Contracepção: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Iamrcr (discussão | contribs)
m formatação
Iamrcr (discussão | contribs)
m formatação
Linha 17: Linha 17:
:- ''[[Cesário de Arles]]; Sermões 1:12''
:- ''[[Cesário de Arles]]; Sermões 1:12''


* "As leis e os costumes humanos que objetivam ou têm por efeito criar obstáculos à reprodução são contrários à lei natural?
* "693. As leis e os costumes humanos que objetivam ou têm por efeito criar obstáculos à reprodução são contrários à lei natural? Resposta: Tudo o que entrava a marcha da Natureza é contrário à lei geral.

— Tudo o que entrava a marcha da Natureza é contrário à lei geral.
Que pensar dos usos que têm por fim deter a reprodução, com vistas à satisfação da sensualidade?
694. Que pensar dos usos que têm por fim deter a reprodução, com vistas à satisfação da sensualidade? Resposta: Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e o quanto o homem está imerso na matéria."
— Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e o quanto o homem está imerso na matéria."
:- ''[[Allan Kardec]]; O Livro dos Espíritos, questões 693 e 694''
:- ''[[Allan Kardec]]; O Livro dos Espíritos, questões 693 e 694''



Revisão das 16h48min de 2 de novembro de 2014

Contracepção ou controle de natalidade é o regime de uma ou mais ações, dispositivos ou medicamentos de modo a Contracepção prevenir ou reduzir a propensão de uma mulher se tornar grávida ou dar à luz. Estas ações, também conhecidas como métodos anticoncepcionais, são fundamentais hoje em dia para o planejamento familiar.



  • "Há várias maneiras de prejudicar os pobres. Elas têm sido deligentemente utilizadas por pessoas e instituições, com intenções perigosamente boas. Comecemos pela Igreja Católica. Sua opção pelos pobres tem sido uma opção pela pobreza. De um lado, favorece a proliferação dos pobres, opondo-se a técnicas "artificiais" de controle de natalidade, que são as únicas realmente eficazes, pois a abstenção sexual nas épocas férteis não é esporte fácil nos trópicos. De outro, contribui para a criação de uma mentalidade anticapitalista, pela suspicácia em relação ao lucro empresarial."
- Roberto Campos
  • "A Igreja condena como grave ofensa à dignidade e à Justiça humana todas as atividades governamentais e de outras autoridades públicas no sentido de limitar de qualquer modo a liberdade dos casais de decidirem a respeito de terem filhos. Consequentemente, qualquer violência aplicada por tais autoridades em favor da contracepção ou, ainda pior, da esterilização e do aborto, deve ser condenada e fortemente rejeitada."
- Papa João Paulo II; (exortação apostólica Familiaris Consortio, 22.11.1981)
  • "Nenhuma razão, sem dúvida, embora gravíssima, pode tornar conforme com à natureza e honesto aquilo que intrinsecamente é contra a natureza. Sendo o ato conjugal, por sua própria natureza, destinado à geração da prole, aqueles que, exercendo-a, deliberadamente o destituem da sua força e da sua eficácia natural procedem contra a natureza e praticam um ato torpe e intrinsecamente desonesto."
- Papa Pio XI; (carta encíclica Castii Connubii)
  • "Tantas quantas forem as vezes em que a mulher poderia ter engravidado ou dado a luz, tantos estes serão os homicídios dos quais ela será culpada, e a menos que passe pela adequada penitência, ela será condenada ao castigo eterno no inferno. Se uma mulher não quer ter filhos, que entre em um acordo religioso com seu marido; pois a castidade é a única esterilidade da mulher cristã."
- Cesário de Arles; Sermões 1:12
  • "693. As leis e os costumes humanos que objetivam ou têm por efeito criar obstáculos à reprodução são contrários à lei natural? Resposta: Tudo o que entrava a marcha da Natureza é contrário à lei geral.

694. Que pensar dos usos que têm por fim deter a reprodução, com vistas à satisfação da sensualidade? Resposta: Isso prova a predominância do corpo sobre a alma e o quanto o homem está imerso na matéria."

- Allan Kardec; O Livro dos Espíritos, questões 693 e 694
  • "A contracepção às vezes é atacada por ser ‘antinatural’. De fato ela o é, muito antinatural. Acontece que a previdência social também o é. Acredito que a maioria de nós acha a previdência social altamente desejável. Mas não se pode ter previdência social antinatural a menos que se tenha também controle de natalidade antinatural, caso contrário o resultado será uma miséria ainda maior do que aquela que existe na natureza. A previdência social é, talvez, o maior sistema altruístico que o reino animal jamais conheceu. Mas, todo sistema altruístico é instável por natureza, pois está a mercê do abuso de indivíduos egoístas, prontos a explorá-lo. Os seres humanos que tem mais filhos do que são capazes de sustentar, provavelmente são, na maioria dos casos, ignorantes demais para que sejam acusados de exploração mal-intencionada consciente. As instituições poderosas e os lideres que deliberadamente os encorajam a proceder assim parecem-me menos livres de suspeitas."
- Richard Dawkins; livro "O Gene Egoista"
  • Antes de haver a contracepção, os filhos eram inadiáveis, e status e riqueza podiam ser convertidos em filhos mais numerosos e mais saudáveis.
- Steven Pinker
- now quite lawful for a Catholic woman to avoid pregnancy by a resort to mathematics, though she is still forbidden to resort to physics and chemistry.
- Minority Report: H.L. Mencken's Notebooks - página 52, Por Henry Louis Mencken, 293 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Contracepção.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Contracepção.