Adolescência

Origem: Wikiquote, a coletânea de citações livre.

Adolescência é uma das etapas do desenvolvimento humano caracterizada por alterações físicas, psíquicas e sociais. Segundo a Organização Mundial da Saúde, adolescente é o individuo que se encontra entre os dez e vinte anos de idade.



  • "A adolescência é a idade dos anseios cósmicos e das paixões privadas, de preocupações sociais e agonias pessoais. É a idade da inconsistência e da ambivalência."
- Adolescence [...] This is the age of cosmic yearnings and private passions, of social concern and personal agony. It is the age of inconsistency and ambivalence.
- Between Parent & Teenager‎ - Página 28, de Haim G. Ginott - Publicado por Avon, 1982, ISBN 0380008203, 9780380008209 - 255 páginas
  • "Quando os adultos dizem: 'Os adolescentes se acham invencíveis', com aquele sorriso malicioso e idiota estampado na cara, eles não sabem quanto estão certos. Não devemos perder a esperança, pois jamais seremos irremediavelmente feridos. Pensamos que somos invencíveis poque realmente somos. Não nascemos, nem morremos. Como toda energia, nós simplesmente mudamos de forma, de tamanho e de manifestação. Os adultos se esquecem disso quando envelhecem. Ficam com medo de fracassar. Mas essa parte que é maior do que a soma das partes não tem começo e não tem fim, e, portanto, não pode falhar. Eu sei que ela me perdoa, assim como eu a perdoo. As últimas palavras de Thomas Edison foram: “O outro lado é muito bonito”. E não sei onde fica o outro lado, mas acredito que seja em algum lugar e espero que seja bonito."
- John Green in: Quem é Você, Alasca? (2005); -Gordo, p.226
- l'adolescence est le seul temps où l'on ait appris quelque chose
- A la recherche du temps perdu - Volume 4 - Página 31, Marcel Proust · Gallimard, 1919
  • "A idade viril é uma idade teimosa para a maioria. A infância sempre vale alguma coisa. Adolescência também. Porque é apaixonante e turbulento e porque é cheio de contradições, de desejos insatisfeitos ou latentes, de projetos sem possibilidade de realização, românticos, às vezes loucos".
- La edad viril es una edad mostrenca para la mayoría. La infancia siempre vale algo. La adolescencia también. Porque es apasionada y turbulenta y porque está llena de contradicciones, de deseos insatisfechos o larvados, de proyectos sin posibilidad de realización, románticos, a veces locos
- Los Baroja: memorias familiares - Página 11, Julio Caro Baroja · Taurus, 1978, ISBN: 9788430620500, 8430620508
  • "Adolescência é a idade em que o garoto se recusa a acreditar que um dia ficará chato como o pai."
- Barão de Itararé
- Fonte: [1]


A Wikipédia possui um artigo de ou sobre: Adolescência.
Wikcionário lusófono
Wikcionário lusófono
O Wikcionário possui o verbete: adolescência