Sentimento: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 130: Linha 130:
:::- ''Correspondance - Volume 1 - Página 131, [[Gustave Flaubert]] - G. Charpentier et cie., 1891
:::- ''Correspondance - Volume 1 - Página 131, [[Gustave Flaubert]] - G. Charpentier et cie., 1891


* "O [[amor]] é o [[sentimento]] dos seres imperfeitos, posto que a função do amor é levar o ser humano à [[perfeição]]."
::- ''[[Aristóteles]] como citado in O Livro Dos Signos - [https://books.google.com.br/books?id=QeM3RHjCIhcC&pg=PA99 Página 99], Maria Eugênia de Castro - Elsevier Brasil, 2000, ISBN 8535206515, 9788535206517, 364 páginas


{{w}}
{{w}}

Revisão das 12h38min de 7 de janeiro de 2017


Sentimento se refere tanto a um estado de ânimo como a uma emoção.



- Chico Xavier, pelo Espírito Emmanuel in Dicionário da Alma - Absurdo p. 2
- Marriage is really tough because you have to deal with feelings... and lawyers.
- Richard Pryor citado em "Was it good for you, too?: quotations on love and sex" - Página 133, de Bob Chieger - Atheneum, 1983, ISBN 0689706502, 9780689706509 - 258 páginas
  • "Dr. Botkin": Eu tenho realizado muitos autópsias no meu tempo, mas eu nunca localizei a alma.
"Grigori Rasputin": Quantas lembranças e emoções que você encontrou?
- Rasputin (1996); minissérie de TV HBO
  • "O acontecimento recordado torna-se ficção, uma estrutura feita para acomodar certos sentimentos. Não fora por essas estruturas, a arte seria pessoal demais para que o artista a criasse, mais ainda para que a platéia a compreendesse".
- The remembered event becomes a fiction, a structure made to accommodate certain feelings. If there were not these structures, art would be too personal for the artist to create, much less for the audience to grasp.
- Notes of the author on The painted bird, 1965‎ - Página 11, de Jerzy Kosinski - Publicado por Scientia-Factum, 1967 - 29 páginas
- Friedrich Rückert citado em "Raízes da cidadania"‎ - Página 46, de Irapuan Aguiar - 2002 - 276 páginas
  • "A grandeza de um céu estrelado está presente no cotidiano das pessoas; minha poesia fala do cotidiano, sim, pois para mim os sentimentos mais profundos, alegres ou tristes, podem ser traduzidos de forma cotidiana e simples"
- Elisa Lucinda citada por Arnaldo Nogueira Jr em Releituras
  • "Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados."
- I think one's feelings waste themselves in words, they ought all to be distilled into actions and into actions which bring results.
- "The Prisohouse of Home" in: "Struggle: the stirring story of woman's advance in England‎" - Página 20, de Ray Strachey, Florence Nightingale - Publicado por Duffield and company, 1930 - 425 páginas
  • "A poesia é o transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção recordada num estado de tranquilidade".
- William Wordsworth; "Lyrical Ballads"
- Mais tel est le malheur de la condition humaine, que la douleur est en nous le sentiment le plus vif
- Jean le Rond d’Alembert in:Encyclopédie Ou Dictionnaire Raisonné Des Sciences, Des Arts Et Des Métiers, Volume 1, - página iii, Denis Diderot, ‎Jean Le Rond d' Alembert - Briasson, 1751
- Caresses, expressions of one sort or another, are necessary to the life of the affections, as leaves are to the life of a tree. If they are wholly restrained, love will die at the roots.
- Our old home: a series of English sketches‎ - Página 236, Nathaniel Hawthorne - Houghton, Mifflin, 1868 - 380 páginas
  • "A independência do filósofo se torna falsa quando se mescla de orgulho. No homem autêntico, o sentimento de independência sempre se acompanha do sentimento de impotência"
- Introdução ao pensamento filosófico‎ - Página 144, Karl Jaspers - Editora Cultrix, 1965, ISBN 8531602092, 9788531602092 - 148 páginas
- un enfant, il m'inspire deux sentiments : celui de la tendresse dans le présent, celui du respect pour ce qu'il peut être un jour
