Euclides da Cunha: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
Sem resumo de edição
Linha 62: Linha 62:
* “Euclides da Cunha foi um gênio verbal.” (evento Euclides da Cunha 360º, Ciclo da Amazônia, TV Estadão)
* “Euclides da Cunha foi um gênio verbal.” (evento Euclides da Cunha 360º, Ciclo da Amazônia, TV Estadão)
:: Milton Hatoum, escritor brasileiro
:: Milton Hatoum, escritor brasileiro
* “…O gênio do nosso povo ninguém o compreendeu melhor do que ele. Dominem em nós as ideias que Euclides agitou e com elas façamos desta Pátria o teatro de uma esplêndida realidade, oficina do trabalho, fecundando-se num largo espírito de solidariedade humana”.
:: Teodoro Sampaio, geógrafo, historiador e colaborador de Euclides


[[Categoria:Pessoas]]
[[Categoria:Pessoas]]

Revisão das 12h33min de 18 de janeiro de 2010

Euclides da Cunha
Euclides da Cunha
Euclides da Cunha
Euclides da Cunha em outros projetos:

Euclides Rodrigues da Cunha (Cantagalo, 20 de Janeiro de 1866 — Rio de Janeiro, 15 de Agosto de 1909), escritor brasileiro. Considerado um dos maiores escritores da literatura brasileira e precursor da sociologia no Brasil, escreveu Os Sertões, Contrastes e confrontos, À margem da história e vários artigos, poemas, cartas, relatórios etc. Foi membro da Academia Brasileira de Letras e do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro.


Os Sertões

Os Sertões (1902), veja (wikisource)
  • “O sertanejo é, antes de tudo, um forte.”
  • “Não é o bárbaro que nos ameaça, é a civilização que nos apavora.”
  • “Estamos condenados à civilização.

Ou progredimos ou desaparecemos.”

  • “O bandeirante foi brutal, inexorável, mas lógico. Foi o super-homem do deserto.”
  • “Canudos tinha muito apropriadamente, em roda, uma cercadura de montanhas. Era um parêntesis; era um hiato. Era um vácuo. Não existia. Transposto aquele cordão de serras, ninguém mais pecava.”
  • “Umbuzeiro é a árvore sagrada do sertão.”

À margem da história

À margem da história, veja (wikisource)
  • “Somos o único caso histórico de uma nacionalidade feita por uma teoria política. Vimos, de um salto, da homogeineidade da colônia para o regímen constitucional: do alvará para as leis.” (III, Da Independência à República)
  • “O evangelho fecha-se com a astronomia.” (Estrelas indecifráveis)

Contrastes e confrontos

  • “O verdadeiro Brasil nos aterra; trocamo-lo de bom grado pela civilização mirrada que nos acotovela na rua do Ouvidor...” (Plano de uma Cruzada, II)
  • “Sem este objetivo firme e permanente [de conhecer o interior inóspito] (...), a Amazônia, mais cedo ou mais tarde, se destacará do Brasil, naturalmente e irresistivelmente, como se despega um mundo de uma nebulosa — pela expansão centrífuga do seu próprio movimento.” (Entre o Madeira e o Javari)

Crônica

  • “O lema da nossa bandeira é uma síntese admirável do que há de mais elevado em política.” (O Estado de S. Paulo, série Dia a Dia, 5 abr. 1892)
  • “A nossa nacionalidade atravessa de há muito uma quadra em que o mais difícil problema consiste em harmonizar a vida ao dever.” (Sejamos francos, jornal Democracia, Rio de Janeio, 18 mar. 1890)
  • “Sem nos filiarmos a escolas filosóficas — o que é um verdadeiro absurdo na mocidade, na quadra exuberante em que, para a formação imprescindível da consciência, nos voltamos indistintamente para todas as ideias, abrindo com igual interesse e igual curiosidade todos os livros, ouvindo com igual respeito todas as crenças e tributando igual veneração a todos os sábios — vamos definir o nosso modo de pensar...” (Instituto Politécnico, O Estado de S. Paulo, 24 maio 1892)

