Oscar Wilde: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Betty VH (discussão | contribs)
Betty VH (discussão | contribs)
Linha 429: Linha 429:
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Tenho amigos para saber quem eu sou.
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. (atribuída a Oscar Wilde, provavelmente com base em frase do romance O Restrato de Dorian Gray)
Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. (atribuída a Oscar Wilde, provavelmente com base em frase do romance O Retrato de Dorian Gray)
[[Categoria:Escritores da Irlanda]]
[[Categoria:Escritores da Irlanda]]
[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]

Revisão das 03h20min de 14 de dezembro de 2011

Oscar Wilde
Oscar Wilde
Oscar Wilde
Oscar Wilde em outros projetos:

Oscar Wilde (Dublin, 16 de outubro de 1854 - Paris, 30 de novembro de 1900) foi um dramaturgo, escritor e poeta irlandês. Expoente da literatura inglesa durante o período vitoriano, sofreu enormes problemas por sua condição homossexual, sendo preso e humilhado perante a sociedade.


- Charity creates a multitude of sins.
- Oscar Wilde; The Soul of Man Under Socialism
  • "My wallpaper and I are fighting a duel to the death. One or the other of us has to go."
    • "Meu papel de parede e eu estamos travando um duelo mortal. Um de nós terá que partir." (Pouco antes de sua morte.)
  • "Life imitates art far more than art imitates Life.."
    • "A vida imita a arte muito mais do que a arte imita a vida.."
- Fonte: "Pen, Pencil and Poison.", "Pena, Pincel e Veneno."
  • "Se alguém diz a verdade, pode estar certo de que será descoberto, mais cedo ou mais tarde."
- If one tells the truth, one is sure sooner or later to be found out
- Complete Works‎, de Oscar Wilde - Publicado por National Library Co.,1909, v.6 Página 176
- Time is waste of money
- The Prone of Oncar Wilde‎ - Página 307, de Oscar Wilde - Publicado por Cosmopolitan Book Corp., 1916 - 706 páginas
  • "Nenhum crime é vulgar, mas toda vulgaridade é crime"
- No crime is vulgar, but all vulgarity is crime
- Complete works of Oscar Wilde‎ - Página 1205, de Oscar Wilde, Vyvyan Beresford Holland - publicado por Collins, 1966 - 1216 páginas
  • "Quando alguém está apaixonado, começa por enganar-se a si mesmo e acaba por enganar os outros. É o que o mundo chama romance".
- When one is in love, one always begins by deceiving one's self, and one always ends by deceiving others. That is what the world calls a romance
- The picture of Dorian Gray‎ - Página 111, Oscar Wilde - Babylon Dreams, 1910, ISBN 1603037829, 9781603037822 - 312 páginas
  • "A melhor maneira de ter bons filhos é fazê-los felizes."
- The best way to make children good is to make them happy
- Woman's world, Volume 1‎ - Página 85, Oscar Wilde - Source Book Press, 1888, ISBN 0876810784, 9780876810781
  • "O único encanto do casamento é que ele torna a vida uma decepção absolutamente necessária para ambas as partes".
- the one charm of marriage is that it makes a life of deception absolutely necessary for both parties.
- "The picture of Dorian Gray" in "The complete works of Oscar Wilde..." Volume 4 - página 15, Oscar Wilde - Doubleday, Page, 1923

A Alma do Homem

  • "Os piores senhores eram os que se mostravam mais bondosos para com seus escravos, pois assim impediam que o horror do sistema fosse percebido pelos que o sofriam, e compreendido pelos que o contemplavam"

A Alma do Homem sob o Socialismo & Escritos do Cárcere.

"...Estou há quase dois anos na prisão. Durante esse tempo, meu temperamento me fez passar por momentos de selvagem desespero,de entrega total ao sofrimento, que era contristadora até para quem a observava, por uma raiva terrível e impotente, por sentimentos de amargura e rancor, por uma angústia que me fazia soluçar, um sofrimento que não encontrava palavras para expressar-se, um arrependimento mudo, um pesar silencioso. Passei por todos os estágios possíveis do sofrimento. Entendo melhor que o próprio Wordsworth o que ele quis dizer quando escreveu: " O sofrimento é algo permanente, misterioso e sombrio e tem a natureza do infinito".

