Partido dos Trabalhadores: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Fulanoo1 (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Fulanoo1 (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 3: Linha 3:
O [[w:Partido_dos_Trabalhadores|Partido dos Trabalhadores]] (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em [[1980]], integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda e de centro-esquerda da [[América Latina]].
O [[w:Partido_dos_Trabalhadores|Partido dos Trabalhadores]] (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em [[1980]], integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda e de centro-esquerda da [[América Latina]].
----
----
* "Houve corrupção durante os nossos governos? Claro que houve corrupção nos nossos governos, como há em qualquer governo, em qualquer instituição, empresa. Houve petistas que se corromperam? Houve. Houve aliados nossos que se corromperam? Houve. Mas, se você considerar bem tudo o que houve na Petrobras, nos processos todos, a imensa maioria dos autores desses roubos são aqueles que continuam no governo Bolsonaro. São os mesmos partidos que continuam lá, os do Centrão."
:- ''Gilberto Carvalho em entrevista para a Veja.''
:- Fonte: [https://noticias.uol.com.br/politica/ultimas-noticias/2021/06/25/gilberto-carvalho-entrevista-revista-veja.htm UOL]


* O '''PT''' é, na alma, populista.
* O '''PT''' é, na alma, populista.

Revisão das 13h44min de 4 de julho de 2021

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda e de centro-esquerda da América Latina.


  • "Houve corrupção durante os nossos governos? Claro que houve corrupção nos nossos governos, como há em qualquer governo, em qualquer instituição, empresa. Houve petistas que se corromperam? Houve. Houve aliados nossos que se corromperam? Houve. Mas, se você considerar bem tudo o que houve na Petrobras, nos processos todos, a imensa maioria dos autores desses roubos são aqueles que continuam no governo Bolsonaro. São os mesmos partidos que continuam lá, os do Centrão."
- Gilberto Carvalho em entrevista para a Veja.
- Fonte: UOL
  • O PT é, na alma, populista.
- Eliane Cantanhêde
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=4WJ7lkUtAf4&t=1m9s
  • “As CEBS, Comunidades Eclesiais de Base, elas não entraram no PT, elas fundaram as células do PT, dizendo: é um instrumento nosso para avançar na justiça, na nossa luta: isso é muito mais do que entrar num partido, é fundar um partido.”
- Leonardo Boff em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Lula
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • "O PT não existiria do jeito que ele existe se não fosse as Comunidades Eclesiais de Base. O PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação. Possivelmente as pessoas que moram no centro do Rio, no centro de São Paulo, não percebam isso, mas eu que viajei o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, para concluir esse partido, eu sei o que era o valor de um padre progressista de uma cidade pequena."
- Lula em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Leonardo Boff
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • “Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Eu fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e eu lembro muito bem: nós éramos a favor do impeachment de tudo; do Collor, do Itamar, do Fernando Henrique, do presidente do Corinthians. O impeachment é constitucional, está previsto na Constituição.”
- Eduardo Jorge em entrevista a repórter da revista Época enquanto participava de manifestação na Avenida Paulista — 16 de agosto de 2015.
  • “Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos.”
- O Pensador Coletivo — Demétrio Magnoli
- Fonte: Folha de S. Paulo — 2 de novembro de 2013
  • “Também me incomoda que, uma vez no poder, eles [do PT] se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “Politicamente, o grande problema do PT foi ter prometido uma renovação ética no Brasil – e, ao chegar ao governo, aliar-se aos políticos que eles criticavam, recorrer aos mesmos métodos usados antes e incorporar outros igualmente condenáveis. Nesse aspecto, o PT significou algo muito negativo para o Brasil, porque, no fundo, dizia que quem propõe mudar ou traz a esperança está apenas enganando a população, e que os artífices da esperança são os mesmos que construirão uma nova armadilha.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “No Brasil, todas as manifestações em defesa do controle social da mídia surgem do PT, num contexto latino-americano em que os controles são, na verdade, tentativas de censura – com o uso de instrumentos clássicos da esquerda, chamados de sociais, mas que são aparelhados pela própria esquerda. Quando o PT diz é preciso o controle social da mídia, está dizendo é preciso o controle social da mídia, sobretudo o controle social por parte de entidades que nós controlamos.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “O PT vai montar uma «patrulha virtual» e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um «manual do tuiteiro petista», com táticas para a guerrilha na internet”.
- PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais (Folha de S. Paulo) — 18 de outubro de 2011
  • "Eu estou nessa fase. Ele (PT) tem defeitos, mas é o meu partido.".
- Fonte: [1] Segundo O Globo (setembro de 2014), em encontro com intelectuais e artistas, "Lula fez um mea culpa em relação a erros do PT. Atribuindo uma frase à economista Maria da Conceição Tavares, que estava no palco, o ex-presidente lembrou um episódio em que, para rebater uma crítica ao partido, a economista teria dito que "o PT é uma merda, mas é meu partido. Ele não presta, mas é meu.""
  • “Os laços do PSDB com o PT são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião”.
- Presidente Lula, em comentário aos tucanos Aécio Neves e Sérgio Guerra, durante o velório de Ruth Cardoso
- Fonte: No velório de Ruth Cardoso, Lula menciona “laços” entre PT e PSDB (Folha de S. Paulo) — 26 de junho de 2008
  • "O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção."
- Presidente Lula, em entrevista na França, setembro de 2005.
- Fonte: Folha OnLine
  • "As correntes social-democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista".
- uma das linhas de fundamentação, no programa original, na fundação do Partido
  • "Já perdi trabalhos por apoiar o PT. Recentemente, ao prestar solidariedade ao PT, apesar da crise, perdi o trabalho de mestre-de-cerimônias numa premiação em Recife. Recebi um e-mail dizendo claramente que foi por motivos políticos".
- Paulo Betti; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 368
  • "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- Paulo Francis
  • "Há no PT a ideia de que ou você é petista ou é calhorda, assim como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro".
- Chico Buarque declarando voto em Lula para as eleições de 2006
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 351
  • "O PT nasceu por necessidade histórica. O PT não é um acidente. O futuro do Brasil passa por um partido com o programa do PT, com qualquer que seja o nome, com qualquer que seja o líder."
- Cláudio Solano, jornalista e escritor, Londres
  • "Eu acho o PT mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
- Leonel Brizola, no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Partido dos Trabalhadores.