Sentimento: diferenças entre revisões

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Conteúdo apagado Conteúdo adicionado
mSem resumo de edição
mSem resumo de edição
Linha 39: Linha 39:
:- ''[[Diógenes de Sínope]]''
:- ''[[Diógenes de Sínope]]''


* "Qualquer [[criança]] me desperta dois [[sentimento]]s: ternura pelo que ela é e respeito pelo que poderá vir a ser."
*"Qualquer [[criança]] me desperta dois [[sentimento]]s: [[ternura]] pelo que ela é e [[respeito]] pelo que poderá vir a ser."
::- ''un enfant, il m'inspire deux sentiments : celui de la tendresse dans le présent, celui du respect pour ce qu'il peut être un jour
:- ''[[Louis Pasteur]]''
:::- ''Correspondance, 1840-1895, Volume 4‎ - Página 342, [[Louis Pasteur]] - B. Grasset, 1946


* "Já traí, sim, porque acho que não podemos frustrar nossos [[sentimento]]s. A [[vida]] está aí para ser vivida e quero chegar aos 60 anos sem arrependimentos."
* "Já traí, sim, porque acho que não podemos frustrar nossos [[sentimento]]s. A [[vida]] está aí para ser vivida e quero chegar aos 60 anos sem arrependimentos."

Revisão das 13h53min de 9 de janeiro de 2010

Sentimento é uma informação que seres biológicos são capazes de sentir nas situações que vivenciam.



