Sócrates: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 85: Linha 85:
* "Sócrates não gostava de ciências muito sofisticadas, embora as conhecesse todas. Ele dizia que o conhecimento sofisticado exige um esforço extra que tira o tempo do estudante da busca humana mais básica e importante: a da perfeição moral".
* "Sócrates não gostava de ciências muito sofisticadas, embora as conhecesse todas. Ele dizia que o conhecimento sofisticado exige um esforço extra que tira o tempo do estudante da busca humana mais básica e importante: a da perfeição moral".


==Atribuídas==
==Atribuídas==

*"Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens".
::- ''By all means marry. If you get a good wife, you'll be happy. If you get a bad one, you'll become a philosopher ...and that's a good thing for any man.
:::- ''[[Sócrates]] citado em ''Krētē: monthly publication of the Pancretan Association of America - Página 22, Pan-Cretan Association of America - 1998


* "O que deve caracterizar a [[juventude]] é a [[modéstia]], o [[pudor]], o [[amor]], a [[moderação]], a [[dedicação]], a [[diligência]], a [[justiça]], a [[educação]]. São estas as [[virtude]]s que devem formar o seu [[caráter]]".
* "O que deve caracterizar a [[juventude]] é a [[modéstia]], o [[pudor]], o [[amor]], a [[moderação]], a [[dedicação]], a [[diligência]], a [[justiça]], a [[educação]]. São estas as [[virtude]]s que devem formar o seu [[caráter]]".

Revisão das 14h33min de 2 de dezembro de 2012

Sócrates
Sócrates
Sócrates
Sócrates em outros projetos:

Frazes do socrates

O ideal no casamento é que a mulher seja cega e o homem surdo.

Sócrates Sábio é aquele que conhece os limites da própria ignorância. Sócrates

Sob a direção de um forte general, não haverá jamais soldados fracos. Sócrates

Se todos os nossos infortúnios fossem colocados juntos e, posteriormente, repartidos em partes iguais por cada um de nós, ficaríamos muito felizes se pudéssemos ter apenas, de novo, só os nossos. Sócrates


O filósofo grego Sócrates (470 a.C. - 399 a.C.), inventor da maiêutica não deixou escritos; as citações a ele atribuídas estão, em geral, presentes nos trabalhos de Platão. Foi condenado à morte, supostamente por desviar a juventude ateniense do culto dos deuses oficiais.


Sócrates não deixou escritos de sua autoria, assim, a nossa consciência de seus ensinamentos vem primordialmente a partir de poucos autores antigos que se referem a ele em suas próprias obras.
  • "É sábio o homem que pôs em si tudo que leva à felicidade ou dela se aproxima"
- Fonte: Revista Nova Escola, 179, jan-fev05
- Fonte: Revista Nova Escola, 179, jan-fev05
  • "O mais razoável que se possa dizer sobre o matrimônio e sobre o celibato é isto: haja o que haja você se arrependerá."
- citado em "Speaker's handbook of epigrams and witticisms‎" - Página 40, Herbert Victor Prochnow - Harper, 1955 - 332 páginas

Platão

Sócrates, como citado por seu aprendiz Platão

Apology (Ἀπολογία Σωκράτους)

  • "Só sei que nada sei."
- citado por Platão in: "Apologia de Sócrates", o primeiro discurso, 21d
  • "Uma vida não-suscetível de exame não vale a pena ser vivida."
- citado por Platão in: Apology
  • "Ao bom homem nada de ruim acontece, nem vivo nem morto".
- Ο καλός άνθρωπος δεν παθαίνει τίποτα κακό, ούτε ζωντανός ούτε και νεκρός.
  • "Deste princípio não se segue que os filósofos precisam pensar e dizer: a razão deve seguir apenas um caminho em suas investigações, enquanto tivermos corpo e nossa alma estiver absorvida nessa corrupção, jamais possuiremos o objeto de nossos desejos, isto é, a verdade. Porque o corpo nos oferece mil obstáculos pela necessidade que temos de sustentá-lo, e as enfermidades perturbam nossas investigações. Em primeiro lugar, nos enche de amores, de desejos, de receios de mil ilusões e de toda classe de tolices, de modo que nada é mais certo do que aquilo que se diz corretamente: que o corpo nunca nos conduz a algum pensamento sensato. Não, nunca!"
- citado por Platão in: "Apologia de Sócrates"

