Deus

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Revisão em 14h34min de 20 de maio de 2018 por Chico (discussão | contribs)
Tela de Bartolomé Esteban Perez Murillo

Este artigo trata do Deus que nas religiões monoteístas, sobretudo no cristianismo, é o ser supremo, criador do universo.



- Il cinema è il modo più diretto di entrare in competizione con Dio
- Federico Fellini como citado in: Comunicare con il Video - Página 74, Alessandro Bandinelli & Valentina Zaggia - Bruno Editore, 2011, ISBN 8861743218, 9788861743212
  • "Será Deus uma criança muito grande?"
- Bernardo Soares, "Livro do Desassossego"
- Dieu n'avait fait que l'eau, mais l'homme a fait le vin!
- Les contemplations: Autrefois, 1830 - 1843 - Volume 1 - Página 95, Victor Hugo - Gerhard, 1856, 216 páginas
  • "Deus está nos detalhes".
- Gott ist in den Details
- Ludwig Mies van der Rohe conforme citado em "Ludwig Mies van der Rohe: das europäische Werk (1907-1937)‎" - Página 422, de Wolfgang Frieg - 1976 - 521 páginas
  • "Que Deus tenha misericórdia dessa nação"
- Eduardo Cunha durante a votação do impeachment de Dilma.
- fonte: Folha de S.Paulo
  • “Se Deus não existe, isso significa que o céu também não existe. E isso significa que os pobres do mundo, esses milhões que vivem na pobreza e na opressão, nunca irão para o céu. E se é assim, então como você explica todo o sofrimento dos pobres? Para que estamos aqui, e por que temos de suportar tanto sofrimento, se é tudo em vão?”
- Orhan Pamuk in: Neve
  • "A menos que se admita a existência de Deus, a questão que se refere ao propósito para a vida não tem sentido."
- Bertrand Russel, matemático e filósofo.
  • "Ao se posicionar como Pai, Deus bradou que precisa de filhos. Mostrou que é vítima da mais complexa e poética solidão. Ele pode apreciar a existência de bilhões de planetas, pode admirar milhões de espécies da natureza, mas tem uma dramática necessidade psíquica de se relacionar e construir laços afetivos com filhos."
- Os Segredos do Pai-Nosso -Solidão de Deus / Augusto Cury. - Sextante, 2006.ISBN 85-7542-256-1;Capitulo2 pag.3 Na internet digitalizado por Levita Digital.
  • "Pode-se usar qualquer teoria para explicar o mundo e a natureza - do big-bang à teoria da evolução biológica -, mas nenhuma delas pode incluir o "nada" ou o "vácuo existencial" na origem. Em algum momento da cadeia de indagações, Deus - ou o nome que se queira dar a ele - tem de aparecer. Só não aparecerá se a sequência de perguntas for interrompida, seja pelo ateísmo, pelo preconceito, seja, principalmente, pela dificuldade de expandir a arte da dúvida e o mundo das ideias."
- Os Segredos do Pai-Nosso -Solidão de Deus / Augusto Cury. - Sextante, 2006.ISBN 85-7542-256-1;Capitulo1 pag.2 Na internet digitalizado por Levita Digital.
  • "Observando a destruição e o sofrimento causados pelo ter­remoto de Lisboa, Voltaire expressou com argúcia três simples mas grandiosos questionamentos ou hipóteses: ou Deus não existe, ou existe, mas não quer executar a própria vontade, ou quer executá-la, mas não pode. O iluminista tocou no centro da oração do Pai-Nosso.(...)Por tudo isso, procurarei expor, e não impor, as respostas que encontrei sobre as reações do Autor da existência. Elas atin­gem frontalmente as indagações de Voltaire."
- Os Segredos do Pai-Nosso -Solidão de Deus / Augusto Cury. - Sextante, 2006.ISBN 85-7542-256-1;Capitulo11 pag.4 Na internet digitalizado por Levita Digital.
