Che Guevara: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 102: Linha 102:


*“O negro é indolente e um sonhador; gasta seu salário escasso na frivolidade ou bebida, o europeu tem uma tradição de trabalho e economia, que o perseguiu na medida em que este canto da América e leva-o a avançar a si mesmo, independentemente de sua próprias aspirações individuais. "
*“O negro é indolente e um sonhador; gasta seu salário escasso na frivolidade ou bebida, o europeu tem uma tradição de trabalho e economia, que o perseguiu na medida em que este canto da América e leva-o a avançar a si mesmo, independentemente de sua próprias aspirações individuais. "

“Na verdade, se o próprio Cristo estivesse no meu caminho eu, como Nietzsche, não hesitaria em esmagá-lo como um verme.”


==Atribuídas==
==Atribuídas==
Linha 109: Linha 111:
* "Não sou Cristo nem filantropo, velha, sou totalmente o oposto de um Cristo (...). Luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas ao meu dispor e tento deixar o outro homem morto de modo que eu não seja pregado numa cruz ou em algum outro lugar".
* "Não sou Cristo nem filantropo, velha, sou totalmente o oposto de um Cristo (...). Luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas ao meu dispor e tento deixar o outro homem morto de modo que eu não seja pregado numa cruz ou em algum outro lugar".
::- ''citado em "Che Guevara - Uma biografia" - [http://books.google.com.br/books?id=apj3tWUKqbAC&pg=PA246 Página 246], Jon Lee Anderson - Editora Objetiva, 1997, ISBN 8573021527, 9788573021523 - 924 páginas
::- ''citado em "Che Guevara - Uma biografia" - [http://books.google.com.br/books?id=apj3tWUKqbAC&pg=PA246 Página 246], Jon Lee Anderson - Editora Objetiva, 1997, ISBN 8573021527, 9788573021523 - 924 páginas
:::- “Na verdade, se o próprio Cristo estivesse no meu caminho eu, como Nietzsche, não hesitaria em esmagá-lo como um verme.”


*"Nós nos forjaremos na ação cotidiana, criando um [[homem]] novo com uma nova técnica."
*"Nós nos forjaremos na ação cotidiana, criando um [[homem]] novo com uma nova técnica."

Revisão das 03h23min de 14 de fevereiro de 2016

Che Guevara
Che Guevara
Che Guevara
Che Guevara em outros projetos:

Ernesto Guevara de la Serna , conhecido por Che Guevara ou El Che (Rosário, 14 de Junho de 1928 - La Higuera - 9 de Outubro de 1967), foi um guerrilheiro revolucionário e homem político.



