Diferenças entre edições de "Raciocínio"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
797 bytes removidos ,  21h27min de 4 de março de 2014
m
w
(corrigindo)
m (w)
[[file:A-snitt-B-2.png|200px|right]]
 
O '''[[w:Raciocínio|Raciocínio]]''' (ou '''raciocinar''') é uma operação [[lógica]] discursiva e [[mente|mental]]. Neste, o intelecto humano utiliza uma ou mais proposições, para concluir, através de mecanismos de comparações e [[abstração|abstrações]], quais são os dados que levam às respostas verdadeiras, falsas ou prováveis. Das premissas chegamos a conclusões.
 
Através da aplicação do raciocínio, as [[ciência]]s como um todo evoluíram para uma crescente capacidade do intelecto em alavancar o conhecimento. Este é utilizado para isolar questões e desenvolver métodos e resoluções nas mais diversas questões relacionadas à existência e sobrevivência humana.
 
O raciocínio, um mecanismo da inteligência, gerou a convicção nos humanos de que a razão unida à [[imaginação]] constituem os instrumentos fundamentais para a compreensão do [[universo]], cuja ordem interna, aliás, tem um caráter racional.
 
Logo, resumidamente, o raciocínio pode ser considerado também um dos integrantes dos mecanismos dos processos [[Cognição|cognitivos]] superiores da formação de conceitos e da solução de problemas, sendo parte do [[pensamento]].
-----
 
__TOC__
 
* "Se é certo que o [[sentimento]] sem a fiscalização do [[raciocínio]] pode conduzir ao [[absurdo]], o [[raciocínio]] sem o [[sentimento]] pode conduzir a [[absurdo]] mais lamentável."
::- ''[[Chico Xavier]], pelo Espírito Emmanuel'' in ''Dicionário da Alma - Absurdo'' [http://bvespirita.com/Dicion%C3%A1rio%20da%20Alma%20(psicografia%20Chico%20Xavier%20-%20esp%C3%ADritos%20diversos).pdf p. 2]
 
<!-- -->
 
 
{{wikipédia}}
{{wikcionário|raciocínio}}
 
[[Categoria:Psicologia]]
 
[[Categoria:Lógica]]
[[es:Razonamiento]]
[[Categoria:Pensamento]]

Menu de navegação