Diferenças entre edições de "Machismo"

Saltar para a navegação Saltar para a pesquisa
2 898 bytes adicionados ,  18h24min de 20 de janeiro de 2011
sem resumo de edição
m
::- ''[[Justino Martins]]'' citado em "Sem papas na língua: memórias‎" - Página 138, Beatriz Costa - Civilização Brasileira, 1974, 4a. ed. - 301 páginas
 
* "Vocês têm de encontrar uma boa [[mulher]]. Nem muito inteligente nem muito burra. Nem muito velha nem muito nova. Meio-termo. Uma que saiba cozinhar e limpar."
::- ''[[Saddam Hussein]], ex-ditador do Iraque, dando conselhos amorosos aos soldados americanos encarregados de vigiá-lo no cárcere, segundo reportagem da revista americana GQ (junho de 2005); Fonte: Revista VEJA, Edição 1937, de 28 de dezembro de 2005.''
 
*"A mulher deve adorar o homem como a um deus. Toda manhã, por nove vezes consecutivas, deve ajoelhar-se aos pés do marido e, de braços cruzados, perguntar-lhe: Senhor, que desejais que eu faça?"
::- ''Zaratustra, filósofo persa, século VII a.C.''
 
*"A natureza da mulher é inferior a do homem na sua capacidade para a virtude."
::- ''Platão, filósofo grego, 428-347 a.C., As Leis''
 
*"Abraçar uma mulher é como abraçar um saco de esterco." {{carece de fontes}}
::- ''São Odo de Cluny, monge beneditino, 1030-1097 ''
 
*"A mulher é o que há de mais corrupto e corruptível no mundo."
::- ''Confúcio, filósofo chinês, século V a.C.''
 
*"A mulher está em sujeição por causa das leis da natureza, mas é uma escrava somente pelas leis da circunstância... A mulher está submetida ao homem pela fraqueza de seu espírito e de seu corpo... é um ser incompleto, um tipo de homem imperfeito... A mulher é defeituosa e bastarda, pois o princípio ativo da semente masculina tende à produção de homens gerados à sua perfeita semelhança. A geração de uma mulher resulta de defeitos no princípio ativo."
::- ''São Tomás de Aquino, Summa Theologica''
 
*"Os homens são superiores às mulheres porque Alá outorgou-lhes a primazia sobre elas. Portanto, dai aos varões o dobro do que dai às mulheres. Os maridos que sofrerem desobediência de suas mulheres podem castigá-las; deixá-las sós em seus leitos, e até bater nelas. Não se legou ao homem maior calamidade que a mulher."
::- ''Alcorão, livro sagrado dos muçulmanos, escrito por Maomé no século VI''
 
*"A mulher aprenda em silêncio, com toda a sujeição. Não permito, porém, que a mulher ensine, nem use de autoridade sobre o marido, mas que esteja em silêncio. Porque primeiro foi formado Adão, depois Eva. E Adão não foi enganado, mas a mulher, sendo enganada, caiu em transgressão. Salvar-se-á, porém, dando à luz filhos, se permanecer com modéstia na fé, no amor e na santificação"
::- ''Timóteo1 (1 Timóteo 2:9-15)''
 
*"É Eva, a tentadora, que devemos ver em toda mulher. Não consigo ver que utilidade a mulher tem para o homem, tirando a função de ter filhos."
::- ''Santo Agostinho de Hipona, pai da Igreja''
 
*"O homem, mas não a mulher, é feito à imagem de Deus. Daí resulta claramente que as mulheres devem estar submetidas a seus maridos e devem ser como escravas."
::- ''Graciano, especialista em direito canônico, século XII''
 
*"Inimiga da paz, fonte de inquietação, causa de brigas que destroem toda a tranqüilidade, a mulher é o próprio diabo."
::- ''Petrarca, poeta italiano do Renascimento, século XIV''
 
*"Quando um homem for repreendido em público por uma mulher, cabe-lhe o direito de derrubá-la com um soco, desferir-lhe um pontapé e quebrar-lhe o nariz para que assim, desfigurada, não se deixe ver, envergonhada de sua face. E é bem merecido, por dirigir-se ao homem com maldade de linguajar ousado."
::- ''Le Ménagier de Paris, Tratado de conduta moral e costumes da França, século XIV''
 
*"A mulher pode ser educada, mas sua mente não é adequada às ciências mais elevadas, à filosofia e algumas das artes."
::- ''Friederich Hegel, filósofo e historiador alemão do século XIX''
 
*"Nenhum homem que pense realmente de modo profundo sobre as mulheres tem uma elevada opinião sobre elas; os homens ou desprezam as mulheres ou nunca pensaram seriamente sobre elas."
::- ''Otto Weininger, Sex and Character''
 
 
Utilizador anónimo

Menu de navegação