Jean-Joseph Gaume: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Jsneto (discussão | contribs)
nova página: '''Jean-Joseph Gaume''' ''(05 de maio de 1802 - 19 de novembro de 1879) :-'' '''O Sinal da Cruz''' "Se, portanto, os primeiros cristãos faziam o sin...
 
Jsneto (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''[[w:Nome|Jean-Joseph Gaume]]''' ''(05 de maio de 1802 - 19 de novembro de 1879)
'''[[w:Jean-Joseph_Gaume|Jean-Joseph Gaume]]''' ''(05 de maio de 1802 - 19 de novembro de 1879)


:-'' '''O Sinal da Cruz'''
:-'' '''O Sinal da Cruz'''

Revisão das 00h24min de 22 de agosto de 2019

Jean-Joseph Gaume (05 de maio de 1802 - 19 de novembro de 1879)

- O Sinal da Cruz

"Se, portanto, os primeiros cristãos faziam o sinal da Cruz com muita frequência devemos reconhecer que eles estavam atendendo a uma recomendação apostólica. Caso contrário, os apóstolos e seus primeiros sucessores, guardiões infalíveis do tríplice depósito da fé, da moral e da disciplina, teriam imediatamente proibido um costume inútil, supersticioso e apto a expor os neófitos ao ridículo diante dos pagãos."

"Entre os antigos costumes conservados zelosamente encontra-se o sinal da Cruz. "Nossos pais, os antigos monges - escreve um de seus historiadores - faziam frequente e religiosamente o sinal da Cruz. Eles o faziam, sobretudo, ao levantar-se, ao deitar-se, antes do trabalho, ao deixar suas celas ou o mosteiro, ao retornar, ao se colocar à mesa, sobre o pão, sobre o vinho e sobre cada prato." Joseph Gaume cita Martênio, De Antiquis Monachorum Ritibus, livro 1, capítulo 1, número 25 e seguintes.