Poemas em Prosa e Salomé

O Mestre

Quando as trevas começaram a cair sobre a Terra, José de Arimatéia acendeu uma tocha de pinheiro e desceu da colina para o vale. Tinha o que fazer em casa. E, ajoelhando-se sobre as pedras do Vale da Desolação, viu um jovem que estava nu e chorava. Seus cabelos eram da cor do mel e o corpo tão branco como uma flor; mas ferira o corpo nos espinhos e sobre os cabelos pusera cinza à guisa de coroa. E José, que possuía grandes virtudes, disse ao jovem que se encontrava nu e chorava: - Não me admira que o teu sentimento seja tão grande, porque, realmente, Ele foi um homem justo. E o jovem respondeu: - Não é por Ele que choro, mas por mim mesmo. Eu também mudei a água em vinho, curei o leproso e restituí a vista do cego. Andei sobre as águas e das profundezas dos sepulcros expulsei os demônios. Alimentei os famintos no deserto onde não havia comida; ergui os mortos dos leitos exíguos e à minha ordem, diante de imensa multidão, uma figueira seca novamente frutificou. Tudo que esse homem realizou eu também realizei e, todavia, não me crucificaram

O Retrato de Dorian Gray

  • "Porque influenciar uma pessoa é dar a ela a própria alma. Ela passa a não pensar com os pensamentos naturais. As virtudes que possui deixam de ser; para elas, reais. Os pecados que comete, se é que existem pecados, são todos tomados por empréstimo. Ela se torna eco da música de outrem, ator um de papel nao escrito para ela."
  • "Definir é limitar"
  • "Não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade"
  • "Use a capacidade que tens. A floresta ficaria silenciosa se só o melhor pássaro cantasse."
  • "Escolho meus amigos pelo bom aspecto, meus conhecidos pelo bom gênio e meus inimigos pela inteligência"
    • Escolho meus amigos pela beleza, os meus conhecidos pela respeitabilidade, e os meus inimigos pela inteligência. (tradução alternativa)
  • "As coisas sagradas são as únicas que valem a pena se tocar"
  • "Actualmente, grande parte das pessoas morre de uma espécie de senso comum arrepiante, e, quando é demasiado tarde, chega à conclusão de que as únicas coisas de que nunca nos arrependemos são os nossos erros."
  • "Os jovens, hoje em dia, imaginam que o dinheiro é tudo e, quando ficam velhos, descobrem que é isso mesmo.
- Young people, nowadays, imagine that money is everything, and when they grow older they know it.
- The pictvre of Dorian Gray, Oscar Wilde - Charterhouse Press, 1904 - 334 páginas
  • "O cérebro de um erudito é uma coisa terrível. É como uma loja de velharias, quase todas cobertas de pó e com o preço marcado muito acima de seu valor."
- the mind of the thoroughly well informed man is a dreadful thing. It is like a bric-à-brac shop, all monsters and dust, and everything priced above its proper value.
- Oscar Wilde in: The Picture of Dorian Gray, (1890), Chapter 1

A Balada do Cárcere de Reading

..."No cárcere de Reading junto a Reading Town Há um fosso de má fama, E nele jaz um desgraçado a quem devoram Cruéis dentes de chama. Jaz num sudário ardente,e o mísero sepulcro Seu nome não proclama.

E, até que Cristo chame os mortos, ali possa Em silêncio jazer... Não é preciso dar suspiros ocos, nem Tolo pranto verter: Aquele homem matara a sua coisa amada, E tinha que morrer.

Apesar disso-escutem bem-todos os homens Matam a coisa amada; Com galanteio alguns o fazem, enquanto outros Com face amargurada; Os covardes o fazem com um beijo, Os bravos, com a espada!

(outro trecho)

... O casaco escarlate não usou, pois tinha De sangue e vinho o jeito; E sangue e vinho em suas mãos havia quando Prisioneiro foi feito, Deitado junto à mulher morta que ele amava E matara em seu leito.

Ao caminhar em meio aos julgadores, roupa Cinza e gasta vestia; Tinha um boné de críquete, e seu passo lépido E alegre parecia; Mas nunca em minha vida alguém olhar Tão angustiado o dia.

Eu nunca vi na vida que tivesse Tanta angústia no olhar, Ao contemplar a tenda azul que os prisioneiros De céu usam chamar, E as nuvens à deriva, que iam com as velas Cor de prata pelo ar.

Num pavilhão ao lado, andei com outras almas Também a padecer, Imaginando se seu erro fora grave Ou um erro qualquer, Quando alguém sussurou baixinho atrás de mim: "O homem tem que pender".

Cristo! As próprias paredes da prisão eu vi Girando ao meu redor, E o céu sobre a cabeça transformou-se em elmo De um aço abrasador; E, embora eu fosse alma a sofrer, já nem sequer Sentia a minha dor.

