Leonardo Boff: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Pinheiro (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Pinheiro (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
[[w:Leonardo Boff|'''Leonardo Boff''']], pseudônimo de '''Genésio Darci Boff''', teólogo e filósofo brasileiro. Nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938.
[[w:Leonardo Boff|'''Leonardo Boff''']], pseudônimo de '''Genésio Darci Boff''', ''teólogo e filósofo brasileiro. Nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938''.
----
----



*"Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir."


*"Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes."
*"Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes."

Revisão das 22h46min de 27 de outubro de 2005

Leonardo Boff, pseudônimo de Genésio Darci Boff, teólogo e filósofo brasileiro. Nasceu em Concórdia, Santa Catarina, aos 14 de dezembro de 1938.



  • "Quando alguém teme a verdade passa a controlar e a reprimir."
  • "Os mortos são apenas invisíveis, mas não ausentes."
  • "Todo ponto de vista é a vista de um ponto."
  • "A crise representa purificação e oportunidade de crescimento. Não precisamos recorrer à palavra chinesa de crise para saber dessa significação. Basta recordar o sânscrito, matriz de nossa língua. Em sânscrito, crise vem de kir ou kri que significa purificar e limpar. De kri, vêm crisol, elemento químico com o qual limpamos ouro das gangas, e acrisolar, que quer dizer depurar. Então, a crise representa um processo crítico, de depuração do cerne: só o verdadeiro e substancial fica, o acidental e agregado desaparece. A partir do cerne se constrói uma outra ordem."
  • "(...) Em grego, krisis, crise, significa a decisão tomada por um juiz ou um médico. O juiz pesa e sopesa os prós e os contras e o médico conjuga os vários sintomas; então, ambos tomam a decisão pelo tipo de sentença ou pelo tipo de doença. Esse processo decisório é chamado crise. O Evangelho de São João usa 30 vezes a palavra crise no sentido de decisão. Jesus comparece como a crise do mundo, pois obriga as pessoas a se decidirem."
  • "Nenhum ser humano é uma ilha... por isso não perguntem por quem os sinos dobram. Eles dobram por cada um, por cada uma, por toda a humanidade. Se grandes são as trevas que se abatem sobre nossos espíritos, maiores ainda são as nossas ânsias por luz. (...) As tragédias dão-nos a dimensão da inumanidade de que somos capazes. Mas também deixam vir à tona o verdadeiramente humano que habita em nós, para além das diferenças de raça, de ideologia e de religião. E esse humano em nós faz com que juntos choremos, juntos nos enxuguemos as lágrimas, juntos oremos, juntos busquemos a justiça, juntos construamos a paz e juntos renunciemos à vingança."


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Leonardo Boff.