Igreja: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
SamoaBot (discussão | contribs)
m Bot: Migração de 4 ligações interwiki agora disponíveis no Wikidata em d:Q14590150
Sem resumo de edição
Linha 98: Linha 98:
* "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha [[Igreja]]."
* "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha [[Igreja]]."
:- ''[[Jesus de Nazaré]]''
:- ''[[Jesus de Nazaré]]''

* “Mussolini percebeu que o socialismo seria mais forte se o aliasse com a '''Igreja''' ao invés de destruí-la.”
:- ''[[Bryan Caplan]], economista norte-americano, em [http://econlog.econlib.org/archives/2012/06/the_whitewash_o.html The Pageant of World History vs. Wikipedia: The Case of Mussolini] — 20 de junho de 2012''





Revisão das 09h44min de 13 de novembro de 2015

Praça de São Pedro, no Vaticano

Igreja (do grego εκκλησια ekklesia e do latim ecclesia: "Eclésia"), geralmente utilizado para designar conjuntos de cristãos ou denominações específicas; além de designar reunião de pessoas, pode se referir a uma edificação (local de reunião do grupo religioso) ou a uma doutrina específica.



  • "Vejo uma séria violação do princípio de separação entre Estado e Igreja."
- Christopher Reeve criticando o presidente George W. Bush e a Igreja Católica por obstruírem a investigação sobre células-tronco embrionárias e clonagem com fins terapêuticos
  • "A Igreja diz que a Terra é achatada, mas sei que ela é redonda, porque vi a sombra dela na Lua, e acredito mais numa sombra do que na igreja."
- Fernão de Magalhães
  • “ Eu não acredito na crença professada pela igreja Judaica, pela igreja Romana, pela igreja Grega, pela igreja Turca, pela igreja Protestante, nem por nenhuma igreja que conheça. Minha própria mente é minha própria igreja. Todas as intituições de igrejas nacionais, seja Judia, Cristã, ou Turca, parecem-me como nada além do que uma invenção humana, feitas para aterrorizar e escravizar o homem, monopolizando poder e lucro.”
- Thomas Paine, na obra "Idade da Razão"
  • "Houve um tempo em que a filosofia da Igreja governava os Estados. [...] Então o sacerdócio e o império estavam ligados por um entendimento feliz e a troca amigável de favores."
- Papa Leão XIII in Carta Encíclica IMMORTALE DEI (Sobre a Constituição Cristã dis Estados) - item 28, do Papa Leão XIII, publicado em 1° de novembro de 1885[1]
  • “O papa deveria renunciar para que a Igreja pudesse acompanhar o movimento da História”
- Dom Paulo Evaristo Arns, cardeal e arcebispo emérito de São Paulo; Fonte: Revista Isto É! Edição 1845
  • "Defendo meu direito de discordar da posição da Igreja no que diz respeito à utilização da camisinha como forma de prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids".
- Daniela Mercury, ao ter seu show vetado numa comemração católica, uma vez que a Igreja Católica é contrária a métodos contraceptivos em geral; Fonte:Folha Ilustrada 25/11/2005 - 16h38
  • "Nós estamos caminhando para uma ditadura do relativismo que não reconhece nada como definitivo e tem como valor máximo o ego e os desejos individuais. A Igreja precisa se opor às "marés de modismos e das últimas novidades. (...) Precisamos nos tornar maduros nessa fé adulta, precisamos guiar o rebanho de Cristo para essa fé".
- Papa Bento XVI Durante uma missa na Basílica de São Pedro, pouco antes do início do conclave e um dia antes de ser eleito
  • "Senhor, morro filha da Igreja".
- Teresa de Ávila
  • "O sangue dos mártires é a semente da igreja."
- Tertuliano
  • "As pessoas vão à igreja pelos mesmos motivos que vão à taverna: para estupefazerem-se, para esquecerem-se de sua miséria, para imaginarem-se, de algum modo, livres e felizes."
- Mikhail Bakunin
  • "A Igreja considera que o espermatozóide entra no óvulo dentro do tubo de ensaio, e a partir daí começou uma vida. Então a masturbação masculina é um genocídio."
- Drauzio Varella
  • "Meu conselho para quem quer ter uma criança sadia e feliz é mante-la o mais longe possível de uma igreja. Crianças são ingênuas e confiam em todo mundo. Escola já é ruim mas se levá-la para a igreja, então está querendo mesmo problemas."
- Frank Zappa, músico estadunidense.
  • "Quando criança, eu tinha uma bela voz. (...) Meus pais me faziam cantar no coro da igreja. Foi quando um tio, barbeiro de profissão, convenceu meu pai da oportunidade de impedir a mudança de minha voz, pois assim me tornaria uma fonte de renda segura para toda a família".
- Gioacchino Rossini; Fonte: 8º Volume dos CDs da Coleção FOLHA de Música Clássica
  • "A Igreja me excomungou. E nada mudou na minha vida."