- E. Che Guevara - Página 24, Volume 19 de Coleção Grandes cientistas sociais: Política, Ernesto Guevara, Eder Sader, Editora Atica, 1981, 216 páginas
  • "A argila fundamental da nossa obra é a juventude: nela depositamos a nossa esperança e preparamo-la para tomar das nossas maos a bandeira."
- Fonte: "O Socialismo e o Homem em Cuba"; Texto dirigido a Carlos Quijano, semanário Marcha, Montevideo. Março de 1965
"Nuestro sacrificio es consciente; cuota para pagar la libertad que construimos."
- "El Socialismo y el hombre en Cuba", de 12 de março de 1965
  • "Deixe-me dizer-lhe, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é guiado por grandes sentimentos de amor..."
- "Déjeme decirle, a riesgo de parecer ridículo, que el revolucionario verdadero está guiado por grandes sentimientos de amor.."
- Fonte: "El Socialismo y el hombre en Cuba", de 12 de março 1965
  • "Se você é capaz de tremer de indignação a cada vez que se comete uma injustiça no mundo, então somos companheiros, que é mais importante".
- "...si usted es capaz de temblar de indignación cada vez que se comete una injusticia en el mundo, somos compañeros, que es más importante."
- Fonte: Carta a María Rosario Guevara, de 20 de fevereiro de 1964
  • "Acima de tudo procurem sentir no mais profundo de vocês qualquer injustiça cometida contra qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. É a mais bela qualidade de um revolucionário"
- "...y sobre todo, sean siempre capaces de sentir en lo más hondo cualquier injusticia cometida contra cualquiera en cualquier parte del mundo. Es la cualidad más linda de un revolucionario."
- Fonte: Carta de despedida de seus filhos
  • "Hay que endurecerse, pero sin perder la ternura jamás."
    • "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
- :Che Guevara, citado em "Mi amigo el Ché"‎ - Página 11, de Ricardo Rojo - publicado por Jorge Alvarez, 1968, 2. ed. - 266 páginas
- E. Che Guevara - página 44, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
  • "A culpa de muito dos nossos intelectuais e astistas reside em seu pecado original; não são autenticamente revolucionários."
- E. Che Guevara - página 172, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
  • "O socialismo não é uma sociedade beneficente, não é um regime utópico, baseado na bondade do homem como homem. O socialismo é um regime a que se chega históricamente e que tem por base a socialização dos bens fundamentais de produção e a distribuição equitativa de todas as riquezas da sociedade, numa situação de produção social. Isto é, a produção criada pelo capitalismo: as grandes fábricas, a grande pecuária capitalista, a grande agricultura capitalista, os locais onde o trabalho humano era feito em comunidade, em sociedade; mas naquela época o aproveitamento do fruto do trabalho era feito individualmente, pela classe exploradora, pelos proprietários jurídicos dos bens de produção."
- E. Che Guevara - página 172, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
  • "A mercadoria é o núcleo econômico do sistema capitalista e, enquanto ela existir, seus efeitos se farão sentir na organização da produção e, conseqüentemente, na consciência."
- La mercancía es la célula económica de la sociedad capitalista; mientras exista, sus efectos se harán sentir en la organización de la producción y, por ende, en la conciencia
- La revolución latinoamericana - página 131, Ernesto Guevara - Editorial Encuadre, 1973 - 188 páginas
  • "Muitos me chamaram de aventureiro e o sou, só que de um tipo diferente: dos que entregam a pele para provar suas verdades."
- muchos me dirán aventurero, y lo soy; sólo que de un tipo diferente, de los que ponen el pellejo para demostrar sus verdades
- Obra revolucionaria - página 661, Ernesto Guevara, Roberto Fernández Retamar - Ediciones Era, 1967 - 662 páginas
- E. Che Guevara - página 191, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
- La revolución se hace a través del hombre, pero el hombre tiene que forjar día a día su espíritu revolucionario.
- Obra revolucionaria - página 638, Ernesto Guevara, Roberto Fernández Retamar - Ediciones Era, 1967 - 662 páginas
- E. Che Guevara - página 207, Ernesto Guevara, Eder Sader - Editora Atica, 1981 - 216 páginas
  • "A característica fundamental da guerrilha é a mobilidade."
- Característica fundamental de una guerrilla es la movilidad
- La guerra de guerrillas: Por Che Guevara - página 28, Ernesto Guevara - Editorial Guemes, 1960 - 211 páginas
  • "Nós, socialistas, somos mais livres porque somos mais perfeitos; somos mais perfeitos porque somos mais livres."
- Nosotros, socialistas, somos más libres porque somos más plenos; somos más plenos por ser más libres.
- La revolución latinoamericana - página 147, Ernesto Guevara - Editorial Encuadre, 1973 - 188 páginas
  • "Não há fronteiras nesta luta de morte, nem vamos permanecer indiferentes perante o que aconteça em qualquer parte do mundo. A vitória nossa ou a derrota de qualquer nação do mundo, é a derrota de todos."
- No hay fronteras en esta lucha a muerte, no podemos permanecer indiferentes frente a lo que ocurre en cualquier parte del mundo; una victoria de cualquier país sobre el imperialismo es una victoria nuestra, así como la derrota de una Nación cualquiera es una derrota para todos.
