Wikiquote:Esplanada: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
→‎MediaWiki 1.19: nova secção
Termos de Uso
Linha 453: Linha 453:
[[:m:user:guillom|Guillaume Paumier]], via the [[:m:Global message delivery|Global message delivery system]] <small>([[:m:Distribution list/Global message delivery|wrong page? You can fix it.]])</small>. 15h15min de 12 de Fevereiro de 2012 (UTC)
[[:m:user:guillom|Guillaume Paumier]], via the [[:m:Global message delivery|Global message delivery system]] <small>([[:m:Distribution list/Global message delivery|wrong page? You can fix it.]])</small>. 15h15min de 12 de Fevereiro de 2012 (UTC)
<!-- EdwardsBot 0154 -->
<!-- EdwardsBot 0154 -->

== Termos de Uso, tradução==
Peço desculpas pelo meu Português pobre. "Google Translate" está me ajudando. Um novo conjunto de "Termos de Uso" foram aprovadas pelo Conselho no mês passado. Há uma [[:meta: Terms_of_use/pt|tradução Português dos Termos de Uso]] que foi parcialmente preparados por voluntários e parcialmente por um tradutor profissional. Há um conjunto completo preparado pelo profissional. Seria ótimo se alguém dentre vós que são bilíngües gostaria de comparar as versões para ajudar a garantir que a melhor linguagem é usada. Há mais informações, em Inglês, na [[Meta:Talk:Terms of use/pt]]. Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-me saber a minha página de discussão Meta: [[Meta:User talk:Mdennis (WMF)]].
<blockquote>
English:<br><br>
Please excuse my poor Portuguese. “Google translate” is helping me. A new set of “Terms of Use” were approved by the Board last month. There is a Portuguese translation of the Terms of Use that was partially prepared by volunteers and partially by a professional translator. There is a full set prepared by the professional. It would be great if any among you who are bilingual would like to compare the versions to help make sure that the best language is used. There is more information, in English, at Meta:Talk:Terms of use/pt. If you have any questions, please let me know at my Meta talk page: Meta:User talk:Mdennis (WMF).</blockquote>

Obrigado! --[[Utilizador:Mdennis (WMF)|Mdennis (WMF)]] ([[Utilizador Discussão:Mdennis (WMF)|discussão]]) 14h40min de 6 de Abril de 2012 (UTC)

Revisão das 14h40min de 6 de abril de 2012


  • pt: Bem-vindos à Esplanada. Agora, é só puxar uma cadeira, pedir um cafezinho e pôr-se à vontade.
    • Esta página serve para todo o género de conversas e perguntas sobre o Wikiquote e os projectos irmãos.
    • Clicar aqui para abrir um novo tema de conversa na Esplanada.
    • Por favor, depois de editar, pedimos a colocação de um comentário no resumo (algo como em que tema desta página foi a opinião ou comentário) para que se possa ver na página de mudanças recentes. Obrigado.
    • Use também quatro tis (~~~~) para assinar o seu comentário.
  • en: This is the community discussion page. Requests for the bot flag should be made on this page. This wiki uses the standard bot policy, and allows global bots and automatic approval of certain types of bots. Other bots should apply below.

▼ saltar para o fim


Quer acompanhar notícias dos projetos wikimédia? Assine wikizine. Wikimedia News Read Subscribe

Organização

Olá, gostaria da opinião de outras pessoas acerca da organização das páginas. Atualmente as citações são colocadas de qualquer forma, em geral pela ordem de chegada, gostaria de sugerir que arranjássemos algum critério para organizá-las.

Poderia ser: cronológico — com as mais antigas no topo e as mais recentes embaixo —, alfabético, por ordem alfabética ou de nascimento dos autores — no caso das citações temáticas —, ou outro qualquer. Que acham? Trabalho inútil para o que já temos por aqui? - Jorge Morais 19h08min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

Concordo. Nos verbetes que edito tento fazer isso - mais antigas no topo e as mais recentes em baixo - mas de facto creio que não há uma recomendação oficial sobre isso. EuTugamsg 12h17min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)

Projeto:Referenciar

Sei que somos menos de meia dúzia, mas como esse é um dos principais problemas do Wikiquote atualmente, gostaria de saber se haveria alguém interessado em unir esforços e criar um projeto para buscarmos referências para as páginas daqui.