Sabia qual o pensamento perseguido Que lhe estugava o andar, E porque demonstrava, ao ver radiante o dia, Tanta angústia no olhar; O homem matara a coisa amada, e ora devia Com a morte pagar.

Apesar disso-escutem bem-todos os homens Matam a coisa amada; Com o galanteio alguns o fazem, enquanto outros Com a face amargurada; Os covardes o fazem com um beijo, Os bravos, com a espada!

Um assassina o seu amor na juventude, Outro, quando ancião; Com as mãos da Luxúria este estrangula, aquele Empresta do Ouro a mão; Os mais gentis usam a faca, porque frios Os mortos logo estão.

Este ama pouco tempo, aquele ama demais; Há comprar, e há vender; Uns fazem o ato em pranto, enquanto que um suspiro Outros não dão sequer. Todo homem mata a coisa amada!- Nem por isso Todo homem vai morrer.

Atribuídas

Este artigo ou secção não cita as suas fontes ou referências. Ajude a melhorar este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes.
  • "A ganância é o último recurso do fracasso."
  • "Ser grande significa ser incompreendido."
  • "A verdade não é complexa, nós é que somos."
  • "Sou contra os noivados muito prolongados. Dão tempo às pessoas se conhecerem melhor, o que não me parece aconselhável antes do casamento".
  • "O homem tem a idade da mulher que ele ama".
  • "O mundo pode ser um palco, mas o elenco é um horror."
  • O verdadeiro artista não dá atenção ao público. O público para ele não existe.
  • "O acordo é o último recurso dos que não têm imaginação."
  • "Os bons terminam felizes; os maus, infelizes. Isso é o que se chama ficção."
  • "Experiência é o nome que nós damos aos nossos próprios erros."
  • "Para ser popular é necessário ser uma mediocridade."
  • "Quando eu era jovem, pensava que o dinheiro era a coisa mais importante do mundo. Hoje, tenho certeza."
  • "Uma coisa não é necessariamente verdadeira só porque um homem dá a vida por ela."
  • "Meus gostos são simples: prefiro o melhor de tudo."
  • "O dever é o que esperamos do comportamento dos outros."
  • "O caminho dos paradoxos é o caminho da verdade."
  • "A diferença entre a empolgação e o amor eterno é que a empolgação dura mais."
  • "Uma idéia que não é perigosa não merece ser chamada de idéia."
  • "Não se pode haver amizade entre homem e mulher. Pode haver paixão, hostilidade, adoração, amor, mas não amizade."
  • "Desconfiem de mulher que confessa a sua verdadeira idade. Uma mulher que a diz, poderá dizer qualquer coisa."
  • "Certas criaturas têm a mania de dar bons conselhos precisando tanto deles para si... É o que chamo de cúmulo da generosidade."
  • "A verdade jamais é pura e raramente é simples."
  • "Viver é a coisa mais rara do mundo. A maioria das pessoas não faz mais do que existir."
  • "There is no sin except stupidity."
    • "Não há pecado, exceto a estupidez."
- Fonte: "The Critic as Artist", 1891
  • "Todas as grandes idéias são perigosas."
  • "Apenas as pessoas que já perderam totalmente a memória publicam suas memórias."
  • "Dê uma máscara ao homem e ele dirá a verdade."
  • "Um homem deve dar toda importância a escolha de seus inimigos: eu não tenho um só que não seja idiota".
  • "O maior castigo que o destino aplica ao homem casado é ver que sua mulher sempre acaba por se parecer com sua sogra."
  • "Os homens casam porque estão cansados. As mulheres, por curiosidade. Ambos são logrados."
  • "Quando uma mulher se casa pela segunda vez, é sinal de que detestava o primeiro marido. O homem, ao contrário só torna a casar se adorou sua primeira mulher."
  • "É justamente porque a humanidade não sabia por onde ia que conseguiu encontrar o seu caminho."
  • "Devemos ser modestos e lembrar-nos de que os outros são inferiores a nós."
  • "Posso resistir a tudo, menos às tentações."
  • "Trabalho é o refúgio dos que não têm nada para fazer."
  • "Cinismo consiste em ver as coisas como elas são, não como deveriam ser."
  • "As vitórias de ontem são menos importantes que os planos de amanhã."
  • "O segredo da vida está na arte."
  • "Se um homem encara a vida de um ponto de vista artístico, seu cérebro passa a ser seu coração."
  • "Estamos todos na sarjeta, mas alguns de nós olham para as estrelas."
  • "O velho acredita em tudo; o homem maduro duvida de tudo e o jovem sabe tudo."
  • "A verdade em assuntos de religião é simplesmente a opinião que sobreviveu."
  • "Nunca deixe de perdoar seus inimigos, nada os aborrece tanto."
  • "Os jovens querem ser fiéis e não podem. Os velhos querem ser infiéis e não podem."
  • "Quando as pessoas concordam comigo eu sempre sinto que devo estar errado."
  • "Enviei minha alma através do invisivel para soletrar alguma carta deste pós vida, mas de repente ela voltou para mim e respondeu: eu mesma sou o céu eo inferno."
  • "Ser natural é a mais dificil das poses."
  • "Se você não demorar muito posso esperá-lo por toda a minha vida."
  • "(...)a sociedade, por meio da maquinaria, fornecerá o que é útil; o que é belo será criado pelo individuo."
  • "Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada."
  • "I am so clever that sometimes I don't understand a single word of what I am saying."
- eu sou tão esperto que as vezes não entendo uma palavra do que eu estou dizendo
  • "O mais terrível não é termos nosso coração partido (pois corações foram feitos para serem partidos), mas sim, transformar nossos corações em pedra."
  • "Eu chorei todos os dias na mesma hora e por todos os tempos."
  • O mistério do amor é maior que o mistério da morte.
  • O homem pode suportar as desgraças, elas são acidentais e vêm de fora: o que realmente dói, na vida, é sofrer pelas próprias culpas.
  • Todo o mundo sabe compadecer o sofrimento de um amigo, mas é preciso ter uma alma realmente bonita para se apreciar o sucesso de um amigo.