- Obras, 1957-1967, Volume 2 - página 573, Ernesto Guevara - Casa de las Américas, 1970
  • "Não nego a necessidade objetiva do estímulo material, mas sou contrário a utilizá-lo como alavanca impulsora fundamental. Porque então ela termina por impor sua própria força às relações entre os homens."
- No negamos la necesidad objetiva del estímulo material, sí somos renuentes a su uso como palanca impulsora fundamental. Consideramos que, en economía, este tipo de palanca adquiere rápidamente categoría per se y luego impone su propia fuerza en las relaciones entre los hombres.
- El libro verde olivo - página 98, Ernesto Guevara - Editorial Diógenes, 1970 - 236 páginas
  • "Devo dizer, correndo o risco de parecer ridículo, que o verdadeiro revolucionário é movido por sentimentos de amor. É impossível imaginar um autêntico revolucionário sem esta qualidade. Talvez seja um dos grandes dramas do dirigente; este deve unir a um espírito apaixonado uma mente fria, e tomar decisões dolorosas sem que nenhum músculo se contraia. Os nossos revolucionários de vanguarda têm de idealizar esse amor aos povos, às causas mais sagrada, e torná-lo único, indivisível. Não podem mostrar a sua pequena dose de carinho cotidiano tal como faz o homem comum."
- Déjeme decirle, a riesgo de parecer ridículo, que el revolucionario verdadero está guiado por grandes sentimientos de amor. Es imposible pensar en un revolucionario auténtico sin esta cualidad. Quizás sea uno de los grandes dramas del dirigente; éste debe unir a un espíritu apasionado una mente fría y tomar decisiones dolorosas son que se contraiga un músculo. Nuestros revolucionarios de vanguardia tienen que idealizar ese amor a los pueblos, a las causas más sagradas y hacerlo único, indivisible. No pueden descender con su pequeña dosis de cariño cotidiano hacia los lugares donde el hombre común lo ejercita.
- "El Socialismo y el hombre en Cuba", de 12 de março 1965
  • "Escuta, avó proletária: crê no homem que chega, crê no futuro que nunca verás [...] Acima de tudo, terás uma rubra vingança, juro pela exata dimensão dos meus ideais. Morre em paz, velha lutadora."
- Escucha, abuela proletaria: cree en el hombre que llega, cree en el futuro que nunca verás. Ni reces al dios inclemente que toda una vida mintió tu esperanza; ni pidas clemencia a la muerte para ver crecer a tus caricias pardas; los cielos son sordos y en ti manda el oscuro, sobre todo tendrás una roja venganza lo juro por la exacta dimensión de mis ideales. Muere en paz, vieja luchadora.
- Sobre literatura y arte - página 21, Ernesto Guevara - Arte y Literatura, 1997, ISBN 9590300693, 9789590300691 - 106 páginas
  • "Nasci na Argentina; não é segredo para ninguém. Sou cubano e também sou argentino, se não se ofenderem os ilustríssimos latino-americanos, me sinto tão patriota da América-Latina, de qualquer país da América-Latina, como qualquer outro e, no momento em que fosse necessário, estaria disposto a entregar minha vida pela libertação de qualquer um dos países latino-americanos, sem pedir nada a ninguém, sem exigir nada, sem explorar ninguém..."
- He nacido en la Argentina; no es un secreto para nadie. Soy cubano y también soy argentino y, si no se ofenden las ilustrísimas señorías de Latinoamérica, me siento tan patriota de Latinoamérica, de cualquier país de Latinoamérica, como el que más y, en el momento en que fuera necesario, estaría dispuesto a entregar mi vida por la liberación de cualquiera de los países de Latinoamérica, sin pedirle nada a nadie, sin exigir nada, sin explotar a nadie.
- El libro verde olivo - página 203, Ernesto Guevara - Editorial Diógenes, 1970 - 236 páginas
  • “Se qualquer pessoa tem qualquer coisa boa para dizer sobre o governo anterior, para mim é bom o suficiente matá-la.”
  • “Para mandar homens para o pelotão de fuzilamento, não é necessário nenhuma prova judicial … Estes procedimentos são um detalhe arcaico burguês. Esta é uma revolução!”
  • “O negro é indolente e um sonhador; gasta seu salário escasso na frivolidade ou bebida, o europeu tem uma tradição de trabalho e economia, que o perseguiu na medida em que este canto da América e leva-o a avançar a si mesmo, independentemente de sua próprias aspirações individuais. "

“Na verdade, se o próprio Cristo estivesse no meu caminho eu, como Nietzsche, não hesitaria em esmagá-lo como um verme.”

Atribuídas

  • “Não me esperem para a colheita, pois estarei sempre a semear...” [carece de fontes]
  • "Não sou Cristo nem filantropo, velha, sou totalmente o oposto de um Cristo (...). Luto pelas coisas em que acredito, com todas as armas ao meu dispor e tento deixar o outro homem morto de modo que eu não seja pregado numa cruz ou em algum outro lugar".
- citado em "Che Guevara - Uma biografia" - Página 246, Jon Lee Anderson - Editora Objetiva, 1997, ISBN 8573021527, 9788573021523 - 924 páginas
  • "Nós nos forjaremos na ação cotidiana, criando um homem novo com uma nova técnica."
- citado em Da guerrilha ao socialismo: a revolução cubana - página 149, Florestan Fernandes - T. A. Queiroz, 1979 - 231 páginas
  • "O guerrilheiro é um reformador social."
- citado em "Che Guevara - Uma biografia" - Página 464, Jon Lee Anderson - Editora Objetiva, 1997, ISBN 8573021527, 9788573021523 - 924 páginas