Basicamente procuraríamos reunir referências, em livros e páginas externas, por exemplo, e colocá-las nas páginas, além de adicionar citações referenciadas. Também poderíamos nos concentrar em melhorar uma página por vez durante algum período. Alguém interessado? - Jorge Morais 19h08min de 20 de Agosto de 2008 (UTC)

o Usuário:EuTuga chegou a sugerir criação uma predefinição para indicar a carência de fontes (como esta da wikiquote.it: it:Template:Da controllare).
Acho que a idéia é válida.
--Chico 14h21min de 21 de Agosto de 2008 (UTC)
Concordo com a criação das predefinições referidas pelo Chico e da sua inclusão nas páginas de modelos, para que comecem gradualmente a ser colocadas. Mas no estado actual do quote não creio que haja usuários activos suficientes (contra mim falo, estou longe de ser activo por aqui) para lançar este projecto de forma global a todos os verbetes já existentes. Como fazer então? Bom, tenho duas sugestões:
  1. Em linha com que o Jorge falou em cima, criar um projecto que se dedicasse a rever verbetes, procurando fontes para as citações já existentes. Quais? Bom, acho que há que começar pelos maiores e seguir por aí abaixo, pois esses são os verbetes que acabam por passar pela página principal e são a "cara" do projecto.
  2. Olhando para as mudanças recentes, quantos verbetes distintos são criados/editados por dia? 10? 20? Uma maneira de introduzir gradualmente as predefinições de carência de fontes seria combinar entre quem participa activamente que todos os artigos criados/editados em cada dia são revistos e recebem as marcações (se necessário). No estado actual do quote acho que isso é possível.
Para já vou ver se crio as predefinições de carência de fontes. Estava a pensar em criar duas, uma para secções [1] e outra para citações específicas [2]. Mas vou tentar pensar em algo mais suave do que as da w:pt, que considero meio "pesadas". EuTugamsg 12h45min de 29 de Agosto de 2008 (UTC)
Criei a {{carece de fontes}} e {{carece de fontes2}}, assim como diversas predefinições e categorias auxiliares. Falta ainda a {{sem fontes}}, para a qual ainda estou a pensar no melhor modelo e texto a adoptar. EuTugamsg 14h42min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

Aos poucos irei implementar as novas templates. --Chico 21h04min de 4 de Setembro de 2008 (UTC)

Pronto, terminei. Passam então a haver 3 predefinições:
  • {{Carece de fontes}} - para evidenciar uma citação ou frase que carece de fontes;
  • {{Carece de fontes2}} - para evidenciar um parágrafo ou bloco de texto que carece de fontes;
  • {{Sem fontes}} - para evidenciar uma secção ou artigo que carece de fontes.
Parece-vos bem? EuTugamsg 12h06min de 5 de Setembro de 2008 (UTC)

Hi. we use also it:template:senza fonte, to be left in user talks too (we want to make people aware of the importance of sources). Currently, we revert adds of unsourced quotations and we remove unsourced quotations from thematic articles (where we don't put source information). Some active user looks for sources of unsourced quotations, and thanks to these warnings in the articles many newbies and anonymous users add sources to unsourced quotations added in the past. Hi, Nemo bis 20h03min de 29 de Novembro de 2008 (UTC)



Predefinições

Anuncio que criei algumas predefinições para deixar as discussões mais "bonitas":

RmSilvamsg 03h45min de 11 de agosto de 2009 (UTC)[responder]


Apoio --Chico 12h22min de 11 de agosto de 2009 (UTC)[responder]

Âncoras no Wikisource

Seguindo a sugestão do Alex brollo, eu criei a s:predefinição:Âncora, que pode ser útil na wikipédia e em especial aqui, para citações vinda de livros. Ela permite criar uma âncora, de modo a criar um link diretamente para o texto citado, deixando esse texto em destaque (fundo azul), caso o seu navegador suporte CSS 3. Para exemplo, ajustei as citações de Machado de Assis na seção de Memórias Póstumas de Brás Cubas (e aqui um exemplo de como usar a predefinição no wikisource). Giro720 19h43min de 5 de Novembro de 2010 (UTC)

Gostei da idéia; muito funcional. --Chico 20h34min de 5 de Novembro de 2010 (UTC)

WMF - Projeto Brasil Catalisador

O Projeto Brasil Catalisador (Brazil Catalyst Project) visa desenvolver e abrir abordagens de colaboração pelas quais a Fundação Wikimedia pode apoiar o fortalecimento e crescimento da comunidade dos projetos Wikimedia no Brasil. A Fundação Wikimedia não tem agenda definida para além de ver o crescimento da comunidade contribuinte e de leitores no Brasil. Em última análise, o projeto vai criar um plano que recomende um conjunto de iniciativas e projetos-pilotos com o potencial de nos ajudar a avançar em nossa missão coletiva no Brasil e para possivelmente gerar exemplos de sistemas, processos e métodos para o avanço dos projetos dos projetos da Wikimedia no Brasil e no mundo. Participe! Acompanhe Projeto Brasil Catalisador (Brazil Catalyst Project) ou entre em contato direto com a Carolina Rossini.

