Civilização: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 36: Linha 36:
::- ''[[James Burham]]; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 56 ''
::- ''[[James Burham]]; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 56 ''


* "Não saíram das academias os inventores da locomotiva, do navio, do telégrafo, do telefone, do farol, da fotografia em negro e em cores, e de centenas de outras invenções, em que os seus autores, humildes representantes do trabalho manual e verdadeiros criadores da civilização moderna, sabiam fazer uma coisa que os sábios de hoje ignoram, isto é, servirem-se de suas próprias mãos."
* "Não saíram das academias os inventores da locomotiva, do navio, do telégrafo, do telefone, do farol, da fotografia em negro e em cores, e de centenas de outras invenções, em que os seus autores, humildes representantes do trabalho manual e verdadeiros criadores da [[civilização]] moderna, sabiam fazer uma coisa que os sábios de hoje ignoram, isto é, servirem-se de suas próprias mãos."
::- ''PEÇANHA, Nilo. Impressões da Europa (Suissa, Italia e Hespanha). 3ª ed. N. Chini & Cia. Nice. 1912.'' p.39.
::- ''PEÇANHA, Nilo. Impressões da Europa (Suissa, Italia e Hespanha). 3ª ed. N. Chini & Cia. Nice. 1912.'' p.39.



Revisão das 01h16min de 24 de julho de 2019

Uma parte do mural da Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos da América'Main Reading Room, que retrata os países, ou épocas, que contribuíram para a "Evolução da Civilização" (1895)

Civilização (do latim civita, que designava cidade; e civile (civil), o seu habitante) é o estágio da cultura social e da civilidade de um agrupamento humano caracterizado pelo progresso social, científico, político, econômico e artístico.


