Primeira Guerra Mundial: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 201.92.186.184, para a última versão por Micione
MerlIwBot (discussão | contribs)
Linha 23: Linha 23:
[[nn:Første verdskrigen]]
[[nn:Første verdskrigen]]
[[pl:I wojna światowa]]
[[pl:I wojna światowa]]
[[uk:Перша світова війна]]

Revisão das 19h53min de 7 de novembro de 2012

O assassinato do arquiduque Francisco Ferdinando, herdeiro do trono Austro-Húngaro, e sua esposa, em 28 de Junho de 1914, é apontado como um dos eventos motivadores da Primeira Guerra Mundial

A Primeira Guerra Mundial (também conhecida como Grande Guerra antes de 1939, Guerra das Guerras ou ainda como a Última Guerra Feudal) foi um conflito mundial ocorrido entre Agosto de 1914 a 11 de Novembro de 1918.


  • "Por muito que seja difícil, o poderoso livro de Robert Conquest obriga-nos a recordar o facto da colectivixação da agricultura, decretada pelo dirigente soviético e pelo seu partido, ter provavelmente custado mais vidas humanas do que as sofridas por todos os países envolvidos na Primeira Guerra Mundial."
- Prof. Michael Marrus - Resenha crítica do livro de Robert Conquest. The Harvest of Sorrow: Soviet Collectivization and the Terror-Famine. Globe and Mail, 20 de Dezembro de 1986.
  • “... torpedeado (em 3 de abril de 1917) o navio Paraná, (o governo brasileiro) rompeu as relações diplomáticas e comerciais com a Alemanha.
Agora, o torpedeamento do segundo navio, em circunstâncias graves, sem aviso prévio, e a ameaça de cada dia ir diminuindo a nossa navegação e o nosso comércio com o exterior, obrigou o governo a pôr em prática medidas de defesa que o Alto Conselho do Congresso Nacional poderá inspirar.
Não deseja o governo, trazendo o assunto à vossa consideração, como é seu dever, eximir-se, contudo, da responsabilidade que lhe cabe, e de dar com franqueza a sua opinião. Parece-lhe que é urgente a utilização dos navios mercantes alemães ancorados nos portos do Brasil, excluída, entretanto, a idéia de confisco, que tanto repugna ao espírito da nossa legislação e ao sentimento do país.
A utilização acharia fundamento nos princípios da Convenção assinada na Haia, em 18 de outubro de 1907, e seria sem compensação, até que possamos verificar se trata de bens de propriedade particular que, mesmo em caso de guerra, devem ser respeitados, e o Brasil o fará, ou se pertencem a empresas que tenham quaisquer laços de dependência com os poderes ofìciais”.
- Venceslau Brás Pereira Gomes em mensagem ao Congresso, no dia 26 de maio de 1917, justificando o envolvimento do Brasil na "I Guerra Mundial". [1]
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Primeira Guerra Mundial.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Primeira Guerra Mundial.