--Carolrossiniatwiki 01h27min de 13 de Novembro de 2010 (UTC)

WikiEncontro no Porto

WikiNorte 5 Está a ser planeado um encontro no Porto no próximo dia 21 de Novembro, organizado pela Wikimedia Portugal. Um dos objectivos do encontro é planear eventos para a comemoração dos 10 anos da Wikipédia em 2011. Se alguém estiver interessado/disponível, por favor adicione o seu nome à lista. Obrigado, GoEThe 14h40min de 15 de Novembro de 2010 (UTC)

10 anos da Wikipedia

A Wikipedia comemora, em 15 de janeiro de 2011, 10 anos de existência! Parabéns a Wikipedia e a todos vocês voluntários. Você pode participar das comemorações de várias formas: desenhando e adaptando logos de aniversário, promovendo e comparecendo a encontros e festas em sua região, dando seu testemunho, etc! Veja na Wiki de Aniversário algumas iniciativas que já estão sendo pensadas por voluntários Brasileiros e crie a sua! E ainda, acompanhe no Projeto Catalisador Brasil a organização da visita de representantes da Wikimedia Foundation ao Brasil! Participe!

--Carolrossiniatwiki 22h30min de 8 de Dezembro de 2010 (UTC)

Voluntarie para a Campus Party!

A Fundação Wikimedia (WMF) enviará dois representantes para participar da Campus Party, que acontecerá de 17 a 21 de Janeiro. A WMF terá um espaço no qual pessoas podem aprender mais sobre os projetos Wikimedia, e, inclusive, como tornar-se um editor e contribuir para projetos. Por isso mesmo, precisamos de voluntários para ajudar-nos nesse espaço. Caso você tenha interesse e possa vir a Campus Party durante aquela semana, adorariamos receber a sua ajuda!

Nós conseguimos alguns ingressos para esse evento (os ingressos a venda já estão esgotados!) e vamos dá-los aos voluntários que se candidatarem a ajudar-nos no espaço Wikimedia. Você pode enviar a sua candidatura para o email jwild@wikimedia.org ate 20 de DEZEMBRO DE 2010.

Em seu email coloque o assunto como “Campus Party” e as seguintes informacoes:

  1. Nome
  2. Username
  3. Estatísticas de suas contribuições e há quanto tempo você contribui para algum projeto da WMF
  4. Sua cidade e estado
  5. Quais os horários e dias que você terá disponível para estar no espaço

WMF na Campus Party e oferecer treinamento e informacoes aos participantes da Campus Party. .

Um numero de, pelo menos, 10 voluntários serão selecionados e informados até o final de dezembro.

Caso você more em São Paulo e esteja interessado em receber voluntários que venham de outras cidades, por favor, confirme tal disponibilidade enviando um email para a jwild@wikimedia.org, incluindo quais dias e quantos voluntários você poderá hospedar.

Avisos: Apenas os ingressos para o evento serão disponibilizados pela WMF. A WMF não arcará com custos de viagem ou hospedagem, mas tentará facilitar a hospedagem de voluntários por aqueles que moram em São Paulo.

Para quaisquer informações adicionais ou duvidas escreva para Jessie Wild no jwild@wikimedia.org (você pode escrever em Português caso prefira ou Inglês)

Novidade: voluntarie para a Campus Party!

Novidade! O prazo de inscricao para a Campus Party foi extendido ate 31 de dezembro! Caso voce queira participar como voluntario mande um email para jwild@wikipedia.org. Mais infos aqui.

mudar nome

olá, gostaria que mudassem meu nome completo para nome de usuário (LeonardoG) da quote na página Wikiquote:Esplanada/Arquivo_1 por motivos de segurança. desde já agradeço, LeonardoG 02h37min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)

Feito --Chico 19h35min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)
muito obrigado. LeonardoG 23h37min de 2 de Janeiro de 2011 (UTC)

10º Aniversário da Wikipédia em Portugal

A Wikimedia Portugal convida todos os Wikimedistas para o evento comemorativo dos 10 anos da Wikipédia a celebrar no próximo Sábado, dia 15 de janeiro no Instituto Superior Técnico em Lisboa. O programa e página de inscrição para o evento estão disponíveis em http://dez-anos.wikipedia.pt/. A participação é gratuita, mas requer inscrição devido à limitação de lugares. O programa inclui a exibição do documentário Truth in Numbers? seguido de um painel de discussão. Mais detalhes na página indicada. Obrigado a todos!

GoEThe (Discussão) 17h38min de 9 de Janeiro de 2011 (UTC)

O anúncio de que todos estavam à espera!

(*knock knock*) Viva!

Vocês já devem ter ouvido falar deste projecto incrível, o Wiki Loves Monuments <http://wikilovesmonuments.eu/>. É um concurso pan-Europeu, destinado à recolha de fotografias de todos os monumentos em mais de dez países, desde Portugal à Estónia!