- Gilberto Gil na música "Cultura e Civilização"
  • "Se a história da civilização poderia nos ensinar alguma coisa, seria que a propriedade privada está indissoluvelmente ligada à civilização".
- If history could teach us anything it would be that private property is inextricably linked with civilization.
- Omnipotent government: the rise of the total state and total war - página 58, Ludwig Von Mises - Yale University Press, 1944 - 291 páginas
- "Obras completas" - Página 246, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério da Educação e Saúde, 1942
  • "Tôda a civilização, pois, se encerra na liberdade, tôda a liberdade na segurança dos direitos individuais. Liberdade e segurança legal são têrmos equivalentes e substituíveis um pelo outro."
- Escritos e discursos seletos - Página 84, de Ruy Barbosa, Virginia Cortes de Lacerda - Publicado por Companhia Aguilar Editôra, 1966 - 1095 páginas
  • "Chaplin morreu no dia de Natal. É um desafio simbólico à civilização contemporânea, que se encontra profundamente ameaçada pelo Apocalipse. A morte de Chaplin corresponde hoje à morte do humanismo do século XX, no definitivo fracasso da civilização ocidental. O fato de isso ter ocorrido no dia de Natal deve servir de alerta para todos aqueles que controlam o poder atômico e para todas as froças progressistas que lutam pela justiça social e pela liberdade. Ele é a maior imagem estética do século XX. No século XXI ficará apenas uma imagem do cinema: a imagem de Carlitos."
- Glauber Rocha, cineasta brasileiro. O Pensamento Vivo de Chaplin, pesquisa de texto e tradução: José Geraldo Simões Jr., Martin Claret, 1986 p. 61
  • "Não adianta dizer que só se deve ler em português, só beber coisa produzida nacionalmente, abaixo a "Coca-Cola" e o resto. Na sua santa burrice, os propagadores do estreitamento, da separação e do isolamento, do nivelamento por baixo, ao que parece desejam que não sejamos continente, mas uma ilha no meio da civilização ocidental. Que talvez nem seja lá grande coisa, mas é o que temos."
- Lya Luft no artigo Novidades assustadoras , Revista Veja, Edição 1891 . 9 de fevereiro de 2005
  • "A força de uma civilização não é medida por sua habilidade para lutar guerras, mas sim por sua habilidade de preveni-las."
- The strength of a civilization is not measured by its ability to fight wars, but rather by its ability to prevent them.
- mostrado no final de um episódio de Gene Roddenberry's Earth: Final Conflict. ([1])
  • "Revolta-me saber que dos cinco milhões que estão na escola, apenas 450.000 conseguem chegar a 4 ª. série, todos os demais ficando frustrados mentalmente e incapacitados para se integrarem em uma civilização industrial e alcançarem um padrão de vida de simples decência humana".
- Anísio Teixeira; artigo “Desbarato dos Recursos Públicos para a Educação”, publicado em O Jornal, 15/04/58''
  • "Uma civilização só é destruída quando seus deuses o são".
- Emil Mihai Cioran; Fonte: Coletânea de Pensamentos
  • "Sendo as realizações técnicas um de nossos títulos máximos, passamos a confundir civilização com tecnologia".
- James Burham; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 56
  • "Não saíram das academias os inventores da locomotiva, do navio, do telégrafo, do telefone, do farol, da fotografia em negro e em cores, e de centenas de outras invenções, em que os seus autores, humildes representantes do trabalho manual e verdadeiros criadores da civilização moderna, sabiam fazer uma coisa que os sábios de hoje ignoram, isto é, servirem-se de suas próprias mãos."
- PEÇANHA, Nilo. Impressões da Europa (Suissa, Italia e Hespanha). 3ª ed. N. Chini & Cia. Nice. 1912. p.39.
  • "As três grandes invenções da civilização foram o fogo, a roda e a Playboy. Ninguém fazia sexo antes da Playboy. Nós o inventamos."
- Hugh Hefner, 77 anos, que fundou a revista Playboy em 1953; citado em Revista Veja, Edição 1832 . 10 de dezembro de 2003
  • "A civilização do prazer autocentrado se condena à morte quando perde o interesse pelo futuro."
- Raymond Aron; Fonte: Revista Caras, Edição 665.
- our civilization has become so preoccupied with sex that it oozes from all pores of American life
- The American sex revolution - página 19, Pitirim Aleksandrovich Sorokin, P. Sargent, 1956, 186 páginas
  • Mais do que descobrir o fogo ou a roda, o maior triunfo do que chamamos de civilização foi a domesticação do macho humano.
- Next to the striking of fire and the discovery of the wheel, the greatest triumph of what we call civilization was the domestication of the human male.
- Fonte: "The Unfinished Country: A Book of American Symbols"; Por Max Lerner; Publicado por Simon and Schuster, 1959; Original da Universidade de Michigan; Digitalizado pela 23 out. 2006; 733 páginas books.google, página 122
  • "Se não fosse as mulheres, o homem ainda estaria agachado em uma caverna comendo carne crua. Nós só construímos a civilização com fim de impressionar nossas namoradas."
- If there hadn't been women we'd still be squatting in a cave eating raw meat, because we made civilization in order to impress our girl friends.
- Orson Welles citado em "Orson Welles, actor and director" - página 52, Joseph McBride - Harvest/HBJ Books, 1977, ISBN 0156701707, 9780156701709 - 159 páginas
  • ’’Os problemas teóricos e práticos da tradução são imensos, universais e de todos os tempos, desde que a civilização existe.A filosofia da tradução representa sem dúvida um dos aspectos mais cativantes e mais importantes da reflexão humana”.
- Jean Laplanche; Em Psychanalyse à l’Université, Tomo 13, N°51, página 405, Éditions Aurepp-Réplique, Paris, 1988 , ISSN 0338 -2397
- L'amour est le miracle de la civilisation.
- De l'amour‎ - Página 56, de Stendhal - Publicado por Michel Lévy frères, 1859 - 367 páginas
  • "A civilização se tornou complicada, que ficou tão frágil como um computador. Se uma criança descobrir O calcanhar de Aquiles, com um só palito pára o motor."
- Raul Seixas na música As Aventuras de Raul Seixas na Cidade de Thor.
  • "Dêem-me uma selvajaria cujo o vislumbre nenhuma civilização consegue suportar."
- Give me a wildness whose glance no civilization can endure
- Excursions‎ - Página 186, Henry David Thoreau, Ralph Waldo Emerson - Ticknor and Fields, 1863 - 319 páginas
  • "No fundo o que é um maluco? É qualquer coisa de diferente, um marginal, uma pessoa que não produz imediatamente. Há muitas formas de a sociedade lidar com estes marginais. Ou é engoli-los, transformá-los em artistas, em profetas, em arautos de uma nova civilização, ou então vomitá-los em hospitais psiquiátricos."
- António Lobo Antunes in: Público, 18.10.1992
  • "É quase impossível conciliar as exigências do instinto sexual com as da civilização."
- Sigmund Freud como citado em A Dinâmica Do Diabo - página 267, Arman Assan - Clube de Autores, 2007, 274 páginas
  • "A renúncia progressiva a instintos constitucionais, cuja atividade poderia trazer ao ego um prazer primário parece ser um dos fundamentos do desenvolvimento da civilização humana."
- Sigmund Freud como citado em O encontro de si mesmo - Página 116, Arthur Salles - Livraria Freitas Bastos, 1974, 168 páginas
  • "O primeiro humano que insultou o seu inimigo, em vez de atirar-lhe uma pedra, inaugurou a civilização."
- Sigmund Freud como citado em A Dinâmica Do Diabo - página 260, Arman Assan - Clube de Autores, 2007, 274 páginas
  • "A nossa civilização é em grande parte responsável pelas nossas desgraças. Seríamos muito mais felizes se a abandonássemos e retornássemos às condições primitivas."
- Sigmund Freud como citado em Revista Symposium de filosofia - Edição 1 - Página 44, Universidade Católica de Pernambuco - 1998
- Babrius, citado em "Otávio Rocha, cem anos de vida colonial: cem anos de vida colonial‎" - Página 434, de Floriano Molon - Publicado por Escola Superior de Teologia São Lourenço do Brindes, 1982 - 446 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Civilização.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: civilização