Nazismo: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
AnankeBot (discussão | contribs)
m r2.7.2+) (Robô: A adicionar: it:Nazionalsocialismo
m r2.6.4) (Robô: A modificar: en:Nazism
Linha 14: Linha 14:
[[cs:Nacismus]]
[[cs:Nacismus]]
[[de:Nationalsozialismus]]
[[de:Nationalsozialismus]]
[[en:National Socialism]]
[[en:Nazism]]
[[es:Nazismo]]
[[es:Nazismo]]
[[fr:Nazisme]]
[[fr:Nazisme]]

Revisão das 18h55min de 30 de novembro de 2011

Uma suástica nazista

O Nazismo ou o Nacional Socialismo designa a política da ditadura que governou a Alemanha de 1933 a 1945, o Terceiro Reich. O nazismo é freqüentemente associado ao fascismo, embora os nazistas dissessem praticar uma forma nacionalista e totalitária de socialismo (oposta ao socialismo internacional marxista).



  • "O nazismo é uma consequência venenosa, verdadeiramente uma hiper-consequência do romantismo alemão (ver Sturm und Drang). O romantismo é tão culpado ou inocente perante o nazismo como o Cristianismo perante a Inquisição. O romantismo alemão faz do nazismo uma ocorrência especificamente alemã e distingue-o do fascismo e do bolchevismo. O nazismo encontra o seu maior exponente no "problema da raça" e este por seu lugar destaca-se na "questão judaica". A questão judaica significa para o nazismo o centro de gravidade e sua quintessência".
- Autor:Victor Klemperer citado por "Soziologie als Krisenwissenschaft: Festschrift zum 65. Geburtstag von Dankwart Danckwerts"; Por Dankwart Danckwerts, Hans Uske; Publicado por LIT Verlag Berlin-Hamburg-Münster, 1998; ISBN 3825836762, 9783825836764; 360 páginas [1]
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Nazismo.