O concurso vai ter início entre 1 de Setembro e 30 de Setembro, coincidindo com as celebrações dos Dias do Património Europeu.

As regras são simples. Vocês tiram as fotos, transferem-nas em Setembro para o Wikimedia Commons, e habilitam-se a ganhar um prémio. Ou mesmo vários prémios! E não só: as melhores dez fotografias de cada país serão também candidatas ao concurso Europeu.

O projecto conta já com o apoio de várias organizações europeias, incluindo o Conselho da Europa, bem como instituições locais e capítulos Wikimedia. Ainda estamos à procura de parceiros -- se tiverem ideias partilha-as connosco!

Assim sendo, caros Wikipedistas entusiastas do Património, espalhem a palavra para as vossas famílias e amigos! Lembrem-se disto durante as vossas férias! Visitem os monumentos e não se esqueçam de levar a câmera convosco!

Enquanto tiram fotografias, estaremos a fazer o nosso melhor para tornar a participação de todos mais fácil, pelo que não deixem de consultar Commons:Wiki Loves Monuments 2011 para mais informações sobre como ajudar!

Lusitana 11h47min de 18 de Maio de 2011 (UTC)

Convite para o referendo sobre o filtro de imagem

A Wikimedia Foundation, sob a direção do Conselho diretivo, organizará uma votação para determinar se membros da comunidade apoiam a criação e uso de um filtro de imagem pessoal opcional, que permitiria a leitores esconder voluntariamente certos tipos de imagens apenas para as próprias contas.

Mais detalhes e material informativo estará disponível em breve. O referendo está agendado para ocorrer de 12 a 27 de agosto deste ano e será conduzido em servidores hospedados por terceiros. Detalhes sobre o referendo, funcionários, requerimentos para o voto e material de suporte serão postados em m:Image filter referendum em breve.

Pelo comitê de coordenação,
Philippe (WMF)
Cbrown1023
Risker
Mardetanha
PeterSymonds
Robert Harris

Atualização dos scripts

MediaWiki:Common.js

Gostaria de pedir que um administrador faça estasestas alterações no MediaWiki:Common.js com o código que está na página de testes, para melhorar a compatibilidade com o MediaWiki 1.17 e corrigir alguns erros que foram apontados pelo JSHint, que é uma ferramenta recomendada pelos desenvolvedores do MediaWiki para validar o código dos scripts. Também foi corrigido o erro que atualmente aparece ao visitar páginas especiais (como a Especial:Upload):

Uncaught ReferenceError: wgRestrictionEdit is not defined
(anonymous function)load.php:23

Se possível, comparem os scripts da lista de gadgets do Wikiquote com os da Wikipédia ou os do Wikilivros que em sua maioria já foram atualizados. Em alguns casos deve ser suficiente fazer uma simples cópia de lá.

Há também um guia de migração que pode ser útil para quem for atualizar outros scripts: mw:ResourceLoader/Migration guide (users). Helder 18h47min de 25 de Julho de 2011 (UTC)

Já que não atualizaram ainda, coloquei uma nova versão na página de testes com mais algumas atualizações. Basta copiar para o Common.js. Helder 21h16min de 11 de Agosto de 2011 (UTC)
Feito pelo Sir Lestaty [3]. Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Forcepreview.js

Por favor, façam também esta atualização na MediaWiki:Forcepreview.js. Helder 21h16min de 11 de Agosto de 2011 (UTC)

Feito pelo Sir Lestaty [4]. Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js para MediaWiki:Gadget-rightsfilter.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível no Wikimedia Commons (a centralização dos gadgets é recomendada no guia de migração).

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para ativar o ResourceLoader:

* rightsfilter[ResourceLoader|dependencies=mediawiki.util]|rightsfilter.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js

O código da MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js deve ser trocado pelo da w:MediaWiki:Gadget-UTCLiveClock.js, para que permaneça sincronizado com a versão central do MediaWiki.org.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para ativar o ResourceLoader:

* UTCLiveClock[ResourceLoader]|UTCLiveClock.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-HotCat.js

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-HotCat.js para MediaWiki:Gadget-HotCat.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível no Wikimedia Commons.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para usar o ResourceLoader:

* HotCat[ResourceLoader]|HotCat.js

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-popups.js

Este gadget está desatualizado. Poderiam fazer uma cópia do código que está na w:MediaWiki:Gadget-popups.js para MediaWiki:Gadget-popups.js? Assim sempre será usada a versão mais recente disponível na Wikipédia inglesa.