  • "O homem louco se lançou para o meio deles e trespassou-os com seu olhar: "Para onde foi Deus?", gritou ele, "já lhes direi! Nós o matamos — vocês e eu. Somos todos seus assassinos! Mas como fizemos isso? Como conseguimos beber inteiramente o mar? Quem nos deu a esponja para apagar o horizonte? Que fizemos nós, ao desatar a terra do seu sol? Para onde se move ela agora? Para onde nos movemos nós? Para longe de todos os sóis? Não caímos continuamente? Para trás para os lados, para a frente, em todas as direções? Existe ainda 'em cima' e 'embaixo'? Não vagamos como que através de um nada infinito? Não sentimos anoitecer eternamente? Não temos de acender lanternas de manhã? Não ouvimos o barulho dos coveiros a enterrar Deus? Não sentimos o cheiro da putrefação divina? — também os deuses apodrecem! Deus está morto! Deus continua morto! E nós o matamos! Como nos consolar, nós assassinos entre os assassinos? O mais forte e mais sagrado que o mundo até então possuía sangrou inteiro sob os nossos punhais — quem nos limpará este sangue? Com que água poderíamos nos lavar? A grandeza desse ato não é demasiado grande para nós? Não deveríamos nós mesmos nos tornar deuses, para ao menos parecer dignos dele? Nunca houve um ato maior — e quem vier depois de nós pertencerá, por causa desse ato, a uma história mais elevada que toda a história até então!"
- Gaia Ciencia, a - Página 147, Friedrich Nietzsche, Paulo César de Souza - Editora Companhia das Letras, 2002, ISBN 8535901477, 9788535901474 - 376 páginas
  • "A Matemática é o alfabeto que Deus usou para escrever o Universo".
- Mathematics is the alphabet with which God has written the universe.
- Galileu Galilei, como citado no filme "Donald in Mathmagic Land" - Donald no País da Matemágica (1959)
- Every formula which expresses a law of nature is a hymn of praise to God
- Maria Mitchell: life, letters, and journals - página 185, Maria Mitchell, National American Woman Suffrage Association Collection (Library of Congress) - Lee and Shepard, 1896 - 293 páginas
  • "Haja ou não deuses, deles somos servos".
- Fernando Pessoa; Bernardo Soares (no Livro do Desassossego)
  • "Deus é o existirmos e isto não ser tudo".
- Fernando Pessoa; Bernardo Soares (no Livro do Desassossego)
  • "Deus é um conceito pelo qual medimos nossa dor".
- God is a Concept by which we measure our pain.
- John Lennon, na música "God"
- Gott ist tot
- Friedrich Nietzsche; frase muito citada do filósofo alemão Friedrich Nietzsche (1844-1900). Aparece pela primeira vez em A gaia ciência, na seção 108 (Novas lutas), na seção 125 (O louco) e uma terceira vez na secção 343 (Sentido da nossa alegria).
- God doesn't play dice
- Albert Einstein, numa carta ao seu amigo Max Born (4 de dezembro de 1926), como citado em "Einstein and the Poet: In Search of the Cosmic Man" - página 58, William Hermanns, Albert Einstein, Branden Books, 1983, ISBN 0828318735, 9780828318730
  • "Deus não só joga dados, como os joga onde não podemos ver".
- God not only plays dice, He also sometimes throws the dice where they cannot be seen.
- Hawking on the big bang and black holes - Página 116, Stephen W. Hawking - Bantam Books, 1993, ISBN 0553095234, 9780553095234 - 312 páginas
  • "Parem de dizer a Deus o que fazer com os seus dados".
- Stop telling God what to do
- Niels Bohr citado em "Society" - página 146, Zelman Cowen (Sir.), William George Walker, Michael Donald Kirby - University of Queensland Press, 1986, ISBN 0702219975, 9780702219979
  • "Se Deus não existisse, então seria necessário inventá-lo".
- Si Dieu n'existait pas il faudrait l'inventer.
- Collection complette des oeuvres de Voltaire: Volume 22 - Página 406, Voltaire - 1771
- He was a wise man who originated the idea of God
- Eurípedes citado em World's strange religions, Volume 5 - página 1, World's Strange Religions, Francis Trevelyan Miller, The Thompson Barlow company, 1927
  • "O deus do Antigo Testamento é provavelmente o personagem mais desagradável de toda a ficção: ciumento e orgulhoso disso; um maníaco por controle, miserável e injusto; um abusador vingativo, eugenista sedento por sangue, misógino, homofóbico, racista, infanticida, genocida, filicida, pestilento, megalomaníaco, sadomasoquista e caprichosamente malévolo"
- The God of the Old Testament is arguably the most unpleasant character in all fiction: jealous and proud of it; a petty, unjust, unforgiving control-freak; a vindictive, bloodthirsty ethnic cleanser; a misogynistic, homophobic, racist, infanticidal, genocidal, filicidal, pestilential, megalomaniacal, sadomasochistic, capriciously malevolent bully.
