Diferenças entre edições de "Machismo"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
1 443 bytes adicionados ,  14h07min de 12 de fevereiro de 2013
m
+ fontes
m (Robô: A remover: de:Macho (Geschlechterrolle) (deleted))
m (+ fontes)
::- ''[[Justino Martins]]'' citado em "Sem papas na língua: memórias‎" - Página 138, Beatriz Costa - Civilização Brasileira, 1974, 4a. ed. - 301 páginas
 
*"Sei que às mulheres dói ouvir isto mas, quando se casam, estão a aceitar a liderança de um [[homem]], seu marido. Cristo é a [[cabeça]] do lar e o homem é a cabeça da mulher. AssimIsto sãoé ascomo coisas,define pontoa final[[Biblia]]."
::- '' I know this is painful for the ladies to hear, but if you get married you have accepted the headship of man, your husband.... Christ is head of the household, and the husband's the head of the wife and that's just the way it is... This is the way the Bible sets it up.
::- ''Pat Robertson, 11/09/1992.''
:::- ''[[Pat Robertson]], no programa televisivo "The 700 Club", em 08/01/1982, como citado in: Getting Better: Television & Moral Progress - [http://books.google.com.br/books?id=OF9U0KFFVIQC&pg=PA270 página 270], Henry J. Perkinson, Transaction Publishers, 1991, ISBN 1412824575, 9781412824576, 326 páginas.''
 
*"Vocês têm de encontrar uma boa mulher. Nem muito inteligente nem muito burra. Nem muito velha nem muito nova. Meio-termo. Uma que saiba cozinhar e limpar."
 
*"A mulher deve adorar o homem como a um [[deus]]. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?"
::- ''[[Zaratustra]], filósofo persa, século VII a.C.''
 
*"A natureza só faz mulheres quando não pode fazer homens. A mulher é, portanto, um homem inferior."
::- ''[[Aristóteles]], filósofo grego, 384-322 a.C.''
 
*"No que respeita aos animais, o macho é por [[natureza]] superior e dominador e a fêmea inferior e dominada. E o mesmo deve necessariamente aplicar-se ao [[mundo]] humano."
::- ''[[Aristóteles]], filósofo grego, 384-322 a.C.''
 
*"A natureza da mulher é inferior a do homem na sua capacidade para a [[virtude]]."
::- ''[[Platão]], filósofo grego, 428-347 a.C., As Leis''
 
*"Abraçar uma mulher é como abraçar um saco de esterco." {{carece de fontes}}
::- ''[[São Odo de Cluny]], monge beneditino, 1030-1097''
 
*"A mulher é o que há de mais corrupto e corruptível no mundo."
::- ''[[Confúcio]], filósofo chinês, século V a.C.''
 
*"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação."
::- ''Timóteo1[[Biblia|Timóteo (2:9-15)]]''
 
*"A mulher está em sujeição por causa das leis da natureza, mas é uma escrava somente pelas leis da circunstância... A mulher está submetida ao homem pela fraqueza de seu espírito e de seu corpo... é um ser incompleto, um tipo de homem imperfeito... A mulher é defeituosa e bastarda, pois o princípio ativo da semente masculina tende à produção de homens gerados à sua perfeita semelhança. A geração de uma mulher resulta de defeitos no princípio ativo."
::- ''[[São Tomás de Aquino]], Summa Theologica''
 
*"Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las; deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."
::- ''[[Alcorão]], livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VI''
 
*"O homem, mas não a mulher, é feito à imagem de Deus. Daí resulta claramente que as mulheres devem estar submetidas a seus maridos e devem ser como escravas."
::- ''[[Graciano]], especialista em direito canônico, século XII''
 
*"Inimiga da paz, fonte de inquietação, causa de brigas que destroem toda a tranqüilidade, a mulher é o próprio diabo."
::- ''[[Petrarca]], poeta italiano do Renascimento, século XIV''
 
*"Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado."
 
*"A mulher é mais carnal que o homem; vemos isto por suas multiplas torpezas... Existe um defeito na formação da primeira mulher, pois ela foi feita de uma costela curva, torta, colocada em oposição ao homem. Ela é, assim, um ser vivo imperfeito, sempre enganador."
::- ''[[Jacques Sprenger]], inquisidor dominicano, século XV''
 
*"Porque o que o homem tem externamente a mulher o tem internamente, tanto por sua natureza, quanto por sua imbecilidade, que não pode expelir e por para fora estas partes. Os orgãos sexuais femininos tornam as mulheres disformes e vergonhosas quando nuas."
::- ''[[Ambroise Paré]], médico e cientista, século XVI''
 
*"Toda a educação da mulher deve ser relacionada ao homem. Agradá-los, ser-lhes útil, fazer-se amada e honrada por eles, educá-los quando jovens, cuidá-los quando adultos, aconselhá-los, consolá-los, torna-lhes a vida útil e agradável - São esses os deveres das mulheres em todos os tempos e o que lhes deve ser ensinado desde a infância."
::- ''[[Jean Jacques Rousseau]], principal ideólogo da revolução francesa, século XVIII''
 
*"A [[mulher]] pode ser educada, mas sua [[mente]] não é adequada às ciências[[ciência]]s mais elevadas, à [[filosofia]] e algumas das artes[[arte]]s."
::- ''Frauen können wohl gebildet seyn, aber für die höheren Wissenschaften, die Philosophie und fir gewisse Produktionen der Kunst, die ein Allgemeines fordern, sind sie nicht gemacht.
::- ''Friederich Hegel, filósofo e historiador alemão do século XIX''
:::- ''Werke - Volume 8 - [http://books.google.com.br/books?id=1Jk9AAAAYAAJ&pg=PA225 Página 225], [[Georg Wilhelm Friedrich Hegel]] - Duncker und Humblot, 1840
 
*"A culpa de um homem não tão promissor é em sua totalidade da mulher, que não o soube cuidar como deveria."
::- ''[[Friedrich Nietzsche]], filósofo alemão do século XIX''
 
*"Nenhum homem que pense realmente de modo profundo sobre as mulheres tem uma elevada opinião sobre elas; os homens ou desprezam as mulheres ou nunca pensaram seriamente sobre elas."
::- ''No men who really think deeply about women retain a high opinion of them; men either despise women or they have never thought seriously about them.
:::- ''[[Otto Weininger,]] in: Sex and Character (1903)''
 
*"As qualidades que fazem apelo a uma mulher são os sinais de uma sexualidade desenvolvida; aquelas que lhe causam repulsa são as qualidades da mente superior. A mulher é essencialmente uma adoradora do falo."
::- ''The qualities that appeal to a woman are the signs of developed sexuality; those that repel her are the qualities of the higher mind. Woman is essentially a phallus worshipper
:::- ''[[Otto Weininger,]] in: Sex and Character (1903)''
 
*"Uma figura feminina absolutamente nua deixa uma impressão de algo deficiente, uma coisa incompleta que é incompatível com a beleza."
::- ''an absolute nude female figure in the life leaves an impression of something wanting, an incompleteness, which is incompatible with beauty.
:::- ''[[Otto Weininger,]] in: Sex and Character (1903)''
 
 

Menu de navegação