- Odair José em entrevista ao Jornal da Tarde, contando que foi excomungado pelo bispo de Campo Grande em 1978 por causa do disco O Filho de José e Maria; Fonte: Revista VEJA, Edição 1965 . 19 de julho de 2006
  • A Igreja católica pouco tem a ver com os primeiros cristãos que eram perseguidos. Aquele aquem se atribui a fundação da Igreja, S. Pedro, foi crucificado e de cabeça para baixo.
- Álvaro Cunhal
  • "Deus é tudo. Fui criada no catolicismo, mas acredito em reencarnação, no carma, que a gente colhe o que planta. Li muito Kardec e sobre o budismo. Sou uma estudiosa de Teologia. Freqüento uma igreja há um tempo e também uma ordem espírita".
- Deborah Secco; Fonte: Revista ISTO É Gente, Edição 363
  • ‘Comprei vários xales em Moscou, em janeiro de 2004, quando viajei para estudar teatro no Instituto Guitis. São xales antigos, supercoloridos. Eu os usava para cobrir os cabelos. Lá na Rússia, é falta de respeito entrar nas igrejas com a cabeça descoberta’’
- Giselle Itié; Revista Isto é Gente n.299
  • "Na minha infância, todas as velhas só viviam na igreja, (...) velha sem religião quem inaugurou foi minha geração."
- Rachel de Queiroz aos 91 anos, no vídeo Rachel -- Vida e Obra, de Jurandir de Oliveira
  • "Meu nome é Amácio Mazzaropi, e não Amâncio. Nasci ali na rua Vitorino Camilo, número cinco, em 1912, e fui batisado na Igreja de Santa Cecília. Meu pai era italiano e minha mão filha de portugueses. Comecei a trabalhar cedo, fazendo papel de caipira, que estava na moda. Genésio Arruda e seu irmão, Sebastião Arruda, estavam no auge e eu procurei fazer o mesmo, principalmente imitando o Sebastião, que me parecia mais pacato. Para falar a verdade, comecei de brincadeira. Gostaram, bateram palmas. Gostei, fui continuando. É isso a minha profissão: sou caipira. Primeiro no teatro, durante muito tempo. Depois fui para no rádio. Afinal, um belo dia veio a televisão, e lá fui eu."
- Amácio Mazzaropi; Revista Rio Festival; p. 12; 23 de novembro de 1984
  • « Concluo que o atual modelo brasileiro é contrário ao projeto de Deus. Por esta razão, a Igreja tem, como dever pastoral, de denunciar profeticamente, sem medo, este modelo e estimular o povo à transformação destas estruturas. Por outro lado, esta transformação deve ser um processo pacífico e democrático. Ora, para isso faz-se necessário organizar o povo. Só o povo organizado será capaz de proceder pacífica e democraticamente à transformação da sociedade. »
- Hummes, Cláudio. Por que o atual modelo brasileiro é contra o projeto de Deus? In: Betto, Frei (org.). Desemprego, causas e conseqüências. São Paulo: Paulinas, 1984. p. 65-94
  • "Em geral, jamais veremos muita melhoria em nossas Igrejas, enquanto a reunião de oração não ocupar o lugar mais elevado na estima dos crentes."
- Charles Haddon Spurgeon
  • "A escola parece estar destinada a ser a igreja universal de nossa cultura em decadência."
- Ivan Illich
  • "Não cabe ao jornalista acreditar, mas sim questionar, duvidar, provocar. Lugar de acreditar é na igreja, não na imprensa"
- Aldo Novak
  • "Será o mundo todo cadeias e igrejas?"
- Zack de la Rocha
  • "A revolução russa continua só, viva contra seu próprio sistema, longe das portas celestes, com um apocalipse a organizar. A Parusia ainda está longe. A fé está intacta, mas se curva a uma enorme massa de problemas e descobertas que o marxismo não havia previsto. A nova igreja está de novo frente a Galileu: para conservar a fé, ela vai negar o sol e humilhar o homem livre".
- Albert Camus "O Homem Revoltado".
  • "Portugal nasceu à sombra da Igreja e a religião católica foi desde o começo o elemento formativo da alma da nação e o traço dominante do carácter do povo português."
- Salazar
  • "A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada." (exortação apostólica Familiaris Consortio, 22.11.1981)
- Papa João Paulo II
  • "Quando você não dá dinheiro (para a igreja), mostra que tem a natureza do diabo"
- Benny Hinn, Praise-a-thon (TBN), 4/21/91
  • Quem nunca igreja viu, à porta dun forno faz a reverência
- Provérbios galegos
  • "Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos."
- Ralph Waldo Emerson
  • "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei minha Igreja."
- Jesus de Nazaré
  • “Mussolini percebeu que o socialismo seria mais forte se o aliasse com a Igreja ao invés de destruí-la.”
- Bryan Caplan, economista norte-americano, em The Pageant of World History vs. Wikipedia: The Case of Mussolini — 20 de junho de 2012


Veja também

A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Igreja.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Igreja.