Ciúmes: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 80: Linha 80:
:::- ''Esprit de Mademoiselle de Scuderi‎ - [http://books.google.com.br/books?id=_p4GAAAAQAAJ&pg=RA2-PA182 Página 182], de [[Madeleine de Scudéry]] - Publicado por chez Vincent, 1766 - 500 páginas''
:::- ''Esprit de Mademoiselle de Scuderi‎ - [http://books.google.com.br/books?id=_p4GAAAAQAAJ&pg=RA2-PA182 Página 182], de [[Madeleine de Scudéry]] - Publicado por chez Vincent, 1766 - 500 páginas''


* "O [[ciúme]] é uma paixão, que num momento em que se prevê uma traição, sente um prazer, como na vingança, que se desaponta ao encontrar a mulher, que suspeitava-se, inocente".
*"O ciúme é mistura explosiva de amor, ódio, avareza e orgulho".
::- ''La jalousie est une telle passion, qu'il vient un moment où sur la trace d'une trahison, on entrevoit, on pressent une telle jouissance dans la vengeance qu'on est désappointé de trouver innocente la femme que l'on soupçonnait.
:[[Alfonso Karr]]
:::- ''Encore les Femmes‎ - [http://books.google.com/books?id=PN4qAAAAMAAJ&pg=RA1-PA197 Página 197], [[Alphonse Karr]] - M. Lévy Frères, 1858 - 320 páginas


*"Da raivosa paixão que resulta do ciúme, só os ciumentos podem falar adequadamente. E será que mesmo os que a padecem são capazes de explicá-la? Como a devem rotular: Loucura furiosa? Inferno confuso? Verdugo do coração?"
*"Da raivosa paixão que resulta do ciúme, só os ciumentos podem falar adequadamente. E será que mesmo os que a padecem são capazes de explicá-la? Como a devem rotular: Loucura furiosa? Inferno confuso? Verdugo do coração?"

Revisão das 23h10min de 9 de janeiro de 2010

Obra de Francisco de Goya y Lucientes

O ciúme é o estado emocional complexo que envolve um sentimento penoso provocado em relação a uma pessoa de que se pretende o amor exclusivo; receio de que o ente amado dedique seu afeto a outrem.


  • "Despreza-se um homem que tem ciúmes da mulher, porque isso é testemunho de que ele não ama como deve ser, e de que tem má opinião de si próprio ou dela".
René Descartes
  • "Erram tanto, o que suspeita demais, quanto o que demais confia".
Diderot
- La jalousie est le mur mitoyen qui sépare l'amour de la haine
- Petite encyclopédie bouffonne: contenant Les pensées d'un emballeur, Les éphémérides, et Le dictionnaire du Tintamarre, etc - Página 79, de Commerson - Publicado por Passard, 1857


