Iúri Andropov: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Yuri Andropov
(Sem diferenças)

Revisão das 16h15min de 29 de setembro de 2011

Yuri Vladímirovitch Andropov, nascido em 15 de Julho de 1914 e morto em 9 de Fevereiro de 1984, foi um político soviético, Chefe do KGB entre 1967 e 1982 e Secretário-Geral do Partido Comunista da União Soviética do dia 12 de novembro de 1982 até sua morte.

Frases

  • "O senhor tem razão, somos ambos homens de paz. O senhor alguma vez já leu as transcrições das discussões entre Shults e Gromiko? Eles são homens de guerra. Andropov respondendo, sem hesitar, ao então vice-presidente George Bush (pai) que - em alusão ao fato de os dois terem ocupado o cargo de chefe do serviço de espionagem de seus respectivos países - o teria dito que possuíam, no passado,algo em comum."
  • "A essas pessoas são dados conselhos e explicações para ajudá-las a compreender a realidade. Se persistem em suas ações e continuam a ser os chamados 'dissidentes' e até violam a lei, tratamos delas de forma muito diferente. Devem ser punidas com todo o rigor da lei soviética."
  • "Os ocidentais olham-no apenas como uma pessoa da KGB. Nós, porém, o vemos como um homem inteligente, aberto para idéias novas e mais progressista que a atual liderança.
- Funcionário soviético falando sobre Andropov, durante o governo de Brejnev.
  • "Os cidadãos soviéticos têm o direito de criticar e de apresentar propostas. Porém, é inteiramente diferente quando uns poucos indivíduos transformam a crítica em atividade anti-soviética, violam as leis, suprem os centros de propaganda ocidentais com informações falsas, espalham rumores falsos, tentam organizar ações anti-sociais."
  • "Sim, Samantha, nós na União Soviética estamos fazendo de tudo para que não haja guerra na Terra. Isto é o que todo cidadão soviético quer."