Bem (filosofia): diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AnankeBot (discussão | contribs)
m r2.6.6) (Robô: A adicionar: uk:Добро
inserção de citação
Linha 6: Linha 6:
:: ''ber der Strich, der das Gute vom Bösen trennt, durchkreuzt das Herz eines jeden Menschen. Und wer mag von seinem Herzen ein Stück vernichten?
:: ''ber der Strich, der das Gute vom Bösen trennt, durchkreuzt das Herz eines jeden Menschen. Und wer mag von seinem Herzen ein Stück vernichten?
:::- ''[[Alexander Solzhenitsyn]], Der Archipel Gulag (O Arquipélago Gulag), Scherz Verlag, Berna, 1974, p. 167
:::- ''[[Alexander Solzhenitsyn]], Der Archipel Gulag (O Arquipélago Gulag), Scherz Verlag, Berna, 1974, p. 167

* "Faze-nos saber que os mais fortes são o apoio dos mais fracos, que os mais cultos são chamados a instruir os menos cultos, que não existe [[bem]] onde falha a disposição de sanar o [[mal]], tanto quanto não se concebe [[luz]] que se recuse a dissipar as trevas!..."
::- ''[[Chico Xavier]] pelo Espírito Emmanuel, Oração Ante a Ciência'' in ''Trilha de Luz'' [http://www.oconsolador.com.br/linkfixo/bibliotecavirtual/chicoxavier/trilhadeluz.pdf p. 26]
* "Mas algumas pessoas, que sabem não aconselho, aconselho como um outro, como os trapaceiros infieis entre os pregadores. Eles ensinam e pregam o bem que eles não querem mesmo"
* "Mas algumas pessoas, que sabem não aconselho, aconselho como um outro, como os trapaceiros infieis entre os pregadores. Eles ensinam e pregam o bem que eles não querem mesmo"

Revisão das 22h58min de 28 de fevereiro de 2014

Bem (do latim bene) é a qualidade de excelência ética que leva a uma melhor compreensão do amor, da irmandade, da humildade e da sabedoria. Um conjunto de boas ações favorecem na conscientização[1] sobre a existência, tanto do ponto de vista material quanto espiritual.



  • "Mas a linha que separa o bem do mal, cruza o coração de cada ser humano. E quem pode destruir um pedaço de seu coração?"
ber der Strich, der das Gute vom Bösen trennt, durchkreuzt das Herz eines jeden Menschen. Und wer mag von seinem Herzen ein Stück vernichten?
- Alexander Solzhenitsyn, Der Archipel Gulag (O Arquipélago Gulag), Scherz Verlag, Berna, 1974, p. 167
  • "Faze-nos saber que os mais fortes são o apoio dos mais fracos, que os mais cultos são chamados a instruir os menos cultos, que não existe bem onde falha a disposição de sanar o mal, tanto quanto não se concebe luz que se recuse a dissipar as trevas!..."
- Chico Xavier pelo Espírito Emmanuel, Oração Ante a Ciência in Trilha de Luz p. 26
  • "Mas algumas pessoas, que sabem não aconselho, aconselho como um outro, como os trapaceiros infieis entre os pregadores. Eles ensinam e pregam o bem que eles não querem mesmo"
Aber mancher, der sich selbst nicht zu raten weiß, berät gern einen anderen, gleich den ungetreuen Betrügern unter den Predigern: Sie lehren und verkünden das Gute, das sie selbst nicht tun wollen.
- Chrétien de Troyes, Yvain / Gawain
  • "Todo o mal é fenômeno de inibição de condução para o bem, a consumação do bem."
Alles Böse ist nur das Phänomen der Hemmung des Triebs zum Guten, der Verzehrung des Guten.
- Johann Wilhelm Ritter, Fragmente aus dem Nachlass eines jungen Physikers (fragmentos do espólio de um jovem físico)
  • "Todo o melhor do mundo só acontece quando se faz um a mais que ele precisa fazer. O bem que eu não faço, ninguém pode fazer isso por mim."
Alles Gute auf der Welt geschieht nur, wenn einer mehr tut, als er tun muss. Das Gute, das ich nicht tue, kann niemand für mich tun.
- Hermann Gmeiner, citado pela Agência Federal de Educação para Mureck educadores de infância
  • "Tudo de bom que existe, é um fruto de originalidade."
Alles Gute, das besteht, ist eine Frucht der Originalität.
- John Stuart Mill, Die Freiheit (Liberdade)
  • "Retribui o mal com o bem, e eis, aquele entre o qual e vós houvesse inimizade, se tornaria vosso sincero amigo."
- Corão 41,34
- my country is the world, and my religion is to do good.
- "Rights os Man" in: "The political and miscellaneous works of Thomas Paine"‎ - Chap. V Página 79, de Thomas Paine, Paine - Publicado por R. Carlile, 1819
  • "Bem saber e bem querer, muito importam para bem viver. (Portugal)
- Provérbios em Português
  • "Bem começado é meio caminho andado."
- Provérbios gregos
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Bem (filosofia).