Saltar para o conteúdo

Edgar Morin: diferenças entre revisões

39 bytes adicionados ,  1 de julho de 2010
m
formatação
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
m formatação
Linha 17:
*"Dizem-nos que a [[política]] 'deve' ser simplificadora e maniqueísta. Sim, claro, em sua concepção manipuladora que utiliza as pulsões cegas."
:- ''Introdução ao pensamento complexo, Edgar Morin, Ed. Sulina, Trad. Eliane Lisboa''
 
* "Todo ser físico cuja atividade comporta trabalho, transformação e produção pode ser concebido como máquina ...Quando evoquei as estrelas, "máquinas/motores em fogo". Não era apenas uma imagem através da qual eu projetava no céu os reflexos flamejantes de nossos cadinhos, caldeiras e forjas. Já era para sujerir que a sua prodigiosa organização fazia dela a máquina-mãe da qual nossas máquinas industriais terrestres são os últimos abortos". O método I, a natureza da natureza. p.198.
::- ''O método I, a natureza da natureza. p.198.
 
* "Assim, a energia, cumprindo de maneira absoluta a atomização do mundo físico, cumpre também a dominação da natureza pelo homem. Todo progresso na manipulação da energia corresponde no mais uma regressão do ser e da existência: o cavalo-vapor expulsa o cavalo-bosta." O método I, a natureza da natureza, p.336.
::- ''O método I, a natureza da natureza, p.336.
 
* "Assim, a mensagem "bons beijos", em tibetano, é ruído para meus ouvidos, mesmo representando informação tibetana. A lígua chinesa é redundância para oitocentos milhões de chineses, entre os quais ela é o código comum, é, para mim, ruído. Vê-se bem que informação e redundância viram ruídos assim que não há mais código comum entre receptor e emissor, já que a chave de sua distinção reside no código." O método I, a natureza da natureza, p.419.
::- ''O método I, a natureza da natureza, p.419.
 
* Sobre alguns conceitos importantes de sistemas complexos:
: Competência: "a aptidão organizacional para condicioanr ou determinar uam certa diversidade de ações/transformações/produções..."
: Práxis: "conjunto de atividades que efetuam transformações, produções, performaces a partir da competência..."
: Homeostase:(Cannon, 1932) conjunto de processos orgânicos que agem para manter o estado estacionário..."
: Emergências:"'qualidade da parte enquanto 'controladora' do todo ou/(não) diminuir a competência de certas partes...
 
* "Por mais difrentes que eles possam ser, os elementos ou indivíduos constituindo um sistemas tem pelo menos uma identidade comum de vinculação à unidade global e de obediência às suas regras organizacionais." O método I, a natureza da natureza. p.37.
::- ''O método I, a natureza da natureza. p.37.
 
 
[[Categoria:pessoas]]
Linha 26 ⟶ 45:
[[it:Edgar Morin]]
[[he:אדגר מורן]]
"Todo ser físico cuja atividade comporta trabalho, transformação e produção pode ser concebido como máquina ...Quando evoquei as estrelas, "máquinas/motores em fogo". Não era apenas uma imagem através da qual eu projetava no céu os reflexos flamejantes de nossos cadinhos, caldeiras e forjas. Já era para sujerir que a sua prodigiosa organização fazia dela a máquina-mãe da qual nossas máquinas industriais terrestres são os últimos abortos". O método I, a natureza da natureza. p.198.
 
 
"Assim, a energia, cumprindo de maneira absoluta a atomização do mundo físico, cumpre também a dominação da natureza pelo homem. Todo progresso na manipulação da energia corresponde no mais uma regressão do ser e da existência: o cavalo-vapor expulsa o cavalo-bosta." O método I, a natureza da natureza, p.336.
 
 
"Assim, a mensagem "bons beijos", em tibetano, é ruído para meus ouvidos, mesmo representando informação tibetana. A lígua chinesa é redundância para oitocentos milhões de chineses, entre os quais ela é o código comum, é, para mim, ruído. Vê-se bem que informação e redundância viram ruídos assim que não há mais código comum entre receptor e emissor, já que a chave de sua distinção reside no código." O método I, a natureza da natureza, p.419.
 
 
Sobre alguns conceitos importantes de sistemas complexos:
 
 
Competência: "a aptidão organizacional para condicioanr ou determinar uam certa diversidade de ações/transformações/produções..."
 
Práxis: "conjunto de atividades que efetuam transformações, produções, performaces a partir da competência..."
 
Homeostase:(Cannon, 1932) conjunto de processos orgânicos que agem para manter o estado estacionário..."
 
Emergências:"'qualidade da parte enquanto 'controladora' do todo ou/(não) diminuir a competência de certas partes...
 
 
"Por mais difrentes que eles possam ser, os elementos ou indivíduos constituindo um sistemas tem pelo menos uma identidade comum de vinculação à unidade global e de obediência às suas regras organizacionais." O método I, a natureza da natureza. p.37.
46 021

edições