Telefone: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Telefone é um meio de comunicação.
m Revertidas edições por 187.58.49.68, para a última versão por Chico
Linha 1: Linha 1:
[[Image:Telephone_booth_1_Curitiba_Brasil.jpg|200px|right]]


[[w:Telefone|'''Telefone''']] ''é um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos. Ele foi inventado cerca de 1860 por [[Antonio Meucci]] que o chamou de teletrophone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Antes desta resolução, sua invenção era geralmente atribuída a [[Alexander Graham Bell]]. ''
----




* "Devemos a [[Graham Bell]] o fato de estarmos em qualquer lugar do [[mundo]] e alguém poder nos chatear pelo [[telefone]]."
:- ''[[Otto Lara Resende]] citado em [http://www.caras.com.br/edicoes/651/textos/593/ Revista Caras], edição 651, ano 13, n. 17''
O Design Telefônico


* Uma [[invenção]] surpreendente, mas quem jamais iria querer usar um?
Um dos aspectos que coloca o telefone como um dos objetos mais utilizados pelo homem moderno, é o design. O desenho industrial é o único meio que o artista possui de marcar sua presença junto a milhares de usuários. Em todas as eras e estilos pelos quais o telefone passou, marcou presença muitas vezes pela praticidade, outras pelo aspecto ornamental, mas sempre firmou sua utilidade em cima do desenho industrial.
::- ''That's an amazing invention, but who would ever want to use one of them?''
:::- ''[[Rutherford B. Hayes]] para [[Alexander Graham Bell]] depois de uma demonstração do telefone, conforme citado em "Future Mind : The Microcomputer-New Medium", New Mental Environment (1982) by Edward J. Lias, p. 2 ''


* "Sempre desejei que o meu [[computador]] fosse tão fácil de usar como o meu [[telefone]]. O meu desejo realizou-se. Já não sei usar o meu [[telefone]]."
O design de produto sempre acompanhou a era industrial e principalmente definiu estilos e tendências. O advento do Plástico deu grande impulso à criatividade aplicada ao objeto, permitindo a concepção de formas mais livres e maleáveis. Um salto qualitativo e uma perspectiva de produção em massa, criou a economia de escala, tornando acessíveis ao grande público os mais novos desenvolvimentos da tecnologia das comunicações, TVs, Rádios, Telefones, etc.
:- ''[[Bjarne Stroustrup]]''


*"Agora não, Hesh [[Monstro]], estou no [[telefone]]."
A seguir alguns estilos de design telefônico...
:- ''[[Laboratório Submarino 2021]]''




* <sup>''(Patrick Atende [[telefone]] da casa de Bob Esponja)''</sup> -- Alô? <sup>''(Bob Esponja fala e expliica para Patrick porque está ligando.)''</sup> -- Você quer falar com o Bob Esponja? <sup>''(Bob Esponja tenta explicar de novo, mas Patrick abre a porta e grita)''</sup> -- Bob Esponja tem alguém querendo falar com você!!!!
:- ''[[Bob Esponja]]''


* "Escreve. Seja uma carta, um diário ou umas notas enquanto falas ao [[telefone]], mas escreve.
:- ''[[Paulo Coelho]]''


* No início, eu só queria extravasar meus [[sentimento]]s; nem coloquei uma [[fotografia]] ou número de [[telefone]]", disse ela. "Eu queria mostrar o que acontece na cabeça de uma garota de programa, e não encontrava nada assim na Net. Eu pensei que, se eu tinha curiosidade, outros também teriam."
:- ''[[Bruna Surfistinha]]; Fonte: Matéria publicada no jornal The New York Times, no dia 27 de Abril de 2006, assinada por [[Larry Rohter]], na qual concedeu uma entrevistada no escritório de seu editor, Pacheco, 21. ''


* "Zé Bonitinho, aquele que não é [[telefone]], mas quando a mulher pega, não larga mais."
Telefone com Magneto 1936
:- ''[[Zé Bonitinho]]''


* "O despertador é o [[telefone]] do patrão nos passando a primeira descompostura do dia."
:- ''[[Eno Teodoro Wanke]]''


* "Se as pessoas não sabem se comportar, não devem vir ao [[teatro]]. É preciso respeitar um nível de comportamento que esperamos que exista aqui."
O Estilo Oriental
:- ''[[Kevin Spacey]] enquanto diretor do teatro Old Vic, irritado com as pessoas que atendem ao [[telefone]] celular e comem balas e chocolate durante o espetáculo ''




{{w}}
{{commons|Category:Telephones}}


[[categoria:tecnologia]]
Este telefone é um NTT (Nipon Telephone & Telegraph) Type 3.
Foi fabricado no Japão desde os anos 30 até os primeiros anos da década de 50.
Este é um NTT 600. Se assemelha muito com outros modelos da Western Electric, Stromberg Carlson ou Automatic Electric. O que nos leva a acreditar que nos anos 50, 60 e 70, a indústria telefônica mundial, "rezava" na mesma cartilha. Houveram vários estudos de ergonomia, praticidade, funcionalidade e fabricação que culminaram nesta fórmula básica - discador (dial) frontal sobre uma pesada base inclinada onde o "fone" repousa na transversal. Talvez o mais funcional e durável de todos os telefones.