- The God Delusion - Página 51, Richard Dawkins - Houghton Mifflin Harcourt, 2006, ISBN 0618680004, 9780618680009 - 406 páginas
  • "Para vocês eu sou ateu. Para Deus, uma fiel oposição".
- To you I'm an atheist; to God, I'm the Loyal Opposition.
- Woody Allen no filme "Stardust Memories" (1980).
  • "Se Deus existe, espero que tenha uma boa desculpa."
- Woody Allen
  • Deus ou é cruel ou incompetente.
- Woody Allen
  • "Deus é um ser mágico que veio do nada, criou o universo e tortura eternamente aqueles que não acreditam nele, porque os ama."
- Steve Knight, escritor e diretor estadunidense
  • "Creio no Deus que fez os homens, e não no Deus que os homens fizeram."
- Ironia: Frases soltas que deviam ser presas - editora Cócegas
Je crois au Dieu qui a fait les hommes et non au Dieu que les hommes ont fait.
- Notes de voyage d'un casanier‎ - Página 180, Alphonse Karr - Calmann Lévy, 1877 - 405 páginas
  • "Se você está seguindo o rumo errado, lembre-se de que Deus encheu a estrada de retornos"
- H. Jackson Brown
  • "Deus não tem religião."
- Gandhi
  • "O acaso é, talvez, o pseudônimo que Deus usa, quando não quer assinar suas obras."
- T. Gauthier
  • "Cada criança, ao nascer, traz-nos a mensagem de que Deus ainda não perdeu a esperança no Homem."
- Tagore
  • "Uma prova de que Deus esteja conosco não é o fato de que não venhamos a cair, mas que nos levantemos depois de cada queda."
- Santa Teresa de Ávila
  • "Façamos o que pudermos e, se não pudermos, peçamos a Deus para que possamos."
- Santo Agostinho
  • "Quando Deus fecha uma porta, ele pode estar abrindo uma janela."
- Julie Andrews
  • "Cheio de Deus não temo o que virá. Pois venha o que vier, nunca será maior do que a minha alma."
- Fernando Pessoa
  • "Deus, para a felicidade do homem, criou a religião e o amor. Mas o demônio, invejoso do sucesso de Deus, fez com que o homem confundisse a religião com a igreja e o amor com o casamento."
- Machado de Assis
-Memórias Póstumas de Brás Cubas
  • "É seguro que Deus preferirá julgar-nos pelos propósitos que nos acompanham cada manhã ao sair de casa e não pela culpa com que voltamos ao anoitecer"
- Gregório Marañon
  • "Em vez de temer a Deus é a si próprio que o homem deveria temer. Deus não ordena o mal; é o homem que o concebe e pratica."
- E. Girão
  • "Um mundo insuportável: todo dia secas, furacões, enchentes, todo dia pestes, guerras e desatres! Mas dizem que Deus já mandou abrir um rigoroso inquérito."
- Millôr
  • "Pois a alma que vê Deus uma só vez não teme mais as sombras dos demônios, e o olho a que é dado ver por um instante o éter superior não se deixa mais fechar pelas dores deste mundo."
- Khalil Gibran
  • "Deus usa o fogo para ensinar sobre a água, usa a morte para mostrar a importância da vida."
- Paulo Coelho
  • "Deus nos dá as nozes, mas não as quebra."
- Provérbios russos
  • "Todos os homens têm fome de Deus."
- Homero
  • "Um pouco de ciência nos afasta de Deus. Muito, nos aproxima."
- Louis Pasteur
  • "Conhecemos Deus apenas por intermédio de Jesus Cristo. Sem esse Mediador, desaparece toda a comunhão com Deus."
- Pascal
  • "A felicidade não é algo dentro ou fora de nosso ser; é a união de nós mesmos com Deus."
