Clara Pinto Correia

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.
Clara Pinto Correia
Clara Pinto Correia
Clara Pinto Correia
Clara Pinto Correia em outros projetos:

Maria Clara Amado Pinto Correia (Lisboa, 30 de Janeiro de 1960) é uma professora universitária, bióloga, escritora e historiadora da ciência portuguesa.


Sobre[editar]

  • «Clara Pinto Correia publicou um romance excepcional. Pensado com imenso cuidado, meticulosamente planeado na organização geral e nos ínfimos pormenores, dando provas de incontestável domínio de linguagens (...) Um belíssimo livro, Ponto Pé de Flor, um romance perfeitamente excepcional.»
- Maria Lúcia Lepecki, in Diário de Notícias, 04-11-1990
  • «Aceite o repto, entra-se no livro e não se sai dele, esquecidos que ficamos do tempo nesses lugares sagrados, esquecidos que ficamos do tempo nesses lugares sagrados e profanos como o Panteão de Roma ou os círculos de pedras de Stonehenge. Não se trata, portanto, de um deslumbramento puro e simples, mas antes de uma romagem aos lugares onde um dia já vivemos e onde haveremos um dia de lançar de novo a âncora. (...) Ponto Pé de Flor será um grande romance? É-o pela forma, pela estrutura - mas sobretudo pela intenção.»
- Luís Almeida Martins, in JL - Jornal de Letras, 25-09-1990
  • «Adeus Princesa, um dos momentos mais altos da ficção portuguesa deste século e que, de algum modo, perpetua a memória de Os Maias.»
- Vasco Pulido Valente, in Expresso
  • «Clara Pinto Correia amosa ás claras que, aparte de coñecer todas as modernas técnicas narrativas, incluidas as nascidas dos guións cinematográficos, sabe que a novela policial é un xénero moderno (...) Para rematar, unha excelente novela policial (...) Só cabe esperar novas entregas suas.»
- El Progreso (Lugo), sobre Adeus Princesa, 15-04-1986
  • «Adeus Princesa, de Clara Pinto Correia é um dos mais importantes romances portugueses escritos sobre Portugal. E a mais profunda das reportagens sobre o Alentejo.»
- Inês Pedrosa, in JL – Jornal de Letras, 12-10-1987