Consciência: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 164: Linha 164:


{{w}}
{{w}}
{{wikcionário|consciência}}


[[categoria:filosofia]]
[[categoria:filosofia]]

Revisão das 15h41min de 2 de janeiro de 2017

Consciência é uma qualidade psíquica, isto é, que pertence à esfera da psique humana, por isso diz-se também que ela é um atributo do espírito, da mente, ou do pensamento humano. Ser consciente não é exatamente a mesma coisa que perceber-se no mundo, mas ser no mundo e do mundo, para isso, a intuição, a dedução e a indução tomam parte. Consciência, no aspecto moral, é a capacidade que o homem tem de conhecer não apenas valores e mandamentos morais e aplicá-los nas diferentes situações.


- Conscience is, in most men, an anticipation of the opinions of others
- Henry Taylor (teólogo); The Statesman‎ - Página 63, de Henry Taylor - Publicado por Longman, 1836
- he made his conscience not his guide bnt his accomplice.
- Benjamin Disraeli citado em "English men of letters", Volume 13 - página 148, John Morley, Editora Harper & Brothers, 1894
- Benjamin Disraeli
- To be conscious that you are ignorant is a great step to knowledge.
- Sybil or the two nations‎ - Página 78, Benjamin Disraeli - Baudry, 1845 - 358 páginas
- Emil Mihai Cioran
  • "A necessidade de fazer tomar consciência às pessoas de que podem mudar a sociedade não é incompatível com a necessidade de as tornar tolerantes para com as fraquezas humanas".
- Arnold Wesker
  • "A consciência é muito bem-educada. Deixa logo de falar com aqueles que não querem escutar o que ela tem a dizer."
- Samuel Butler (1612-1680)
  • "Tudo o que fazemos está ligado ao dinheiro. Eu sou uma mercadoria e tenho plena consciência disso."
- Marlon Brando
  • "Há mais de cem anos Bahá'u'lláh proclamou que a unidade da humanidade seria conseguida em etapas evolutivas repletas de lutas, caos e desordens. ... Bahá'u'lláh ensinou que a próxima etapa nesta evolução social é a organização da sociedade humana como uma civilização planetária que será caracterizada pelo aparecimento de uma comunidade, a consciência de uma cidadania mundial..."
- Ervin László
  • "A consciência é um juiz que tem um defeito freqüente nos juízes: adormece facilmente".
- Louis Legendre; Fonte: Chalita, Mansour. Os mais belos pensamentos de todos os tempos. 4 Edição. Rio de Janeiro: Assoc. Cultural Internac. Gibran. pág. 86.
  • "Somente a consciência individual do agente dá testemunho dos atos sem testemunha, e não há ato mais desprovido de testemunha externa do que o ato de conhecer."
- Olavo de Carvalho
  • "A astronomia é útil porque nos eleva acima de nós mesmos; é útil porque é grande, é útil porque é bela; isso é o que se precisa dizer. É ela que nos mostra o quanto o homem é pequeno no corpo e o quanto é grande no espírito, já que nesta imensidão resplandecente, onde seu corpo não passa de um ponto obscuro, sua inteligência pode abarcar inteira, e dela fluir a silenciosa harmonia. Atingimos assim a consciência de nossa força, e isso é uma coisa pela qual jamais pagaríamos caro demais, porque essa consciência nos torna mais fortes."
- Henri Poincaré em "O Valor da Ciência" (1904)
  • "Considero como uma das felicidades da minha vida não escrever nos jornais; isto prejudica a minha bolsa, mas faz bem à minha consciência".
- Gustave Flaubert
- Jaime Balmes; Fonte: "O Protestantismo"
  • "O culto ao heroísmo existe, existiu e existirá para sempre na consciência da humanidade".
- Thomas Carlyle
  • "Esse povo de Porto Alegre se faz guardião da humanidade mínima. Afirma a possibilidade real de vivermos juntos como humanos e nos mostra como devemos passar de uma consciência de nação e de classe a uma consciência de espécie".
- Leonardo Boff
- Hegel
  • "A inocência ignorante da unidade aparentemente natural entre conhecimento e juízo de valor é uma falha de tomada de consciência, falha, pos assim dizer, auto-infligida: podemos dela nos desvencilhar."
- Karl Jaspers