  • O egoísmo não consiste em vivermos os nossos desejos, mas sim em exigirmos que os outros vivam da forma como nós gostaríamos. O altruísmo consiste em deixarmos todo o mundo viver do jeito que bem quiser.
  • Um homem que não tem pensamentos individuais é um homem que não pensa.
  • Hoje em dia tendemos a considerar a vida como uma investigação teórica, mas ela não é uma investigação: é um sacramento; o ideal dela é o amor, sua purificação é o sacrifício.
  • Que sorte têm os atores! Cabe a eles escolher se querem participar de uma tragédia ou de uma comédia, se querem sofrer ou regozijar-se, rir ou derramar lágrimas; isto não acontece na vida real. Quase todos os homens e mulheres são forçados a desempenhar papéis pelos quais não têm a menos propensão. O mundo é um palco, mas os papéis foram mal distribuídos.
  • Só há uma coisa pior que estar na boca do povo; e é ser simplesmente ignorado.
  • A Crítica, tanto na mais elevada quanto na mais baixa de sua expressões, não passa de uma forma de autobiografia.
  • Revelar a arte e ocultar o artista, eis a finalidade da arte.
  • Não há livros morais e livros imorais. Há livros bem escritos e livros mal escritos, só isso.
  • A fé é a coisa mais complexa que eu conheço. Supõe-se que acreditemos todos na mesma coisa de forma diferente. É como se estivéssemos todos comendo do mesmo prato com colheres de várias cores.
  • Até agora eu ignorava o que fosse o terror: mas já sei. É como se uma mão de gelo agarrasse o coração. É como se o coração palpitasse, até arrebentar, num abismo vazio.
  • O homem culto é aquele que sabe encontrar um significado bonito para as coisas bonitas. Para ele a esperança é um fato real.
  • As leis são feitas para que as autoridades possam se esquecer delas,assim como realizam-se casamentos para que o tribunal do divórcio não fique ocioso.
  • Só os que perderam a cabeça sabem raciocinar.
  • Hoje em dia conhecemos o preço de tudo e o valor de nada.
  • A única diferença que existe entre um capricho e uma paixão eterna é que o capricho é muito mais duradouro.
  • A finalidade do mentiroso é simplesmente fascinar, deliciar, proporcionar regozijo. Ele é o fundamento da sociedade civilizada.
  • "A beleza é uma forma da genialidade-aliás, é superior à genialidade na medida em que não precisa de comentário. Ela é um dos grandes fatos do mundo, assim como a luz do Sol, ou a primavera, ou a miragem na água escura daquela concha de prata que chamamos de lua. Não pode ser interrogada, é soberana por direito divino."
  • Segundo alguns, as mulheres amam com os ouvidos, exatamente como os homens amam com os olhos; admitindo-se que realmente amem.
  • Experiência é o nome que todos dão aos seus próprios erros.
  • É tão fácil converter os outros. É tão difícil converter a nós mesmos.
  • Adoro as coisas simples. Elas são o último refúgio de um espírito complexo.
  • Todos nós estamos na lama, mas alguns sabem ver as estrelas.
  • Aquele que sabe dominar os convidados num jantar em Londres pode dominar o mundo. O futuro pertence aos requintados. Os charmosos dominarão o mundo.
  • O mundo foi feito por loucos para que os sábios nele pudessem viver.
  • Viver é a coisa mais rara do mundo. Muitas pessoas existem, só isso.
  • A tragédia da velhice consiste não no fato de sermos velhos, mas sim no fato de ainda nos sentirmos jovens.
  • Para entrar na alta sociedade, hoje em dia, é preciso comprazer às pessoas, ou saber diverti-las, ou escandalizá-las; basta isso.
  • A única maneira de nos livrarmos de uma tentação é cedermos a ela.
  • Resisto a tudo, menos às tentações.
  • Resiste a uma tentação e tua alma adoecerá de desejo pelo que lhe foi vedado.
  • O mistério do amor é mais profundo que o mistério da morte.
  • Quem, sendo amado, é pobre ?
  • Amar é superar-se.
  • Devemos ser modestos e lembrar-nos de que os outros são inferiores a nós.
  • Uma verdade deixa de ser verdadeira quando mais de uma pessoa acredita nela.
  • É justamente porque a humanidade não sabia por onde ia que conseguiu encontrar o seu caminho.
  • A vida é uma coisa muito importante para ser discutida a sério.
  • Só há um pecado: ser tolo.
  • Os grandes acontecimentos do mundo têm lugar no cérebro.
  • A verdade, em matéria de religião, é simplesmente a opinião que sobreviveu.
  • Há apenas duas espécies de mulheres: as simples e as pintadas
  • Toda pessoa que diz sempre a verdade acaba sendo apanhada em flagrante.
  • O patriotismo é a virtude dos viciosos.
  • Deus, ao criar o homem, superestimou Sua capacidade.
  • Um pouco de sinceridade é coisa perigosa, muita é fatal.
  • "O progresso é apenas a materialização de utopias".
- Der Sozialismus und die Seele des Menschen [Socialismo e da alma do homem]
  • Todos sabem fazer história - mas só os grandes sabem escrevê-la.
  • Ser grande é ser incompreendido.
  • Não há livros morais nem imorais. O que há são livros bem escritos ou mal escritos.
  • Só os medíocres é que são populares.
  • O homem pode ser feliz com qualquer mulher, até o dia em que começar a amá-la.
  • Qualquer indivíduo pode ser sensato, desde que não tenha imaginação.
  • Sentimental é o homem que vê um valor absurdo em tudo e não sabe o preço exato de nada.
  • A única diferença entre o capricho e a paixão eterna é que o capricho dura um pouco mais.
  • Aconselhar economia ao pobre é grotesco e insultante. É como aconselhar que coma menos quem está morrendo de fome.
  • Não falemos de poemas morais ou imorais; os poemas são bem escritos, ou mal escritos. E só.
  • O verdadeiro inimigo da humanidade é o homem.
  • O público é maravilhosamente tolerante. Perdoa tudo, menos o gênio.
  • Sim, sou um sonhador. Sonhador é quem consegue encontrar o próprio caminho ao luar e, como punição, vê o alvorecer antes do resto do mundo.
  • LOUCOS E SANTOS