Depois, atualize a linha correspondente na MediaWiki:Gadgets-definition para usar o ResourceLoader:

* Navigation_popups[ResourceLoader]|popups.js|navpop.css

Helder 15h07min de 17 de Agosto de 2011 (UTC)

MediaWiki:Gadget-userrights.js, MediaWiki:Gadget-OngletPurge.js, MediaWiki:Gadget-FlecheHaut.js e MediaWiki:Gadget-blocktab.js

Atualizar:

(e ativar o ResourceLoader na MediaWiki:Gadgets-definition) como foi sugerido nestes 4 tópicos da Wikipédia.

PS: note que ao propor a atualização do userrights e do blocktab na Wikipédia eu havia feito um typo, então cuidado para não copiá-lo para cá também (por segurança, basta copiar a versão mais recente de lá, que foi corrigida pouco depois ;-). Helder 22h31min de 18 de Agosto de 2011 (UTC)

Please, create the "Wikiversidade" template

Please, create the "Wikiversidade" template. Example see on my page - Utilizador:Averaver. --Averaver 04h18min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Thank you. --Averaver 16h55min de 7 de Agosto de 2011 (UTC)

Feito --Chico 11h04min de 8 de Agosto de 2011 (UTC)

Wiki Loves Monuments 2011

Já podem limpar as lentes das câmaras, formatem a memória porque aquilo que à tanto tempo aguardamos

já começou!

Alchimista 02h35min de 1 de Setembro de 2011 (UTC)

Eliminação rápida

Olá a todos!

Acredito que deveríamos rever nossas atuais regras para eliminação rápida, que, pelo menos ao meu ver, não nos atendem. As regras, copiadas da Wikipédia, estabelecem casos em que o proponente não pode proceder à eliminação da página per si, sendo obrigado a pôr a tag {{ER}} na página e aguardar que outro administrador a apague. De acordo com o disposto na seção 'Regras formais' em WQ:ER, número 20, podem ser eliminados por Eliminação rápida os artigos que encaixam no perfil de lixo e impróprio: 20.1 Desde que não seja o proponente. Tal procedimento, que, a inferir pelo registro de eliminações, nem está sendo seguido, seria ideal para projetos grandes, com muitos usuários, nos quais há certa controvérsia na capacidade do administrador de julgar o que seria lixo e impróprio e vários administradores ativos. Para nós, vejo esse procedimento como inviável.

Proponho que substituamos as regras atuais pelas seguintes:

  1. Lixo: página cujo conteúdo não pode ser aproveitado. Isso inclui edições de teste (e.g., "asdfg" ou "Como faço para criar uma página), conteúdo sem sentido ou incompreensível, páginas em branco ou simplesmente vandalismo.
  2. Redirecionamento desnecessário ou quebrado
  3. Título errado, inapropriado, mal formatado ou impróprio
  4. Impróprio: páginas com conteúdo que não corresponde ao Wikiquote (e.g., uma entrada de dicionário ou um artigo enciclopédico)
  5. Sem citações
  6. Falta de fontes
  7. Categoria vazia, desnecessária ou substituída.
  8. Predefinição sem uso, desnecessária ou substituída
  9. Discussão de página inexistente.
    1. Não se aplica ao domínio "Usuário_Discussão", às instruções presentes no domínio "MediaWiki_Discussão" e aos arquivos de discussões.
  10. Discusão de histórico/conteúdo irrelevante, inapropriado ou usada como fórum.
  11. Página já eliminada anteriormente.
  12. Conteúdo propagandista.
  13. Eliminação proposta pelo próprio criador da página:
    1. Desde que o único contribuidor significativo seja o próprio criador da página e o conteúdo desta não seja útil ao Wikiquote.
  14. Eliminação temporária para resolver problemas técnicos, como a fusão de históricos, renomeação.
  15. Página que constitui violação de direitos autorais (VDA).
  16. Página ou subpágina do próprio proponente.
  17. Página de usuário que não existe.

Predefinição

Hoje criei a predefinição {{delete}} para substituir, pelo menos por hora, a atual {{ER}}, que só permite apresentar as razões previstas aqui ao propor uma página para eliminação. A meu ver, {{delete}} fica melhor, além de ser a predefinição padrão que membros do SWMT tentam usar para nomear páginas para ER.

Eu gostaria de saber a opinião de vocês acerca das mudanças.