  • "De todos os infortúnios que afligem a humanidade, o mais amargo é que temos de ter consciência de muito e controle de nada."
- Heródoto
  • "Quem quiser ouvir a voz sincera da consciência precisa saber fazer silêncio em torno de si e dentro de si."
- Arturo Graf
  • "Sem termos consciência de estar usando máscaras, temos uma cara específica para cada amigo."
- Oliver Wendell Holmes; fonte: livro "a sabedoria do eneagrama", Richard riso, pg 176.
  • "Tenho 71 anos. Sou de uma época em que era comum ter casacos de pele. A gente podia usar sem problemas e não havia essa consciência de preservação. Eu não incentivei o combate aos animais. Posso ter sido infeliz nas palavras, mas peço desculpas. Já tentei falar com esses defensores, mas ainda não fui ouvida".
- Íris Bruzzi; Fonte: Site OFuxico, em 22 de Agosto de 2006]
  • "Quando eu era moleque, diziam que eu era a sombra da minha irmã, mas eu tinha consciência de que era a segunda voz, enfim, dane-se, não estou nem aí. E chegaram a falar da minha sexualidade...".
- Junior Lima; Fonte: Ego.com, do portal Globo.com, Quinta-feira - 13/04/2006.
  • "(...) No amadurecimento de suas composições pictóricas - estruturadas todas por consciência artesanal que nada deixa a desejar - flui sempre a humildade do artista a revelar toda a beleza poética de sua alma (...)"
- Quirino da Silva, jornal "Diário da Noite", 09/Julho/61 , sobre Chen Kong Fang
  • "Mas logo Flush tomou consciência a respeito das diferenças que distinguiam Pisa -pois era em Pisa que estavam agora alojados - e Londres. Os cães eram diferentes. Em Londres, ele mal podia ir até a caixa do correio sem cruzar com um pug, um labrador, um bulgoque, um collie, um mastim, um terra-nova, um são bernardo, um fox terrier ou algum integrante das sete famílias da tribo spaniel."
- Virginia Woolf
  • "A cultura histórica tem o objectivo de manter viva a consciência que a sociedade humana tem do próprio passado, ou melhor, do seu presente, ou melhor, de si mesma
- Benedetto Croce; Fonte: La Storia come Pensiero e come Azione
  • " Levará um longo tempo, para se processar a mudança, e o mundo inteiro, o paradigma que a nossa consciência é apenas aquilo que se percebe, reconhece, e aceita ou seja o que vemos, ouvimos, cheiramos, tocamos e saborearmos são apenas uma fração minúsculas em uma duna pequena de uma cabeça de praia de tudo que existe. "
- Barry Windsor-Smith
  • "A sabedoria já existe em estado latente dentro de nossa consciência."
- Buda
  • "Temos de ser cruéis. Temos de recuperar a consciência tranquila para sermos cruéis."
- Adolf Hitler
  • "Na adversidade a maior consolação é a consciência das boas ações."
- Cícero
  • "É uma questão de formar uma nova consciência do estado que inclua todo cidadão produtivo. Já que os políticos do momento não querem nem tem como criar uma tal situação, o socialismo só será conquistado com luta."
- Joseph Goebbels; Fonte: "Die verfluchten Hakenkreuzler. Etwas zum Nachdenken" (1932)
  • "Não corro da responsabilidade senão quando a minha consciência a repele."
- Ruy Barbosa
  • "Não tem que agradecer-me ter aceitado o encargo, porque representa para mim tão grande sacrifício que por favor ou amabilidade o não faria a ninguém. Faço-o ao meu País como dever de consciência, friamente, serenamente cumprido".
- Salazar no discurso de posse como ministro das Finanças de Portugal
  • "O homem superior é impassível por natureza: pouco se lhe dá que o elogiem ou censurem, ele não ouve senão a voz da própria consciência."
- Napoleão Bonaparte
  • "O homem é o único ser na natureza que tem consciência de que vai morrer. Mesmo sabendo que tudo irá acabar, façamos da vida uma luta digna de um ser eterno."
- Paulo Coelho
  • "A consciência é o melhor livro de moral que temos; e é, certamente, o que mais devemos consultar."
- Blaise Pascal
  • "Inteligência espiritual é ter consciência de que a vida é um grande pergunta em busca de uma grande resposta."