- Pascal
  • "Deus é a chave inevitável do Universo, a incógnita dos grandes problemas insolúveis. Deus é a necessidade das necessidades."
- Ralph Waldo Emerson
  • "Viva entre os homens como se Deus estivesse lhe contemplando; fale a Deus como se os homens estivessem lhe escutando."
- Sêneca
  • "Deus é justo e, não obstante, misericordioso; é um juiz e, ao mesmo tempo, um Pai."
- Rig-Veda
  • "Confia no Senhor! As tuas obras, os teus planos, e todos os teus pensamentos serão estabelecidos."
-Provérbios 16:03
  • "Se colocardes Deus em tudo o que fizerdes, encontrá-lO-eis em tudo o que vos suceder."
- Wladimir Ghika
  • "Dê-me, Senhor, agudeza para entender; capacidade para reter; método e faculdade para aprender; sutileza para interpretar; graça e abundância para falar. Dê-me, Senhor, acerto ao começar; direção ao progredir e perfeição ao concluir."
- São Tomás de Aquino
  • "Sou de uma era em que nós jovens perdemos a crença em Deus pelo exato mesmo motivo que nossos pais a tiveram - sem saber o porquê!"
- Fernando Pessoa
  • "Não existe coisa mais próxima nem mais distante, mais oculta e mais visível do que Deus."
- Fr. Luiz de Granada
A man without a country is an exile in the world, and a man without God is an orphan in eternity.
- Henry van Dyke, citado em "The Missionary review of the world‎" - vol. 26, página 528, de Royal Gould Wilder, James Manning Sherwood - Missionary Review Publishing Co., 1903
  • "Evito olhar para trás ou para frente e procuro olhar para cima."
- Charlotte Bronte
  • "Não há coisa que Deus não possa fazer."
- Cícero
  • "O mundo me intriga, e não posso imaginar que este relógio exista e não haja relojoeiro."
- Voltaire
  • "Achar que o mundo não tem Criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia."
- Benjamin Franklin
  • "Deus ajuda aqueles que se ajudam a si mesmos."
- Benjamin Franklin
  • "Deus cura, e os médicos ficam com os louros".
- Benjamin Franklin
  • "Não me importa que Deus não esteja do meu lado. O que espero ardentemente é que eu me encontre ao lado Dele."
- Abraão Lincoln
  • "Não vês Deus, e no entretanto o reconheces por meio de suas obras."
- Cícero
  • "O universo não é senão um vasto símbolo de Deus."
- Carlyle
  • "A confiança em Deus não nos dispensa de sermos prudentes."
- Milton Paulo de Lacerda
  • "Os deuses morreram. Morreram de rir daquele que queria ser o único Deus!"
- Nietzsche
  • "Deus está morto...não há nada senão homens!"
- Sartre
  • "Porque ser homem é maior que ser Deus."
- Bilac
  • "Tudo é Deus, tudo é Deus! - os mais são nomes."
- Junqueira Freire
  • "É o coração que sente Deus e não a razão. Eis o que é a fé: Deus sensível ao coração."
- Blaise Pascal
  • "Deus é o Ser Supremo que alguns buscam insanamente e interpretam erroneamente, no entanto está esperando o momento de manifestar-se e dentro do coração de cada um Ele aguarda calmamente."
- Valter Montani
  • "Deus! Dai-nos a graça de aceitar com serenidade as coisas que não podem ser mudadas, coragem para mudar as que devem ser mudadas e sabedoria para distinguir umas das outras."
- R. Nienuhr
  • "No íntimo do homem existe Deus."
- Santo Agostinho
  • "Deus não escolhe os capacitados, capacita os escolhidos. Fazer ou não fazer algo só depende da nossa vontade e perseverança."
- Albert Einstein
  • "Todo homem pensa que Deus está do lado dele."
- Jean Anouilh
  • "Enquanto mais me aprofundo nas ciências, mais me aproximo de Deus."
- Albert Einstein
  • "É impossível que uma alma penetrada e iluminada por um profundo sentido da onipresença, santidade e justiça de Deus, persista sem arrependimento em violar suas leis. Por isso, as saudáveis verdades do Evangelho, cujo conhecimento e prática, constituem a mais alta perfeição da natureza humana."