Um abraço, Striker talk + 05h27min de 14 de Outubro de 2011 (UTC)


Apoio Considero apropriadas as sugestões. --Chico 11h02min de 14 de Outubro de 2011 (UTC)
Discordo que qualquer administrador deva ser capaz de apagar uma página de maneira autônoma. A eliminação já é um mecanismo abrupto, que não deixa revisões e históricos abertos para contestação, então sou absolutamente contrário a permitir que um administrador tenha esta autonomia que, ainda que presumamos a boa fé dos administradores, pode sim desencadear arbitrariedades a longo prazo. Discordo também da manutenção de uma predefinição temporária. Nós estamos debatendo para implementar uma mudança, como vamos implementar ela adiantadamente com uma predefinição nova? Creio que {{delete}} deva ser matida como uma predefinição de marcação para o SWMT que só serviria como um alerta aos administradores. E, já que estamos falando de ER, creio que (e eu poderia fazê-lo pessoalmente) é importante fazer uma versão aqui no Quote do WP:Impróprio e deixar claro nas regras da ER que impróprio é isto e não isto para que não aconteça isto. --Feen 17h19min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Feen, defendo que um administrador poderia ter autonomia para apagar páginas em casos incontroversos, como vandalismos, redirecionamentos quebrados ou desnecessários, páginas sem utilidade alguma, não qualquer página. Quiçá eu não fui explícito na proposta. No Wikcionário pode-se eliminar diretamente uma página, sem a necessidade de pôr tag de eliminação e delegar o apagamento a outro usuário, nestes casos. Se há qualquer controvérsia ou possibilidade de questionamento a respeito, coloca-se a tag ou, em casos controversos, procede-se à eliminação votada. O mesmo verifica-se no meta e em outros projetos pequenos. Striker talk + 20h15min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Por mais que eu veja o valor de ser direto e antiburocrático em coisas que obviamente deveriam ser apagadas, o cenário observado na Wikipédia mesmo com a incapacidade do proponente excluir é uma previsão horrenda. É comum que um editor nomeie um artigo para ser apagado porque contém VDA ao invés de, simples e puramente, remover o VDA e trocar por um {{Predefinição:mínimo}}. É igualmente comum nomear tudo que não cai nas outras regras convenientemente para ER20, o coringa da lista de regras. É por este motivo, por ser uma brecha nas coisas e principalmente por não ser passível de revisão, mesmo que a princípio incontroverso, que ainda sou contrário. Não duvido da boa fé dos administradores do Quote, mas defendo normas melhores iguais para todos, e esta transparência é necessária, principalmente na hora de apagar conteúdo. --Feen 20h42min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)
Infelizmente, em grande parte do tempo que estou aqui, vejo entrar e sair administradores (ou alguns ficam inativos), e, na prática eu tinha que decidir sozinho mesmo.
Agora temos um número razoavelmente mínimo de administradores ativos no projeto. Creio que, se continuar assim, poderemos adotar a política de sempre indicar as páginas para eliminação para avaliação da comunidade.
Concordo com a forma democrática de avaliação
--Chico 23h59min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Recentemente o usuário Wjalves inicou essa categorização, separando atores de atrizes, com o que não sou muito a favor. Seguindo tal padrão, terei de criar as categorias Categoria:Apresentadoras do Brasil, Categoria:Psicólogas do Brasil, Categoria:Atrizes dos Estados Unidos da América e muitas outras e ainda terei de alterar uma penca de páginas para implementar esse padrão. Considero um pouco improcedente separar homens e mulheres em categorias distintas. Isso nos acarretará mais trabalho sem necessidade. Qual a opinião de vocês quanto a essa querela? Devemos proceder assim? Striker talk + 15h28min de 26 de Outubro de 2011 (UTC)

A distinção é comum na wikipédia, e se justifica pela quantidade de artigos lá (hoje mais de 700.000 na versão portuguesa); já o wikiquote conta hoje pouco mais de 6.000 artigos.
Mas também não vejo como impróprio, a princípio.
Quero opiniões de outras pessoas para firmar um entendimento.
--Chico 00h27min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)
O único malefício que vejo é que um usuário interessado em ver citações de atores ficaria dividido entre duas categorias e teria que visualizar ambas para passar os olhos pelos nomes. Fora isso, acho totalmente benéfico adiantar o trabalho que teríamos mais tarde, inevitavelmente conforme fossem sendo criados mais artigos, de categorizar de acordo com o sexo. --Feen 17h19min de 17 de Dezembro de 2011 (UTC)

Terms of Use update

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

Hello,

The Wikimedia Foundation is discussing changes to its Terms of Use. The discussion can be found at Talk:Terms of use. Everyone is invited to join in. Because the new version of Terms of use is not in final form, we are not able to present official translations of it. Volunteers are welcome to translate it, as German volunteers have done at m:Terms of use/de, but we ask that you note at the top that the translation is unofficial and may become outdated as the English version is changed. The translation request can be found at m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2 -- Maggie Dennis, Community Liaison 01h13min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)

Tradução
A Fundação Wikimedia está discutindo mudanças em seu termos de uso. A discussão pode ser encontrada em Talk:Terms of use (Discussão: Termos de Uso. Todos estão convidados a juntar-se porque a nova versão do Termos de Uso não está na forma final; não somos capazes de apresentar traduções oficiais do mesmo. Voluntários são bem-vindos para traduzi-lo, como os voluntários alemães têm feito em m:Terms of use/de, mas pedimos que você note no topo que a tradução não é oficial e pode se tornar desatualizada à medida que a versão em Inglês é alterada. Os pedidos de tradução podem ser encontrados em m:Translation requests/WMF/Terms of Use 2. Maggie Dennis, Comunidade de Ligação 01h13min de 27 de Outubro de 2011 (UTC)

Open Call for 2012 Wikimedia Fellowship Applicants

I apologize that you are receiving this message in English. Please help translate it.

