Guerra Junqueiro: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pinheiro (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''[[w:Guerra Junqueiro|Guerra Junqueiro]]'''. ''Abílio Guerra Junqueiro (1850–1923) foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República''.
[[w:Guerra Junqueiro|Abílio '''Guerra Junqueiro''']] (17 de setembro de 1850, Freixo de Espada à Cinta, Portugal - 7 de julho de 1923, Lisboa, Portugal); foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República''.
----
----



*"A Pátria mais perfeita será a mais local, pelo amor à gleba, e a mais universal, pelo amor ao mundo."
*"A Pátria mais perfeita será a mais local, pelo amor à gleba, e a mais universal, pelo amor ao mundo."
Linha 7: Linha 6:


{{Wikipédia}}
{{Wikipédia}}



[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]

Revisão das 20h00min de 10 de novembro de 2005

Abílio Guerra Junqueiro (17 de setembro de 1850, Freixo de Espada à Cinta, Portugal - 7 de julho de 1923, Lisboa, Portugal); foi bacharel formado em direito pela Universidade de Coimbra, alto funcionário administrativo, político, deputado, jornalista, escritor e poeta. Foi o poeta mais popular da sua época e o mais típico representante da chamada “Escola Nova”. Poeta panfletário, a sua poesia ajudou criar o ambiente revolucionário que conduziu à implantação da República.


  • "A Pátria mais perfeita será a mais local, pelo amor à gleba, e a mais universal, pelo amor ao mundo."


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Guerra Junqueiro.