- Berkeley
  • "Está em meu poder servir Deus ou não o servir. Servindo-o, acrescento ao meu próprio bem e ao bem de todo o universo. Não o servindo, abro mão do meu próprio bem e privo o mundo do bem que estava em meu poder criar."
- Liev Tolstói
  • "Deus não nos deu um espírito de timidez, mas de força, de amor e de poder."
- Paulo de Tarso in 2 Timóteo 1, 7 (Bíblia)
  • "Eles ergueram a Torre de Babel
    Para escalar o céu,
    Mas Deus não estava lá!
    Estava ali mesmo, entre eles,
    ajudando a construir a torre."
- Mário Quintana
  • "Deus é o invisível evidente."
- Victor Hugo
  • "Lembre-se que o primeiro caminho direto até Deus é a oração. O segundo caminho direto é a alegria."
- Paulo Coelho
  • "A Física moderna leva-nos necessariamente a Deus."
- Arthur Eddington
  • "Deus, religião, filosofia, faz o mal intencionado, dissimular sua confusão."
- K.Wallu
  • "É preciso amar só Deus, e odiar só nós mesmos."
- Blaise Pascal
  • "Desconcerta-me tanto pensar que Deus existe como que não existe."
- Gabriel Márquez
  • "Para cada pessoa Deus tem um plano e para cada plano Deus tem uma pessoa."
- Pr. Gesiel Gomes
  • "Deus abençoa o homem, não por o ter encontrado, mas por havê-lo buscado."
- Victor Hugo
  • "Deus não me chamou para ser um sucesso, mas para ser fiel."
- Madre Teresa
  • "Deus concede-nos o dom de viver. Compete-nos a nós viver bem."
- Voltaire
  • "O que é o materialismo, senão o estado do homem que se afastou de Deus; (...) ele passa unicamente a preocupar-se com os seus interesses terrestres."
- Jean-Paul Sartre
  • "Pesemos o lucro e a perda tomando por coroa (no jogo de cara ou coroa) que Deus existe. Avaliemos estes dois casos: se vencerdes, ganhais tudo; se perderdes, não perdeis nada. Apostai, portanto, que ele existe, sem hesitar."
- Blaise Pascal
  • "Deus é amor."
- São João
  • "Deus é o que me falta para compreender o que não compreendo."
- Kika Seixas
  • "Um dia uma folha me bateu nos cílios. Achei Deus de uma grande delicadeza."
- Clarice Lispector
  • "Deus é algo tão irreal e ilusório aos que creêm, que inventaram muitas religiões, para disfarçar mais uma necessidade, imagine a quem não crê, mas podereis vivê-lo?"
- W.Dawos
  • "Se 5 bilhões de pessoas acreditam em uma coisa estúpida, essa coisa continua sendo estúpida."
- Anatole France
  • "E o que é Deus pra você?
    Barba branca e comprida, cabelo branco e comprido e sem pau."
- Charles Bukowski
  • "Não importa saber se a gente acredita em Deus: o importante é saber se Deus acredita na gente..."
- Mário Quintana, carece de fontes
  • "Aprendi que deveríamos ser gratos a Deus por não nos dar tudo que lhe pedimos."
- William Shakespeare
  • "Quero conhecer os pensamentos de Deus... O resto é detalhe."
- Albert Einstein
  • "Deus move o céu inteiro naquilo que o ser humano é incapaz de fazer.
    Mas não move uma palha naquilo que a capacidade humana pode resolver."
- Antigo ditado oriental
  • "Deus é o poeta, os homens são apenas os atores."
- Honoré de Balzac
  • "Deus nos dá pessoas e coisas, para aprendermos a alegria... Depois, retoma coisas e pessoas para ver se já somos capazes da alegria sozinha... Essa – a alegria que Ele quer..."
- Guimarães Rosa
- Noites do sertão – Buriti
  • "Eu segurei muitas coisas em minhas mãos e perdi tudo;
    Mas tudo o que eu coloquei nas mãos de Deus eu ainda possuo."
- Martin Luther King
  • "Cada homem quer um Deus só para si."