[[de:Telefon]]

[[it:Telefono]]

[[pl:Telefon]]


Este curioso modelo, muito provavelmente seja original da Coréia. Sua superfície é toda ornamentada em madrepérola com desenhos de garças, plantas, pássaros e coelhos. Um bom exemplo de como o uso exagerado dos elementos decorativos pode tornar o objeto "kitsch".

O Estilo Europeu
Este modelo foi fabricado em 1959 na Alemanha. O uso de cores já era amplamente difundido, especialmente na América, mas pode-se deduzir pelo seu país de origem, em franca recuperação uma década e meia após a II Guerra Mundial, que a cor Cinza era o bastante para diferenciar o produto em detrimento de seu desenho simples.


O modelo de parede da Siemens do início da década de 50, fabricado na Alemanha, confirma o princípio da praticidade, sem se permitir a grandes requintes estéticos. O plástico empregado com uma gama de cores na América, não sensibilizava o design Europeu do pós-guerra.
Este é o famoso telefone "Grillo" desenhado por Marco Zanuso e Richard Sapper para a SIT-Siemens da Itália. É reconhecidamente um clássico do estilo Moderno. Concebido no início da década de 60, é o "pai" dos "flip phones" (telefones dobráveis - que são seguramente a fonte onde se inspiraram os designers modernos para desenvolver muitos dos atuais celulares).





O Ericofon, é um marco no design de telefones. Produzido na Suécia, no final dos anos 50 e começo dos 60, teve sua fabricação interrompida e voltou a ser produzido com toda a força nos anos 70. Seu "dial" ficava na base do aparelho, e no centro do "dial", existia um enorme botão vermelho que desligava o telefone quando colocado em pé sobre uma superfície.
O Estilo Americano
O design americano talvez tenha sido o que mais explorou as possibilidades do uso da baquelita e do plástico. Foi um expoente na produção industrial de massa e explorou a aerodinâmica das formas retilíneas, o modelo ao lado fabricado em 1956 acompanhava a tendência do desenho arrojado que podia ser identificado em diversos segmentos da indústria, tais como a automobilística, a radiofônica, a de mobiliário e de bens duráveis em geral.




Televisor Crosley 1947
O Design a serviço do Plástico,
O Plástico a serviço do Design.

Clique Aqui para conhecer esta história...

Revisão das 18h39min de 18 de novembro de 2011

Telefone é um dispositivo de telecomunicações desenhado para transmitir sons por meio de sinais eléctricos. Ele foi inventado cerca de 1860 por Antonio Meucci que o chamou de teletrophone, como reconheceu o Congresso dos Estados Unidos na resolução 269, de 15 de junho de 2002. Antes desta resolução, sua invenção era geralmente atribuída a Alexander Graham Bell.



- Otto Lara Resende citado em Revista Caras, edição 651, ano 13, n. 17
  • Uma invenção surpreendente, mas quem jamais iria querer usar um?
- That's an amazing invention, but who would ever want to use one of them?
- Rutherford B. Hayes para Alexander Graham Bell depois de uma demonstração do telefone, conforme citado em "Future Mind : The Microcomputer-New Medium", New Mental Environment (1982) by Edward J. Lias, p. 2
  • "Sempre desejei que o meu computador fosse tão fácil de usar como o meu telefone. O meu desejo realizou-se. Já não sei usar o meu telefone."
- Bjarne Stroustrup
- Laboratório Submarino 2021


  • (Patrick Atende telefone da casa de Bob Esponja) -- Alô? (Bob Esponja fala e expliica para Patrick porque está ligando.) -- Você quer falar com o Bob Esponja? (Bob Esponja tenta explicar de novo, mas Patrick abre a porta e grita) -- Bob Esponja tem alguém querendo falar com você!!!!
- Bob Esponja
  • "Escreve. Seja uma carta, um diário ou umas notas enquanto falas ao telefone, mas escreve.
- Paulo Coelho
  • No início, eu só queria extravasar meus sentimentos; nem coloquei uma fotografia ou número de telefone", disse ela. "Eu queria mostrar o que acontece na cabeça de uma garota de programa, e não encontrava nada assim na Net. Eu pensei que, se eu tinha curiosidade, outros também teriam."
- Bruna Surfistinha; Fonte: Matéria publicada no jornal The New York Times, no dia 27 de Abril de 2006, assinada por Larry Rohter, na qual concedeu uma entrevistada no escritório de seu editor, Pacheco, 21.
  • "Zé Bonitinho, aquele que não é telefone, mas quando a mulher pega, não larga mais."
- Zé Bonitinho
  • "O despertador é o telefone do patrão nos passando a primeira descompostura do dia."
- Eno Teodoro Wanke
  • "Se as pessoas não sabem se comportar, não devem vir ao teatro. É preciso respeitar um nível de comportamento que esperamos que exista aqui."
- Kevin Spacey enquanto diretor do teatro Old Vic, irritado com as pessoas que atendem ao telefone celular e comem balas e chocolate durante o espetáculo


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Telefone.
O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Telefone.