Humildade: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Alessia (discussão | contribs)
m interwiki
Linha 92: Linha 92:
[[en:Humility]]
[[en:Humility]]
[[it:Umiltà]]
[[it:Umiltà]]
[[pl:Pokora]]
[[sk:Pokora]]
[[sk:Pokora]]

Revisão das 23h38min de 19 de março de 2011

Humildade refere-se à qualidade daqueles que não tentam se projetar sobre as outras pessoas, nem mostrar ser superior a elas.


  • "Acho que a primeira prova da grandeza de um homem é a sua humildade."
- I believe the first test of a truly great man is his humility
- The True and the Beautiful in Nature, Art, Morals, and Religion‎ - Página 338, de John Ruskin, L. C. Tuthill - Publicado por John Wiley & Son, 1867 - 452 páginas
  • "A humildade é o que eu tenho no coração".
- Agnaldo Negrão
- Teresa de Ávila
- Marie von Ebner-Eschenbach
- Tomás de Aquino
- José de Paiva Netto
- Mignon McLaughlin
- Taoísmo; Fonte: "Tau-te-King, 67"
  • "(...) No amadurecimento de suas composições pictóricas - estruturadas todas por consciência artesanal que nada deixa a desejar - flui sempre a humildade do artista a revelar toda a beleza poética de sua alma (...)"
- Quirino da Silva sobre Chen Kong Fang, jornal "Diário da Noite", 09/Julho/61
  • "No mundo dominado pelo triunfalismo ideológico, o Papa João Paulo II tem a humildade de pedir perdão ao povo judeu e a outros povos injustiçados pela igreja no passado. Um gesto magnânimo, pedir perdão. É um líder de um imenso rebanho. Ele que é tão poderoso é também muito humilde e frágil. Mas espiritualmente muito forte".
- rabino Henry Sobel sobre Papa João Paulo II
  • "O verdadeiro gênio não é mais do que a virtude sobrenatural da humildade no domínio do pensamento."
- Simone Weil
  • "A modéstia é a humildade de um hipócrita que pede perdão por seus méritos aos que não têm nenhum."
- Arthur Schopenhauer
  • "O luar é a luz do sol vestida de humildade."
- Teixeira de Pascoaes, Pensamentos, VIII, em Vida Etérea
- Provérbios judaicos
  • "A história humana não se desenrola apenas nos campos de batalhas e nos gabinetes presidenciais. Ela se desenrola também nos quintais, entre plantas e galinhas, nas ruas de subúrbios, nas casas de jogos, nos prostíbulos, nos colégios, nas usinas, nos namoros de esquinas. Disso eu quis fazer a minha poesia. Dessa matéria humilde e humilhada, dessa vida obscura e injustiçada, porque o canto não pode ser uma traição à vida, e só é justo cantar se o nosso canto arrasta consigo as pessoas e as coisas que não tem voz".
- Ferreira Gullar
  • "Tenho tentado aprender a ser humilde. A engolir os nãos que a vida me enfia pela goela a baixo. A lamber o chão dos palácios. Ame sentir desprezado-como-um-cão, e tudo bem, acordar, excovar os dentes, tomar um café e continuar."
- Cartas‎ - Página 131, de Caio Fernando Abreu, Italo Moriconi - Publicado por Aeroplano Editora, 2002, ISBN 8586579394, 9788586579394 - 532 páginas
  • "A mais humilde canção popular, quando imbuída de humanidade, é poesia."
- Benedetto Croce
- William Shakespeare
  • "Os humildes são como a água que, quanto mais desce, mais alto podem subir"
- Miguel de Cervantes
  • "O Destino tem a mesma lei para todos: tira à sorte entre o humilde e o grande; a sua urna é vasta e contém todos os nomes."
- Horácio
  • "Ah! Seria doutor! Resgataria o pecado original do meu nascimento humilde, amaciaria o suplício premente, cruciante e onímodo de minha cor... Nas dobras do pergaminho da carta, traria presa a consideração de toda a gente. Seguro de respeito à minha majestade de homem, andaria com ela mais firme pela vida em fora. Não titubearia, ,não hesitaria, livremente poderia falar, dizer bem alto os pensamentos que se contorciam no meu cérebro (...) Ah! Doutor! Doutor! Andar assim pelas ruas, pelas praças, pelas estradas, pelas salas, recebendo cumprimentos: Doutor, como passou? Como está, doutor? Era sobre-humano.
- Afonso Henriques de Lima Barreto; Recordações do Escrivão Isaías Caminha.
  • "Pouco conhecimento faz com que as criaturas se tornem orgulhosas. Muito conhecimento, que se tornem humildes. É assim que as espigas sem grãos erguem desdenhosamente a cabeça para o céu, enquanto que as cheias as baixam para a terra, sua mãe".
- Leonardo da Vinci
  • "O assistencialismo surgiu para criar a dependência do povo humilde das benesses oficiais. A sensação de que perderemos esse benefício se trocarmos de governo está na raiz da perpetuação dos mais antigos governos populistas de direita."
- Thales Guaracy
- Papa Bento XVI em seu primeiro pronunciamento como novo sumo pontífice da Igreja Católica
- E. Clemente
Muhammad Ali


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Humildade.