  • "O senhor me diz não crer na existência da alma por nunca, em suas cirurgias, haver encontrado uma? E quantas memórias o senhor já encontrou? Quantos sentimentos?"
- Rasputin
  • "A fotografia nunca se revela por inteiro quando você se desmancha por alguém. Essas relações lembram uma foto polaroid: a imagem vai aparecendo aos poucos. Algumas coisas se distanciam do sentimento original, mas isso é a vida."
- Mia Farrow
  • "O acontecimento recordado torna-se ficção, uma estrutura feita para acomodar certos sentimentos. Não fora por essas estruturas, a arte seria pessoal demais para que o artista a criasse, mais ainda para que a platéia a compreendesse".
- Jerzy Kosiński
- Friedrich Rückert
  • "A grandeza de um céu estrelado está presente no cotidiano das pessoas; minha poesia fala do cotidiano, sim, pois para mim os sentimentos mais profundos, alegres ou tristes, podem ser traduzidos de forma cotidiana e simples"
- Elisa Lucinda
- Vincent van Gogh
  • "Acho que os sentimentos se perdem nas palavras. Todos deveriam ser transformados em ações, em ações que tragam resultados."
- Florence Nightingale
  • "A poesia é o transbordamento espontâneo de sentimentos intensos: tem a sua origem na emoção recordada num estado de tranquilidade".
- William Wordsworth; "Lyrical Ballads"
- Jean le Rond d’Alembert
- Nathaniel Hawthorne
  • "A independência do filósofo se torna falsa quando se mescla de orgulho. No homem autêntico, o sentimento de independência sempre se acompanha do sentimento de impotência"
- Karl Jaspers
  • "Para que serve um filósofo, se não para machucar os sentimentos de alguém ?"
- Diógenes de Sínope
- un enfant, il m'inspire deux sentiments : celui de la tendresse dans le présent, celui du respect pour ce qu'il peut être un jour
- Correspondance, 1840-1895, Volume 4‎ - Página 342, Louis Pasteur - B. Grasset, 1946
  • "Já traí, sim, porque acho que não podemos frustrar nossos sentimentos. A vida está aí para ser vivida e quero chegar aos 60 anos sem arrependimentos."
- Fernanda Lima apresentadora da MTV e modelo, em entrevista à revista Elle
  • "Vivemos em nossas ações, não em anos; em pensamentos, não em respirações;/ Em sentimentos, não nos números do mostrador do relógio."
- Philip James Bailey; Fonte: Revista Caras, Edição 676.
  • "O amor é um sentimento tão delicioso porque o interesse de quem ama confunde-se com o do amado."
- Stendhal
  • "Acredito que isso vem do sentimento segundo o qual nenhum ser humano, homem ou mulher, é sempre bom ou mal. O essencial em toda representação da vida é que o espectador, quando assiste, tenha o sentimento de que, nas mesmas circunstâncias, faria a mesma coisa que o personagem faz se estivesse na pele dele, sejam esses atos bons ou maus. As fraquezas do personagem devem ser humanas, pois se elas o são, os espectadores podem reconhecer nelas suas próprias fraquezas".
- Nicholas Ray sobre o mal existir em cada ser humano.
  • “Honestamente, não sei. Mas o que é traição? Talvez, devêssemos dizer que traição é uma fragilidade a paixões, a seduções. Por exemplo, se você está comprometida e, de repente, se envolve com uma outra pessoa. O que dizer? Foi simplesmente uma traição ou foi um sentimento que a fez tomar um novo caminho, uma outra direção na vida? “
- Bruna Lombardi; Fonte: Revista Contigo, Edição 1607.
  • "Nenhum sentimento é maior do que duas almas sentirem-se unidas... fortalecerem-se... em silenciosas memórias, impossíveis de verbalizar."
- George Eliot
  • "Eu acho que a minha voz é OK, eu gosto do sentimento que eu passo quando canto. Não é tanto a minha voz, é o que eu sinto quando canto. Mas eu adoraria de ter uma voz como a da Christina Aguilera ou Whitney Houston".
- Britney Spears quando perguntada se ela gostáva da própria voz.
  • "Vejo o ser humano como uma palheta de sentimentos e para compor um papel trabalho com essa palheta."
- Leandra Leal
  • "um incrível sentimento de poder". E completou: "Tudo o que antes te enchia o saco desaparece".
- Christiane F.; Fonte: Sobre a heroína, Christiane nunca mostrou ressentimentos. Em 1980, falando à Playboy alemã, citada no site Terra.br em reportagem de Alec Duarte, numa quarta-feira, dia 11 de janeiro de 2006, às 13h41.
- Renato Russo na canção "Baader-Meinhof-Blues".
  • "Um fato é como um saco: vazio, não fica de pé. Para que fique de pé, é preciso pôr-lhe dentro a razão e o sentimento que o determinaram".
- Luigi Pirandello
  • “Sabendo o que sabemos hoje poderíamos ser tentados a dizer que existe neste livre mais do que tristeza. Há outra coisa, um amargo sentimento de abandono.”
- José Eduardo Agualusa
  • "A inveja é o mais dissimulado dos sentimentos humanos, não só por ser o mais desprezível, mas porque se compõe, em essência, de um conflito insolúvel entre a aversão a si mesmo e o anseio de autovalorização, de tal modo que a alma, dividida, fala para fora com a voz do orgulho e para dentro com a do desprezo, não logrando jamais aquela unidade de intenção e de tom que evidencia a sinceridade."
- Olavo de Carvalho
- Che Guevara
  • "É vergonhoso insultar uma criança. Ela tem sentimentos, tem sua pequena dignidade e como não pode se defender com isso, é sem dúvida um ato ignóbil ferir tais sentimentos."