- Correspondance, 1840-1895, Volume 4‎ - Página 342, Louis Pasteur - B. Grasset, 1946
  • "Vivemos em nossas ações, não em anos; em pensamentos, não em respirações;/ Em sentimentos, não nos números do mostrador do relógio."
- Philip James Bailey; Fonte: Revista Caras, Edição 676.
  • "O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado."
- Pourquoi l'amour est-il un sentiment si délicieux ? C'est que les intérêts de l'a mant et de l'aimée y sont confondus.
- Pensées, filosofia nova: Filosofia nova‎ - v.1 Página 171, de Stendhal, Henri Martineau - Publicado por Le Divan, 1931
  • "Acredito que isso vem do sentimento segundo o qual nenhum ser humano, homem ou mulher, é sempre bom ou mal. O essencial em toda representação da vida é que o espectador, quando assiste, tenha o sentimento de que, nas mesmas circunstâncias, faria a mesma coisa que o personagem faz se estivesse na pele dele, sejam esses atos bons ou maus. As fraquezas do personagem devem ser humanas, pois se elas o são, os espectadores podem reconhecer nelas suas próprias fraquezas".
- Nicholas Ray sobre o mal existir em cada ser humano, , em entrevista concedida a Charles Bitsch, Cahiers du Cinéma 89, novembro de 1958.
  • “Honestamente, não sei. Mas o que é traição? Talvez, devêssemos dizer que traição é uma fragilidade a paixões, a seduções. Por exemplo, se você está comprometida e, de repente, se envolve com uma outra pessoa. O que dizer? Foi simplesmente uma traição ou foi um sentimento que a fez tomar um novo caminho, uma outra direção na vida? “
- Bruna Lombardi; Fonte: Revista Contigo, Edição 1607.
  • "um incrível sentimento de poder". E completou: "Tudo o que antes te enchia o saco desaparece".
- Christiane F.; Fonte: Sobre a heroína, Christiane nunca mostrou ressentimentos. Em 1980, falando à Playboy alemã, citada no site Terra.br em reportagem de Alec Duarte, numa quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2006, às 13h41.
- Renato Russo na canção "Baader-Meinhof-Blues".
  • "Um fato é como um saco: vazio, não fica de pé. Para que fique de pé, é preciso pôr-lhe dentro a razão e o sentimento que o determinaram".
- But a fact is like a sack. When it's empty, it won't stand up. To make it stand up you must first pour into it the reasons and feelings by which it exists.
- Pirandello's major plays - página 83, Luigi Pirandello - Northwestern University Press, 1991, ISBN 0810108666, 9780810108660 - 187 páginas
  • “Sabendo o que sabemos hoje poderíamos ser tentados a dizer que existe neste livre mais do que tristeza. Há outra coisa, um amargo sentimento de abandono.”
- José Eduardo Agualusa in: Estação das Chuvas
- E. Che Guevara - Página 24, Volume 19 de Coleção Grandes cientistas sociais: Política, Ernesto Guevara, Eder Sader, Editora Atica, 1981, 216 páginas
  • "É vergonhoso insultar uma criança. Ela tem sentimentos, tem sua pequena dignidade e como não pode se defender com isso, é sem dúvida um ato ignóbil ferir tais sentimentos."
- "Dicas uteis para uma vida futil: Um manual para a maldita raça humana" - Página 128, Mark Twain, Relume Dumará, 2005, ISBN 8573163968, 9788573163964 - 224 páginas
  • "Há mais do que nos une ao Bolshevismo do que nos separa dele. Há, acima de tudo, um sentimento genuinamente revolucionário, que está vivo em todo o lugar na Rússia. Eu sempre considerei essa circunstância, e dei ordens para que ex-Comunistas sejam admitidos no Partido imediatamente. A pequena burguesia Social-Democrata e os sindicalistas nunca serão um Nacional-Socialista, mas o Comunista sempre será."
- Adolf Hitler; Fonte: "The Ominous Parallels" (1982)
  • "O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos as rédeas, os sentimentos são os cavalos."
- Platão in: A República
  • “Há dia, sabes, em que gostava de ser como o gato e que me tocasses sem desejar encontrar quaisquer sentimentos a não ser o que se exprime num espreguiçar muito lento - um vago agradecimento? - e que depois me deixasses deitado no sofá sem que nada pudesses levar da minha alma, pois nem saberias o que dela roubar.”
