Portugal: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Dexbot (discussão | contribs)
m Bot: removing existed iw links in Wikidata
Sem resumo de edição
Linha 44: Linha 44:
::- ''[[Fernando Pessoa]]; Fonte: Poesia "Mar Portuguez", Versos 1 e 2. ''
::- ''[[Fernando Pessoa]]; Fonte: Poesia "Mar Portuguez", Versos 1 e 2. ''


* "Eis-me agora , e por dois anos, à cabeça dos negócios deste país, uma vez que a Carta assim o declara. (...) Não recuo diante deste fardo, uma vez que conheço o país e tenho fé nas minhas boas intenções. (...) Somente considero que dois anos é um período suficientemente longo para se poder perder a reputação e demasiado restrito para se poder fazer qualquer coisa de positivo, num país que é sinónimo de lentidão e que possui obstáculos que só aqui se encontram."
::- [[w:Fernando II de Portugal|'''D. Fernando II de Portugal''']]; ''Fonte: "A Vida Privada dos Bragança" de Ana Cristina Pereira e Joana Troni''


{{wikipédia}}
{{wikipédia}}

Revisão das 21h59min de 21 de janeiro de 2016

Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país situado no sudoeste da Europa, na zona Ocidental da Península Ibérica.



  • "É realmente uma penitência andar pelo mundo a cabo com Portugal às costas. Não com o Portugal que poderia e deveria ser, mas com o Portugal que é, por nossos pecados"
- Miguel Torga in Londres, 8 de Junho de 1977; Miguel Torga - Diário - Vols. IX a XII - Página 356, Miguel Torga - Leya, 2011, ISBN 9722045458, 9789722045452
  • "As infelicidades de Portugal ao longo da história ensinaram ao seu povo paciência, talento para viver com a adversidade e relutância em guardar grandes expectativas"
- Barry Hatton, Os Portugueses
  • "Os portugueses) são amistosos, mas também irascíveis, deferentes, mas indómitos, apáticos e humildes, duros e ousados, compassivos, mas irados, submissos e belicosos, sempre à espera que a sorte lhes sorria, boa companhia, conciliadores e diplomáticos, bem como efusivos e espontâneos, dados a perder as estribeiras, mas eminentemente sensatos, com a tristeza na alma, mas a jovialidade na sua natureza"
- Barry Hatton, Os Portugueses
  • "Não tenhais medo por serem muitos, nem pelas ameaças que fazem com os seus gestos e alaridos, pois tudo não passa de um pouco de vento, que dentro em breves momentos terminará. Deveis ser fortes e esforçados, recebendo a grande ajuda de Deus, por cujo serviço ali estavam, defendendo a justa causa do Reino de Portugal"
- Nuno Álvares Pereira in Crónicas de Fernão Lopes
  • "Não tenho culpa de ter nascido em Portugal, e exijo uma pátria que me mereça"
- Almada Negreiros; Ultimato às Gerações futuristas
  • "Nasci em Portugal, mas me criei no Brasil e, portanto, considero-me brasileira. O local do nascimento não importa, nem sequer o sangue. O que importa é o que os americanos chamam de "environment", a influência do país e dos costumes em que vivemos, se bem que sempre existe um grau de gratidão e fidelidade aos pais que nos geraram. Da minha parte, sou mais carioca, mais sambista de favela, mais carnavalesca do que cantora de fados. O sangue tem uma certa importância, mas só no temperamento, não na maneira de sentir as coisas."
- Carmen Miranda citada em Convergência lusíada - Edições 21-22 - Página 100, Centro de Estudos do Real Gabinete Português de Leitura., 2005
  • "Está pois a pena de morte abolida nesse nobre Portugal, pequeno povo que tem uma grande história. (...) Felicito a vossa nação. Portugal dá o exemplo à Europa. Desfrutai de antemão essa imensa glória. A Europa imitará Portugal. Morte à morte! Guerra à guerra! Viva a vida! Ódio ao ódio. A liberdade é uma cidade imensa da qual todos somos concidadãos."
- Victor Hugo citado em Vidas e Obras - Página 357, Maria Emilia Pinto Gachineiro, Editora Ferrari, 2007, ISBN 8590611124, 9788590611127
  • "Portugal esteve unido a Espanha 60 anos. Durante esse tempo foi governado pelos reis Filipe II, Filipe III e Filipe IV, que viviam em Madrid. A situação não agradava, houve tentativas de revolta fracassadas, mas no ano de 1640 um grupo de nobres resolveu preparar um golpe-surpresa, restaurar a independência e aclamar um rei português. Ana, João e Orlando chegam a Lisboa poucos dias antes de a revolução estalar. Instalaram-se no palacete da família Corrêa e acabaram por tomar parte não só nos romances e problemas daquela gente e das suas vizinhas de bairro mas também no grande acontecimento que mudou a história do país."
- Viagens no Tempo
  • "Gosto de Portugal e me sinto mais português que muitos portugueses".
- Luiz Felipe Scolari, técnico da Seleção Portuguesa de Futebol
- Fonte: Revista Isto É! Edição 1887
  • De Portugal nos ficou um pouco de preconceito contra tudo que cheira a "mouro". Tanto assim que sua ascensão social é acompanhada da justificativa de um aprimoramento convencional de sua raça. Em estado de mascate, metro no mãe e mercadoria às costas é o turco. Quando se estabelece, abre loja e se lhe vê a família - sírio. Já melhorou. Quando enriquece, é doutor e entra na política -libanês. Casando com paulista de quatrocentos anos, sublima-se completamente e vira armênio. Às vezes príncipe armênio, o que é chique como o Diabo! Quanto ao judeu... É preciso que ele cresça e apareça para ver se recidava o preconceito contra ele."
- Memórias: Baú de ossos. 5. ed - Página 183, Pedro Nava - Olympio, 1972
  • "Portugal nasceu à sombra da Igreja e a religião católica foi desde o começo o elemento formativo da alma da nação e o traço dominante do carácter do povo português."
- Salazar; "Salazar: discursos, notas relatórios, teses, artigos e entrevistas, 1909-1955 : antologia - Página 212; de António de Oliveira Salazar - Publicado por Editorial Vanguarda, 1955 - 361 páginas
  • ``Quando eu abracei a Amália é como se eu tivesse abraçado Portugal´´.
- Caetano Veloso in Coliseu de Lisboa, 1985 ( [ =e4rjisqxkCs&list=PL3D32F715C570F330&index=20 youtube ] )
  • "Ó mar salgado, quanto do teu sal / São lágrimas de Portugal"
- Fernando Pessoa; Fonte: Poesia "Mar Portuguez", Versos 1 e 2.
  • "Eis-me agora , e por dois anos, à cabeça dos negócios deste país, uma vez que a Carta assim o declara. (...) Não recuo diante deste fardo, uma vez que conheço o país e tenho fé nas minhas boas intenções. (...) Somente considero que dois anos é um período suficientemente longo para se poder perder a reputação e demasiado restrito para se poder fazer qualquer coisa de positivo, num país que é sinónimo de lentidão e que possui obstáculos que só aqui se encontram."
- D. Fernando II de Portugal; Fonte: "A Vida Privada dos Bragança" de Ana Cristina Pereira e Joana Troni
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Portugal.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Portugal.