Pena de morte: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Idioma-bot (discussão | contribs)
m r2.6.3) (Robô: A adicionar: tr:İdam cezası
PeioR (discussão | contribs)
Sem resumo de edição
Linha 44: Linha 44:
:::- ''[[Bianca Jagger]] a propósito do julgamento de Troy Davis; [http://www.guardian.co.uk/world/2011/sep/20/troy-davis-execution-pardon-denied The Guardian], edição de 20/09/2011
:::- ''[[Bianca Jagger]] a propósito do julgamento de Troy Davis; [http://www.guardian.co.uk/world/2011/sep/20/troy-davis-execution-pardon-denied The Guardian], edição de 20/09/2011



*"Dizem que há que restabelecer a pena de morte contra os assassinos de crianças. Mas esses assassinos não existiriam se, outrora encantadores meninos, eles houvessem sido violados e assassinados antes de nascerem. Vocês querem cortar as cabeças após os assassinatos terem acontecido. Que lassitude! Não. Guilhotinem a partir de hoje todas as crianças. Desse modo vocês impedirão talvez que apareçam esses homems que matarão os meninos do amanhã."
::- ''On dit qu’il faut rétablir la peine de mort contre les assassins d’enfants. Mais ces assassins n’existeraient pas si, jadis, charmants petits garçons, ils avaient été violés et assassinés avant de grandir. Vous voulez couper les têtes après que les assassinats ont eu lieu. Quel laxisme ! Non. Guillotinez dès aujourd’hui tous les garçonnets. Ainsi vous empêcherez peut-être qu’apparaissent ces hommes qui tueraient les enfants de demain.''
:::- [[Tony Duvert]], ''Abécédaire malveillant'', Paris, Minuit, 1989, p. 57


{{wikipédia}}
{{wikipédia}}

Revisão das 14h28min de 26 de março de 2014

Mapa de países com pena de morte
Legenda:
  • Azul: Abolida para todos os crimes
  • Verde: Abolida para todos os crimes excepto os cometidos em circustâncias excepcionais (p.ex., crimes cometidos em tempo de guerra)
  • Laranja: Abolida na prática mas legal
  • Vermelho: Pena de morte legalizada

A pena de morte (ou pena capital) é uma sentença aplicada pelo poder judiciário que consiste em retirar legalmente a vida a uma pessoa que cometeu, ou é suspeita de ter cometido, um crime que é considerado pelo Estado como suficientemente grave e justo de ser punido com a morte.


  • "Estou diante do Tribunal de César, é lá que devo ser julgado; nenhum mal fiz aos judeus, como tu sabes muito bem. E, se lhes fiz algum mal, ou alguma coisa digna de morte, não recuso morrer..."
- São Paulo, apóstolo de Cristo. (Fonte: ATOS XXV, 10-11)
  • "Os quais, tendo conhecido a justiça de Deus, não compreenderam que os que fazem estas coisas são dignos de morte; e não somente quem as faz, mas também quem aprova aqueles que as fazem."
- São Paulo, apóstolo em sua Epístola aos Romanos. (Fonte: Rom. I, 32, Bíblia Sagrada)
  • “Para vocês, pai e mãe do Champinha, eu peço desculpas se me excedi"
- Hebe Camargo, apresentadora, que ameaçou de morte o menor que assassinou a adolescente Liana Friedenbach (Fonte: Revista ISTO É, Edição n. 1783.)
  • "Foi uma reação emocional"
- Henry Sobel, rabino, que voltou atrás em sua defesa da pena de morte após ser pressionado pela Congregação Israelita (Fonte: Revista ISTO É, Edição n. 1783.)
  • "A pena capital é tão fundamentalmente errada como cura para um crime como a caridade é errada como a cura da pobreza"
- Henry Ford [1]
  • "Se nós não somos os companheiros de nossos irmãos, que pelo menos não sejamos os executores deles"
- Marlon Brando [2]
  • "Penso que se um ser humano determina que o único jeito de punir alguém pelo crime que cometeu, seja ele quem for, é tirando a sua vida, é um sinal de fraqueza terrível para os seres civilizados"
- Catherine Deneuve [3]
  • "Acredito que somente Deus tem o direito de tirar vidas. Nós, como povo, não temos esse direito"
- Richard Gere [4]
  • "A execução de um homem inocente é um assassinato sancionado pelo Estado"
- Executing an innocent man is a state-sanctioned murder
- Bianca Jagger a propósito do julgamento de Troy Davis; The Guardian, edição de 20/09/2011


  • "Dizem que há que restabelecer a pena de morte contra os assassinos de crianças. Mas esses assassinos não existiriam se, outrora encantadores meninos, eles houvessem sido violados e assassinados antes de nascerem. Vocês querem cortar as cabeças após os assassinatos terem acontecido. Que lassitude! Não. Guilhotinem a partir de hoje todas as crianças. Desse modo vocês impedirão talvez que apareçam esses homems que matarão os meninos do amanhã."
- On dit qu’il faut rétablir la peine de mort contre les assassins d’enfants. Mais ces assassins n’existeraient pas si, jadis, charmants petits garçons, ils avaient été violés et assassinés avant de grandir. Vous voulez couper les têtes après que les assassinats ont eu lieu. Quel laxisme ! Non. Guillotinez dès aujourd’hui tous les garçonnets. Ainsi vous empêcherez peut-être qu’apparaissent ces hommes qui tueraient les enfants de demain.
- Tony Duvert, Abécédaire malveillant, Paris, Minuit, 1989, p. 57
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Pena de morte.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Pena de morte.