Escolho meus amigos não pela pele ou outro arquétipo qualquer, mas pela pupila. Tem que ter brilho questionador e tonalidade inquietante. A mim não interessam os bons de espírito nem os maus de hábitos. Fico com aqueles que fazem de mim louco e santo. Deles não quero resposta, quero meu avesso. Que me tragam dúvidas e angústias e agüentem o que há de pior em mim. Para isso, só sendo louco. Quero os santos, para que não duvidem das diferenças e peçam perdão pelas injustiças. Escolho meus amigos pela alma lavada e pela cara exposta. Não quero só o ombro e o colo, quero também sua maior alegria. Amigo que não ri junto, não sabe sofrer junto. Meus amigos são todos assim: metade bobeira, metade seriedade. Não quero risos previsíveis, nem choros piedosos. Quero amigos sérios, daqueles que fazem da realidade sua fonte de aprendizagem, mas lutam para que a fantasia não desapareça. Não quero amigos adultos nem chatos. Quero-os metade infância e outra metade velhice! Crianças, para que não esqueçam o valor do vento no rosto; e velhos, para que nunca tenham pressa. Tenho amigos para saber quem eu sou. Pois os vendo loucos e santos, bobos e sérios, crianças e velhos, nunca me esquecerei de que "normalidade" é uma ilusão imbecil e estéril. (atribuída a Oscar Wilde, provavelmente com base em frase do romance O Retrato de Dorian Gray)