Inocente: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
SamoaBot (discussão | contribs)
m Bot: Migração de 8 ligações interwiki agora disponíveis no Wikidata em d:Q359385
 
Linha 65: Linha 65:


[[categoria:Temas]]
[[categoria:Temas]]

[[bg:Невинност — Целомъдрие]]
[[de:Arglosigkeit]]
[[el:Αθωότητα]]
[[en:Innocence]]
[[it:Innocenza]]
[[lt:Nekaltybė]]
[[nn:Uskuld]]
[[pl:Niewinność]]

Edição atual desde as 03h21min de 13 de abril de 2014

L'Innocence de Bouguereau: Ambos as crianças e cordeiros são símbolos de inocência.

Inocente é um termo usado para indicar uma falta de culpa com relação a qualquer tipo de crime, pecado ou delito.



- Das Sinnliche ist unschuldig, wo es nicht mit Pflichten in Konflikt kommt.
- Das Schöne und die Kunst: Zur Einführung in die Aesthetik. Vorträge - página 30, Friedrich Theodor Vischer, J.G. Cotta Nachfolger, 1898, 308 páginas
  • "Ou todos são inocentes, ou estão todos articulados."
- Heloísa Helena no programa de Jô Soares, garantindo que o presidente Lula não ignora o que fazem os dirigentes petistas que são acusados no caso do mensalão; Fonte: Revista Veja Edição 1913 . 13 de julho de 2005
  • "Bastará nunca sermos injustos para estarmos sempre inocentes?"
- Suffit-il de n' être jamais injuste pour être toujours innocent?
- Les confessions - Página 231, Jean-Jacques Rousseau - 1782
  • "Se quiseres saber o que vale um Estado e o seu governo, e qual é o seu futuro, é só ver quantos homens honestos e inocentes há nas prisões desse país e quantos criminosos e delinquentes em liberdade".
- Ivo Andrić in: O Pátio Maldito
  • "O pudor é uma provocação sexual. A verdadeira inocência é impudica".
- Francesco Orestano in: Pensieri
  • "A hipocrisia da política ocidental e de um numeroso grupo de líderes medíocres é tão grande, que não caberia no fundo do Oceano Atlântico. Qualquer medida que Cuba adote em sua legítima defesa é publicada entre as primeiras notícias de quase todos os meios de difusão de massa. Sem dúvida, quando denunciamos que, sob o mandato de um chefe do governo espanhol, dezenas de militantes do ETA foram executados extrajudicialmente, sem que ninguém protestasse nem o denunciasse diante da Comissão de Direitos Humanos das Nações Unidas, e outro chefe de governo, num momento difícil da guerra de Kosovo, aconselhou ao Presidente dos Estados Unidos intensificar a guerra, multiplicar os bombardeios e atacar os objetivos civis, causando a morte de centenas de inocentes, e imenso sacrifício a milhões de pessoas, a imprensa diz apenas: 'Castro arremeteu contra Felipe e Aznar'. Do conteúdo real, nem uma palavra".
- Fidel Castro indiscurso em 1 de maio de 2003
  • (...) e viram assombrados o trem enfeitado de flores que, já da primeira vez, chegava com oito meses de atraso. O inocente trem amarelo que tantas incertezas e evidências, e tantos deleites e desventuras, e tantas mudanças, calamidades e saudades haveria de trazer para Macondo.
- Gabriel García Márquez in: Cem anos de solidão, cap 11
  • "A defesa não quer dizer o panegírico da culpa ou do culpado. Sua função consiste em ser, ao lado do acusado, inocente ou criminoso, a voz dos seus direitos legais".(O dever do advogado)
- Obras completas - Página 10, de Ruy Barbosa - Publicado por Ministério da Educação e Saúde, 1942 ISBN 8570040121, 9788570040121
  • “Ah! Na minha idade sabe-se demais como a vida é pouco inocente; sabe-se demais o que se perde, demorando neste mundo; e só se tem confiança na mocidade.”
- Anatole France in: O Crime de Sylvestre Bonnard
  • "Se os proxenetas e os ladrões fossem sempre condenados em toda parte, as pessoas de bem, julgar-se-iam todas e incessantemente inocentes."
- Albert Camus in: A Queda
  • "Quantas intenções viciosas há assim que embarcam, a meio caminho, numa frase inocente e pura! Chega a fazer suspeitar que a mentira é tão involuntária como a transpiração."
- Dom Casmurro, Capítulo XLI
  • "Passei a minha vida tentando corrigir os erros que cometi na minha ânsia de acertar. Ao tentar corrigir um erro, eu cometia outro. Sou uma culpada inocente."
- Clarice Lispector citada em "Línguas de fogo: ensaio sobre Clarice Lispector" - Página 42; de Claire Varin, Lúcia Peixoto Cherem - Publicado por Limiar, 2002 ISBN 8588075032, 9788588075030 - 191 páginas
  • "E quem era inocente hoje já virou bandido pra poder comer um pedaço de pão todo fudido."
- Chico Science in Banditismo por uma questão de classe
  • "Um indivíduo patético! Tão ridículo é o seu tipo de piedade, como a que têm aquelas almas palermas, que não matariam uma galinha inocente por nada deste mundo; mas que quando morta para as suas mãos, são sempre os seus maiores devoradores".
- 'Samuel Richardson in "Clarissa" (1748)
  • "De vez em quando um homem inocente é escolhido para a legislatura."
- Now an' then an innocent man is sent t' th' legislature.
- The best of Kin Hubbard: Abe Martin's sayings and wisecracks,Abe's neighbors, his almanack, comic drawings, de Kin Hubbard, editado por David S. Hawes, Indiana University Press, 1984, ISBN 0253106117, 9780253106117, 144 páginas
  • "O nazismo é uma consequência venenosa, verdadeiramente uma hiper-consequência do romantismo alemão (ver Sturm und Drang). O romantismo é tão culpado ou inocente perante o nazismo como o Cristianismo perante a Inquisição. O romantismo alemão faz do nazismo uma ocorrência especificamente alemã e distingue-o do fascismo e do bolchevismo. O nazismo encontra o seu maior exponente no "problema da raça" e este por seu lugar destaca-se na "questão judaica". A questão judaica significa para o nazismo o centro de gravidade e sua quintessência".
- Victor Klemperer citado por "Soziologie als Krisenwissenschaft: Festschrift zum 65. Geburtstag von Dankwart Danckwerts"; Por Dankwart Danckwerts, Hans Uske; Publicado por LIT Verlag Berlin-Hamburg-Münster, 1998; ISBN 3825836762, 9783825836764; 360 páginas [1]
  • "O ciúme é uma paixão, que num momento em que se prevê uma traição, sente um prazer, como na vingança, que se desaponta ao encontrar a mulher, que suspeitava-se, inocente".
- La jalousie est une telle passion, qu'il vient un moment où sur la trace d'une trahison, on entrevoit, on pressent une telle jouissance dans la vengeance qu'on est désappointé de trouver innocente la femme que l'on soupçonnait.
- Encore les Femmes‎ - Página 197, Alphonse Karr - M. Lévy Frères, 1858 - 320 páginas

Veja também[editar]

Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: inocente