  • Do you want to help attract new contributors to Wikimedia projects?
  • Do you want to improve retention of our existing editors?
  • Do you want to strengthen our community by diversifying its base and increasing the overall number of excellent participants around the world?

The Wikimedia Foundation is seeking Community Fellows and project ideas for the Community Fellowship Program. A Fellowship is a temporary position at the Wikimedia Foundation in order to work on a specific project or set of projects. Submissions for 2012 are encouraged to focus on the theme of improving editor retention and increasing participation in Wikimedia projects. If interested, please submit a project idea or apply to be a fellow by January 15, 2012. Please visit https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships for more information.

Thanks!

--Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 03h02min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Distributed via Global message delivery. (Wrong page? Fix here.)

Done --Feen 05h07min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Chamada Aberta para candidatos à Wikimedia Fellowship

  • Você quer ajudar a atrair novos editores para os projetos da Wikimedia?
  • Você quer melhorar a retenção de nossos editores atuais?
  • Você quer fortalecer a nossa comunidade ao diversificar sua base e aumentar o número geral de excelentes participantes em todo o mundo?

A Fundação Wikimedia está procurando Community Fellows e ideias para projetos para o Community Fellowship Program. Uma Fellowship (irmandade) é uma posição temporária na Fundação Wikimedia que pretende trabalhar num projeto específico ou em um grupo de projetos. Entradas para 2012 são encorajadas a focar na melhora da retenção de editores e aumento da participação em projetos Wikimedia. Se se interessar, por favor envie sua ideia de projeto ou candidate-se para ser um fellow (camarada) até 15 de janeiro de 2012. Por favor visite https://meta.wikimedia.org/wiki/Wikimedia_Fellowships para mais informações.

Obrigado! --Siko Bouterse, Head of Community Fellowships, Wikimedia Foundation 03h02min de 22 de Dezembro de 2011 (UTC)

Distribuído via Global message delivery (Envio global de mensagens). (Página errada? Arrume aqui.)

Hola. Desearia cambiar el nombre Utilizador:Moisestemporary a Utilizador:Moises, para unificar mis cuentas (SUL). El nombre a usurpar no tiene ninguna edicion. He dejado un aviso en Utilizador_Discussão:Moises acerca de mi solicitud de usurpación, y un aviso en mi propia pàgina de discusion en mi home wiki w:ca:Usuari_Discussió:Moises para confirmar mi identidad y la veracidad de mi solicitud. Grácias. --Moisestemporary 17h28min de 2 de Janeiro de 2012 (UTC)

Olá. Espero que possa entender-me bem em português. Uma tradução foi feita na página do usuário e, caso ele não manifeste-se em contrário, prosseguiremos com a usurpação dentro de alguns dias. Não temos um protocolo estabelecido para isto por ainda sermos um projeto pequeno, mas creio que 5 dias são suficientes. Evidentemente, qualquer usuário pode manifestar-se a favor ou contra esta estipulação como lhe convier. If you do not understand me and would communicate better in english, I can gladly translate this for you. --Feen 07h08min de 3 de Janeiro de 2012 (UTC)
A conta Utilizador:Moises não tem nenhuma contribuição no projeto desde seu registro em 3 de setembro de 2008.
A renomeação no wikiquote da conta Moises para algo como MoisesOld é pertinente e facilita a unificação.
--Chico 19h15min de 4 de Janeiro de 2012 (UTC)
Diz, imediatamente? --Feen 19h26min de 4 de Janeiro de 2012 (UTC)
Sim, pode ser; afinal são três anos sem edições. --Chico 21h08min de 4 de Janeiro de 2012 (UTC)
Feito --Feen 02h01min de 15 de Janeiro de 2012 (UTC)

Announcing Wikipedia 1.19 beta

Wikimedia Foundation is getting ready to push out 1.19 to all the WMF-hosted wikis. As we finish wrapping up our code review, you can test the new version right now on beta.wmflabs.org. For more information, please read the release notes or the start of the final announcement.