- Paul Henri Holbach
  • "Não julguem os santos ideais de Deus pela minha incapacidade de alcançá-los. Não julguem Cristo por aqueles de nós que imperfeitamente usam o seu nome".
- Liev Tolstói
  • "A única coisa que impede Deus de produzir um segundo dilúvio é o fato de que o primeiro foi inútil."
- Nicolas Chamfort
  • "O homem semeia hoje a causa, Deus amanhã amadurece o efeito."
- Victor Hugo
  • "Por que você me escreve dizendo que `Deus deveria punir os ingleses?` Não tenho relação íntima com um ou outro. Vejo apenas com grande tristeza que Deus pune tantas de suas crianças por seus inúmeros atos de estupidez, atos pelos quais Deus apenas deveria ser o responsável; em minha opinião, apenas a sua não-existência poderia desculpá-lo."
- Albert Einstein Em carta a seu colega Edgar Meyer, datada 2 de janeiro de 1915.
  • "Acredito no Deus de Espinosa, revelado na harmonia de tudo o que existe, mas não em um Deus que se preocupa com o destino e as ações dos homens."
- Albert Einstein
  • "É claro que era mentira o que você leu sobre minhas convicções religiosas, uma mentira que está sendo sistematicamente repetida. Não acredito num Deus pessoal e nunca neguei isso, e sim o manifestei claramente. Se há algo em mim que possa ser chamado de religioso, é a admiração ilimitada pela estrutura do mundo, do modo como nossa ciência é capaz de revelar."
- Albert Einstein
  • "Jamais imputei à natureza um propósito ou um objetivo, nem nada que possa ser entendido como antropomórfico. O que vejo na natureza é uma estrutura magnífica que só compreendemos de modo muito imperfeito, e que não tem como não encher uma pessoa racional de um sentimento de humildade. É um sentimento genuinamente religioso, que não tem nada a ver com misticismo. A idéia de um Deus pessoal me é bastante estranha, e me parece até ingênua."
- Albert Einstein
  • "O homem encontra Deus detrás de cada porta que a ciência logra abrir."
- Timothy Ferris Em seu artigo intitulado "O outro Einstein"
  • "A mais persuasiva demonstração da existência de Deus depreende-se da evidente harmonia daqueles meios que asseguram a ordem do universo e pelos quais os seres vivos encontram no seu organismo tudo aquilo de que precisam para a sua subsistência, a sua reprodução e o desenvolvimento das suas virtualidades físicas e espirituais."
- André Marie Ampère
  • "Acho que Deus é uma ficção. O homem tem essa necessidade de se projetar numa coisa universal."
- Camila Pitanga Atriz
  • "Se Deus é macho, então o macho é Deus. O patriarca divino castra as mulheres enquanto ele for autorizado a viver na imaginação humana."
- If God is male, then male is God. The divine patriarch castrates women as long as he is allowed to live on in the human imagination.
- Mary Daly, Beyond God the Father, cap. 1
  • "Quanto mais se observa a natureza, mais consciente se é de que todas as coisas evidenciam a grande organização. Trata-se de uma inteligência tão elevada que, com tão só observar os fenômenos naturais, cheguei à conclusão de que existe um Criador."
- Carlo Rubbia Físico italiano
  • "E há, enfim, os cientistas absolutamente místicos, como eu sou, que não estou preocupado se Deus é onipotente ou onisciente. Eu faço modestamente a minha ciência e posso e aí já direi (sic) com um pouco mais de resultado pela ciência no Brasil, faço o que posso pela ciência de todo o mundo. De todas essas atividades, eu só tenho uma certeza: é de que Deus existe".
- Carlos Chagas Filho
- Um aprendiz de ciência. Rio de Janeiro: Nova Fronteira/Editora Fiocruz, 2000.
  • "Sou cristão; creio na divindade de Jesus Cristo, juntamente com Tycho Brahe, Copérnico, Descartes, Newton, Fermat, Leibniz, Pascal, Grimaldi, Euler, Guldin, Boscowich, Gerdil, com todos os grandes astrônomos, todos os grandes físicos, todos os grandes geômetras do século passado. Sou também católico, como a maior parte deles."
- Cauchy
- Curso de Teolog. Dogmática, Arce e Sada.
  • "A pouca ciência afasta de Deus, a muita ciência sempre conduz a Ele."