- Pedro Paixão; Assinar a pele, conto
  • "Sentimentalismo é o único sentimento que fricciona você do jeito errado."
- Sentimentality is only sentiment that rubs you up the wrong way.
- William Somerset Maugham in: A Writer's Notebook (1946); "1941"
  • "O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto-preservação."
- Ayrton Senna (junho de 1991), como citado em Revista Veja
  • "Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos."
- If I should go out of church whenever I hear a false sentiment I could never stay there five minutes.
- "New England Reformers - Lecture at Amory Hall" in: Essays‎ - Página 254, de Ralph Waldo Emerson - 1860 - 274 páginas
  • "Talvez a minha aprendizagem de arquitectura me tivesse ajudado a ver os meus sentimentos de alienação perante o público do rock'n'roll, o que foi o ponto de partida para 'The Wall'. O facto de ter encarnado uma narrativa autobiográfica era como que secundário à questão principal, que era uma afirmação teatral na qual eu dizia: Isto não é horrível? Aqui estou eu em cima do palco e vocês estão aí em baixo, não é horrível? Que porra é que nós estamos aqui a fazer?"
- Roger Waters - Junho de 1987, a Chris Salewicz, sobre o álbum The Wall
  • “Começara por nutrir relativamente a Carlo este sentimento de que somos mais ricos, a indiferença, pois que o devotamos a cerca de dois bilhões de seres humanos.”
- Marguerite Yourcenar in: Denário do Sonho
  • "Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada"
- Clarice Lispector in: A paixão segundo G.H.
  • "Os marxistas previram o fim da religião. Com o fim da opressão, o remédio representado por Deus não teria mais razão de ser, dizia-se. Mas também eles foram obrigados a reconhecer que o sentimento religioso nunca acabou porque está verdadeiramente enraizado no homem".
- Papa Bento XVI citado em Revista Veja, Edição 1902 . 27 de abril de 2005
  • "Se entendeste bem, facilmente compreenderás que a inveja não é senão uma admiração que luta, e sendo a luta a grande função do gênero humano, todos os sentimentos belicosos, são os mais adequados à sua felicidade".
- Machado de Assis in: Memórias Póstumas de Brás Cubas, capítulo CXVII
  • “Mas todos os sentimentos que nos fazem experimentar a alegria ou o infortúnio de uma personagem real só se produzem em nós por intermédio de uma imagem dessa alegria ou desse infortúnio; todo o engenho do primeiro romancista consistiu em compreender que, sendo a imagem o único elemento essencial na estrutura de nossas emoções, a simplificação que consistisse em suprimir pura e simplesmente as personagens reais seria um aperfeiçoamento decisivo.”
- Marcel Proust in: No caminho de Swann
- Pity is the deadliest feeling that can be offered to a woman
- And life goes on‎ - Página 201, de Vicki Baum, Margaret Leland Goldsmith - Publicado por Doubleday, Doran, 1931 - 320 páginas
  • "Não se retém quase nada sem o auxílio das palavras, e as palavras quase nunca bastam para transmitir precisamente o que se sente."
- On ne retient presque rien sans le secours des mots, et les mots ne suffisent presque jamais pour rendre précisément ce que l'on sent
- "Pensées Détachées sur la Peinture" in: "Oeuvres de Denis Diderot", Volume 4‎ - Página 530, Denis Diderot - A. Belin, 1818
  • "Ninguém deve pensar que sentimento é tudo. A arte não é outra coisa além da forma".
- Il ne faut pas toujours croire que le sentiment soit tout. Dans les arts, il n'est rien sans la forme.
- Correspondance - Volume 1 - Página 131, Gustave Flaubert - G. Charpentier et cie., 1891
- Aristóteles como citado in O Livro Dos Signos - Página 99, Maria Eugênia de Castro - Elsevier Brasil, 2000, ISBN 8535206515, 9788535206517, 364 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Sentimento.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: sentimento