Wikiquote:Administradores: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por Lucash Sanjivala, para a última versão por SamoaBot
Teles (discussão | contribs)
mSem resumo de edição
Linha 1: Linha 1:
'''Administradores''' são wikiquotianos que têm "''direitos de operador de sistema (sysop)''." A política actual da wikiquote é atribuir esse acesso liberalmente a qualquer utilizador que tenha sido um contributor da Wikiquote durante algum tempo e seja geralmente encarado como um membro da comunidade conhecido e digno de confiança.
'''Administradores''' são wikiquotianos que têm "''direitos de operador de sistema (sysop)''." A política actual da wikiquote é atribuir esse acesso liberalmente a qualquer utilizador que tenha sido um contributor da Wikiquote durante algum tempo e seja geralmente encarado como um membro da comunidade conhecido e digno de confiança.


Os administradores da Wikiquote em língua portuguesa são neste momento podem ser conferidos '''[[Especial:Listadmins|aqui]]'''.
Os administradores da Wikiquote em língua portuguesa neste momento podem ser conferidos '''[[Especial:Listadmins|aqui]]'''.


==Administradores==
==Administradores==

Revisão das 04h00min de 20 de junho de 2015

Administradores são wikiquotianos que têm "direitos de operador de sistema (sysop)." A política actual da wikiquote é atribuir esse acesso liberalmente a qualquer utilizador que tenha sido um contributor da Wikiquote durante algum tempo e seja geralmente encarado como um membro da comunidade conhecido e digno de confiança.

Os administradores da Wikiquote em língua portuguesa neste momento podem ser conferidos aqui.

Administradores

Ativos

  1. Chico (desde 22/08/04)
  2. Feen (desde 10/02/2009)

Inativos

  1. Pinheiro (eleito em 16/05/05; inativo desde 29/01/2007)
  2. Sturm (eleito em 08/08/05; inativo desde 07/05/2008)

Renunciaram

  1. Slade (de 18/08/06 à 04/01/07)
  2. Sir Lestaty de Lioncourt (desde 27/04/2008-?)

Os sysops não têm nenhuma autoridade especial e são iguais a todos os outros em termos de responsabilidade editorial. Alguns wikiquotianos consideram os termos "operador de sistema" e "administrador" inadequados, uma vez que apenas indicam utilizadores da Wikiquote a quem foram levantadas restrições de segurança e desempenho a umas quantas funções do software porque pareceram ser dignos de confiança e pediram com jeito.

Tarefas de Administração

O software Wiki tem algumas características restritas que são bastante importantes. Os operadores de sistema podem:

Páginas protegidas

  • Proteger e desproteger páginas. As páginas só são protegidas em algumas circunstâncias raras - para informação e directrizes, veja Wikiquote:política de proteção.

Eliminação e restauro

  • Eliminar páginas e o seu histórico. Para informações e directrizes, ver Wikiquote:Procedimento de eliminação de páginas. Por vezes, eliminar uma página é uma matéria técnica, na qual uma página de redireccionamento deve ser removida para abrir caminho para mudar o nome a um artigo, ou uma página cuja história se quebrou tem de ser apagada e as peças recombinadas. Outras vezes é simplesmente caso de limpar lixo em páginas sem nenhum conteúdo real, ou se remover material proveniente de outros sítios e infringe Direitos de autor.

Reverter

  • Reverter páginas rapidamente. Quando um administrador olha para as contribuições de um utilizador, aparece uma ligação parecida com [voltar] – ao lado das edições que estão no topo da história de edição. Um clique nessa ligação reverte para a última edição não feita por esse utilizador, com um sumário de edição de (Revertido para a última edição por X), e marca a mudança como mudança menor. Isto acelera a reversão de edições feitas por vândalos anónimos. Note, no entanto, que todos os utilizadores, mesmo os que não estão registados, podem reverter páginas.

Bloquear e desbloquear

  • Bloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador, por um período específico ou indefinidamente.
  • Desbloquear endereços IP, intervalos de IP e contas de utilizador.

Interrogações da base de dados

  • Quando Especial:asksql está disponível, os administradores podem fazer interrogações (queries) só de leitura à base de dados. Quando está indisponível, ou se você não tem confiança no uso de SQL, ou se não é um sysop, pode pedir que alguém interrogue a base de dados por si em Wikiquote:Pedidos de interrogações SQL. Se os utilizadores quiserem fazer interrogações que levem mais de 30 segundos, deverão baixar o dump de backup e uma base de dados MySQL e realizar as interrogações localmente. Wikiquote:Interrogações à base de dados recomenda que não se faça nenhuma interrogação que leve mais de 10 segundos.

MediaWiki namespace

Tornando-se um administrador

Se quiser acesso de sysop, acrescente o seu nome a Wikiquote:Pedidos de administração de acordo com as directrizes que lá se desenvolvem, e irá proceder-se a uma votação entre os restantes editores para determinar se você deve passar a ser um administrador.

É recomendado que escreva para a Wikipedia durante algum tempo antes de pedir estatuto de administrador, visto que os outros utilizadores terão de o reconhecer antes de concordarem com a sua promoção. Lembre-se também que cada uma das wikipedias tem as suas próprias regras quanto aos administradores, que podem variar até certo ponto.

Por favor, tenha cuidado! Se lhe for dado acesso sysop, pedimos-lhe que tenha cuidado a exercer essas funções, e especialmente a capacidade de eliminar páginas e as suas histórias, de apagar imagens (o que é permanente|), e de bloquear endereços IP. Por favor, dê uma vista de olhos pelas páginas ligadas a partir da lista de leituras para administradores antes de dar uso aos seus novos poderes.

O que os administradores não são

  1. Não são donos da Wikiquote.
  2. Não são empregados da Wikiquote.
  3. Não têm autoridade de qualquer tipo, além da que qualquer wikiquotista tem.
  4. Não são responsáveis pela elaboração das normas; as normas da Wikiquote são escritas entre todos os wikiquotistas, por consenso.
  5. Não são os únicos que podem lutar contra vândalos, consertar erros, e outras tarefas de manutenção. Isso é tarefa de todos os wikiquotistas, sem exceção.
  6. Não são a elite dos wikiquotistas.
  7. Não decidem o que se deve apagar ou não, nem a quem se bloqueia ou não. Isso é definido pela política da Wikiquote e pela própia comunidade.
  8. Não têm nenhuma responsabilidade legal, de representação da Wikiquote, além da que qualquer wikiquotista tem.
  9. Não são infalíveis, nem seus atos estabelecem precedentes.
  10. Não têm poder de veto, nem capacidade de decisão maior do que a de qualquer wikiquotista.

Outros tipos de acesso

Utilizadores registados

Os utilizadores com acesso ordinário, incluindo os visitantes que não se registaram, podem fazer a maior parte do que é possível fazer na Wikipédia, incluindo o mais importante: editar artigos e ajudar com as tarefas de manutenção da wikiquote.

Mas só os utilizadores registados podem carregar arquivos ou mudar o nome a páginas. Veja Especial:Userlogin para se registar.