The following are the areas that you will probably be most interested in:

  • Faster loading of javascript files makes dependency tracking more important.
  • New common*.css files usable by skins instead of having to copy piles of generic styles from MonoBook or Vector's css.
  • The default user signature now contains a talk link in addition to the user link.
  • Searching blocked usernames in block log is now clearer.
  • Better timezone recognition in user preferences.
  • Improved diff readability for colorblind people.
  • The interwiki links table can now be accessed also when the interwiki cache is used (used in the API and the Interwiki extension).
  • More gender support (for instance in logs and user lists).
  • Language converter improved, e.g. it now works depending on the page content language.
  • Time and number-formatting magic words also now depend on the page content language.
  • Bidirectional support further improved after 1.18.

Report any problems on the labs beta wiki and we'll work to address them before they software is released to the production wikis.

Note that this cluster does have SUL but it is not integrated with SUL in production, so you'll need to create another account. You should avoid using the same password as you use here. — Global message delivery 16h29min de 15 de Janeiro de 2012 (UTC)

Anunciando Wikipédia 1.19 beta
A Fundação Wikimedia está se preparando para lançar a versão 1.19 para todas as wikis hospedadas pela WMF. Enquanto terminamos de finalizar nossa revisão do código, você pode testar a nova versão agora em beta.wmflabs.org. Para mais informações, por favor leia as notas da versão ou o começo do anúncio final.
Seguem as áreas pelas quais vocês provavelmente mais se interessarão:
  • Carregamento mais rápido de arquivos javascript faz o rastreamento de dependência mais importante.
  • Novos arquivos commons*.css utilizáveis por skins ao invés de ser necessário copiar pilhas de estilos genéricos do css do Monobook ou do Vector.
  • A assinatura de usuário padrão agora inclui um a ligação para a página de discussão além da ligação para a página de usuário.
  • Buscar por usuários bloqueados em registros de bloqueio agora é mais conciso.
  • Melhor reconhecimento de fuso horário nas preferências de usuário.
  • Melhor legibilidade de diffs para pessoas daltônicas
  • A tabela de interwikis agora pode ser acessada também quando o cachê de interwikis é utilizado (usado na API e na extensão de interwiki)
  • Mais capacidade de distinção de gêneros (ex.:registros e listas de usuários)
  • Conversor de linguagens melhorado (ex.: agora funciona dependendo da linguagem do conteúdo da página)
  • Formatação de "palavras mágicas" de tempo e números agora também dependem da linguagem do conteúdo da página
  • Suporte bidirecional melhorado ainda mais depois do 1.18
Reporte quaisquer problemas na página "labs" da Wiki beta e vamos tentar resolvê-los antes da versão ser liberada para as wikis de produção.
Note que este grupo possui SUL mas não está integrado com SUL em produção, então você terá que criar outra conta. Você deve evitar utilizar a mesma senha que você utiliza aqui. — Entrega global de mensagem 16h29min de 15 de Janeiro de 2012 (UTC) --Feen 16h56min de 15 de Janeiro de 2012 (UTC)

MediaWiki 1.19

(Apologies if this message isn't in your language.) The Wikimedia Foundation is planning to upgrade MediaWiki (the software powering this wiki) to its latest version this month. You can help to test it before it is enabled, to avoid disruption and breakage. More information is available in the full announcement. Thank you for your understanding.

Guillaume Paumier, via the Global message delivery system (wrong page? You can fix it.). 15h15min de 12 de Fevereiro de 2012 (UTC)

Termos de Uso, tradução

Peço desculpas pelo meu Português pobre. "Google Translate" está me ajudando. Um novo conjunto de "Termos de Uso" foram aprovadas pelo Conselho no mês passado. Há uma tradução Português dos Termos de Uso que foi parcialmente preparados por voluntários e parcialmente por um tradutor profissional. Há um conjunto completo preparado pelo profissional. Seria ótimo se alguém dentre vós que são bilíngües gostaria de comparar as versões para ajudar a garantir que a melhor linguagem é usada. Há mais informações, em Inglês, na Meta:Talk:Terms of use/pt. Se você tiver alguma dúvida, por favor, deixe-me saber a minha página de discussão Meta: Meta:User talk:Mdennis (WMF).

English:

Please excuse my poor Portuguese. “Google translate” is helping me. A new set of “Terms of Use” were approved by the Board last month. There is a Portuguese translation of the Terms of Use that was partially prepared by volunteers and partially by a professional translator. There is a full set prepared by the professional. It would be great if any among you who are bilingual would like to compare the versions to help make sure that the best language is used. There is more information, in English, at Meta:Talk:Terms of use/pt. If you have any questions, please let me know at my Meta talk page: Meta:User talk:Mdennis (WMF).

Obrigado! --Mdennis (WMF) (discussão) 14h40min de 6 de Abril de 2012 (UTC)