Yamamoto Tsunetomo: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Sem resumo de edição
Linha 61: Linha 61:
* "É falta de fibra imaginar que você não conseguirá alcançar o nível de seus mestres. Os mestres são homens. Você também. Se acha que será inferior ao fazer algo, com rapidez, então, você estará no caminho de realmente ser inferior".
* "É falta de fibra imaginar que você não conseguirá alcançar o nível de seus mestres. Os mestres são homens. Você também. Se acha que será inferior ao fazer algo, com rapidez, então, você estará no caminho de realmente ser inferior".


* Um guerreiro deve ser cuidadoso e ter aversão à derrota. Se não tomar cuidado principalmente com as palavras, pode dizer coisas como: "Sou um covarde", "Quando a hora chegar provavelmente vou correr", "Que medo", ou ainda "Que dor". Essas palavras não devem ser ditas nem mesmo de brincadeira, tampouco num impulso ou quando se fala durante o sono".
* "Um guerreiro deve ser cuidadoso e ter aversão à derrota. Se não tomar cuidado principalmente com as palavras, pode dizer coisas como: "Sou um covarde", "Quando a hora chegar provavelmente vou correr", "Que medo", ou ainda "Que dor". Essas palavras não devem ser ditas nem mesmo de brincadeira, tampouco num impulso ou quando se fala durante o sono".

* "Nas palavras dos anciões, decisões deveriam ser tomadas no intervalo de sete fôlegos".

* "Um guerreiro não deve demonstrar insegurança em suas palavras, ainda que casualmente. Ele deve ter certeza do que fala antes mesmo de fazê-lo. Até em assuntos triviais, é possível enxergar o que carrega em seu coração".

* "Não importa o que seja, não há nada que não possa ser feito. Se existe determinação, podemos mover o ceu e a terra de acordo com nossos desejos".

* "Diz o ditado que os grandes gênios amadurecem tardiamente. Se uma coisa não for realizada num período de vinte a trinta anos, não terá grande mérito".

* "No campo de batalha, tente impedir que os outros tomem a liderança e se concentre em quebrar as linhas inimigas. Dessa forma, sua determinação será superior à dos outros, sua mente se tornará selvagem e você manifestará seu valor marcial".

<br />
''(Continua)''
<br />


* "É um bom ponto de vista ver o mundo como um sonho. Quando você tem um pesadelo, você irá acordar e dizer a si mesmo que foi somente um sonho. Se alguém compreende o momento presente, não haverá nada para fazer e nada para ser desejado".
* "É um bom ponto de vista ver o mundo como um sonho. Quando você tem um pesadelo, você irá acordar e dizer a si mesmo que foi somente um sonho. Se alguém compreende o momento presente, não haverá nada para fazer e nada para ser desejado".

Revisão das 23h23min de 5 de março de 2011

Samurais
Yamamoto Tsunetomo
Yamamoto Tsunetomo
Yamamoto Tsunetomo em outros projetos:

Yamamoto Tsunetomo, em japonês 山本常朝 Yamamoto Tsunetomo, (Saga, 12 de Junho de 16591719) foi um samurai japonês, famoso por seus dizeres no Hagakure, "escondido pelas folhas" ou "folhas escondidas", uma controversa exposição de sua visão sobre o Bushido (o "Caminho do Guerreiro"). Após a morte de seu senhor, Yamamoto Tsunetomo se retirou para um eremitério perto do castelo de Saga, em Kyushu.


Hagakure - O Livro do Samurai

Hagakure (1716), "escondido pelas folhas" ou "folhas escondidas", foi escrito por um samurai mais jovem, Tashiro Tsuramoto, que visitou e conversou com Yamamoto durante sete anos.

