Noam Chomsky: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m robot Adicionando: gl
m robot Adicionando: fi
Linha 44: Linha 44:
[[en:Noam Chomsky]]
[[en:Noam Chomsky]]
[[es:Noam Chomsky]]
[[es:Noam Chomsky]]
[[fi:Noam Chomsky]]
[[fr:Noam Chomsky]]
[[fr:Noam Chomsky]]
[[gl:Noam Chomsky]]
[[gl:Noam Chomsky]]

Revisão das 17h09min de 9 de setembro de 2005

Noam Chomsky no Forum Social Mundial 2003 (*)

Noam Chomsky (1928 - ). Lingüista, escritor e ativista pelos direitos humanos. Norte-americano.


  • "A imprensa pode causar mais danos que a bomba atômica. E deixar cicatrizes no cérebro".
  • "A teoria estratégica e as ciências políticas são instrumentos flexíveis, que raramente se atrapalham quando se trata de fornecer o argumento e a análise necessários para respaldar a conclusão do momento".
  • "Apesar das possíveis conseqüências arriscadíssimas do conflito militar, a reação praticamente instintiva do governo dos EUA consistiu em direcionar o confronto para o terreno da força, solapando as possíveis oportunidades diplomáticas e até expressando uma profunda apreensão ante a hipótese de que outros se sentissem tentados a procurar 'esvaziar a crise' por meios diplomáticos, o que as metas geralmente buscadas pela comunidade internacional, mas sem uma demonstração decisiva da eficácia do poderio e da determinação militares norte-americanos".
  • "De acordo com a revista South (uma revista de reportagens sobre empresas do Terceiro Mundo), o Brasil tem uma taxa de mortalidade infantil maior que a do Sri Lanka. Um terço da população vive abaixo da linha da miséria e "sete milhões de crianças abandonadas pedem esmola, roubam e cheiram cola nas ruas. E para milhares delas a casa é um barraco na favela... ou cada vez mais um pedaço de terra embaixo da ponte". Isso é o Brasil, um dos países de natureza mais rica do planeta".
  • "Esse é um dos principais motivos pelo qual os EUA têm se interessado tanto pelo petróleo do Oriente Médio. Não precisávamos do petróleo para nós mesmos; a América do Norte liderava, até 1968, a produção mundial de petróleo. Entretanto, queremos realmente manter as mãos na alavanca do poder mundial, e nos assegurar que os lucros fluam principalmente para os Estados Unidos e para a Inglaterra. É por isso que mantemos bases militares nas Filipinas. Elas são parte de um sistema global de intervenção apontada para o Oriente Médio, para garantir que as forças locais não sucumbam ao 'ultranacionalismo'."
  • "Mantenha boas relações com os oficiais certos e eles derrubarão o governo para você".
  • "O melhor meio de os Estados Unidos combaterem o terrorismo é deixarem de ser um dos principais terroristas do mundo."
  • "O poder militar, não sendo respaldado por uma base econômica equiparável, tem seus limites como meio de coerção e dominação. Mas pode muito bem inspirar o aventureirismo, a tendência a liderar pela força, possivelmente com conseqüências catastróficas".
  • "O problema com as democracias verdadeiras é que elas podem fazer seus governantes caírem na heresia de responderem às necessidades de sua própria população, em vez das dos investidores norte-americanos."
  • "O governo Kennedy preparou o caminho para o golpe militar no Brasil em 1964, ajudando a derrubar a democracia brasileira, que se estava tornando independente demais. Enquanto os Estados Unidos davam entusiasmado apoio ao golpe, os chefes militares instituíam um estado de segurança nacional de estilo neonazista, com repressão, tortura etc".
  • "Penso, falando do ponto de vista legal, que há um motivo bem sólido para acusar todos os presidentes norte-americanos desde a Segunda Guerra Mundial. Eles todos têm sido verdadeiros criminosos de guerra ou estiveram envolvidos em crimes de guerra".
  • "Todos os participantes ativos das questões mundiais sempre professaram estar apenas buscando a paz e preferir as negociações à violência e à coerção - até mesmo Hitler; mas, quando se ergue esse véu, é comum perceber que a diplomacia é entendida como um disfarce para o império da força".
  • "Há uma categoria chamada ‘intelectuais’ que fazem coisas simples parecerem difíceis. Há áreas em que especialistas são necessários, como na física quântica, mas em questões mundiais qualquer um aqui pode saber tanto quanto os especialistas."
    • Fonte: [Em coletiva de imprensa durante o Fórum Social Mundial 2003, brincando com um repórter que havia pedido a opinião dele como especialista]


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Noam Chomsky.

Predefinição:Wikisourse

O Wikimedia Commons possui multimídia sobre: Noam Chomsky.