- Francis Bacon Filósofo
  • "Tudo isto foi descoberto e observado nestes últimos dias, graças ao 'telescópio' que inventei, depois de ser iluminado pela graça divina."
- Galileu Galilei
- Sidereus Nuncius , Venetiis apud Thomam Baglionum, MDCX, fol. 4.
  • "Devemos questionar a lógica que afirma um Deus onipotente e onisciente, que criou um homem falível e o culpa por seus defeitos."
- Gene Roddenberry
  • "E se a gente louva o Deus errado? Todas as vezes que vamos à Igreja, deixamos ele mais e mais irritado."
- Homer Simpson
  • "A maravilhosa disposição e harmonia do universo só pode ter tido origem segundo o plano de um Ser que tudo sabe e tudo pode. Isto fica sendo a minha última descoberta."
- Isaac Newton
  • "O 'plano de Deus' é frequentemente uma fachada para os planos dos homens e uma coberta para a inadequação, ignorância e maldade."
- 'God's plan' is often a front for men's plans and a cover for inadequacy, ignorance, and evil.
- Mary Daly, Beyond God the Father, cap. 1
  • "Sempre que a moralidade baseia-se na teologia, sempre que o correto torna-se dependente da autoridade divina, as coisas mais imorais, injustas e infames podem ser justificadas e estabelecidas."
- Ludwig Andreas Feuerbach
  • "Estimo-vos, atenienses, mas obedecerei ao deus antes que a vós e, enquanto tiver alento e possa, não cessarei de filosofar, exortar-vos e de fazer demonstrações a todo aquele de vós com quem encontre (...) Pois isso é o que ordena o deus (...) Atenienses, tende presente que eu não posso obrar de outro modo, mesmo que se me imponham mil penas de morte;(...), absolvei-me ou não me absolvais."
- Sócrates
- Defesa perante o tribunal que o condenou.
  • "Tenho (...) enorme respeito e a mais elevada admiração por todos os engenheiros, especialmene pelo maior deles: Deus!"
- Thomas Alva Edison
  • "É preciso tapar os olhos e o entendimento para pretender que não há nenhum desígnio na natureza; e se há desígnio, há uma causa inteligente, Deus existe."
- Voltaire
  • "Quanto mais compreendemos a complexidade da estrutura atômica, a natureza da vida ou o caminho das galáxias, tanto mais encontramos razões novas para nos assombrarmos diante dos esplendores da Criação divina."
- Wernher von Braun
- (cit. in LOBO, G. Ideologia y fe cristiana, p. 163)
  • "Por que de fato 'Deus' deve ser um nome? Por que não um verbo — o mais ativo e dinâmico de todos?"
- Why indeed must "God" be a noun? Why not a verb — the most active and dynamic of all
- Mary Daly, Beyond God the Father, cap. 2
  • "Eu não sou teóloga. Não sei quem ou o quê é Deus. Tudo que sei é que ele é mais poderoso que mamãe e papai juntos."
- Lisa personagem do seriado "Os Simpsons"
  • "Evocado ou não, Deus está presente."
- "Vocatus atque non vocatus, Deus aderit."
- Frase do Oráculo de Delphos
  • "Sai das nossas escolas Deus, sai dos nossos livros Deus, sai do nosso governo Deus, vai-te embora Deus, vai-te embora Deus, vai-te embora Deus, o Katrina acontece, Deus onde estás???
- Brad Stine
  • "Na melhor das hipóteses, Deus não pode ser visto como nada mais do que uma figura paternal incompetente e sem afecto."
- Brad Stine
  • Talvez o nosso papel neste planeta não seja louvar Deus - mas sim criá-lO."
- Perhaps our role on this planet is not to worship God — but to create Him
- Arthur C. Clarke in: "The Mind of the Machine" in Report on Planet Three and Other Speculations (1972)
  • ”Ou Deus não existe ou é incrivelmente cruel.”
- Either God doesn't exist or he's unimaginably cruel
- Gregory House; House MD Episodes: Season 3 #312 "One Day, One Room"
  • "O malte fez mais do que Milton poderia para justificar os caminhos de Deus para o homem."
- And malt does more than Milton can. To justify God's ways to man.