Correspondência

  • “É necessário que tenhamos a postura corretíssima dos fortes! Não é invadindo prisões que se castigam criminosos. Nada mais falível e relativo do que esta justiça humana condecorada pela metafísica com o qualificativo de absoluta. Há nos sentimentos que ambos tributamos à República uma diferença enorme: s. ex. tem por ela um amor tempestuoso e cheio de delírios de amante, eu tenho por ela os cuidados e a afeição serena de um filho.” (carta aberta de Euclides ao redator d'O Tempo, 20 fev. 1894)
  • “Então... eu não creio em Deus?! Quem te disse isto? Puseste-me na mesma roda dos singulares infelizes, que usam o ateísmo como usam de gravatas — por chic, e para se darem ares de sábios... Não.” (carta a Coelho Neto, 22 nov. 1903)
  • “...se as nações estrangeiras mandam cientistas ao Brasil, que absurdo haverá de encarregar-se de idêntico objetivo um brasileiro?” (carta a José Veríssimo, 24 jun. 1904)
  • “Num país em que toda a gente acomoda a sua vidinha num cantinho de secretaria, ou numa aposentadoria, eu estou, depois de haver trabalhado tanto, galhardamente, sem posição definida! Reivindico, assim, o belo título de último dos românticos, não já do Brasil apenas, mas do mundo todo, neste tempos utilitários! Julgo, entretanto, que hei de arrepender-me muito, mais tarde, desta vaidade...” (carta a Oliveira Lima, 25 maio 1908)
  • “Quem definirá um dia essa Maldade obscura e misteriosa das coisas, que inspirou aos gregos a concepção indecisa da Fatalidade?” (carta a Vicente de Carvalho, 10 fev. 1909)
  • “Nostalgia e revolta: tu não imaginas como andam propícios os tempos a todas as mediocridades. Estamos no período hilariante dos grandes homens-pulhas, dos Pachecos empavesados e dos Acácios triunfantes. Nunca se berrou tão convictamente tanta asneira sob o sol! [...] É asfixiante! A atmosfera moral é magnífica para batráquios. Mas apaga o homem. [...].” (carta a Otaviano Vieira, 8 ago. 1909)

Prefácios

  • “[a poesia] É a realidade maior – vibrando numa emoção. Este chão que tumultua, e corre, e foge, e se crispa, e cai, e se alevanta, é o mesmo chão que o geólogo denomina solo perturbado e inspira à rasa, à modesta, à chaníssima topografia, a metáfora garbosa dos movimentos do terreno.”(Prefácio a Poemas e canções, de Vicente de Carvalho)

Sobre Euclides

  • “Euclides da Cunha é um nome sagrado, mestre dos mestres.”
Wilson Martins, crítico literário brasileiro
  • “Quem lê Euclides da Cunha, desde o primeiro momento vê que há dois Brasis: um inclemente, e outro vítima das inclemências.”
Antonio Houaiss, filólogo, linguista e bibliólogo (livro Euclidianos e Conselheiristas: Um Quarteto de Notáveis)
  • [acerca da repercussão de Os Sertões]: “Euclides dormiu obscuro e acordou célebre.” (discurso de recepção na Academia Brasileira de Letras)
Silvio Romero, crítico literário brasileiro
  • “É assim Os Sertões do Sr. Euclydes da Cunha: um livro vivo: terra, céos e almas. Não é uma descripção trabalhada — é uma região e são factos; [...], As paginas têm a energia da natureza [...]. O livro de Euclydes da Cunha é o mais bello que, no seu gênero, tem sido publicado no Brazil [...]. E uma terra que possue taes escriptores não é uma terra morta, dispõe do primeiro elemento de progresso que é o pensamento e da melhor fonte de civilização, que é a Arte no que ella tem de mais nobre, mais difficil e mais communicativo que é a creação verbal.” (Juizos críticos)
Coelho Neto, escritor brasileiro e amigo de Euclides
  • “Euclides da Cunha foi um gênio verbal.” (evento Euclides da Cunha 360º, Ciclo da Amazônia, TV Estadão)
Milton Hatoum, escritor brasileiro
  • “…O gênio do nosso povo ninguém o compreendeu melhor do que ele. Dominem em nós as ideias que Euclides agitou e com elas façamos desta Pátria o teatro de uma esplêndida realidade, oficina do trabalho, fecundando-se num largo espírito de solidariedade humana”.
Teodoro Sampaio, geógrafo, historiador e colaborador de Euclides