- Mark Twain
- Jean-Jacques Rousseau
  • "Há mais do que nos une ao Bolshevismo do que nos separa dele. Há, acima de tudo, um sentimento genuinamente revolucionário, que está vivo em todo o lugar na Rússia. Eu sempre considerei essa circunstância, e dei ordens para que ex-Comunistas sejam admitidos no Partido imediatamente. A pequena burguesia Social-Democrata e os sindicalistas nunca serão um Nacional-Socialista, mas o Comunista sempre será."
- Adolf Hitler; Fonte: "The Ominous Parallels" (1982)
  • "O corpo humano é a carruagem, eu, o homem que a conduz, os pensamentos as rédeas, os sentimentos são os cavalos."
- Platão
  • “Há dia, sabes, em que gostava de ser como o gato e que me tocasses sem desejar encontrar quaisquer sentimentos a não ser o que se exprime num espreguiçar muito lento - um vago agradecimento? - e que depois me deixasses deitado no sofá sem que nada pudesses levar da minha alma, pois nem saberias o que dela roubar.”
- Pedro Paixão; Assinar a pele, conto
  • "Fica sabendo que você é um deus, se é deus aquele que possui força, sentimento e memória que prevê e que domina, modera e faz mover este corpo ao qual está ligado."
- Cícero
- Bertrand Russell
- Augusto Cury
  • "Sentimentalismo é o único sentimento que fricciona você do jeito errado."
- William Somerset Maugham
  • "O medo faz parte da vida da gente. Algumas pessoas não sabem como enfrentá-lo. Outras, acho que estou entre elas, aprendem a conviver com ele e o encaram não de forma negativa, mas como um sentimento de auto-preservação."
- Ayrton Senna
  • "Tudo o que os jovens precisam é de esperança e do sentimento de que pertencem a algo. Se eu pudesse fazer ou dizer alguma coisa que desse a eles este sentimento, eu acredito ter contribuído em algo para o mundo"
- Elvis Presley
  • "Se eu tivesse de sair da igreja sempre que ouvisse um falso sentimento, não daria para ficar cinco minutos."
- Ralph Waldo Emerson
  • "Kurt foi uma das pessoas com mais dom que eu já encontrei. Desde o momento em que o conheci, que foi depois do Nirvana já estar junto há algum tempo, senti que ele era diferente de todo mundo que eu havia conhecido até então... Mas seus problemas, as coisas que faziam com que as canções tivessem tanto sentimento, também eram sua destruição. Ele realmente não podia competir com o mundo. O estrelato era a última coisa que ele queria. Eu realmente penso que Kurt teria sido muito mais feliz se ele pudesse ter feito músicas sozinho no meio do mato. Ele jamais estaria preparado para dar de cara com o clarão das luzes do holofote público"
- Dave Grohl, baterista do Nirvana
  • "Talvez a minha aprendizagem de arquitectura me tivesse ajudado a ver os meus sentimentos de alienação perante o público do rock'n'roll, o que foi o ponto de partida para 'The Wall'. O facto de ter encarnado uma narrativa autobiográfica era como que secundário à questão principal, que era uma afirmação teatral na qual eu dizia: Isto não é horrível? Aqui estou eu em cima do palco e vocês estão aí em baixo, não é horrível? Que porra é que nós estamos aqui a fazer?"
- Roger Waters - Junho de 1987, a Chris Salewicz, sobre o álbum The Wall
  • “Começara por nutrir relativamente a Carlo este sentimento de que somos mais ricos, a indiferença, pois que o devotamos a cerca de dois bilhões de seres humanos.”
- Marguerite Yourcenar
  • "Escrever é procurar entender, é procurar reproduzir o irreproduzível, é sentir até o último fim o sentimento que permaneceria apenas vago e sufocador. Escrever é também abençoar uma vida que não foi abençoada"
- Clarice Lispector
  • "Os marxistas previram o fim da religião. Com o fim da opressão, o remédio representado por Deus não teria mais razão de ser, dizia-se. Mas também eles foram obrigados a reconhecer que o sentimento religioso nunca acabou porque está verdadeiramente enraizado no homem".
- Papa Bento XVI
  • "Se entendeste bem, facilmente compreenderás que a inveja não é senão uma admiração que luta, e sendo a luta a grande função do gênero humano, todos os sentimentos belicosos, são os mais adequados à sua felicidade".
- Machado de Assis
  • "Eu gastei sete anos vagabundeando - trabalhando nisto e naquilo, e não demonstrando interesse por outra coisa qualquer, até que me enganchei no teatro amador, e tive desde então um sentimento forte que me dominou , fazendo eu encontrar o meu ideal.
- Robert Ryan falando sobre sua descoberta no teatro.
  • “Mas todos os sentimentos que nos fazem experimentar a alegria ou o infortúnio de uma personagem real só se produzem em nós por intermédio de uma imagem dessa alegria ou desse infortúnio; todo o engenho do primeiro romancista consistiu em compreender que, sendo a imagem o único elemento essencial na estrutura de nossas emoções, a simplificação que consistisse em suprimir pura e simplesmente as personagens reais seria um aperfeiçoamento decisivo.”
- Marcel Proust
- Pity is the deadliest feeling that can be offered to a woman
- And life goes on‎ - Página 201, de Vicki Baum, Margaret Leland Goldsmith - Publicado por Doubleday, Doran, 1931 - 320 páginas
A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Sentimento.