Fedro

  • "Todo discurso deve ser construído como uma criatura viva, dotado por assim dizer do seu próprio corpo; não lhe podem faltar nem pés nem cabeça; tem de dispor de um meio e de extremidades compostas de modo tal que sejam compatíveis uns com os outros e com a obra como um todo"
-citado por Platão in: Fedro, 264C

O homem deve conhecer-se a si mesmo para depois desvendar o mundo.(Socrates)

Diogenes Laertius

Sócrates, como citado por Diogenes Laertius

Lives of Eminent Philosophers

  • "Existe apenas um bem, o conhecimento, e um mal, a ignorância"

Plutarco

Sócrates, como citado por Plutarco
  • "Não sou nem ateniense, nem grego, mas sim um cidadão do mundo."

Xenófanes

Sócrates, como citado por Xenófanes
  • "Sócrates disse a seus alunos que nos bons sistemas de educação há um limite para além do qual ninguém deve ir. Na geometria, basta saber como medir a terra quando se quer vendê-la ou comprá-la ou dividir uma herança ou dividi-la entre trabalhadores".
  • "Sócrates não gostava de ciências muito sofisticadas, embora as conhecesse todas. Ele dizia que o conhecimento sofisticado exige um esforço extra que tira o tempo do estudante da busca humana mais básica e importante: a da perfeição moral".

Atribuídas

  • "Em todo o caso, casai-vos. Se vos couber em sorte uma boa esposa, sereis felizes; se vos calhar uma má, tornar-vos-eis filósofos, o que é excelente para os homens".
- By all means marry. If you get a good wife, you'll be happy. If you get a bad one, you'll become a philosopher ...and that's a good thing for any man.
- Sócrates citado em Krētē: monthly publication of the Pancretan Association of America - Página 22, Pan-Cretan Association of America - 1998
- Sócrates, citado em "Código social, ó sea, Eco de la moral de las naciones antiguas y modernas" - Página 15, Impr. Catalana, 1844 - 135 páginas
  • "Meu conselho é que se case; se você arrumar uma boa esposa, será feliz; se arrumar uma esposa ruim, se tornará um filósofo.
- Sócrates citado em "Manual Do Homem Separado" - Página 147, Jayme Asktein, 7Letras, 2004, ISBN 8575771221, 9788575771228
  • "A eloquência é a arte de aumentar as coisas pequenas e diminuir as grandes."
- Sócrates citado em "Duailibi Essemcoal: Minidicionário com mais de 4.500 frases essenciais" - Página 125, Roberto Duailibi, Marina Pechlivanis - Elsevier Brazil, 2006, ISBN 8535219579, 9788535219579 - 496 páginas
  • "Quatro características deve ter um juiz; ouvir cortesmente, responder sabiamente, ponderar prudentemente e decidir imparcialmente."
- Four things belong to a judge — to hear Courteously, to answer wisely, to consider Soberly, and to decide impartially
- Sócrates citado em Chronicles of the builders of the commonwealth: historical ...: Volume 2 - página 465, The History Company, 1892


Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "Não te contentes em admirar as pessoas bondosas. Imite-as." [carece de fontes?]
  • "Eu não posso ensinar nada a ninguém, eu só posso fazê-lo pensar." [carece de fontes?]
  • "Se o desonesto soubesse a vantagem de ser honesto, ele seria honesto ao menos por desonestidade." [carece de fontes?]
  • costume de um tolo, quando erra, queixar-se dos outros. É costume de um sábio queixar-se de si mesmo." [carece de fontes?]
  • "Transforme as pedras que você tropeça nas pedras de sua escada." [carece de fontes?]
  • "Um homem desregrado não pode inspirar afeto; é insociável e fecha as portas à amizade." [carece de fontes?]