor, uma só fé, um só batismo".
- Efésios 4:4-5
  • "Cada um de nós recebeu a graça na medida do dom de Cristo. Por isso se diz: Subindo ao alto levava cativos e repartiu dons aos homens. Que significa `subiu`, senão que desceu às profundezas da terra? Aquele que desceu é o mesmo que subiu acima dos céus para plenificar o universo".
- Efésios 4:7-10
  • "Trabalhai na vossa salvação com temor e tremor, não só como quando eu estava entre vós, mas muito mais agora na minha ausência".
- Filipenses 2:12
  • "Irmãos, ficai firmes; guardai as tradições que vos ensinamos oralmente ou por escrito".
- II Tessalonicenses 2:15
  • "Procurai a paz com todos, e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor".
- Hebreus 12:14
  • "Crês que Deus existe? Muito bem! Também os demônios creem e tremem de medo".
- Tiago 2:19
  • "O homem é justificado pelas obras e não somente pela fé".
- Tiago 2:24
  • "Semelhantemente vós, mulheres, sede submissas a vossos maridos; para que também, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavra pelo procedimento de suas mulheres".
- I Pedro 3:1
  • "Se for vontade de Deus, melhor é sofrer por fazer o bem do que sofrer por fazer o mal. Porque Cristo morreu uma vez por vossos pecados, o justo pelos injustos, para vos conduzir a Deus: sofreu a morte no corpo, ressuscitou pelo Espírito e assim foi proclamar também para as almas encarceradas: para aqueles que outrora não acreditavam, quando a paciência de Deus contemporizava e Noé fabricava a arca, na qual poucos — oito pessoas — se salvaram atravessando a água. Para vós é símbolo do batismo que agora vos salva, o qual não consiste em lavar a sujeira do corpo, mas em comprometer-se diante de Deus com uma consciência limpa; pela ressurreição de Jesus Cristo que subiu ao céu e está sentado à direita de Deus, e lhe foram submetidos os anjos, potestades e dominações".
- I Pedro 3:17-22
  • "Sejam bons administradores dos diferentes dons que receberam de Deus. Que cada um use seu próprio dom para o bem dos outros! Quem prega pregue a palavra de Deus; quem serve sirva com a força que Deus dá. Façam assim para que em tudo Deus seja louvado por meio de Jesus Cristo, a quem pertencem a glória e o poder para todo o sempre!"
- I Pedro 4:10-11
  • "Deveis saber, antes de tudo, que nenhuma profecia da Escritura é de interpretação particular, visto que jamais uma profecia foi proferida por vontade humana. Ao contrário, foi sob o impulso do Espírito Santo que alguns falaram da parte de Deus".
- II Pedro 1:20-21
  • "Eu conheço a tua angústia e a tua pobreza — ainda que sejas rico — e também as difamações daqueles que se dizem judeus e não o são; são apenas uma sinagoga de Satanás".
- Apocalipse 2:9

Sobre a Bíblia

  • "De maneiras notáveis, a arqueologia moderna tem confirmado o fundo histórico do Velho e do Novo Testamento — apoiando relatos-chave da história dos patriarcas de Israel, do Êxodo, da monarquia davídica e da vida e época de Jesus.
- U.S.News & World Report - 25 de outubro de 1999
  • O evangelho não muda, nós é que mudamos e aperfeiçoamos a nossa compreensão sobre ele.
- Papa João XXIII[4]

A Favor da Bíblia

  • "Há muitos livros que você pode ignorar, mas não esse. Ele tampouco irá ignorá-lo. Ele não lhe deixará à vontade, mas exigirá uma decisão sua. Ele não ignorará você".[5]
- Watchman Nee

Contra a Bíblia

  • "Lida propriamente, a Bíblia é a força mais potente para o ateísmo jamais concebida."
- Properly read, the Bible is the most potent force for atheism ever conceived.
- Isaac Asimov citado em "Holy Moses: Holy Writ Revisited" - Página 177, Joseph E. Guretzki - D. W. Friesen Sons, Limited, 2004, ISBN 1553830083, 9781553830085 - 402 páginas

Outras citações sobre a Bíblia

- Eine Bibliothek macht es möglich, daß einer den Marx sucht, den Schopenhauer findet und die Bibel entleiht
- Ernst R. Hauschka[6]

Referências

  1. Bíblia Sagrada Jonas Martins Olímpio. Publicado em 5 de novembro de 2015.
  2. A Biblia Sagrada contendo o Velho e o Novo Testamento, traduzida em portuguez Books.
  3. A bíblia inglesa e as revoluções do século XVII Christopher Hill, Books. Publicado em 23 de julho de 2003.
  4. Correio da Cidadania Publicado em 19 de maio de 2010.
  5. [O Sentido da Vida Página, 37 - Página, 217] Publicado em 19 de maio de 2010.
  6. Aphoristiker, 1926, conforme citado em "Zitate, Metaphern und andere Bemerkungen: Zitate, Metaphern und andere Bemerkungen‎" - Página 24, de Emil Tessmer - Publicado por BoD – Books on Demand, 2000, ISBN 3831107610, 9783831107612 - 159 páginas

Ligações externas