- Augusto Cury
  • "O homem livre é senhor de sua vontade e somente escravo de sua consciência."
- Aristóteles
  • "A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência."
- Che Guevara
  • "A vida ideal consiste em ter bons amigos, bons livros e uma consciência sonolenta."
- Mark Twain
  • "Há no fundo das almas um precipício inato de justiça e de virtude, com o qual nós julgávamos as nossas ações e as dos outros como boas ou más; e é a este princípio que dou o nome de consciência."
- Jean-Jacques Rousseau
  • "Os espíritos protetores nos ajudam com os seus conselhos, através da voz da consciência, que fazem falar em nosso íntimo - mas como nem sempre lhes damos a necessária importância, oferecem-nos outros mais diretos, servindo-se das pessoas que nos cercam."
- Allan Kardec
  • "Cada vez mais cresce a consciência de que os países ricos precisam entrar em acordo para promover o desenvolvimento nos países de Terceiro Mundo. Isso significa desafogá-los de suas dívidas, dividir melhor a riqueza do mundo, para evitar os problemas que estamos vendo aí: o descrédito dos governos, a desorganização da sociedade, o crescimento do terrorismo e da criminalidade, a favelização, a miséria, a doença e a fome."
- Thales Guaracy
  • "'Consciência' é uma palavra usada pelos covardes para incutir medo aos fortes."
- William Shakespeare
  • "O Islã é multiforme, não se pode reduzir à ala terrorista ou à ala moderada. Há interpretações sunitas, xiitas etc. Culturalmente, existe uma grande diferença entre Indonésia, África ou a Península Arábica, e talvez esteja se formando também um Islã com características européias, que aceita elementos de nossa cultura. Em todo caso, para nós, é um desafio positivo a firme fé em Deus dos muçulmanos, a consciência de que estamos todos sob o juízo de Deus, junto com um certo patrimônio moral e a observação de algumas normas que demonstram que a fé, para viver, necessita expressões comuns, algo que perdemos em certa medida."
- Papa Bento XVI em entrevista ao jornal "La Repubblica" em 2004
  • "Se houve holocausto do povo judeu há apenas 60 anos, hoje trata-se de impedir o holocausto de dezenas de povos ameaçados de serem atacados e, inclusive, exterminados, já que, segundo se anuncia, todas as armas podem ser utilizadas para atacar, preventivamente e de surpresa, em qualquer obscuro rincão do planeta. O denominado mundo ocidental e cristão deveria tomar consciência dessa realidade, antes que seja demasiado tarde, como parece que está ocorrendo, diante do gigantesco holocausto provocado pela pobreza, pela fome, o subdesenvolvimento, a falta de educação e de saúde, a globalização neoliberal e a atual ordem econômica e social imposta à humanidade, que, a cada ano, matam a dezenas de milhões de pessoas, nos países do Terceiro Mundo".
- Fidel Castro
  • "Tenho o dever de me fechar em casa no meu espírito e trabalhar quanto possa e em tudo quanto possa, para o progresso da civilização e o alargamento da consciência da humanidade".
- Fernando Pessoa
  • "Não podemos olhar pra trás com raiva nem para frente com temor mas em volta com consciência."
- Let us not look back in anger, nor forward in fear, but around in awareness
- Credos and Curios‎ - Página xi, de James Thurber - Publicado por Harper & Row, 1962 - 180 páginas
Política sem princípios,
Riqueza sem trabalho,
Prazer sem consciência,
Conhecimento sem caráter,
Comércio sem moralidade,
Ciência sem humanidade,
Religião sem sacrifício.
- seven social sins: Politics without principles, Wealth without work, Pleasure without conscience, Knowledge without character, Commerce without morality, Science without humanity, Worship without sacrifice
- Mahatma Gandhi; Uma lista fechando um artigo em "Young India" (22 de Outubro 1925); "Collected Works of Mahatma Gandhi" Vol. 33 (PDF) p. 135
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Consciência.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: consciência