Capítulo I

  • "[...] se alguém perguntasse "Qual é o verdadeiro Caminho do Samurai?", quase ninguém saberia a resposta de imediato".
  • "O Caminho do Samurai é encontrado na morte. Entre ela ou qualquer outra coisa, não há dúvida: a escolha deve ser a morte".
  • "Um homem é um bom vassalo à medida que acredita com sinceridade na importância de seu mestre".
  • "É de mau gosto bocejar diante dos outros. Esfregar a mão na testa para cima pode impedir um bocejo repentino".
  • "Todas as manhãs, deveríamos primeiro reverenciar nosso mestre e nossos pais e, então, as divindades protetoras e os budas guardiões".
  • "Por toda a sua vida avance diariamente, tornando-se mais capacitado a cada dia que passa. Isso não tem fim".
  • "Quando chega a hora, não existe momento para reflexão".
  • "Existem duas coisas que poderão manchar a conduta de um vassalo: riqueza e glória. Se uma pessoa tiver uma vida de privações, ela não será corrompida".
  • "Não se conforme apenas com aquele conhecimento que você adquiriu, e sim pense: "Isto não é suficiente"".
  • "Já foi dito que ler livros é função da Corte Imperial, mas o trabalho da Casa de Nakano é militar, empunhando a espada de carvalho".
  • "Dizem que se deve levantar às quatro da manhã, banhar-se e arrumar os cabelos diariamente, comer quando o Sol nasce e se recolher quando anoitece".
  • "[...] "Para o ser humano, o que é essencial em termos de propósito e disciplina?" [...] "É tornar a mente pura e serena". Em geral, as pessoas parecem ser desanimadas. Quando se tem uma mente pura e serena, sua expressão é de vivacidade".
  • "A cada manhã, os samurais que viveram cinquenta ou sessenta anos atrás se banhavam, raspavam suas testas, passavam loção em seus cabelos, cortavam as unhas dos pés e das mãos, esfregando-as com pedra-pomes e depois com azedinha-da-baía, e sempre cuidavam de sua aparência pessoal. Não é preciso dizer que suas armaduras não tinham ferrugem, que estavam limpas, brilhantes e arrumadas.
Embora possa parecer ostentação, tomar cuidado especial com a aparência é, ao contrário, elegância".
  • "Um vassalo é um homem que permanece concentrado 24 horas por dia, sem se importar se está diante de seu mestre ou em público".
  • "Segundo as histórias dos antigos guerreiros, se alguém tentar superar grandes guerreiros no campo de batalha, e dia e noite esperar derrotar um poderoso inimigo, seu coração se fortalecerá e ele se tornará incansável e corajoso".
  • "Existe uma maneira de um samurai criar seu filho. Desde sua infância ele deve ser encorajado à bravura, e deve-se evitar assustá-lo ou provocá-lo com trivialidades. Se uma criança for afetada pela covardia, isso permanecerá como uma cicatriz para toda a vida".
  • "Dizem que uma pessoa não deve hesitar nem por um instante em se corrigir quando comete um erro. Ao fazer isso, seus erros desaparecerão rapidamente. Mas, se tentar ocultá-lo, o erro se tornará ainda mais indigno e doloroso".
  • "Quando alguma coisa fora do comum acontece, é ridículo dizer que é um mistério ou um sinal de algo que está por vir".
  • "Quando enfrentamos calamidades ou situações difíceis, não é suficiente manter-se calmo, mas sim enfrentá-las com coragem e satisfação".
  • "É falta de fibra imaginar que você não conseguirá alcançar o nível de seus mestres. Os mestres são homens. Você também. Se acha que será inferior ao fazer algo, com rapidez, então, você estará no caminho de realmente ser inferior".
  • "Um guerreiro deve ser cuidadoso e ter aversão à derrota. Se não tomar cuidado principalmente com as palavras, pode dizer coisas como: "Sou um covarde", "Quando a hora chegar provavelmente vou correr", "Que medo", ou ainda "Que dor". Essas palavras não devem ser ditas nem mesmo de brincadeira, tampouco num impulso ou quando se fala durante o sono".
  • "Nas palavras dos anciões, decisões deveriam ser tomadas no intervalo de sete fôlegos".
  • "Um guerreiro não deve demonstrar insegurança em suas palavras, ainda que casualmente. Ele deve ter certeza do que fala antes mesmo de fazê-lo. Até em assuntos triviais, é possível enxergar o que carrega em seu coração".
  • "Não importa o que seja, não há nada que não possa ser feito. Se existe determinação, podemos mover o ceu e a terra de acordo com nossos desejos".
  • "Diz o ditado que os grandes gênios amadurecem tardiamente. Se uma coisa não for realizada num período de vinte a trinta anos, não terá grande mérito".
  • "No campo de batalha, tente impedir que os outros tomem a liderança e se concentre em quebrar as linhas inimigas. Dessa forma, sua determinação será superior à dos outros, sua mente se tornará selvagem e você manifestará seu valor marcial".


(Continua)

  • "É um bom ponto de vista ver o mundo como um sonho. Quando você tem um pesadelo, você irá acordar e dizer a si mesmo que foi somente um sonho. Se alguém compreende o momento presente, não haverá nada para fazer e nada para ser desejado".
  • "Embora seja fácil que o entusiasmo de uma pessoa esfrie, da mesma forma que a água em uma chaleira, existe uma maneira de evitar isso. Meus próprios votos são os seguintes:
Nunca ser superado no Caminho do Samurai.
Ser de utilidade para o mestre.
Ser um bom filho para os meus pais.
Manifestar grande compaixão e agir em prol da humanidade.
Se a pessoa dedicar esses quatro votos aos deuses e budas todas as manhãs, ela terá a força de dois homens e nunca retrocederá".