Saltar para o conteúdo

Edgar Morin: diferenças entre revisões

1 138 bytes adicionados ,  22 de agosto de 2011
m
sem resumo de edição
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
m Revertidas edições por 186.206.18.156, para a última versão por AnankeBot
mSem resumo de edição
Linha 35:
* "Por mais difrentes que eles possam ser, os elementos ou indivíduos constituindo um sistemas tem pelo menos uma identidade comum de vinculação à unidade global e de obediência às suas regras organizacionais."
::- ''O método I, a natureza da natureza. p.37.
* Sobre os seres de terceiro tipo: A sociedade
: "o ser social de terceiro tipo tem algo mais e algo menos que o indivíduo humano (segundo tipo)
: Algo mais: dispõe de poderes e de qualidades organizacionais sobre-humanos e escapa a mortalidade dos indivíduos. Ao contrário do ser humano, a sociedade não está submetida a uma espécie e não morre naturalmente; só morre quando, vencdada por um inimigo poderoso e impiedoso, é decapitada pelo aniquilamento do seu Estado, totalmente subjugada e que a sua população é deportada ou integrada na sociedade do Estado vencedor.
: algo menos: utiliza o pensamento e a consciência dos seres humanos que a governa, mas não dispõe da auto-reflexão que é próprio da consciência individual. Não tem, portanto, repito, consciência própria. Não pode dizer 'eu, mim', no máximo, um membro da realeza pode dizer, 'o Estado sou eu'. Em outras palavras, por maior que sejam os seus poderes de sujeição dos indivíduos, o Estado não pode tornar-se nem Espírito verdadeiro nem, como pensava Hegel, sujeito verdadeiro.
::- ''O método V: a humanidade da humanidade, 2005, p.149
 
== Veja também ==
46 021

edições