Partido dos Trabalhadores: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Leonardo Coelho (discussão | contribs)
mSem resumo de edição
Fulanoo1 (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 34: Linha 34:
* “O '''PT''' vai montar uma «patrulha virtual» e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um «manual do tuiteiro petista», com táticas para a guerrilha na internet”.
* “O '''PT''' vai montar uma «patrulha virtual» e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um «manual do tuiteiro petista», com táticas para a guerrilha na internet”.
:- [https://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1810201110.htm ''PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais'' (Folha de S. Paulo)] — 18 de outubro de 2011
:- [https://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/po1810201110.htm ''PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais'' (Folha de S. Paulo)] — 18 de outubro de 2011

* "Eu estou nessa fase. Ele (PT) tem defeitos, mas é o meu partido.".
:- ''Fonte: [https://oglobo.globo.com/brasil/em-encontro-com-artistas-intelectuais-dilma-promete-recursos-do-pre-sal-para-cultura-13947050] Segundo O Globo (setembro de 2014), em encontro com intelectuais e artistas, "Lula fez um mea culpa em relação a erros do PT. Atribuindo uma frase à economista Maria da Conceição Tavares, que estava no palco, o ex-presidente lembrou um episódio em que, para rebater uma crítica ao partido, a economista teria dito que "o PT é uma merda, mas é meu partido. Ele não presta, mas é meu.""''


* “Os laços do [[PSDB]] com o '''PT''' são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião”.
* “Os laços do [[PSDB]] com o '''PT''' são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião”.

Revisão das 04h38min de 20 de junho de 2021

O Partido dos Trabalhadores (PT) é um partido político brasileiro. Fundado em 1980, integra um dos maiores e mais importantes movimentos de esquerda e de centro-esquerda da América Latina.


  • O PT é, na alma, populista.
- Eliane Cantanhêde
- Vídeo no YouTube: youtube.com/watch?v=4WJ7lkUtAf4&t=1m9s
  • “As CEBS, Comunidades Eclesiais de Base, elas não entraram no PT, elas fundaram as células do PT, dizendo: é um instrumento nosso para avançar na justiça, na nossa luta: isso é muito mais do que entrar num partido, é fundar um partido.”
- Leonardo Boff em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Lula
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • "O PT não existiria do jeito que ele existe se não fosse as Comunidades Eclesiais de Base. O PT não existiria se não fosse a Teologia da Libertação. Possivelmente as pessoas que moram no centro do Rio, no centro de São Paulo, não percebam isso, mas eu que viajei o Brasil inteiro, do Oiapoque ao Chuí, para concluir esse partido, eu sei o que era o valor de um padre progressista de uma cidade pequena."
- Lula em live (youtube.com/watch?v=HzAr4WpYAow) com Leonardo Boff
- Fonte: Canal de Lula no YouTube — 1 de julho de 2020
  • “Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Eu fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e eu lembro muito bem: nós éramos a favor do impeachment de tudo; do Collor, do Itamar, do Fernando Henrique, do presidente do Corinthians. O impeachment é constitucional, está previsto na Constituição.”
- Eduardo Jorge em entrevista a repórter da revista Época enquanto participava de manifestação na Avenida Paulista — 16 de agosto de 2015.
  • “Você sabe o que é MAV? Inventada no 4º Congresso do PT, em 2011, a sigla significa Militância em Ambientes Virtuais. São núcleos de militantes treinados para operar na internet, em publicações e redes sociais, segundo orientações partidárias. A ordem é fabricar correntes volumosas de opinião articuladas em torno dos assuntos do momento. Um centro político define pautas, escolhe alvos e escreve uma coleção de frases básicas. Os militantes as difundem, com variações pequenas, multiplicando suas vozes pela produção em massa de pseudônimos.”
- O Pensador Coletivo — Demétrio Magnoli
- Fonte: Folha de S. Paulo — 2 de novembro de 2013
  • “Também me incomoda que, uma vez no poder, eles [do PT] se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “Politicamente, o grande problema do PT foi ter prometido uma renovação ética no Brasil – e, ao chegar ao governo, aliar-se aos políticos que eles criticavam, recorrer aos mesmos métodos usados antes e incorporar outros igualmente condenáveis. Nesse aspecto, o PT significou algo muito negativo para o Brasil, porque, no fundo, dizia que quem propõe mudar ou traz a esperança está apenas enganando a população, e que os artífices da esperança são os mesmos que construirão uma nova armadilha.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “No Brasil, todas as manifestações em defesa do controle social da mídia surgem do PT, num contexto latino-americano em que os controles são, na verdade, tentativas de censura – com o uso de instrumentos clássicos da esquerda, chamados de sociais, mas que são aparelhados pela própria esquerda. Quando o PT diz é preciso o controle social da mídia, está dizendo é preciso o controle social da mídia, sobretudo o controle social por parte de entidades que nós controlamos.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “O PT vai montar uma «patrulha virtual» e treinar militantes para fazer propaganda e criticar a mídia em sites de notícias e redes sociais como Twitter e Facebook. O partido quer promover cursos e editar um «manual do tuiteiro petista», com táticas para a guerrilha na internet”.
- PT treina 'patrulha virtual' para atuar em redes sociais (Folha de S. Paulo) — 18 de outubro de 2011
  • "Eu estou nessa fase. Ele (PT) tem defeitos, mas é o meu partido.".
- Fonte: [1] Segundo O Globo (setembro de 2014), em encontro com intelectuais e artistas, "Lula fez um mea culpa em relação a erros do PT. Atribuindo uma frase à economista Maria da Conceição Tavares, que estava no palco, o ex-presidente lembrou um episódio em que, para rebater uma crítica ao partido, a economista teria dito que "o PT é uma merda, mas é meu partido. Ele não presta, mas é meu.""
  • “Os laços do PSDB com o PT são tantos que, quando fomos perguntar aos ministros quem gostaria de vir, quase não teve lugar no avião”.
- Presidente Lula, em comentário aos tucanos Aécio Neves e Sérgio Guerra, durante o velório de Ruth Cardoso
- Fonte: No velório de Ruth Cardoso, Lula menciona “laços” entre PT e PSDB (Folha de S. Paulo) — 26 de junho de 2008
  • "O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção."
- Presidente Lula, em entrevista na França, setembro de 2005.
- Fonte: Folha OnLine
  • "As correntes social-democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista".
- uma das linhas de fundamentação, no programa original, na fundação do Partido
  • "Já perdi trabalhos por apoiar o PT. Recentemente, ao prestar solidariedade ao PT, apesar da crise, perdi o trabalho de mestre-de-cerimônias numa premiação em Recife. Recebi um e-mail dizendo claramente que foi por motivos políticos".
- Paulo Betti; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 368
  • "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- Paulo Francis
  • "Há no PT a ideia de que ou você é petista ou é calhorda, assim como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro".
- Chico Buarque declarando voto em Lula para as eleições de 2006
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 351
  • "O PT nasceu por necessidade histórica. O PT não é um acidente. O futuro do Brasil passa por um partido com o programa do PT, com qualquer que seja o nome, com qualquer que seja o líder."
- Cláudio Solano, jornalista e escritor, Londres
  • "Eu acho o PT mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
- Leonel Brizola, no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Partido dos Trabalhadores.