- Collected poems‎ - Página 88, de Alfred Edward Housman - Publicado por Holt, Rinehart and Winston, 1965 - 254 páginas
- nous aimons la vérité, nous aimons Dieu, nous aimons tous les hommes.
- Raison et raisons: essais détachés‎ - Página 120, Jacques Maritain - Egloff, 1948, 7a. ed. - 358 páginas
  • "A força de um homem consiste em descobrir o caminho que Deus está trilhando, e trilhar esse caminho."
- The strength of a man consists in finding out the way in which God is going, and going in that way too.
- Life thoughts‎ - Página 34, Henry Ward Beecher - Alexander Stranan and Co., 1860, 15a. ed. - 369 páginas
  • "Outra coisa é o verdadeiro canto. Um sopro ao nada. Um vôo em Deus. Um vento."
- In Wahrheit singen, ist ein andrer Hauch. Ein Hauch um nichts. Ein Wehn im Gott. Ein Wind.
- Die Sonette an Orpheus, Insel-Bücherei Nr. 115 - página iii, de Rainer Maria Rilke, Editora Insel-verlag, 1923, 63 páginas
- la superstition est plus injurieuse à Dieu que l'athéisme.
- "Pensées Philosophiques" in "Œuvres de Denis Diderot", Volume 1‎ - Página 107, item XII, Denis Diderot - A. Belin, 1818
- Si l'existence de Dieu, si l'immortalité de l'âme n'étaient que des songes, elles seraient encore la plus belle conception de l'esprit humain.
- Oeuvres ... avec une notice historique ...‎ - Volume 3, Página 623, Maximilien Robespierre - Chez l'éditeur, 1840
- Beware of the man whose god is in the skies.
- Man and Superman: a comedy and a philosophy - Página 257, George Bernard Shaw, Bernard Shaw, Dan H. Laurence - Penguin Classics, 2000, ISBN 0140437886, 9780140437881- 264 páginas
  • "Deus dá a todos uma estrela. Uns fazem da estrela um sol. Outros nem conseguem vê-la.
- "Dom" in: "Viagem no espelho : e vinte e um poemas inéditos" - página 46, Helena Kolody - Editora criar edições, 2001, ISBN 8588141086, 9788588141087 - 241 páginas
- Le vrai Dieu, le Dieu fort est le Dieu des idées.
- La Bouteille a La Mer, XXVI (outubro de 1853) in: "Les destinées: poëmes philosophiques", Volume 6 de Works - página 152, Alfred de Vigny, M. Lévy frères, 1864, 191 páginas
- If we did a good act merely from the love of God and a belief that it is pleasing to Him, whence arises the morality of the Atheist?
- The Writings of Thomas Jefferson: Correspondence, cont - Página 348, Thomas Jefferson, Henry Augustine Washington - 1855 (carta a Thomas Law, 13 de junho de 1814)
  • "Deus é um pensamento. Deus é um nome. Deus é uma ideia. Porém, sua referência é a algo que transcende todo pensamento."
- God is a thought. God is a name. God is an idea. But its reference is to something that transcends all thinking.
- Joseph Campbell, The Power of Myth, 1988
  • "Num mundo de ódios raciais, de lutas religiosas,
de inconcebíveis preconceitos e constantes desavenças,
graças Te damos, Senhor,
pelos amigos de todas as idades, de todas as raças,
de todas cores e de todas as crenças."
- Alcione Sortica, poema Prece
- Calderón de la Barca citado em Revista Veja, edição 13, 04/12/1968, página 17
  • "O autor na sua obra, deve ser como Deus no universo, presente em toda a parte, mas não visível em nenhuma".
- L'auteur dans son œuvre doit être comme Dieu dans l'univers, présent partout, et visible nulle part
- Correspondance - Página 155, Gustave Flaubert - E. Fasquelle, 1889
  • "Deus dividiu-se numa miríade de partes para que pudesse ter amigos." Isto pode não ser verdade, mas soa bem -- e não é mais tolo do que qualquer outra teologia.
- "God split himself into a myriad parts that he might have friends." This may not be true, but it sounds good—and is no sillier than any other theology.
- Robert A. Heinlein, Time Enough for Love, 1973, Página 216.


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Deus.