Partido dos Trabalhadores: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 187.112.22.125, para a última versão por 191.254.215.38
Etiqueta: Reversão
Comentário de Leoncio Martins
Linha 38: Linha 38:
* "Eu acho o '''PT''' mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
* "Eu acho o '''PT''' mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
:- ''[[Leonel Brizola]], no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989''
:- ''[[Leonel Brizola]], no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989''
{{w}}


* "O país não vive um clima de golpismo. Minha impressão é que o '''PT''' quer criar esse clima, ao tentar uma pressão externa sobre o Congresso, o que pode aumentar muito a tensão política."
:- ''[[Leoncio Martins Rodrigues - Instituto Millenium]], na Folha de São Paulo, em 21 de junho de 2005''
[[categoria:Partidos políticos do Brasil]]
[[categoria:Partidos políticos do Brasil]]

{{w}}

Revisão das 21h20min de 29 de agosto de 2018

O Partido dos Trabalhadores é o segundo maior partido brasileiro e o maior partido de esquerda do continente americano, fundado em 11 de fevereiro de 1982. Seu símbolo é uma estrela vermelha de cinco pontas marcada com a sigla PT em branco. Seu código eleitoral é o 13. Formada por Lula em 82 após a Ditadura no Brasil.


  • “Dizem alguns do governo atual que pedir impeachment é golpe. Que conversa fiada! Eu fui do PT e da direção do PT vinte e tantos anos. Dediquei um terço da minha vida a ele e eu lembro muito bem: nós éramos a favor do impeachment de tudo; do Collor, do Itamar, do Fernando Henrique, do presidente do Corinthians. O impeachment é constitucional, está previsto na Constituição.”
- Eduardo Jorge em entrevista a repórter da revista Época enquanto participava de manifestação na Avenida Paulista — 16 de agosto de 2015.
  • “Também me incomoda que, uma vez no poder, eles [do PT] se sentem os donos do Estado. O Estado brasileiro passou a ser uma extensão do PT. A política externa brasileira é do partido, e não nacional. Isso também me incomoda muito. O Brasil se apresenta ao mundo com as limitações mentais, ideológicas, do PT. Tenho vergonha de um presidente da República, como o Lula, que diz que a oposição no Irã parece uma torcida de futebol. Tenho vergonha de um presidente que diz que os presos políticos em Cuba são semelhantes aos presos comuns no Brasil.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “Politicamente, o grande problema do PT foi ter prometido uma renovação ética no Brasil – e, ao chegar ao governo, aliar-se aos políticos que eles criticavam, recorrer aos mesmos métodos usados antes e incorporar outros igualmente condenáveis. Nesse aspecto, o PT significou algo muito negativo para o Brasil, porque, no fundo, dizia que quem propõe mudar ou traz a esperança está apenas enganando a população, e que os artífices da esperança são os mesmos que construirão uma nova armadilha.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • “No Brasil, todas as manifestações em defesa do controle social da mídia surgem do PT, num contexto latino-americano em que os controles são, na verdade, tentativas de censura – com o uso de instrumentos clássicos da esquerda, chamados de sociais, mas que são aparelhados pela própria esquerda. Quando o PT diz é preciso o controle social da mídia, está dizendo é preciso o controle social da mídia, sobretudo o controle social por parte de entidades que nós controlamos.”
- Fernando Gabeira em entrevista concedida a revista Época — 06 de setembro de 2013
  • "O que o PT fez do ponto de vista eleitoral é o que é feito no Brasil sistematicamente. Eu acho que as pessoas não pensaram direito no que estavam fazendo, porque o PT tem na ética uma das suas marcas mais extraordinárias. E não é por causa do erro de um dirigente ou de outro que você pode dizer que o PT está envolvido em corrupção."
- Presidente Lula, em entrevista na França, setembro de 2005.
- Fonte: Folha OnLine
  • "As correntes social-democratas não apresentam, hoje, nenhuma perspectiva real de superação histórica do capitalismo imperialista".
- uma das linhas de fundamentação, no programa original, na fundação do Partido
  • "Já perdi trabalhos por apoiar o PT. Recentemente, ao prestar solidariedade ao PT, apesar da crise, perdi o trabalho de mestre-de-cerimônias numa premiação em Recife. Recebi um e-mail dizendo claramente que foi por motivos políticos".
- Paulo Betti; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 368
  • "O PT diz ter um programa operário. Mas é um programa de radicais de classe média que imaginam representar a classe operária, e não os operários, porque estes querem mesmo é se integrar à sociedade de consumo, ter empregos, boa vida etc. Não lhes passa pela cabeça coisas como socialismo."
- Paulo Francis
  • "Há no PT a ideia de que ou você é petista ou é calhorda, assim como o PSDB acha que você ou é tucano ou é burro".
- Chico Buarque declarando voto em Lula para as eleições de 2006
- Fonte: Revista ISTOÉ Gente! Edição 351
  • "O PT nasceu por necessidade histórica. O PT não é um acidente. O futuro do Brasil passa por um partido com o programa do PT, com qualquer que seja o nome, com qualquer que seja o líder."
- Cláudio Solano, jornalista e escritor, Londres
  • "Eu acho o PT mais uma frente, onde uma das partes integrantes da frente é maior do que a própria frente."
- Leonel Brizola, no debate dos presidenciáveis do SBT, em 1989
  • "O país não vive um clima de golpismo. Minha impressão é que o PT quer criar esse clima, ao tentar uma pressão externa sobre o Congresso, o que pode aumentar muito a tensão política."
- Leoncio Martins Rodrigues - Instituto Millenium, na Folha de São Paulo, em 21 de junho de 2005
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Partido dos Trabalhadores.