  • "No banquete do amor, o ciúme é o saleiro, que ao querer verdadeiro, empresta vivo sabor. Advirta-se, porém, ser erro temperar em demasia. O ciúme, por ser só sal, se posto demais no prato, não tempera, antes, maltrata".
Tirso de Molina
- Los celos del hombre son casi siempre infundados é infaman á la mujer: los celos de la mujer son casi siempre justos y no infaman al hombre
- Severo Catalina in: "El Amor", publicado no "El Sueco" (periodico semanal literario), ano IV, [num 155, 2 de março de 1912, página 2171
  • "O orgulho tem esquisitices como qualquer outra paixão. Temos vergonha de confessar que sentimos ciúmes, mas nos vangloriamos de havermos tido, e de sermos capazes de tê-lo".
La Rochefoucauld
  • "Que vida de inferno é a vida do ciumento! Antes não amar, do que amar desse modo".
Mantegazza
  • "Para que um bom relacionamento continue e seja agradável, é preciso não apenas suspeitar prudentemente, como ocultar discretamente a suspeita".
Stendhal
  • "As grandes paixões, aquelas que chegam de repente, sempre trazem consigo as suspeitas".
Cervantes
  • "Deuses imortais! Rogo por mim e por ninguém mais. Que jamais cresça em meu peito um coração que confie num juramento ou numa afeição".
Shakespeare
  • "É o ciúme, turbador da tranqüila paz amorosa! Ele é punhal que mata a mais firme das esperanças!"
Cervantes
  • "Os ciumentos sempre olham para tudo com óculos de aumento, os quais engrandecem as coisas pequenas, agigantam os anões, e fazem com que as suspeitas pareçam verdades".
Cervantes
  • "Essa enfermidade a que os amantes chamam de ciúme, e a que melhor chamariam desespero raivoso, tem por componentes a inveja e o menosprezo. Quando tal enfermidade domina a alma enamorada, não existe ponderação que a sossegue, nem remédio que a possa curar".
Cervantes
  • "Um acesso de ciúme pode levar um homem a cometer ações tão indignas que, uma vez passada a vertigem da suspeita, ele se encontre grandemente envergonhado".
Massillon
  • "Nenhum estado de ânimo desgoverna tanto o viver do homem quanto o ciúme, posto ser ele flecha envenenada que se crava, simultaneamente, no coração do amante e no orgulho do homem".
Massillon
  • "De todas as enfermidades que acometem o espírito, o ciúme é aquela a qual tudo serve de alimento, e nada serve de remédio".
Montaigne
  • "Aumentam sempre aquelas suspeitas que levam ao ciúme, e uma vez averiguadas as suspeitas, sempre diminui o amor que as motivou".
Lope de Vega
  • "O ciúme, o receio de deixar, e o medo de ser deixado, são as dores inseparáveis do declínio do amor".
La Rochefoucauld
  • "O ciúme é odioso quando proveniente de alguém que nos desagrada, mas pode até ser agradável quando demonstra as inquietudes de um enamorado que nos cativou e que assim mostra seu apreço. Quanto mais zelo patentear, mais amor nos merece".
Molière
  • "O ciumento que se encoleriza ante a suspeita de não ser amado é um tirano. Se te arriscas a vir a ser um mau em razão de um prazer, renuncia a esse prazer. Se te arriscas a ser um tirano em razão de um amor, renuncia a esse amor".
Silvio Pellico
  • "O que torna tão aguda a dor provocada pelo ciúme, é que a vaidade não pode ajudar a suportá-lo".
Stendhal
  • "O ciúme jamais está isento de uma ponta de inveja. Freqüentemente essas duas paixões estão confundidas".
La Bruyère
  • "O ciúme da mulher ordinariamente nasce do despeito, enquanto o do homem é filho do egoísmo".
Severo Catalina
  • "O ciumento acaba sempre encontrando mais do que procura".
- Un jaloux trouve toujours plus qu'il ne cherche
- Esprit de Mademoiselle de Scuderi‎ - Página 182, de Madeleine de Scudéry - Publicado por chez Vincent, 1766 - 500 páginas
  • "O ciúme é uma paixão, que num momento em que se prevê uma traição, sente um prazer, como na vingança, que se desaponta ao encontrar a mulher, que suspeitava-se, inocente".
- La jalousie est une telle passion, qu'il vient un moment où sur la trace d'une trahison, on entrevoit, on pressent une telle jouissance dans la vengeance qu'on est désappointé de trouver innocente la femme que l'on soupçonnait.
- Encore les Femmes‎ - Página 197, Alphonse Karr - M. Lévy Frères, 1858 - 320 páginas
  • "Da raivosa paixão que resulta do ciúme, só os ciumentos podem falar adequadamente. E será que mesmo os que a padecem são capazes de explicá-la? Como a devem rotular: Loucura furiosa? Inferno confuso? Verdugo do coração?"
Quevedo
  • "Todo aquele que desconfia, convida os outros a traí-lo".
Voltaire
  • "O verdadeiro amor não arde em ciúmes" Coríntios cap.13
Bíblia
  • "Como ciumento sofro quatro vezes: porque sou ciumento, porque me reprovo de sê-lo, porque temo que meu ciúme machuque o outro, porque me deixo dominar por uma banalidade: sofro por ser excluído, por ser agressivo, por ser louco e por ser comum".
Roland Barthes
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Ciúmes.